Categories: blogueiros

Foi marcante a homenagem do Galo às mulheres

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Não trato hoje de disputa e tampouco de rivalidade, apenas quero registrar que em um momento tão chato de intolerância – falo no sentido amplo e de agentes de todas as posições políticas, ideológicas, religiosas, etc. –, o Galo teve um gesto de grandeza ao homenagear as mulheres antes do jogo de domingo. Foi emocionante ver o capitão Léo Silva, que usou a camisa 180 (número do disque-denúncia), entrar em campo daquela maneira.

O capitão e a emblemática diva, Maria da Penha, que dá nome à Lei que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, puxaram a fila na entrada no gramado. Concomitante a esta ação, o Clube Atlético Mineiro, em parceira com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, lançou a campanha “Não Se Cale”. Maria da Penha e outras duas dezenas de mulheres acompanharam o time Atleticano até o meio de campo, sendo homenageadas pelos Torcedores no Horto.

É oportuna a atitude, aliada a uma perceptível mudança de postura na direção do Galo, em relação ao relacionamento com o seu fiel Torcedor e Torcedora. A grandeza deste gesto, ao que pude perceber, marca o início de uma busca de melhor entendimento entre a direção do clube, a imprensa e os Atleticanos. Nos últimos tempos, ainda sob restos e vestígios da gestão passada, a diretoria do Galo parecia não dar importância ao seu maior patrimônio, o Torcedor.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Alguns patrulhamentos pessoais, a exemplo do episódio envolvendo Léo Gomide, já tinham acontecido e – salvo melhor juízo – parecem ter despertado os gestores atuais sobre a necessidade de uma mudança de conduta. Estava virando rotina toda e qualquer crítica, de que ordem fosse, ser considerada como coisa de “mau-Atleticano” dentro da cúpula. A exemplo de Maria da Penha, que foi um marco e merecidamente reconhecida, tivemos de ter uma quase agressão para despertar essa mudança e reação.

O período em que vivemos é de muita intolerância, alguns chamam de “mundo chato”, que prefiro acreditar ser uma fase de transição. Desde que para um mundo melhor, claro! Se liberasse alguns comentários que recebo, que na verdade me fazem rir, deixaria escancarado o que tentam fazer com um blogueirinho Atleticano. Tem gente que até identifico e sei quem é, embora se utilize de fake, passando ocasionalmente ao meu lado. Outros até mudam o nome, esquecendo de alterar o e-mail e quando assim o fazem, são pegos pelo IP. Hilário!

Alguns destes idiotas, em torno de cinco, até hoje não entenderam que suas postagens já caem direto na lixeira. Ou seja, nem me ocupo em perder tempo apreciando. Fora isso, outras tentativas de agressão, nem tão iguais à do zagueiro Léo em Ricardo Oliveira. Falo de agressão verbal. Só para situar, tem gente que imagina que me chamando de velho ou idoso (qualquer adjetivo de gênero) vai me ofender. Ora, sou sessentão e bem vivido, diga-se com tudo em cima. Aprendi, ainda criança, com meus pais, a respeitar os mais velhos, e isso me faz envelhecer bem. Ao contrário de alguns jovens que demonstram temor pelo envelhecimento. Só posso fazer uma coisa por este tipo de gente doente. Rezar para que o ódio que carregam no íntimo dê lugar à ternura que faz a vida feliz e melhor.

Imagem: redes sociais

De volta às mulheres. Aproveitando essa semana dedicada a elas, posto um texto de uma Atleticana sobre o jogo de domingo. Thais de Lima, jovem residente em Bom Jesus do Galho, vem sistematicamente a Belo Horizonte ver o time do seu coração. Segue:

Amigo, nossa veracidade não é nada tola. Uma derrota não derrubou uma nação, porque o maior título que a torcida do GALO carrega, é ser a torcida do GALO. Minha felicidade e a de qualquer outro atleticano, além da vitória, é o fato de estar perto de uma nação entorpecida de loucura. Perdemos o jogo? Perdemos. Mas pelo menos pude me sentir no meio de gente como eu. Pessoas que sentem exatamente o que eu sinto. Uma legião que carrega os mesmos sentimentos que habitam em mim. Antes de falecer, meu bisavô já havia me adiantado sobre tudo isso. Mas não importa, uma derrota não me fará desistir do amor que eu carrego”.

