Por Paulo Silva
Pois é, alguém poderá dizer que não tem nada a ver. Mas, por que eu me importaria com o que alguém diz? Para mim o Galo é campeão do mundo porque ele está muito bem estampado na camisa da seleção que soube como nenhuma outra encarnar o espírito de luta de um Galo.
Agora, cá entre nós, e se o nosso Galo se espelhar no Galo Campeão do Mundo e começar a jogar uma bola redondinha cheia de alternâncias durante uma partida, sendo agressivo quando convier, sabendo se resguardar com inteligência usando todos os seus jogadores na função defensiva e atacando conscientemente e com alto índice de aproveitamento?
Às vezes vemos o nosso Galo com essa determinação defensiva. A diferença é que esse tipo de atuação de nossos jogadores não é sistêmica e é feita mais pela individualidade do que como trabalho de equipe. Se o Róger Guedes fazia isso o RO fica parado no meio de campo sem ação, o Cazares fica boiando em qualquer parte do campo sem se preocupar com coisa alguma, o Patrick, ah! o Patrick. O Fábio Santos fica recuando e chamando os atacantes para dentro da área atleticana e etc. São tantas as mazelas que a gente vê esse time do Galo cometendo em campo que chega a desanimar.
Mas, não quero ficar falando de mazelas. Prefiro buscar nesse Galo Campeão do Mundo a inspiração e motivação que o nosso galo precisa para ser também um grande campeão. Primeiro: Juventude. E isso o nosso Galo está adquirindo. O bom trabalho da diretoria na renovação do elenco nos faz crer que o nosso time está se renovando não só em jogadores e talento. Está adquirindo mais fôlego, mais juventude, mais capacidade de lutar, lutar, lutar. Segundo: Trabalho de equipe. É o que estamos começando a ver no trabalho desenvolvido pelo Thiago Larghi. O time está incorporando o conceito de jogo coletivo.
Embora conte com bons valores individuais o time do Galo cresce coletivamente e se capacita para superar dificuldades em conjunto. Terceiro: Inteligência tática com variações. Ter alternativas para jogar de acordo com o adversário, mudando o andamento da partida de acordo com as circunstâncias de cada jogo. Se observarmos bem o Galo Campeão do Mundo, veremos que ele se mostrou diferente em vários momentos das várias partidas disputadas.
A tática, que de ‘per si’ significa inteligência se torna mais eficiente quando é aplicada de modo consciente visando ao momento do jogo. Nunca ser sempre o mesmo. Isso possibilitou ao Galo Campeão do Mundo vencer todas as suas partidas no tempo normal e empatar aquela que nada acrescentaria no seu currículo, evitando o desgaste físico desnecessário. Quarto: Preparação física e psicológica: Jogar sempre com a mesma intensidade física e emocional sabendo que uma partida de futebol é um jogo e jogo se ganha com perspicácia emotiva. Se fosse possível vencer na véspera não seria jogo. Vitórias têm que ser construídas gradativamente dentro do campo, juntando todas as habilidades com equilíbrio e perseverança.
É isto, amiGalos e amiblogs. Já há um Galo Campeão do Mundo. Com inteligência e simplicidade para aprender com ele poderemos ter ainda neste ano o nosso Galo Campeão Brasileiro.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Caros,
Tá chegando a hr de soltar as feras mais uma vez.
VIVA O GALO ALVINEGRO DAS ALTEROSAS! Ñ queremos desculpas, ñ, hein 7. Promessa é dívida: QUEREMOS O BR18. Queremos gritar 7 até nunca mais.
Ô 7 fi, olha essa linha defensiva aí e a frente da zaga, escuta a gente ALVINEGRA. O ataque era o menos necessário mudar. E agora ficamos com o PASTOR vendedor de pipocas.
Ô 7 fi, entender nada é necessário, ñ, necessário é conquistar o BR18!
7 fi, tamos de olho em vc e tem nosso voto.
Obs.: hein? Posso? Tão afiados sabendo por aí q o Editorial do Canto do Galo é?, será q seria?, salvo honrosas exceções, e são muitas, o Canto do Galo seria o Canto dos J...ZEIROS? É de berço?
Ñ creio no q vejo lendo!
Obs.: Q situação, hein? A insolente organizada LE COQ BLEU só faltou dizer q 7Câmara é o Macron e Kalil, Jean Marie Le Pen.
GALO SEMPRE, NADA MAIS!
QUEREMOS O BR18.
Jabazeiro no conceito seu, que embora mereça nossa reação, optamos por dar espaço e voz às diferentes opiniões.
Já lhe sugeri no passado, tente entender melhor sobre jabá. Com todo respeito, sua insistência sugere outras reflexões. Por exemplo, querer o lugar de algum ou de nós todos. Ou, igualmente possível, descobriu recentemente a expressão, achou bonita e adora utilizar. Teria outras de menor possibilidade e razoabilidade.
Vida que segue e tente ser mais participativo (útil) no lugar dessa tentativa insana de arrogância e agressividade gratuita.
Paulo,
Gostei da analogia.
Mas ao ver a foto com Gabriel e Mateus Mancini já deu um desânimo.
É impossível ter um bom time com jogadores desse naipe.
Vou falar mais nada não.
Cansei.
E enquanto a Diretoria segue omissa, garra no terço e reza!
É o que nos resta.
Porque mais do que isso, com essa defesa, não passa de sonho .
Ninguém, se mexe. Ninguém fala nada. Depois que tomar sacodes aí eles, quem sabe, acordam pra vida e vão desesperados atrás de defensores.
