Tinha tempos que não assistia uma partida tão intensa como esse confronto entre Galo e Fluc. Foi, entre os jogos realizados, o melhor dos cinco adversários. Os anteriores, todos lutando para se manter na série A, enquanto ambos do confronto de ontem candidatos a títulos na temporada. O FluC, quem tem um grande elenco com jogadores experientes e jovens talentosos encaminhou a vitória, mas Milito – abusado – buscou o precioso ponto na condição de visitante.
O primeiro gol tricolor, relâmpago, causou um roteiro que sugeria ao FluC se fechar em busca de manter o resultado. Veio o segundo tempo, com o Galo mais ousado, até que toma o segundo tento, numa falha lamentável do Éverson na saída de bola. Tenho pânico dessa jogada, já disse aqui e manifesto todo dia. No primeiro gol, diferente de muitos, não culpo ao goleiro. Fatalidade e o sistema defensivo todo tem responsabilidade, não podendo debitar exclusivamente a um atleta.
Pois que, com dois a zero atrás no placar, nosso Milito – que já tinha atrevidamente optado por Rômulo no lugar do sempre amarelado Jemerson e deixando Rabello e Lemos no banco – entra com Igor Gomes e Vargas nos lugares de Zaracho e Hulk. Dois jogadores que são xodó do Atleticano, mas que não vinham produzindo bem na partida. Nos primeiros instantes, talvez dez segundos depois das substituições, o meio campista serve ao atacante que marca e inicia a reação Atleticana. Pois, o mesmo Vargas, minutos depois num cruzamento do Arana, leva o Galo ao empate e a Massa à loucura. Por pouco, mas muito pouco e pouco mesmo, trariam a vitória na volta de Cariacica.
Diria, sem me de errar, que os onze que iniciaram a partida vem se transformando na formação escolhida pelo treinador. Entretanto, sem preocupação, posso também afirmar que ele conta com todo o elenco com vontade de mostrar todo seu potencial. Tanto é verdade, isso é perceptível, quando um jogador é acionado entra em campo motivado. Foi assim ontem com o estreante zagueiro da base, Rômulo, que jogou com a determinação de um veterano. E dizem, quem assegura isso é o Zé Roberto GalodaMata – que acompanha tudo da base – que tem um outro garoto de nome Renan Santana que é desse nível para melhor. Também zagueiro.
Os dois que entraram no meio do segundo tempo, solidaria ou separadamente, foram determinantes na busca do empate. Assim como os outros dois garotos, Alísson e Cadu – com pouco tempo – seguiram na busca do terceiro gol. É essa intensidade, com esse ou aquele jogador, que tem feito esse Galo diferente de tempos recentes. Em 2021, quando vencemos quase tudo – Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil e semifinalista da Libertadores – era assim sob o então comando daquele Cuca. Daquele, pois depois – entre tantos – voltou ao Galo e não repetiu o mesmo desempenho. Ele, Turco Mohamed, Coudet e Felipão. Tanto que todos seguiram outro caminho. Os mais de 75% de aproveitamento, sete vitórias e quatro empates em 11 jogos, comprovam essa eficiência.
Pra fechar dois pitacos. Arbitragem: o Rafael Claus, que me sugeriu ter pés atrás com seu trabalho – nunca vou esquecer alguns jogos como em 2021 entre Galo e xará de Goiás – ontem foi perfeito. Eu estava receoso sim, afinal tem histórico. Surpreendeu! Apitou como recomendam as orientações, nem sempre seguidas, ainda que tenha sido duro no amarelo ao Jemerson que estava sendo empurrado pelo Ganso. Compensou.
E a transmissão, que pelo delay da minha tv não permite acompanhar imagem aliado ao rádio, é vexatória. Um tal de fulano Vasconcelos não consegue dissimular sua preferência. Nem o Luiz Júnior, seu companheiro antigo na tv, contagiando até um ex-jogador campeão da Libertadores pelo Galo. Só falam o óbvio, como se fossem estudiosos da bola. No lance do segundo gol tricolor, Vasconcelos quase teve orgasmo, por ter sido construído por dois jogadores que acabaram de entrar. Só faltou pedir a volta do ineficiente e destemperado treinador carioca para a selecinha.
