Por Paulo Silva
Pois é, alguém poderá dizer que não tem nada a ver. Mas, por que eu me importaria com o que alguém diz? Para mim o Galo é campeão do mundo porque ele está muito bem estampado na camisa da seleção que soube como nenhuma outra encarnar o espírito de luta de um Galo.
Agora, cá entre nós, e se o nosso Galo se espelhar no Galo Campeão do Mundo e começar a jogar uma bola redondinha cheia de alternâncias durante uma partida, sendo agressivo quando convier, sabendo se resguardar com inteligência usando todos os seus jogadores na função defensiva e atacando conscientemente e com alto índice de aproveitamento?
Às vezes vemos o nosso Galo com essa determinação defensiva. A diferença é que esse tipo de atuação de nossos jogadores não é sistêmica e é feita mais pela individualidade do que como trabalho de equipe. Se o Róger Guedes fazia isso o RO fica parado no meio de campo sem ação, o Cazares fica boiando em qualquer parte do campo sem se preocupar com coisa alguma, o Patrick, ah! o Patrick. O Fábio Santos fica recuando e chamando os atacantes para dentro da área atleticana e etc. São tantas as mazelas que a gente vê esse time do Galo cometendo em campo que chega a desanimar.
Mas, não quero ficar falando de mazelas. Prefiro buscar nesse Galo Campeão do Mundo a inspiração e motivação que o nosso galo precisa para ser também um grande campeão. Primeiro: Juventude. E isso o nosso Galo está adquirindo. O bom trabalho da diretoria na renovação do elenco nos faz crer que o nosso time está se renovando não só em jogadores e talento. Está adquirindo mais fôlego, mais juventude, mais capacidade de lutar, lutar, lutar. Segundo: Trabalho de equipe. É o que estamos começando a ver no trabalho desenvolvido pelo Thiago Larghi. O time está incorporando o conceito de jogo coletivo.
Embora conte com bons valores individuais o time do Galo cresce coletivamente e se capacita para superar dificuldades em conjunto. Terceiro: Inteligência tática com variações. Ter alternativas para jogar de acordo com o adversário, mudando o andamento da partida de acordo com as circunstâncias de cada jogo. Se observarmos bem o Galo Campeão do Mundo, veremos que ele se mostrou diferente em vários momentos das várias partidas disputadas.
A tática, que de ‘per si’ significa inteligência se torna mais eficiente quando é aplicada de modo consciente visando ao momento do jogo. Nunca ser sempre o mesmo. Isso possibilitou ao Galo Campeão do Mundo vencer todas as suas partidas no tempo normal e empatar aquela que nada acrescentaria no seu currículo, evitando o desgaste físico desnecessário. Quarto: Preparação física e psicológica: Jogar sempre com a mesma intensidade física e emocional sabendo que uma partida de futebol é um jogo e jogo se ganha com perspicácia emotiva. Se fosse possível vencer na véspera não seria jogo. Vitórias têm que ser construídas gradativamente dentro do campo, juntando todas as habilidades com equilíbrio e perseverança.
É isto, amiGalos e amiblogs. Já há um Galo Campeão do Mundo. Com inteligência e simplicidade para aprender com ele poderemos ter ainda neste ano o nosso Galo Campeão Brasileiro.
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
Com grande atuação do time todo, destacaria a zaga – Bataglia e Alonso – e…
View Comments
Caros,
Tá chegando a hr de soltar as feras mais uma vez.
VIVA O GALO ALVINEGRO DAS ALTEROSAS! Ñ queremos desculpas, ñ, hein 7. Promessa é dívida: QUEREMOS O BR18. Queremos gritar 7 até nunca mais.
Ô 7 fi, olha essa linha defensiva aí e a frente da zaga, escuta a gente ALVINEGRA. O ataque era o menos necessário mudar. E agora ficamos com o PASTOR vendedor de pipocas.
Ô 7 fi, entender nada é necessário, ñ, necessário é conquistar o BR18!
7 fi, tamos de olho em vc e tem nosso voto.
Obs.: hein? Posso? Tão afiados sabendo por aí q o Editorial do Canto do Galo é?, será q seria?, salvo honrosas exceções, e são muitas, o Canto do Galo seria o Canto dos J...ZEIROS? É de berço?
Ñ creio no q vejo lendo!
Obs.: Q situação, hein? A insolente organizada LE COQ BLEU só faltou dizer q 7Câmara é o Macron e Kalil, Jean Marie Le Pen.
GALO SEMPRE, NADA MAIS!
QUEREMOS O BR18.
Jabazeiro no conceito seu, que embora mereça nossa reação, optamos por dar espaço e voz às diferentes opiniões.
Já lhe sugeri no passado, tente entender melhor sobre jabá. Com todo respeito, sua insistência sugere outras reflexões. Por exemplo, querer o lugar de algum ou de nós todos. Ou, igualmente possível, descobriu recentemente a expressão, achou bonita e adora utilizar. Teria outras de menor possibilidade e razoabilidade.
Vida que segue e tente ser mais participativo (útil) no lugar dessa tentativa insana de arrogância e agressividade gratuita.
Paulo,
Gostei da analogia.
Mas ao ver a foto com Gabriel e Mateus Mancini já deu um desânimo.
É impossível ter um bom time com jogadores desse naipe.
Vou falar mais nada não.
Cansei.
E enquanto a Diretoria segue omissa, garra no terço e reza!
É o que nos resta.
Porque mais do que isso, com essa defesa, não passa de sonho .