Tenho 40 anos.
Nunca tinha gritado é campeão, até que há 5 anos tive a alegria de ver meu time campeão pela primeira vez, grande Liberta.
Mas NUNCA vi meu time vencer o campeonato brasileiro.
Foi a promessa do presidente.
Que se cumpra !
Já são 47 anos ...
Mas você viu o Galão da Massa ser campeão da Copa do Brasil em cima do seu time treme treme, né sua maria assanhada?
Galo Roberto de Oliveira ( se acha o cara!)
Lava a boca antes de falar da minha paixão pelo Galo!
Sou sócio há 15 anos, seu %$##%@.
Quem é você pra falar essa #$%%@ ?
Um dos problemas é esse essas divisões internas.
Desanima.
Boa tarde amigos do Galo. Vocês que moram em B.H. sabem como está a construção do estádio do NOSSO GALO?
O vento precisa soprar a favor. Infelizmente, de vento contrário já estamos cheios. Essa parada para a Copa mudou quase tudo no Galo, espero não ter mudado para pior. Nunca ouvi dizer que um time ganhasse alguma coisa sem uma defesa boa e a nossa defesa é uma clareira. Que bons ventos soprem a nosso favor!
Galo CAMpeão Brasileiro!... Ah! O Céu vindo pra cá, interagir conosco! Eh Galo!
E este Galo CAMpeão do Mundo nos ensinou uma coisa mais, muito útil doravante pra nossa formatação como time: a França não jogou com um camisa dez clássico, com um armador como nós estamos acostumados e de contínuo cobramos no Atlético, Cazares especializado sempre no off-side mental... Copiou esta, AmiGalo Larghi?
Saudações Atleticanas. Em especial à Amanda Aleixo, Atleticana de berço, moça jovem e curtidora da música que não tem idade.
Eh Galo!
Oi Paulo, boa tarde!
Gostei da analogia, mas o nosso Galo Verdadeiro está muito distante do Galo Campeão do Mundo.
Continuamos a trocar a roda com o carro em movimento.
Tínhamos um Galo no primeiro semestre e agora temos outro Galo. Com saídas, vindas e contusões, o Galo de hoje é uma verdadeira incógnita.
Poderá nos empolgar, como também nos decepcionar. Este time atual é ainda uma aposta. Talvez, esteja pronto para o próximo ano.
Saudações Alvinegras,
Quarta-feira tem Galo de novo. E por favor, Tiago, treine muito o sistema defensivo.
Espero que o time faça uma retranca forte lá no Sul e volte pelo menos com o empate. Se encarar o Grêmio de peito aberto, toma 5. O time teve muito tempo para treinar, porém metade do time titular mudou, falta entrosamento... Isso é papo/desculpa para resultado ruim? Nunca. Então, se há limitações técnicas e coletivas, o certo é jogar bem fechado mesmo, com as armas que tem, esperar um contraataque. Amigos, faltam 26 rodadas. o Galo só tem o BR. Tem que jogar a vida em cada jogo, 26 finais, brigar por cada bola... Quero continuar acreditando no título. Façam por merecer o apoio da Massa... 47 anos... A hora é agora.
Galo contrata técnico Rodrigo Santana ex:URT para as divisões de base.
Na minha opinião ótima contratação e futuramente pode até substituir o Thiago Larghi em uma saída.
Pelo perfil das contratações feitas nesse meio do ano temos que elogiar a diretoria pelo custo benefício, jogadores jovens que podem dar retorno técnico e financeiro.
As vendas do Bremer e Roger Guedes não tinha como segurar, o azar foi as contusões do Blanco e Adilson.
Com isso o time ficou muito mexido e não sabemos o que esperar, independente disso vejo o Presidente cumprindo com o que prometeu, enxugar a folha de pagamento, colocar as contas em dia e renovar a equipe.
Temos que elogiar também a rescisão amigável de jogadores que não vão jogar, em diretorias passadas esses jogadores ficavam mamando até acabar o contrato, não me esqueço do caso do Goleiro Fábio Costa que ficou até acabar seu contrato treinando separado.
Na minha opinião não temos um time formado, e não se forma um time da noite para o dia pode até da sorte de da liga e ser campeão mas não é provável.
Por isso vejo que somente ano que vem, com contratações pontuais em Janeiro vamos ter um time capaz de brigar por todos os títulos.
O time está em FORMAÇÃO tomara que o Thiago Larghi encontre as soluções o mais rápido possível, acho MUITO DIFÍCIL e improvável sermos campeões Brasileiro esse ano mas no futebol tudo pode acontecer e que eu venha queimar minha língua.
saudações!!
Lembrando que se derem errado, vamos amargar 5 anos de contrato com essas apostas. Grande sacada? Só o tempo dirá
Ricardo, jogador jovem sempre tem mercado, é ruim quando é esses bondes velhos que ninguém quer.
Se não derem certos por aqui é fácil empresta-los no prejuízo não fica, e a chance de retorno técnico e financeiro é muito maior.
CHEGA JOGA VALORIZA E VENDE .......O TITULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO ,PARECE QUE SÓ PARA A MASSA ATLETICANA QUE NÃO TEM PREÇO ...COMO VAMOS MONTAR UM TIME VENCEDOR ...SE O ATLETA QUE CHEGA E É VALORIZADO É VENDIDO ?...VALORIZAR PARA VENDER NÃO PARA VENCER ....INFELIZMENTE .