Por mais surpreendente que seja, afinal ninguém apostava nessa situação momentânea quando começou o campeonato nacional, temos mais é que curtir e desfrutar dessa liderança. Quem é velhinho, como o blogüeiro, Atleticano dos anos 60 deve se lembrar do nosso antigo atacante Lacy, um serelepe com as bolas nos pés e ainda autor de vários gols naquela ocasião. Entre as dezenas, talvez até centenas, de memes que recebi um deles me divertiu.
Como diria o sábio filósofo e craque Lacy: “Atrétis, lideris, invictis e absolutis”. Para quem não se lembra dele ou não sabe quem foi esse emblemático jogador, a exemplo de muitos que vestiram a camisa Atleticana, foi descoberto pelo olheiro – este sim de verdade – Zé das Camisas e atuou no Galo desde o infantil. Gabava em dizer que Dario devia a ele os gols marcados no time principal. “Cansei de servi-lo”, cutucava o artilheiro dos anos 70.
Fato é que, depois daquele fechamento de campeonato Mineiro e eliminação – completamente fora de todas as previsões – da Libertadores, ninguém arriscava um início de Brasileiro com três vitórias seguidas e a liderança isolada da competição. E mais, mesmo com isso sendo real, o Atleticano não tirou os pés do chão e quer e exige contratações para a sequência da temporada. “Estão deixando a gente sonhar!”, foi o que mais ouvi durante o domingo pelas ruas de Belo Horizonte.
Creio que, mesmo considerando a fragilidade dos três primeiros adversários, se a diretoria resolver a definir logo sobre o comando técnico e trouxer reforços bem pontuais, isso pode caminhar para melhores perspectivas sim. Avaí tirou pontos do Grêmio, Vasco igualmente do Corinthians e o Ceará goleou na primeira rodada e depois vendeu caro derrotas para os dois mineiros. No nosso caso, em terras cearenses. Não são tanto desprezíveis assim como nossos algozes insistem em querer carimbar.
É um começo de campeonato motivador sim, mesmo reconhecendo nossas limitações e necessidades. Disse aqui, dias atrás, que pontuar logo no início pode nos facultar na reta final não ter de – desesperadamente – correr atrás de vitórias improváveis para atingir objetivos. Sejam eles (os objetivos) quais forem. Quero crer que o mais terrível deles, parece estar se distanciando dos nossos pesadelos. Que assim seja!
Para sonhar, e isso é possível, coisas básicas precisam entrar na pauta Atleticana. Ao Torcedor, que é reservado o sagrado direito de delirar e até mesmo de cobrar, caminhar ao lado do time. No domingo, com a escolha anunciada do Mineirão, lotar o estádio de incentivar a equipe em busca de mais uma vitória.
Cabe aos jogadores, com uma semana inteira de preparação (amanhã na Venezuela o time que vai atuar será alternativo), buscar ajustar com treinamentos o conjunto e errar menos como vinha acontecendo. Passes errados, lançamentos longos, enfim conhecer melhor os seus companheiros e mostrar organização dentro de campo. Matter e Levir não gostavam de treinamento, pois fechavam os portões e nada acontecia no gramado. Rodrigo Santana, ao contrário, com o mesmo calendário parece ter mais vontade que a dupla dispensada pela diretoria.
Já em relação à direção do Galo, o Torcedor espera duas atitudes. A primeira é a avalição junto ao treinador (seja o Beccacece meu preferido ou o Santana que começo a gostar) sobre as necessidades urgentes de profissionais para reforçar a equipe.
A outra, talvez até mais primordial, trancar a boca e – agora com o mundo virtual, segurar os dedos – de dirigentes que adoram bater de frente com seus críticos. Tudo que precisamos para desfrutar e sonhar é de equilíbrio. Cabe à diretoria reger a harmonia necessária entre arquibancada e gramado. Foi assim que ganhamos títulos ao longo da nossa rica e invejável história de 111 anos.
Em tempo: A situação anda tão favorável que ao postar hoje me flagrei em duas situações fora do meu propósito e padrão pessoal. Quando retornei com o blog, disse que faria dois ou três posts semanais, pois tem dias que estou em sequência. A outra é que sou confessamente supersticioso com a camisa branca, pois vencemos Vasco e Ceará com esse uniforme. Nada como vencer, vencer, vencer!
*fotos: Bruno Cantini/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Como é que você entrou aqui, seu gibsonbosta!?
Fora você, seu m....!!!
O pior jogador do NOSSO GALO nos últimos anos é o Fábio Santos, finge que marca e vai recuando até o adversário chegar a nossa área ou cruzar na área. Os gols que sofremos nestas três partidas do Brasileiro tiveram origem na esquerda.
