Depois das eliminações das Copas do Brasil e Libertadores, resta apenas o Brasileiro para o Galo neste 2023. E o que podemos esperar ainda da temporada, abaixo da nossa mais pessimista expectativa, é uma reação na tabela de classificação em busca de fugir da zona da degola e – quem sabe – classificação numa das competições da Conmebol. Sul-americana, com todo respeito, é consolação deprimente para um elenco tão caro como o nosso. Libertadores tem de ser a meta, pois título já tem dono.
Desde 2013, somando onze temporadas, o Galo só ficou fora da Libertadores em duas oportunidades. Apenas em 2018 e 2020 não participou. Em 2019, não avançou na fase de grupos, tendo seguido na disputa da Sul-americana, e eliminado nas semifinais. De 2013 – ano que conquistou o título – até 2017 em todas. Cinco seguidas. Já agora, são três em sequência, 2021/2022/2023. Que venha também a de 2024, pois Galo na Libertadores já é tradição.
Para tanto, aos números atuais e faltando ainda 20 rodadas, a última do primeiro turno será domingo frente ao Bahia e todo o segundo com os jogos de volta, o Galo tem de conquistar em torno de 33 pontos para brigar por essa classificação. Seria – em tese – 11 vitórias, ou 10 e três empates, ou ainda nove e seis empates. É difícil, considerando o desempenho do time até o momento, mas – com todo respeito aos concorrentes e pelo elenco Atleticano – não é fora da realidade sonhar com essa possibilidade.
E, caso isso ocorra, fundamental é o planejamento para o ano de 2024. Diria até que, independente do que nos espera pela frente, a diretoria já deveria estar preocupada com o assunto. Uma razoável reformulação, deixando livres no mercado jogadores que fazem jus pela alcunha de boi cansado. O rejuvenescimento do elenco é fundamental para a retomada das vitórias e títulos. Ontem, numa agradável prosa com Eduardo Costa e Breno Galante, fora da live que fizemos, mencionamos alguns profissionais com salário fora da realidade e produtividade muito distante daquilo que era esperado em termos de entrega.
Sem copas pelo caminho e chance de título no nacional, a missão agora é exclusiva de reação no Brasileirão. O momento é (duro dizer isso) oportuno para pensar e reciclar sobre os erros, montando um projeto mais ambicioso para os próximos anos. Considerando a SAF Atleticana, não posso imaginar que irão montar elenco fraco e sem chances de conquistas. Seria desvalorizar o investimento que estão fazendo nessa alteração radical para clube com investidores.
Para fechar a prosa de hoje, ontem, embora voltando de uma viagem pude ler e ouvir muita prosa sobre culpados pela eliminação. Acho que culpados somos todos nós. Jogadores, sem eleger esse ou aquele, comando técnico e gestão do futebol e administrativa, até chegar em nós Torcedores. As três eliminações da Libertadores – ano a ano – são debitadas a Nathan Silva, Vargas e agora Paulinho. Perdemos todos, para dar exemplo, na mesma ordem das frustrações. Na primeira delas, vencíamos por um a zero e o Vargas perde um gol feito que seria a pá de cal; na seguinte, abrimos dois a zero e cedemos o empate em casa; até que na atual o time não mostrou nada no primeiro confronto e mereceu perder no Mineirão. Então, não existe bode expiatório, as eliminações são de todo esse conjunto.
Portanto, olhemos para a frente, não sou Atleticano que se dá ao luxo de mentir ter desistido do time. Voltam todos depois, então será mais digno ajudar nessa reconstrução. Domingo, 11 da manhã, eu vou ao Mineirão apoiar o time e você? Pra cima deles, Gaaalooo!
Pós post: acordei, como todo dia, direto pro computador. Redigir, escolher fotos e postar. Depois fui assistir vídeos ler os “isentões” sobre o baile em Assunção – capital Del Paraguai – e pude confirmar tudo que disse ontem e ao longo de décadas. Todos, sem exceção, são pilantras e parciais. Bastam as opiniões sobre os jogos do Galo e Flamídia na Libertadores. São culpados pela decadência do futebol brasileiro. Chupa cbf, tv, arbitragem, stjd, patrocinadores da derrocada do melhor futebol do mundo.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
View Comments
Boa tarde!
O meu sentimento em relação ao GALO mudou.
Desde a década de 80, sempre me senti na responsabilidade de ajudar o clube, em suas infindáveis dificuldades financeiras.
Comprei camisa do 'Fica Ronaldo ', teve taxa na minha conta da Cemig,
Fui daquele sócio torcedor, pagando um carnê que no final me dava uma camisa oficial.
Claro que eu não era nenhum Júlio mais amigo (esse Júlio eu respeitava), nenhum Dedé (o rei da suspensão),
que tinha a chave da Vila Olimpica, onde nunca deixava faltar os itens para o funcionamento da mesma.
Mas com o advento da SAF, não sinto mais que essas dívidas são minhas.
Quando publicam agora que o salário está atrasado, isso não me preocupa nem um pouco, pois os novos donos são empresários de sucesso e tem que resolver isso.
Em relação ao time, fui ao jogo contra o Palmeiras aqui em Bh e só não irei domingo por causa da partida ser na hora do almoço e no dia dos pais.
Trocando em miúdos, tô achando muito bom , pois estou curtindo o bônus sem o ônus.