Ninguém, se mexe. Ninguém fala nada. Depois que tomar sacodes aí eles, quem sabe, acordam pra vida e vão desesperados atrás de defensores.
Tenho 40 anos.
Nunca tinha gritado é campeão, até que há 5 anos tive a alegria de ver meu time campeão pela primeira vez, grande Liberta.
Mas NUNCA vi meu time vencer o campeonato brasileiro.
Foi a promessa do presidente.
Que se cumpra !
Já são 47 anos ...
Mas você viu o Galão da Massa ser campeão da Copa do Brasil em cima do seu time treme treme, né sua maria assanhada?
Galo Roberto de Oliveira ( se acha o cara!)
Lava a boca antes de falar da minha paixão pelo Galo!
Sou sócio há 15 anos, seu %$##%@.
Quem é você pra falar essa #$%%@ ?
Um dos problemas é esse essas divisões internas.
Desanima.
Boa tarde amigos do Galo. Vocês que moram em B.H. sabem como está a construção do estádio do NOSSO GALO?
O vento precisa soprar a favor. Infelizmente, de vento contrário já estamos cheios. Essa parada para a Copa mudou quase tudo no Galo, espero não ter mudado para pior. Nunca ouvi dizer que um time ganhasse alguma coisa sem uma defesa boa e a nossa defesa é uma clareira. Que bons ventos soprem a nosso favor!
Galo CAMpeão Brasileiro!... Ah! O Céu vindo pra cá, interagir conosco! Eh Galo!
E este Galo CAMpeão do Mundo nos ensinou uma coisa mais, muito útil doravante pra nossa formatação como time: a França não jogou com um camisa dez clássico, com um armador como nós estamos acostumados e de contínuo cobramos no Atlético, Cazares especializado sempre no off-side mental... Copiou esta, AmiGalo Larghi?
Saudações Atleticanas. Em especial à Amanda Aleixo, Atleticana de berço, moça jovem e curtidora da música que não tem idade.
Eh Galo!
Oi Paulo, boa tarde!
Gostei da analogia, mas o nosso Galo Verdadeiro está muito distante do Galo Campeão do Mundo.
Continuamos a trocar a roda com o carro em movimento.
Tínhamos um Galo no primeiro semestre e agora temos outro Galo. Com saídas, vindas e contusões, o Galo de hoje é uma verdadeira incógnita.
Poderá nos empolgar, como também nos decepcionar. Este time atual é ainda uma aposta. Talvez, esteja pronto para o próximo ano.
Saudações Alvinegras,
Quarta-feira tem Galo de novo. E por favor, Tiago, treine muito o sistema defensivo.
Espero que o time faça uma retranca forte lá no Sul e volte pelo menos com o empate. Se encarar o Grêmio de peito aberto, toma 5. O time teve muito tempo para treinar, porém metade do time titular mudou, falta entrosamento... Isso é papo/desculpa para resultado ruim? Nunca. Então, se há limitações técnicas e coletivas, o certo é jogar bem fechado mesmo, com as armas que tem, esperar um contraataque. Amigos, faltam 26 rodadas. o Galo só tem o BR. Tem que jogar a vida em cada jogo, 26 finais, brigar por cada bola... Quero continuar acreditando no título. Façam por merecer o apoio da Massa... 47 anos... A hora é agora.
Galo contrata técnico Rodrigo Santana ex:URT para as divisões de base.
Na minha opinião ótima contratação e futuramente pode até substituir o Thiago Larghi em uma saída.
Pelo perfil das contratações feitas nesse meio do ano temos que elogiar a diretoria pelo custo benefício, jogadores jovens que podem dar retorno técnico e financeiro.
As vendas do Bremer e Roger Guedes não tinha como segurar, o azar foi as contusões do Blanco e Adilson.
Com isso o time ficou muito mexido e não sabemos o que esperar, independente disso vejo o Presidente cumprindo com o que prometeu, enxugar a folha de pagamento, colocar as contas em dia e renovar a equipe.
Temos que elogiar também a rescisão amigável de jogadores que não vão jogar, em diretorias passadas esses jogadores ficavam mamando até acabar o contrato, não me esqueço do caso do Goleiro Fábio Costa que ficou até acabar seu contrato treinando separado.
Na minha opinião não temos um time formado, e não se forma um time da noite para o dia pode até da sorte de da liga e ser campeão mas não é provável.
Por isso vejo que somente ano que vem, com contratações pontuais em Janeiro vamos ter um time capaz de brigar por todos os títulos.
O time está em FORMAÇÃO tomara que o Thiago Larghi encontre as soluções o mais rápido possível, acho MUITO DIFÍCIL e improvável sermos campeões Brasileiro esse ano mas no futebol tudo pode acontecer e que eu venha queimar minha língua.
saudações!!
Lembrando que se derem errado, vamos amargar 5 anos de contrato com essas apostas. Grande sacada? Só o tempo dirá
Ricardo, jogador jovem sempre tem mercado, é ruim quando é esses bondes velhos que ninguém quer.
Se não derem certos por aqui é fácil empresta-los no prejuízo não fica, e a chance de retorno técnico e financeiro é muito maior.
CHEGA JOGA VALORIZA E VENDE .......O TITULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO ,PARECE QUE SÓ PARA A MASSA ATLETICANA QUE NÃO TEM PREÇO ...COMO VAMOS MONTAR UM TIME VENCEDOR ...SE O ATLETA QUE CHEGA E É VALORIZADO É VENDIDO ?...VALORIZAR PARA VENDER NÃO PARA VENCER ....INFELIZMENTE .