No primeiro tento Atleticano, com o mesmo enredo, registrou que ambos -Gomes e Vargas – tinham acabado de entrar. Me lembrou aquele juiz do ano passado, quando Galo e Corinthians empataram no estádio do time paulista, que a imagem mostra o sujeito até dando um pulinho no gol do adversário. São, como eu, parciais sim. Mas não dissimulo. E as imagens do diretor da televisão? Ridículos! Quem foi ao jogo e dava mesmo para perceber, a Massa estava em maior número e fez mais barulho. Exaltavam a torcida adversária e ao final, o tal Luiz Júnior disse que o Atleticano acordou. Ora, vá …!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
View Comments
Everson prejudicou o galo ontem, e foi muito, duas falhas de principiantes, uma bola cruzada na linha de fundo que ele fecha mas permeite que a bola passe por baixo dele, o segundo foi bisonho, uma bola controlada onde se pose ticar para o lado dar um bicudo pra frente e ele escolhe dar um passe para o jogador adversário, não tem justificativa. É por este motivo que destesto abrir o blog e ver tantas vezes esta martelaçao sobre o mesmo assunto, arbitragem. De que adianta uma arbitragem isenta (coisa que nunca existiu) se dentro de campo falta competencia. Competência para não tomar gols idiotas e competência para fazer gols idiotas. Perdemos os 3 pontos ontem, a culpa foi de quem?
Quando se disputa três e ganha somente um, pela aritimética que estudei, deixa de ganhar dois. Perder três vai me obrigar a voltar pra escola (não iscola), caso contrário tudo que imaginei ter aprendido pode ter mudado.
Só não vou mudar meu otimismo com o Galo, pessimistas - felizmente - são poucos.
Até que enfim alguém falou tudo. Everson frangueiro, os dois gols culpa dele. E o blogueiro passou pano total, e como sempre, tem que falar de arbitragem.
Querido! Quer o email do jornal pra enviar seu currículo e assumir essa missão? Eu só estou blogueiro, exclusivamente pelo Galo, ainda que tenha o ônus de apreciar provocações. Quanto a passar pano, se assim pensa, prefiro a vilipendiar patrimônio do meu time do coração. Já com relação ao meu sentir sobre a arbitragem, que sou muito crítico, queres patrulhar até quando faço elogio.
Rio. É o melhor caminho. Podia, tenho autonomia para isso, te jogar na lixeira. Mas, como é domingo e preciso segurar um pouco pra dormir, optei por postar e responder. Quer um padrinho pra assumir o espaço? Bate lá na sede do Barro Preto.
Bom dia xará e amigalos. Pois então Guru. Everson entregou a rapadura duas vezes mas Milito soube mexer o doce mais uma vez e o contestado Vargas garantiu um pontinho importantíssimo no BRASILEIRÃO contra o também queridinho da TV Globo e da Confederação Brasileira de Falcatruas. A sequência invicta tá boa mas o cansaço já começa a sobressair em alguns titulares no segundo tempo. BORA ganhar dos Argentinos!
Prezado Ávila, ótimo dia
Estive ontem no estádio, quero aqui pontuar a participação da torcida do Galo, um show aparte, entoou mantra "Eu acredito" e a partir daí o time foi tomado de uma capacidade de reação impressionante. O número de torcedores do Galo superou o número de torcedores do fluminense no estádio.
A lamentar as lambanças do Everson, goleiro que não passa confiança nenhuma.
Tava demorando pro Everson fazer mais das suas lambanças vestindo esse amarelo ridículo.
Deu sorte que o Milito com suas mudanças colocou o Vargas no momento certo, aliás, esse jogador está finalmente, honrando o salário que têm... antes tarde do que nunca.
Esse empate acabou sendo um ótimo resultado considerando que a derrota já batia a nossa porta... um ponto é melhor que nenhum.
E do pessoal da TV que narra e comenta não se faz necessário perder tempo... sempre foram e sempre serão aquilo ali... torcedores travestidos de jornalistas.
NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO - GE:
Everson 1,7
Saravia 6,6
Bataglia 6,4
Jemerson 3,7
Rômulo 7,4
Arana 7,0
Otávio 6,3
Franco 6,5
Zaracho 5,3
Scarpa 5,9
Igor Gomes 7,4
Alisson 5,4
Paulinho 5,1
Hulk 4,8
Vargas 9,6
Cadu 5,2
Pra mim, os melhores em campo foram Rômulo, Otávio, Franco, Igor Gomes e Vargas…
PRÊMIO MOTORÁDIO:
Leva o rádio: Rômulo
Leva a moto: Vargas…
RÔMULO: Milito disse no pós-jogo que a partida pediu que o garoto entrasse no lugar de Jemerson que estava amarelado. O treinador argumentou que os atacantes rápidos e letais do FLU poderiam provocar um segundo amarelo de Jemerson. Em razão disso, a rapidez dos atacantes do Flu, optou por Rômulo que é jovem e rápido, o que equilibrou os embates. E Rômulo correspondeu demais num jogo grande. Gostei demais do garoto. Além de velocidade, mostrou bom posicionamento, tranquilidade, confiança, personalidade, bom passe, senso de jogo coletivo…
VARGAS: o chileno afinou a cintura, está magro e focado. Na entrevista da TV no pós-jogo, o atacante disse que tem recebido apoio da namorada e dos pastores de sua Igreja depois da conversão, o que tem ajudado a manter o foco no futebol e na vida e isso é muito bom. O futebol, além de técnico e tático, também é físico e mental. Vargas está focado e fisicamente bem. E já merecerá, por isso, a titularidade…
HULK: Na ERA MILITO coincidentemente o Hulk vem tendo atuações mais apagadas e por quê? Com Felipão o Atlético jogava um futebol reativo, passivo e sem intensidade, o que favorecia o Hulk cuja idade lhe tirou a explosão necessária dos atacantes. Com Milito, que faz um jogo de intensidade do início ao fim da partida, a exigência física absurda dos jogadores está pesando para o cara. Como Hulk é um líder forte da equipe, a situação de colocá-lo na reserva, como hipótese, pode gerar problemas no vestiário e rachar o grupo. Claro, tudo isso são suposições e esse diagnóstico pode estar totalmente equivocado. A ver e acompanhar…
Prezado Ernest, ótimo dia
Discordo apenas da nota do Arana, ele foi mal no jogo, eu estava no estádio, e ele foi totalmente envolvido pelo dois jogadores que o Diniz colocou para jogar em cima dele.