Os jogos contra Palmeiras e Flamengo (e demais concorrentes diretos), deveriam ser jogados no Independência, estádio em que a torcida faz mais pressão no adversário, incomoda mais e ajuda mais o time. Mineirão é pra jogos contra América, CSA e outros. O ganho técnico deveria estar acima do ganho financeiro. 20 mil no Horto fazem mais pressão que 60 mil na Pampulha. SAN
Correto; o Vitor já é o bastante maduro pra ter evoluído o mínimo suas deficiências, se não o fez, é porque obviamente não possui esta capacidade, vamos parar com esta tolice de culpar treinador de goleiro só porque vocês assistem os métodos do adversário; mais uma vez, esta turma de incompetentes, leigos, medíocres da cartolagem do CAM não enxergou um palmo a frente do nariz; o goleiro disponível no mercado e com potencial pra substituir o santo do pau ôco seria o Everson do Ceará, mas pra completar o tetra, nosso ex-ídolo Marques, também o perderia para o "milionário" Santos, da mesma forma que perdeu dois LE's e um volante.
Sonhar? É o que nos resta. Mas não estou nem um pouco empolgado. Lembram do Internacional? Liderou o campeonato no início, e acabou rebaixado. Preferiria que o galo começasse mal, e a diretoria tomasse vergonha na cara! Precisamos de um lateral esquerdo, um centroavante, e um meia habilidoso. Não renovar com Elias, Nathan! Goleiro não precisa. O Cleiton será o substituto, do Franvictor! Na minha opinião, esse time não pega nem vaga na libertadores.
Sem ilusões, o time não virou o melhor, não tem o melhor elenco de repente. Vale pelas vitorias e ponto. Tem que trazer reforços, treinador de goleiros competente, técnico pra assumir, cobrar e exigir reforços. Torcedor não aprende ou é burro mesmo. A diretoria tá só adiando contratações e o técnico. É preciso ter senso e saber que o elenco continua limitado. Acorda torcedor, queremos títulos
Boa tarde Eduardo e massa. Também eu estou sonhando o medo é acordar e o galo na parte de baixo da tabela. Infelizmente com este time no mínimo é ficar no meio da tabela,uma diretoria fraca que não reforça a equipe e não faz reformulações com os panelas que derruba treinadores. Enquanto estiver no time Victor.fabio Santos. Elias. Cachazares e Cone 2 esquecem títulos infelizmente. É
muito bom ser líder mas por enquanto não temos time para ser campeão. Acorda diretoria. Vai galoooooooo.
Boa tarde.
Eduardo,
Engraçado. se tivéssemos perdido 2 dos 3 jogos o blog tinha batido recorde de comentários com xingamentos e tal, mais como ganhamos os 3 aparece apenas os mesmos de sempre e que gosto sempre de ler independente da posição de cada. Porém da para ver o tanto de torcedores que aparece só na hora das derrota, acredito que uns torce para perder para poder destilar todo seu veneno, tipo torcedor masoquista, que gosta de sofrer e jogar pedra.
Tem que aprender a curtir e a comentar nas vitorias também e se preciso elogiar, porque se ta ganhando alguma coisa melhorou...
Boa tarde xará e amigalos!!
Pra mim não existe mudança em passe de mágica! O elenco continua fraquíssimo para tentarmos conquistar o Brasileirão que perseguimos há quase 50 anos!!!!!!!!! Não me iludo com essa "liderança" de momento. Não temos banco e nem titulares a altura de uma equipe competitiva. Entrar em campeonato para participar já está ficando comum dentro do GALO. O Clube tem que investir para GANHAR!!!!!!!!!!!!!!!!! O Brasileirão é desgastante. Se não tem elenco forte NÃO GANHA!!!!!!!!!!!!! Se o 7 e Diretoria não acordarem vamos amargar 2019 sem NADA!!!!!!!!!!(Não acredito na classificação da Copa do Brasil) e a Sulamericana está sendo rifada novamente pelo Sr. 7. Afinal o GALO não precisa dos R$ 25.400.000,00 de premiação. O cofre do GALO parece cheio!!!!!!!!!!!! Então praquê jogar a Segundona da Libertadores não é!!!!!!!!!!!!!!!
O filme é exatamente o mesmo do ano passado . Bom início de campeonato com interino. Teremos parada de novo pra copa América ... o interino vai ficando , ficando , após a parada o efetivam . O time já cansado, muitos acima de 30, perde o gás antes do fim do primeiro turno . Cai para 7/8 e briga pela LA no final . Para não acontecer isso, a Diretoria precisa mudar a postura e contratar o técnico argentino . Se resolver manter o Santana , que o deixem até o final. Esperamos reforços urgente!