Permitam-me fechar o post de hoje com uma citação de Carl Gustav Jung, psicanalista suíço, que criou a psicologia analítica. “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”.

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia. Parabéns pela homenagem as mulheres e que, realmente, seja verdadeira e não se restrinja a uma campanha de marketing. Nas arquibancadas sempre vemos e escutamos desrespeito as mulheres. Os homens e mulheres de bem sentem vergonha alheia a determinados xingamentos proferidos, tipo - vai na buc..do cara, o buc..., vai chupar o caralh. de.... Atitudes do lado de mães com seus filhos. A campanha tem que ir para as arquibancadas. Parece difícil mudar esse comportamento, mas se houver uma campanha contínua um dia teremos um mínimo de civilidade.

  • Caros,
    Sem brincadeira: Ñ tragam o Rithely. Já temos ali na volância vários Rithelys, tais ralph, lucas cândido, arouca, Iago, roger bernardo e, se quiserem um polivalente ali, patriqão tá lá, et toda uma barca. Ñ cometam essa loucura. O cara já demonstrou várias vezes q tanto faz vir ou ñ. A base do time do sport é uma base de time de 2ª, no ixporti atual ñ tem ninguém q nos sirva, mudem de direção. Agora, sem dúvida, ñ tragam o Conca, isso será a prova cabal da incompetência misturada com a falta de imaginação + burrice declarada, se acontecer. Me agrada a ideia, considerando o chavão da falta de grana e da crise, do garimpo pelos regionais e pelas divisões inferiores atrás de jovens valores q se destacam. Agora, tá difícil acreditar nessa competência, né, pois é melhor continuar obcecado no grande Rithely e inchando o elenco com sugadores do nossos minguados cifrões...é preciso coragem e visão, gallo é um nanico...
    Obs.: na zaga o problema principal ñ é o Leo Silva e sim Gabriel...Leo sempre foi esse futebol aí e é o melhor zagueiro nosso atual, acreditem. Gabriel é sofrível, o símbolo da nossa base...limitado e entregador de rapadura, tirado a Baresi.
    Obs.: nossas laterais são fracas, mas o Patrique ñ pode de forma alguma vestir nossa camisa. Tem q definir o qnt antes. Aquilo ñ é jogador de futebol e nem o CAM é instituição de caridade. Outro dia um torcedor veio com a conversa nesse Aqui é Só Galo de q ele, o patrickão, é humano tb, sofre problemas particulares, igual a gente...bem, era só o q faltava, né? Essa comoção hipócrita...E eu q sempre pensei, desde o começo da década qnd ele começou nos frequentar, q aquilo ñ passava de um Ogro disfarçado de, de Patrick...e é um tremendo de um pé frio, toda vez q chega trás a ameaça da segundona. Fora Patrick...Vejo alguns elogios a ele, acredito muito nos lulus...
    Obs.: se conseguirmos um lateral, um volante e um zagueiro, confiáveis, podemos até já colocar o velho e indecisivo Pastor sob a mira daquela famosa barca...(como foi possível essa contratação?)
    ACORDA7, QUEREMOS REFORÇO, Ñ REFUGO.
    QUEREMOS LUTAR PELO BR18!
    Todo Poder Às Mulheres!
    GALO SEMPRE!

