Categories: blogueirosfutebol

Entre o mi mi mi e o sonho

Por Max Pereira

@pretono46871088

@MaxGuaramax2012

Que o Atlético é clube dos paradoxismos não é novidade até para o mais incauto dos observadores. Já houve quem disse que o Atlético é o clube Denorex. Parece, mas não é.

“Ah! Quanto mais investe e contrata, mais decepciona dentro de campo. Vá entender!” Esta frase resume quase tudo o que se tem dito do time atleticano após o fiasco diante da limitada, porem briosa, equipe goiana.

“Compra-se jogador, mas não se compra vontade de jogar e nem espírito de campeão”. Essa fala que exprime sentimento mais do que uma comprovação empírica me parece bem apropriada para descrever o que o time atleticano tem passado para o seu torcedor. E, definitivamente, não há como não imaginar que algo de muito grave esteja acontecendo intramuros do clube.

Para quem, como eu, que defende que tudo o que acontece dentro de campo é consequência e reflexo do que acontece fora das quatro linhas, a recorrente irregularidade do time atleticano, a incapacidade de romper esquemas defensivos, a repetição de erros individuais e coletivos jogo a jogo, a crônica falta de intensidade e de energia, a expressão taciturna, pouco feliz, flagrada pela televisão nos rostos de vários atletas durante as transmissões, dentre outros, são sinais claros de algo de fato não vai bem e, por isso, merecem por parte de quem cuida do futebol do clube, atenção, cuidados e atitudes. E, atitude, por exemplo, é algo que o time não vem mostrando. Por que quer ou por que não pode? Ir a fundo nesta questão é fundamental, porque querer nem sempre é poder.

A convivência entre um técnico estelar como Sampaoli e um grupo, cada vez mais heterogêneo e pesado exige habilidade, comando, parcimônia e tato. Não é de se estranhar se as guerras de vaidade se instalarem, grupos forem sendo formados e o elenco rachar. Não é possível afirmar que algo do tipo esteja acontecendo na Cidade do Galo e nos vestiários. Mas, é possível garantir que um bom ambiente é fundamental para que os bons resultados aconteçam dentro de campo.

Também é possível prever que, como em qualquer grupo, organização, empresa, clube, etc…, haverá sempre alguém descontente, alguém com problemas pessoais ou de relacionamento, no Atlético não seja diferente. Expurgar pura e simplesmente não resolve, alimentar caça às bruxas e eleger bodes expiatórios é um tiro no pé, mesmo porque, com tais práticas, a raiz do problema será jogada para debaixo do tapete e o verdadeiro tumor não será lancetado, produzindo novos descontentes e minando o ambiente. Meu velho e saudoso pai me ensinou uma lição: às vezes é preciso ficar vermelho de uma vez por todas, do que ficar amarelo o resto da vida.

E Sampaoli, tem errado ou não? Tem que ser cobrado ou não? Está sendo cobrado ou não? E, se sim, como está sendo cobrado? A resposta às duas primeiras perguntas que dispensam maiores explicações é SIM. Já as respostas as duas ultimas confesso que, para mim, são uma incógnita.

Reza a lenda que Sampaoli é uma pessoa de trato difícil, intenso e que, fora de seu circulo de auxiliares de confiança, não conversa com mais ninguém dentro do clube. Nessa esteira, Sampaoli não mantinha diálogo com os ex-dirigentes executivos do clube e tinha arestas com o ex-diretor Alexandre Mattos. E ainda que o relacionamento com os novos dirigentes e com os mecenas seja ameno e haja interlocução, há alguma garantia de qualidade desta cobrança?

