É duro ter que iniciar a resenha da derrota horrorosa do Galo (3) para o Fluminense (5), no Maracanã, informando que o campeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil e semifinalista invicto da Libertadores em 2021 tem na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 um sistema defensivo digno de time da zona de rebaixamento. Uma verdadeira bagunça está a zaga atleticana.
O time de Antonio Mohamed tem 13 gols sofridos em dez jogos. É o mesmo número de gols sofridos pelo Atlético-GO (18º colocado). O Galo só não é pior defensivamente do que o Avaí (com 15 gols sofridos e na 16ª colocação) e o Juventude (com 17 gols sofridos e 19º colocado).
Inaceitável, inadmissível, vergonhoso… Todas as palavras que vierem a ser empregadas aqui por mim ou pelo Hulk (que falou ser “inadmissível” o time sofrer cinco gols em uma partida) não seriam suficientes para retratar o que está acontecendo com o sistema defensivo do Galo.
É que o problema não está somente no jogo de ontem, está em todo o Campeonato Brasileiro (média de 1,3 gol sofrido por jogo) e na Libertadores, com seis gols sofridos em seis jogos (média de 1 gol por jogo). No ano passado, na décima rodada do Brasileirão, a nossa média de gols sofridos por jogo era de 0,9. E era de 0,5 a média de gols sofridos na Libertadores.
Voltando para a patacoada de ontem, gostaria de chamar a atenção para o problema do sistema defensivo, algo não específico da defesa. É claro que Nathan Silva foi um desastre ontem e ao longo de todo o Brasileirão. Dos sete jogos que ele participou, Nathan Silva levou seis cartões amarelos. Vai cumprir a sua segunda suspensão no sábado contra o Santos.
É claro que isso está errado, mas o problema não é apenas dele. Tem um erro horroroso de proteção à zaga. Para mim, isso ficou ainda mais evidente no jogo de ontem. Convido os atleticanos a reverem a partida contra o Fluminense e observarem em vários momentos do jogo a posição ocupada pelos volantes Allan e Jair.
Mas muitas, mas muitas tentativas de saída de bola do Fluminense era principalmente Jair que ia dar o combate, como elemento surpresa. Tanto é que ele foi o melhor jogador do Galo na partida e responsável por dois gols com as roubadas de bola, além de ter marcado um gol em jogada de Alonso pela esquerda.
Allan jogava como um meia avançado quando o Fluminense tinha a posse de bola.
O Fluminense flutuou pelo meio porque o Galo de Mohamed facilitou demais a vida do bem organizado time carioca. Mas não é possível tirar o mérito do Fluminense, que teve Ganso como principal articulador.
Penso que Mohamed quis barrar o time carioca na saída de bola justamente para evitar essa progressão com toques de qualidade, mas deu com os burros n’água porque, com os avanços de Allan e Jair, foi o Galo que acabou sem proteção da sua zaga e dos seus laterais. Soma-se a isso o fato de Nacho, Sasha e Ademir não serem eficientes marcadores. Foi uma lambança na noite de ontem.
Tem coisas que eu até agora estou sem compreender. Sasha sem dúvida tem sido de extrema valia como atacante, é o nosso vice-artilheiro na temporada e tem todos os méritos até aqui. Mas eu gostaria de ouvir do treinador qual é a função tática dele jogando com Nacho, Hulk e Ademir na frente. Ele é voluntarioso, sem dúvida, mas do jeito que está sendo escalado, não consigo vê-lo se destacando. Isso já havia acontecido contra o Palmeiras.
Ontem, quando Nacho caia pela esquerda, Sasha caia para a meia-direita. Quando Nacho ia pra meia-direita, Sasha ia pra meia-esquerda. Ficou nisso quase que o jogo inteiro. As duas melhores jogadas dele, no entanto, foram justamente quando ele entrou na área em velocidade pelo meio, o que ele faz bem. Na primeira ele cabeceou perto da trave. Na segunda, ele marcou o gol.
Às vezes eu acho que Nacho corre excessivamente e se desgasta muito. Ele é um baita jogador para correr além do necessário.
Zaracho faz muita falta a esse meio-campo. E o Sasha não tem nada de Zaracho. É outro tipo de jogador.
E o que faz Ademir ser titular nesse time? O rapaz talvez seja melhor aproveitado vindo do banco de reservas, descansado. Assim eu penso, mas o treinador não sou eu, é Mohamed. Então, queria ouvir as suas explicações.
Os dez minutos finais da partida foi uma situação digna de filme das antigas nas sessões malditas do cinema. Era sempre um filme “trash” que se iniciava à meia-noite em algumas salas de Belo Horizonte.
O “filme” de ontem foi o “Chuveirão do Mohamed”, em que a bola era lançada da intermediária a esmo para a área do Fluminense para ver se Fábio Gomes resolvia de cabeça. Claro que não deu certo nem uma vez sequer. Foi patético!
O Campeonato Brasileiro é muito duro, muito disputado e perder não é anormal. A derrota para o Fluminense seria normal pelo futebol apresentado pelo adversário. Mas a peneira que foi o sistema de defesa e nenhuma mudança para alterar os erros foi algo que deve ser bem avaliado. Que isso ao menos sirva de aprendizado. A ver.
