Categories: blogueirosfutebol

Essa de favorito é conversa fiada

Jogo é jogado, lambari é pescado! Essa frase é antiga e faz parte do folclore do futebol brasileiro. Talvez aqueles amiGalos – um pouco mais vividos que eu – saibam ao certo definir época, situação, razão e significado do seu surgimento. Ao que sei para se fazer uma porção desse peixe frito, antes de convidar os escolhidos para a festa, necessário se faz pescar os lambaris.

Pois bem, quero com essa introdução dizer aos afoitos que projetam resultados favoráveis, referindo – entre alguns – aplicar goleada e devolver a derrota do ano passado, que o time deve e precisa entrar em busca da vitória. Ponto! Qualquer outro devaneio fora desse propósito, comum a todos os jogos, é papo de conversa de botequim.

Mesmo considerando que o grande e maior clássico mineiro é entre Galo e kuei, entendo que o time deve entrar em campo com a mesma disposição – no caso até defendo quase que a mesma formação – do jogo com o Flamengo pela Supercopa. E, considerando que vale pontos para a fase classificatória do mineiro, com a mesma disposição que o time alternativo goleou o Uberlândia e os principais jogadores também fizeram placar elástico frente ao Tombense e Patrocinense.

Como espero os principais profissionais liberados para essa partida de domingo, confio e muito numa boa vitória, entretanto só posso festejar o eventual resultado depois do apito final. Ouvi de pessoas com as quais tive contato, que seria o momento de devolver resultado de tempos passados em resposta ao jogo do mineiro do ano passado, quando alguns esperavam que esse fato tivesse ocorrido. Ora, quero, em primeiro lugar vencer o jogo.

Uma vitória vai nos distanciar do segundo colocado, que dependendo de outros resultados, poderá causar até uma alteração de vice-líder. Em segundo plano, como reafirmo que não existe favoritismo – conforme muito bem colocou em entrevista o Nathan Silva -, a partir de um eventual primeiro gol, seguir em busca do segundo, depois terceiro e assim sucessivamente. Foi assim que enfiamos quatro no Uberlândia e três no Tombense e Patrocinense.

Tenho pelo adversário de domingo o mesmo respeito que dedico aos clubes já mencionados e os demais que estão no campeonato mineiro. Nem mais e nem menos, os vejo e os temos como nosso próximo confronto e os que seguem nas 10ª e 11ª rodadas, como foram os demais desde a abertura do campeonato até o presente momento. O clima interno do Galo incomoda muita gente. Pelo que temos assistido, até pelas redes sociais, melhor impossível.

Portanto, minha sugestão, não vamos entrar na pilha de quem quer tumultuar o bom ambiente e relação entre o time, direção e a Massa. Bastam os coleguinhas do eixo e até mesmo um ou outro da imprensa mineira. Esse papo de favorito é típico de quem quer jogar a responsabilidade no colo do Atleticano e – se vitimizando – tentar resultados como o Vila Nova e URT. Tudo bem que em ambas o nosso time utilizou formação alternativa, mas a camisa em campo era a listrada em preto e branco.

Ao que percebo, pela primeira vez na temporada, o treinador Mohamed terá à sua disposição todo o elenco. Nenhum jogador suspenso – interessante condição depois de oito jogos -, tampouco no Departamento Médico. El Turco vai ter a oportunidade, com 90% de público Atleticano, mostrar a sua cara ao Torcedor Atleticano. Quais são seus 11 escolhidos e qual sistema de jogo pretende adotar. O pouco do assunto futebol que observo, já disse que não sou da área e entendo é do Galo, me sinaliza que o tal 4-2-4 que andou usando não tem dado resultado e a opção seria 4-4-2 ou 4-3-3.

Fora disse é invenção barata que não tem se mostrado eficaz. Entre nossos 16 titulares, caso Zaracho vá mesmo para o jogo, creio que além dele deverão ainda começar a partida o Everson; Mariano, Nathan Silva, Diego Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair e Hulk. Os outros dois ele vai escolher entre Nacho (se quatro no meio) e sendo na outra possibilidade Ademir, Savarino, Keno e Vagas. Já Rever e Otávio que estão na minha lista de 16, irão compor o banco com os que sobrarem dos relacionados acima e opções como Rafael, Guga, Rabelo, Dodô, Calebe, Borrero e Sasha.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Olá amigos da bola!

    Nosso elenco é infinitamente superior. Mas, o treinador cruzeirense até o momento, se mostra muito melhor que o nosso!

    Tenho observado!

    O uruguaio implantou esquema ofensivo, coloca o Cruzeiro para marcar alto, joga em velocidade, com toques de bola envolventes!

    Quando contrataram Mohamed, pensei que iríamos jogar assim também!..

    Disseram que o turco era ofensivo e tudo mais.. Mentiram!....

    O Galo é lento, muito chutão/ligação direta que é simplesmente devolver a bola para adversário!

    Galo do Mohamed "nunca" marca alto, não coloca velocidade, não toca a bola com velocidade, aliás, pela qualidade do elenco, tem trocado poucos passes incisivos! Poucas tabelas etc....

    Assim fica difícil!

    Um timaço desses, jogar assim?....

    Outra coisa, não pense que o Cruzeiro vai jogar retraído, recuado, pelo contrário, penso que eles vão marcar alto e colocar muita velocidade...

    Se liga Mohamed!....

    Aprenda armar um time com o uruguaio!

    Penso que ganharemos o jogo!

    Como disse, nosso elenco é infinitamente superior, apenas por isso venceremos e de virada!

    O Galo deve começar lento, tomando sufoco, leva gol e muda jeito de jogar.