No universo dos boleiros o respeito é inspirado e adquirido a partir da demonstração de conhecimento das manhas e dos caminhos do futebol, na grama e fora dela. Aí, é que a porca torce o rabo. Enquanto isso, massa vai se contorcendo entre o mi mi mi e o sonho.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • CARP SR. MAX PEREIRA , TODA TORCIDA É EXIGENTE , QUER RESULTADOS , VITÓRIAS E TÍTULOS .
    ESSE BLÁ BLÁ BLÁ DE PROJETO , ANO QUE VEM , TIME EM FORMAÇÃO , ETC...
    ISSO TUDO É CONVERSA FIADA .
    FUTEBOL É BOLA NA REDE , GARRA , DETERMINAÇÃO , VITÓRIAS E TÍTULOS.
    JOGADOR QUANDO É BOM DE BOLA AOS 15 - 16 ANOS JÁ SE SABE.
    NÃO ADIANTA PASSAR PANO PARA SAMPAOLI , NO GALO , ELE TEVE TUDO QUE PEDIU E FRACASSOU , ESSA É A REALIDADE E ÚNICA VERDADE.
    E FRACASSOU , VÍTIMA DOS SEUS PRÓPRIOS DEFEITOS .
    JÁ DEMONSTROU QUE MERECE SER DEMITIDO.

  • Quer dizer que o novo diretor de futebol
    vem lá dos pampas e já indica um colega
    do ex- clube para a base do Atlético ?

    Em Minas não existe ninguém que tenha
    capacidade para tal tarefa ?

    Aí já virou safadeza ...

  • Prezado Barata. Com esse reCaptcha não sei onde esse comentário vai parar mas é resposta ao seu de 14:36. Meu pai dizia que quando a gente estiver debatendo ideias com alguém e precisasse xingar, dizer palavrão ou ofender é porque perdemos o debate e acabou nosso argumento. Eu estou dizendo há dias que esses caras só ficam digredindo, não teem nenhum conteúdo lógico.

  • HÁ MUITO TEMPO VENHO REPETINDO ISSO, QUEM SABE UM DIA ALGUÉM ENTENDA:

    CAMISA BRANCA NUNCA MAIS. Faz um segundo uniforme todo preto, mas essa camisa branca tem uma zica incrível.

  • Prezados amigos,

    Sampaoli tem lá cometido os seus pecados. E, confesso, me irritado bastante. Mas, debitar apenas a ele a quase iminente perda do título me parece injusto. O Atlético tem brigado no pelotão de cima desde que o campeonato se iniciou e liderou a competição por várias rodadas. Isso não aconteceu atoa.

    Hoje o time vem oscilando irritantemente e nos presenteando com atuações pífias e doídas que estão lhe tirando a possibilidade de ser campeão. Isso também não está acontecendo atoa.

    Sampaoli era o treinador nos melhores e nos piores momentos. O que mudou?

    Qual raciocínio calçado na presunção de se possuir uma saliência ímpar, no ódio e na intolerância a este ou a aquele atleta ou ao treinador, é raso e não se sustenta.

    De uma coisa tenho certeza: não sei de tudo e nem sou dono da verdade, mas o buraco é muito mais embaixo.

    Por tudo isso e por saber que enquanto continua tropeçando e vendo o sonho do título brasileiro ficar distante e, ainda brigando pela conquista de uma vaga direta na próxima Libertadores, o Atlético-MG vive um período de transição e de muito disse me disse fora das quatro linhas.

    Assim convido-os a ler o artigo “ VIGIAR, QUESTIONAR, PROVOCAR, COBRAR E INCOMODAR, A MISSÃO” (https://www.falagalo.com.br/preto-no-branco/vigiar-questionar-provocar-cobrar-e-incomodar-a-missao/), publicado também hoje, no qual, à luz da percepção de que algo vai mal nos interiores do clube e que vai muito além das idiossincrasias do histriônico treinador, invoco o torcedor atleticano a vigiar, questionar, provocar, cobrar e incomodar, duvidar e checar sempre. Para quem já venceu o vento, convenhamos, não é uma missão muito difícil.

    Saudações atleticanas

    • Errata: Qualquer raciocínio calçado na presunção de se possuir uma sapiência ímpar, no ódio e na intolerância a este ou a aquele atleta ou ao treinador, é raso e não se sustenta.