O que vem depois, saberemos depois.
Um abraço.
Boa tarde! O Galo deve melhorar e pelo menos chegar entre os seis primeiros! Hoje um dia feliz, o Flamidia fora da Libertadores e o Gabigol falando em roubo, sera que nunca contaram para ele sobre um certo jogo no Serra Dourada?
Boa tarde! O Galo vai melhorar e acredito que possa chegar entre os seis primeiros pelo menos! Hoje um dia mais feliz, o Flamidia fora da Libertadores e o Gabigol falando de roubo, sera que nao contaram para ele sobre um certo jogo no Serra Dourada?
Bom dia amigos do Galo. Respeito é tudo na vida, o NOSSO GALO é um fiasco, porque faltou respeito dos Rs para com a instituição CAM e sua torcida. Para eles, o NOSSO GALO é apenas uma oportunidade de bons negócios.
Perfeito Eduardo!
Apenas um pitaco, vamos observar a postura, a competitividade dos jogadores daqui para a frente, pois temos o péssimo exemplo do ano passado.
Sobre isso, parece que nunca aprendemos com nossos erros, principalmente analisar friamente e com sabedoria para melhorar a cada tropeço. Digo isso porque parece que nossos diretores no comando maior do Galo mudam a rota igual as nuvens no céu (parafraseando Magalhães Pinto em análise sobre a política).
DIRETORIA mentirosa. Tem coisas atrasadas sim, como sempre. Não consigo entender pq essa diretoria mente tanto. Antes do jogo do Palmeiras não tinham falado que estava tudo quitado com o elenco? Aí vem essa notícia. Onde tem fumaça, tem fogo. E olha que os 4Rs estão ajudando o clube desde de 2020. Muito desanimado com o futuro dessa saf e com os investidores. Sérgio Coelho como CEO do futebol e Rodrigo Caetano como diretor. Que mudanças teremos com essa turma que já está lá fazendo cagadas desde 2022?
4Rs estão desde 2020. Mesma coisa Sérgio Coelho. Rodrigo Caetano desde 2021. Pegaram o elenco pronto e montado pelo Sampaoli e o Matos em 2021. Em 2022 o ano foi ruim tb. Péssimas contratações e vendas. Esse ano, pior ainda. Não acredito que 2024 tenha uma reformulação geral. Complicado demais o futuro desse clube.
https://falagalo.com.br/atletico-tem-debitos-com-o-elenco-mas-grupo-ja-pensa-em-recolocar-o-galo-na-libertadores-de-2024/
Como é fácil só ficar propagando desgraças e como tenho certeza que você não viria aqui postar a mensagem abaixo, fi-lo eu mesmo.
https://noataque.com.br/futebol/time/atletico-mg/noticia/2023/08/11/atletico-quita-salarios-e-premiacoes-do-elenco-apos-quatro-dias-de-atraso/
Abraços
Bom dia todos!
O "planejamento" deixou de existir no Galo após o ano de 2016. Em 2012 - 13 - 14 - 15 e 16, havia planejamento e por isso ficamos brigando nas cabeças pelas competições nacionais. Neste período fomos campeão da libertadores e copa do Brasil, duas vezes vice do brasileirão e uma vez vice da copa do Brasil. Perdemos mais do que ganhamos, mas foi planejado para brigar por tudo e conseguiram isso por 5 anos consecutivos.
O "planejamento" iniciado pelos R's em 2020 contava com a montagem do maior elenco da nossa história em 2023. Quais foram os resultados? 3º lugar no brasileirão de 2020, campeão brasileiro e da copa do Brasil em 2021, última vaga para a pré libertadores em 2022 e agora,briga para distanciar do Z4. Se era o plano deles, deveriam ter exposto isso em 2020 para podermos aplaudir o sucesso alcançado.
Esperar que estes experts façam o planejamento para 2024 é loucura. O planejamento deles não envolve futebol. O Galo que se lasque, contanto que consigam lucrar com a Arena e venda de jogadores.
Sei que muitos aqui não acreditam nas categorias de base e não sem motivos, mas precisamos de algo novo no clube e a exploração da base seria uma boa renovação.
Minha sugestão é que a diretoria baixe um decreto: a partir do próximo rural ser obrigado a cada jogo ter pelo menos 3 jogadores da base jogando em todos os jogos.
Ai sim podemos realmente avaliar se a base dará frutos e se é confiável.
Pelo menos é melhor ver um jogador da base errando do que olhar pro banco e ver jogadores ganhando 800 a 900 picanhas por mês, sem corresponder e pior sem qualquer tesão para entrar no time.
Para 2023 se pegarmos uma pré Libertadores é lucro.
Só espero que esses pipoqueiros entrem ligados Bahia, Santos e Vasco é decisão perder pontos para eles é flertar com o perigo.
Que pelo menos nos deem um restante de ano em paz!!
No brasileirão eu ainda acredito. E com Felipão. Assumo. Se errar, já disse, penitencio-me. Fui contra as contratações de "técnicos" anteriores. Vejam o Sampaoli, Não gosto do Galvão, por razões futebolísticas e extra, mas o comentário que ele faz nesta página do UAI é corretíssimo, pois foi contra mesmo a contração do Sampaoli pelo Flamídia. Deu no que deu!