Prezado Leonardo,
A nota não é minha mas do público que vota pelo GE. Mas vou considerar sua observação e tirar um ponto do Arana pela 1ª etapa ruim e somar um ponto pela 2ª etapa muito boa. Assim a nota do Arana fica em 7,0. rsrsrs...
Brincadeiras a parte, o Arana é jogador diferenciado. Tanto é que mesmo começando mal retomou o bom futebol no 2'T e foi fundamental na recuperação do Time e no apoio ofensivo na assistência para o gol de empate de Vargas...
Everson não é goleiro para o Galo. Ele é mediano para ruim. O primeiro gol foi uma lástima.
Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu viram um Galo diferente ontem. O esquema montado pelo Diniz, anulando o Arana, deixou o Galo perdido em campo.
Gostei do jogo. Apesar da dificuldade imposta pelo Fluminense o Galo lutou muito e só não saiu vitorioso graças ao ódio produtivo.
Explico: O Fábio é um excelente goleiro, mas quando enfrenta o Galo ele se torna super-excelente. É resultado do ódio que ele tem do Galo. É o típico sentimento que potencializa o indivíduo e o torna mais produtivo que o normal. E como o ódio não provém de Deus, não é difícil imaginar onde ele vai buscar essa força. Pois é, o Galo jogou muito apesar do nó que o Diniz deu no esquema do Milito. O treinador do Galo não teve outra alternativa senão desmontar o time que o Diniz havia empacotado. E isso confundiu o adversário montado para segurar o Hulk, Zaracho e Paulinho, prendendo o Arana. O Scarpa destoou ao fugir do jogo onde deveria ser protagonista infernizando a vida do Marcelo, obrigando um zagueiro a fazer a cobertura, abrindo espaço no meio da zaga. Só espero que terça-feira lá na Argentina, o técnico do Rosário, que deve ter pego a receita do Diniz, jogue da mesma forma e que o Galo tenha aprendido a sair da armadilha. As coisas continuam favoráveis ao Galo. E o Milito deve ter aprendido que seu esquema é vulnerável e trate de criar alternativas de jogo.
VAMOS LA, GALO. JOGAR BOLA E APRIMORAR AS IDEIAS PORQUE OS OUTROS TREINADORES TAMBÉM PENSAM.
SÓ JOGA BOLA GALO. NADA MAIS.
Tá quase tudo explicado aí nos comentários. Gostaria de ressaltar que não gosto Everson, ele encena demais em qualquer defesa que faz, mesmo nas mais facéis...e ontem aquela falha no segundo gol é sem comentários...O Paulinho precisa ter mais calma nas finalizações e parar de chutar sempre em cima do goleiro. O Hulk quando solta a bola mais rápido não tem prá ninguem...e é isso ai...bica bicudo!!!!!
Bom dia! Posso falar de cadeira, pois estes lançamentos de reposição de bola, de modo lento e a meia altura, só consagram o time adversário. Já reclamei dezenas de vezes do Everson, aqui neste Canto do Galo, que considero um goleiro regular e com muitos defeitos. Alguém tem que avisar para ele que está reposição tem que ser firme e bolas rápidas, e não fatiadas como ele faz, muito mal por sinal. Já tem feito isso diversas vezes e ontem acabou em gol. Quanto ao Vargas, excelente partida, mas não renovem o contrato. Só joga nos últimos seis meses de contrato. Milito, excelente!
Bom dia, todos! Como sempre digo, "bom bom, não foi, mas foi bom. Empatar com o sub 60 do flu não deveria ser comemorado, mas diante da situação, valeu. Estou muito preocupado com as questões físicas do time. Arana se arrastava ao final do jogo e não tem substituto, Hulk e Paulinho visivelmente cansados e a maratona continua.