  • bom dia amigalos
    Eduardo você não quis falar da cor da camisa do rapaz acima, mas eu falo! beleza? referente ao depoimento do fabio queiroz o qual pertence a mariada de cor azul, ele esta é com muita mais muita inveja do nosso time, coitado quem é ele para falar da diretorias passadas sobre estadio etc: ele tenta nem culpar o ex presida neponuceno, pois para mim caro fabio ele tem muita culpa sim, vendeu lucas prato para ficar com fred cone e envelheceu nosso elenco, e hj colhemos o que ele plantou. o 7c esta tentando concertar a cagada que ele fez com o nosso time, quanto ao estadio indepa meu querido o Kalil na epoca mostrou para todo mundo que o mineirão o qual a mariada colocou o titulo de toca 3, que de tres não tem nada,pois o mineirão é dos mineiros ou voces comprarão? se comprou tem que mostrar o recibo de compra, voltando ao kalil na oportunidade ele disse a todos que o mineirão não era rentavel e causaria prejuizo aos cofres do clube. vc falou que time grande tem que ter tecnico grande, nem sempre viu? ou vc acha que o corinthians foi campeu ano passado com os pes nas costas com tecnico grande? quanto a clausula do medo que vc cita, isso é um acordo entre ambas as partes, se ele aceitou a clausula do medo, tem que comprir com o que ele assinou, (detalhe viu seu time tem que pagar o prazo já ta correndo). vc mencionou a torcida, AQUI fica tranquilo que de torcida nos entendemos, não precisamos de conselhos de quem não vai aos jogos, já cansei de ver que quando voces estão mal na tabela vai miserimo 5 mil pagantes, daí pra tras. A NOSSA TORCIDA ela é diferenciada veio, ela é apaixonada, o nosso simbolo é um GALO FORTE VINGADOR, não uma raposa, a nossa torcida ela tem historia, tem mulheres bonitas que seguem os passos dos seus ante-passados com muito orgulho, homenagiamos quem merece e por aí vai, então mariada coloque as barbas de molho, procupa com o seu time, porque quando ta valendo, tá valendo. espero ter esclarecido vc, nos pontos em que vc mencionou em seu depoimento neste espaço que é só nosso. blz? SAUDAÇOES A TODOS ATLETICANAS, pois esta semana é só delas, ABRAÇOS

    • Boa Marco Aurelio, bem exposto, no final ce foi ficando nervoso, calma, olha a pressão, deixa as Garças voarem. E por falar em Garça, tenho informaçoes de quem conhece os bastidores do outro lado que é questão de tempo a tempestade chegar do outro lado, pois o time além de dividas, possui um plantel carissimo, um lateral acima dos 30 que ganha 500.000, o goleiro ganha mais, fora os meias, pra não falar no cone e no mala, deixa quieto. Nossa diretoria esta com a politica certa, de arrumar a casa e por as contas em dia, o unico erro ao meu ver é tentar trazer só o que ja jogou e ta livre no mercado...ja jogou..passado. Como disse um companheiro aqui, é ter um bom olheiro que ta cheio d ebons jogadores por ai a espera de uma oportunidade em um time grande, ja foi o tempo em que nome ganhava jogo, que o diga "U Curintians", campeão sem ninguem de expressão, que ao final conquistando um titulo acaba tendo expressão e dando lucro ao time.

  • O seu blog e o do PH estão num jornal. Jornal digital. Então são para serem lidos, okay?
    Não importa se se é Atleticano ou Cruzeirense. Se vocês escrevem, escrevem para alguém. Do contrário, não há sentido nisto.

    O texto do blogueiro azul ontem, foi na pinta. Muito interessante. Até brincou com a coisa dos atleticanos chamarem os Cruzeirenses da Maria - falando das mulheres, de Maria da Penha, da coisa da exclusão.

    No entanto, o "Foi Marcante a Homenagem do Galo às Mulheres" ficou no mais do mesmo. Não foi além quando podia ter ido. Nao disse nada melhor do que costuma dizer. Rotina medíocre. Uma pena, o esporte pode e deve, para quando há alguma brecha, ir para o lado da inteligência ou do engajamento.

    No seu caso, perdeu-se uma oportunidade. A mocinha da foto poderia ter escrito algo diferente, relevante para a ocasião, né. Não o fez. Mas enfim, cada um dá o que tem.

    A se pensar que a paixão pelo futebol ou pelo time de futebol, é algo que vai para o túmulo ou para o além, me parece não ter entendido mesmo o que a vida quis e quer dizer.

    There are more important things in life. Believe me.

      • A "mocinha da foto" tem nome e merece respeito meu caro! Incoerência nas palavras bonitas se vê por aqui. Dudu! Concordamos em muitos pontos,mas neste vou discordar do amigo, o mundo caminha a passos largos para se tornar mais chato,e,o politicamente correto vai acabando com ele. Olha o exemplo do cidadão aí acima.Sem réplica,tréplica ou sei lá o que mais,vem dar lição de moral num Blog de torcedor imaginemos em assuntos mais relevantes...vem meteoro! WTF!

  • Bom dia.
    As vezes leio seu blog, as vezes tem coisas boas, outras ruins. Me desculpe ser sincero, já disse uma vez aqui, vc propaga a violencia verbal, vc não tem cuidado em ofender implicitamente, os outros blogs que leio inclusive do cruzeiro, não tem esse teor. Não quer ser ofendido ?, ok...Então não ofenda.