      Obrigado.

  • Boa tarde a todos,
    O pior cego é o que não quer enxergar...
    Está escancarado o prejuízo que esse Sr. JS está trazendo ao Clube Atlético Mineiro.
    Mas a culpa é da TORCIDA! 8.000.000 de culpados!
    A culpa é da TORCIDA pelos 50 anos na fila do BR. Duas gerações de torcedores, no caso.
    A culpa é da TORCIDA, por querer comemorar os títulos que não vem! ou melhor, vem, no Ano que Vem!
    A culpa é da TORCIDA, por nunca apoiar o time. Inclusive deixou de fazê-lo em toda a campanha de 2006 no maior inferno que a TORCIDA viveu em quase 113 anos de existência do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    A culpa é da TORCIDA, que aos brados de EU ACREDITO, incendiou os brios dos guerreiros nas viradas épicas de 2013 e 2014.
    A culpa é da TORCIDA por não engolir até hoje aquele fatídico jogo dezembro de 2011, em Sete Lagoas.
    A culpa é da TORCIDA, por "manifestar", "resenhar", "opinar", nas redes sociais ou nos blogs por aí, seu descontentamento com o "momento atual" do time, que tinha plenas condições de levantar o BR 20/21.
    Mas, os privilegiados, verdadeiros, aspones, ou sei lá o que, querem a todo custo enfiar goela abaixo da TORCIDA, os novos tempos.
    A culpa continua sendo da TORCIDA que precisa reaprender a torcer e entender que as coisas mudaram.
    Mas aí dirão que o problema não é a TORCIDA, mas os TORCEDORES.
    Não duvido se lançarem um manual do torcedor, quando da inauguração da Arena...
    Vai entender..
    Saudações.
    PS.:
    Novafala, Teletela, Duplipensar ? 1984 de G.O?

    • RICARDO PEREIRA ,

      não nos esqueçamos que há graduações
      entre torcedores , existe o que é permitido
      para os mais novos , sub40 , por exemplo ,
      e aqueles acima dos 50 .

      Tudo isso estará no almanaque / manual
      do torcedor que a NOVA ORDEM deverá
      lançar .

      Vai ser ótimo !!!

      Saberemos como gritar , momento certo
      para levantar da cadeira ( se for possível
      na ARENA ) , o que xingar , qual palavrão
      será permitido , essas coisinhas básicas
      do NOVO PENSAR DO FUTEBOL .

      • É JOSÉ EDUARDO BARATA, se as coisas continuarem assim, a tendência é que torcedor raíz faça parte do passado.
        Mas a boa resenha, essa nunca vai acabar..
        Saudações.

  • Oi Eduardo, Max e Amigos, boa tarde!

    Pois é... o Galo continua contratando a “baciada”.

    Agora a bola da vez é o Dodô, lateral para fazer sombra para o Arana. Acredito que seja uma boa contratação.

    E aí? Quando irão contratar um técnico?

    Saudações Alvinegras,

    • Um absurdo contratar este cara. Não deu certo em lugar nenhum. Dispensou o Fábio Santos que está bem no Corinthians e jogava bem tb no Atlético, o problema é o que o time era outro. Este técnico que gente indicada por ele. Muito incompetente, brigão, não aglutina o time só desagrega. FORA JÁ.

  • CRENDEUSPAI !

    De onde a gente menos espera é daí
    que sai nada mesmo que preste !!!!!!

    Como esperar tanto tempo para vir
    expressar uma opinião e só falar
    "abobrinha" sem nenhum conteúdo
    a não ser utilizar-se de pretensas e
    infantis ofensas ?

    Que pena !
    Aguardei tanto por este momento ...
    Estou arrasado !!!!!

Recent Posts

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

6 horas ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

1 dia ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

2 dias ago

Próximo jogo no Independência

Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…

3 dias ago

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

4 dias ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!