Eu pensava que durante a partida de ontem o amigo e grande atleticano Eduardo Ávila estivesse ainda grogue de sono com as anestesias que recebeu para o procedimento médico a que foi submetido. Aborrecimentos nessa hora ninguém merece.
Mas que nada. Ele estava bem aceso, ligado no jogo e mandou esse recado aqui pros amiGalos: “Não me lembro de o Galo tomar 5 num único jogo. Peneira do Turco! Inexplicável, inaceitável. Réver, quase da minha idade, não permitiria. Parecia que era o Werley. Dez escanteios pro Galo, nenhum pro outro”.
É Edu, a coisa foi feia. Boa recuperação pra você. Bom saber que a cirurgia foi muito boa.
Acorda, Galo, ainda dá tempo para ser campeão em 2022.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
URGENTE AGORA É OFICIAL, acabou a reunião da diretoria E O GALO ESTÁ SEM TÉCNICO! TURCO MOHAMED continua no Galo.....
Quem contratou esse turco deveria indenizar o clube e ser demitido junto por justa causa. Se fosse SAF o dono não permitiria.
Pelo amor de Deus.
Tem que mandar esse técnico embora.
Sem estratégia.
Sem visão de jogo.
O geito que o Galo joga já ta mnjado pelos outros times.
O pior é a diretoria que não toma atitude. Depois que sair da Copa do Brasil, Sair da Libertadores e não tiver mais nenhuma chance no Brasileirão, eles mudam o tme
time
O jogo contra o fluminense so confirmou o que vem acontecendo desde do começo do BR22, os técnicos adversários estão colocando o El Turco no bolso, vide Coritiba, America, Goiás, enfim times considerados de meio de tabela. Imagine os considerados grandes que estão vindo por ai, vai ser duro, o flamerda ja tomou as providências, e voce meu Galão da Massa. Acho que ainda da tempo, mas tem que ser rápido...
jogadores como Ademir, Fabio, Savinho nasceram para serem largatixas e nunca jacares.
Sao fracos. Nada acrescentam ao galo. O tecnico é uma piada. Faltam garra, disciplina e vontade de ganhar. Isto sobrou no Flu. O galo consegue até fazer o PH Ganso ser um dos melhores em campo. Duro ver o time do cuca ser desmontado por esta bosta de treindor e ninguem faz nada.
Prezado Eduardo de Ávila
Desejo-lhe um pronto restabelecimento, e que volte o quanto antes para defender o nosso
"GALO MARVADO"
Conselho:
OBEDEÇA OS MÉDICOS E SEUS FAMILIARES.
Boa tarde! Vejam o Flamengo: perdeu o estadual, foi vice na Supercopa pra nós, mas classificou-se com uma campanha melhor que a nossa na Libertadores e vai nos enfrentar na Copa do Brasil! O desempenho em campo: um fiasco, mico atrás de mico e ontem tomou mais uma traulitada. Diretoria deles fez o quê? Demitiu o técnico, pq lá diretor é profissional, não interessa para o clube e para a torcida se o cara é gente boa pro elenco, etc, demitiram o portuga e arrancaram Dorival Júnior do Ceará, técnico bem melhor do que Paulo Sousa e EL Turco juntos! Porque lá também não tem idiota que fica chorando que não tem dinheiro e faz economia porca, vendendo jogador a preço de banana e sem repor o elenco à altura! Lá não tem imbecil que fica com aquela pergunta de retardado: Se tirar o técnico, vamos trazer quem? SE VIRA, PALHAÇO! VOCÊ GANHA PRA ISSO! LEVANTE A BUNDA DA CADEIRA E TENTA ARRANJAR OUTRO TÉCNICO, AINDA QUE TENHA QUE ARRANCAR DE OUTRO TIME! Agora, podem apostar: Flamengo vai passar de fase na Liberta, vai melhorar no Brasileiro e se o Galo continuar com esse Burro sem sorte versão mexicana vão nos eliminar!
Essa manchete do Superesportes assusta: "Atlético tem bom retrospecto recente contra o Santos em BH." O Turco tem conseguido quebrar todos os tabus. Que dureza!
ESSA CONTUSÃO DE VARGAS E ZARACHO TÁ UM MISTÉRIO.
NÃO SE RECUPERAM NUNCA.
ESSE DEPARTAMENTO MÉDICO E FÍSICO DO ATLÉTICO É UMA PORCARIA.
Boa tarde, Amigalos!!
o time do Galo foi desmontado por este técnico sem visão de jogo e sem vibração. Já há muito tempo que qualquer time arrumadinho dá um trabalho danado para a defesa do Galo, e ontem o que faltou no Galo sobrou no time do Fluminense, raça, fora o baile. Estão esperando o que pra correr com este cara, não dá mais, é muito fraco, as substituições são fora do tom, não acerta uma, ontem mesmo quando colocou o tal de Fábio no final, joguei a toalha. Dê o fora neste técnico enquanto é tempo, mês de junho e julho define o que vamos ser neste ano, e com este técnico paradão não vamos arrumar nada.
Obs.: aproveito o espaço para desejar rápida recuperação ao nosso Guru, Eduardo!