  • Bom dia MASSA! Eduardo, ou "Guru da MASSA, velho, idoso, barbudo, etc, etc, etc", o que para alguns é uma forma de te ofender, para nós da MASSA soa mais como um elogio a sua pessoa que tanto nós trás boas resenhas, informações, lembranças sobre o passado, presente e futuro de nosso GLORIOSO 9ALO. Para nós, pelo menos para mim, é um prazer saber que alguns tentam te diminuir, assim como como tentam diminuir o 9ALO. Isso só mostra a nossa importância, nossa grandeza. NÃO SE CALE, Eduardo!!!! se for preciso disque 9. Afinal 9 é 9ALO, assim como 13, e tb 180, pois 1 + 8 + 0 = 9.

    Belo texto da 9ALUXA Thais. Aqui disse tudo: o maior título que a torcida do GALO carrega, é ser a torcida do GALO".

    Ainda não comentei sobre o jogo, vamos lá. Ainda no 2o tempo, o comentarista da grobo disse que o mala menezes enviou um recado para os atacantes entrarem por trás da defesa do 9ALO. E como foi que saiu o gol? dessa forma. Será que ninguém alertou para isso? Que o LS é limitado, nós todos sabemos. Inclusive os meninos do pré-primário, ou fundamental, médio, universidade, ou seja todo mundo. Claro, menos as diretorias do 9ALO. Tentamos fazer o jogo deles, recuado e saindo para o contra ataque. No ano passado deu certo, mas esse ano já não foi tão fácil. Tb é querer demais. Errar duas vezes não é para o dançarino. O time ainda é fraco, mas esta ganhando corpo. Ontem eu vi informação que estão atrás de Conca e Rithely. Eu pergunto: é pra ter ou não paciência de monge budista com essa diretoria?

    VVAAAMMÚUUUU 99AAAAALLLLÔOOOOOOOOOOOO.................

  • Bom Dia AmiGalooooooooooooooooosss

    O marketing é necessário há anos no Clube Atlético Mineiro, temos que defender e mostrar o manto sagrado e a força do Galooo em todos os cantos, seja no campo, com o suor dos jogadores que tem a honra de vestir a camisa preto e branco, que é uma das mais conhecidas do mundo.
    O marketing é necessário, é preciso mais ousadia, abrir o Museu do Atlético com as mostras de toda história desde a fundação em 1908, levar o Galo Doido as escolas e ao interior mineiro, fazer ações sociais, como essa da Maria da Penha, a Febre Amarela(o Atlético tem de abraçar causas sociais junto a população), elevar sempre o nome do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO em todos os cantos, afinal de conta o Galo nosso é o único do Mundo

  • Bom dia, ATLETICANOS, belo texto sr. Eduardo, parabens diretoria pela homenagem as mulheres, foi emocionante. estão falando em trazer Conca, sem jogar a tempos, sou CONTRA, escale jogador da base, BRUNO ROBERTO, temos o Cazares, Tomas, precisamos de um Lateral direito, mais um volante. Para contratar o volante por exemplo, tenha como referência, o Artur do grêmio, essa deve ser forma de avaliação para contratar, G. blanco na lateral. Cazares - Bruno - Luan. titulares. Um Abraço

  • Foi maravilhosa a campanha!

    Que bom que o Atlético abriu a mente, depois daquele fiasco que foi a apresentação machista dos uniformes em 2016. Mulheres no estádio não são para embelezar o espetáculo, mas sim para apoiar o Galo. Que o futebol mude o cenário machista que o envolve.

    E outra, não adianta apoiar a campanha contra a violência à mulher e defender Erazo e Robinho, ambos acusados de agressão à esposa e abuso sexual.

    O Galo precisa de defensores.

    ;)

Recent Posts

O sentimento da Atleticanidade tá MILITandO

Todos nós, por mais similaridades que possam existir, temos o nosso processo próprio da relação…

6 horas ago

Galo 2 X 0 Xport/Xquema

Foi dois a zero, poderia ter sido muito mais, talvez cinco ou seis. Mas marcamos…

1 dia ago

Iniciando o desafio pela Copa do Brasil

Depois do ano mágico de 2021 – campeão Brasileiro e da Copa do Brasil -,…

2 dias ago

Nosso bom momento e apelo a cbf e tv

Fechada a rodada, como prevíamos, no G4 (segundo lugar) e perto da desejada liderança (apenas…

3 dias ago

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

4 dias ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!