    Previsível Mohamed

    Decepcionante esse Mohamed até o momento

  • Bom dia,

    Esse papo de resultado antecipado ficou martelando no ano passado até dá no que deu, perdemos.
    Olha que o time das Marias em 2021 era bem pior e mais mal treinado do que o desse ano.
    Então aguardemos para comemorar depois do apito final ou após os 3 primeiros gols. RSRSRSR

    • Aí que tá!...

      Penso que o elenco do Cruzeiro do ano passado, era melhor que o desse ano!

      Entretanto,

      O treinador deles é quem faz a diferença, com o bom esquema ofensivo montado!..

      Treinador, eis a diferença!

  • Novamente percebo que a questão do jogo contra o adversário de domingo, é na realidade uma questão de vida ou morte para muitos atleticanos, não existe rivalidade entre este time, acabou, não temos mais esta disputa em Minas, o que existe é mais um jogo, simplesmente mais um jogo.

  • "O JOGO É JOGADO E O LAMBARI É PESCADO." ESSA FRASE, QUE CITEI EM UM DOS MEUS COMENTÁRIOS, APRENDI COM MEU TIO EMERSON QUE JOGOU NO CRUZEIRO E FOI TRICAMPEÃO (1959-1960-1961). DOMINGO É UM CLÁSSICO E PRECISAMOS TER CAUTELA, SEM OBA OBA, EMBORA NOSSO TIME SEJA MUITO SUPERIOR ÀS MARIE.

  • Voltando ao assunto da base, foi publicado no EM de hoje relação dos clubes que tiveram melhores resultados desde 2015 com a base de formação de atletas. Entraram na lista 7 clubes braileiros. No 1º lugar o Flamerda, com E$ 152 milhões; no 7º lugar o Vasco com E$48 mi.

    E o Galo? O Galo fora da lista! É o que acontece quando a falta de competência deixa sair um cara feito o Savinho por merreca. Falei no Flamengo: teve um lucro de aproximadamente R$900 milhões. Ele devia mais do que o Galo. De repente arrumou a vida. De onde veio o dinheiro para pagar a dívida? Da ótima administração da base, coisa que não existe no Galo. Tá na hora de mudar a adm da área por outra que entenda do ramo.

  • Minha escalação preferida. EVERSON; MARIANO, NATHAN GODIN, ARANA; ALLAN, JAIR, NACHO E ZARACHO; HULK E KENO. Jogando com três atacantes, o time fico com um buraco no meio, como vimos como o Flamengo, Uma vez que Ademir nem Savarino sabem fazer a recomposição. Não é só para este jogo. Manter um esquema 4-4-2 com o Jair, Nacho e Zaracho flutuando é o que deu certo ano passado. Aí pode entrar o Vargas no lugar do Keno, que fica do mesmo tamanho. Ademir, Savarino, entram no segundo tempo se preciso for! Vamos Galo!

  • Bom dia!
    Que o time entre bem escalado, com um meio campo forte pra proteger a zaga e sair pro jogo com qualidade. Jogando com seriedade, pegada, raça, humildade e não perder oportunidades pra marcar o primeiro gol, depois, com muita paciência e cuidado, marcar o segundo, muito foco pra marcar o terceiro...e nada de 6x1. Quero que se atualize os 9.

  • É bem provável que o Galo derrote nosso rival/freguês no próximo domingo. A diferença técnica entre os dois é imensa.
    Porém, creio que uma goleada seja improvável. Eles vão jogar recuados, esperando o erro.

    No Futebol, todos sabem, nem sempre o melhor vence. Nem sempre o melhor time dá espetáculo. E as goleadas são construídas durante a partida, por uma série de fatores que vão se apresentando no jogo. Não existe goleada de véspera e muito menos vitória sem entrar em campo com determinação e raça.

    Parte da torcida está nessa neura de "exigir" o troco. Não me incluo nesse grupo. Penso que o Atlético terá competições duras e outros adversários mais preparados no decorrer do ano. O clássico com o cruz credo é apenas uma partida de fase classificatória do estadual, nada além disso.

  • O grande interrogação do galo nesse ano, ao meu ver, tem sido esse 4-2-4 que deixa um buraco no meio e o time não trabalha a bola no meio campo, e sobrecarrega a defesa. Qualquer um vê, que o time perde muita qualidade em relação ao time do ano passado. Pra isso ele vai ter que decidir se tira o Nacho do time ou se joga só com dois atacantes.

  • Bom dia, todos! Queria saber de alguém com um pouco mais idade que eu, se a antiga charanga do Galo acabou? Se ainda estiver ativa, não seria interessante a presença dela no domingo, já que a galoucura não estará presente? Como sou do interior e vou a poucos jogos gostaria, já que estarei no mineirão domingo, muito de ver aquela turma que só vi pela TV.

Recent Posts

Acorda, Galo! Vitórias, já!

Se até o Papa, maior símbolo religioso vivo, admite que o fim do mundo está…

2 horas ago

O escárnio que virou o futebol brasileiro

Reclamante inveterado, chorão e indignado, seja como for nunca deixei de criticar e denunciar as…

1 dia ago

Resultado reversível na volta

Num jogo muito cauteloso das duas equipes, o fluminenC levou a melhor – na minha…

2 dias ago

Amar e sempre perdoar

  Se quem ama perdoa, a parte que ofendeu tem de fazer jus ao merecimento…

3 dias ago

Segunda-feira com gosto amargo de ressaca

Se nossa sexta e sábado, até o trágico confronto com o Bahia, foi de regozijo…

4 dias ago

Goleada mais que merecida

O time entrou em campo, descaradamente, tentando arrancar um empate que é o propósito claramente…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!