A partida, entre dois times bastante diferentes, embora ambos em formação, provocou diferentes comentários após o apito final. De um lado, um time pior, com muita vontade em campo; do outro uma equipe tecnicamente muito superior, mas totalmente sem tesão pelo resultado. Com isso, um jogo ruim cujo resultado, se houvesse um vencedor, não seria justo.
Mas os piores em campo não usavam camisa preta e branca e nem azul. Foram o juiz Paulo César Zanoveli da Silva e o bandeirinha Guilherme Dias Camilo. O árbitro, metido a bravo com a pretensão de se mostrar disciplinador, não foi nada diferente de um frouxo durante toda a partida. Já o seu auxiliar, que um dia já foi festejado como o melhor do Brasil, parecia nervoso e errou seguidamente. Também foi omisso, direi ao final.
Sobre o jogo, como disse na abertura, nosso adversário entrou com gana em campo e o Galo foi muito diferente daquilo que o Torcedor esperava para uma partida dessa grandeza. Acho que faltou a diretoria explicar ao Coudet e ao elenco sobre o histórico desse confronto, que outrora já foi o maior clássico de Minas Gerais. Para essa gente, esse desafio vale mais que um título, lembram de 2021 quando o mesmo presidente atual – que hoje não manda mais nada – deu até volta olímpica depois de uma vitória inesperada?
Pois ontem, lá do meu cantinho no Independência, pelas caras e reações, deu pra perceber que – apesar da igualdade no placar – tinha jogador e torcedor querendo repetir o gesto. Temos elenco para vencer com folga esse mesmo adversário, mas parece que os jogadores e o treinador não entenderam a importância da vitória. Passamos agora à condição de segundo colocado geral, perdendo por saldo de gols para o América.
Assim, como na próxima rodada vamos pegar a Patrocinense (com a obrigação de vencer e tentar tirar essa diferença de saldo), para no outro final de semana enfrentar o mesmo coelho. É o América, pelos resultados até o momento, nosso principal concorrente ao título de 2023. Tudo é possível de acontecer, mas depois de cinco rodadas essa é a projeção.
Perdíamos o jogo, num lance isolado onde a falha começou com o Pedrinho e na sequência a defesa e até o goleiro – atabalhoados – permitiram a finalização. A bola – lembrando que no momento tinham duas em campo – ainda pegou na trave, por pouco erravam esse lance fortuito. Só à partir daí o treinador mexeu no time, a meu entendimento mudanças um tanto afoitas. Chegamos ao empate em mais um gol do Hulk – marcou em todos os jogos que atuou na temporada – numa falha bisonha (frango mesmo) do goleiro adversário.
Imaginei que com esse tento, pelas circunstâncias – também casual como o que tomamos – o Galo fosse pra cima buscar a vitória. Que nada! Parecia que os jogadores no gramado olhavam para o relógio esperando o tempo passar. Foi, seguramente, desse antigo clássico, um dos piores que já pude acompanhar ao longo de décadas. Tudo bem que o quando tá valendo só virá a partir da fase de mata mata, mas o Atleticano esperava bem mais do time ontem. Que fosse o que vimos na quarta-feira passada quando atropelamos o Democrata de Sete Lagoas. Então venham Patrocinense, América e Democrata de Valadares.
Pra fechar, conforme sinalizei acima, o porquê achei a arbitragem horrorosa! Tentarei ser sucinto. Antes mesmo de o jogo começar, sob a vista dele – Zanoveli – a torcida adversária já vinha atirando copos no gramado. Os times, perfilando para entrar no gramado, deu pra perceber que um fotógrafo fora atingido. De lá, embora distante, ele viu e foi omisso. Com isso permitiu aquele festival horroroso durante toda a partida. Com o jogo em andamento, do mesmo local – torcida adversária – outro copo com líquido acertou ao bandeirinha Guilherme Camilo. Apesar de assustado, não fez nada, assim agiu o tempo todo. Omisso. Imagino que pela proximidade do banco do time que deveria ser punido.
Os sacanas, aí incluindo o VAR, não viram aos 11 minutos do primeiro tempo o zagueiro cometer uma penalidade. Se ele – o zagueiro – estava com a mão fechada seu braço estava completamente solto e cortou a trajetória da bola. Na sequência desse mesmo lance, Hulk foi derrubado na meia lua, pois o frouxo árbitro de frente pro crime, não assinalou a falta. Dalí para o super herói é fatal, talvez o tal perigo de gol impediu a marcação. Guilherme, que vinha invertendo muitos lances laterais e faltosos, se apressou em dedurar o Hulk que reclamou num desses lances. Porém, já no segundo tempo, afinou para os reservas do adversário que foram pra cima dele numa marcação de tiro de meta. Exigiam escanteio e, abusadamente, colocaram a bola naquela marca e gritavam com o bandeirinha. Acovardou e não dedurou ninguém. Mas o banco estava colado nele. Tá explicado!
E na súmula que pude ler agora cedinho, exceto aqueles arremessos de copos e objetos de onde só tinha torcedor azul, o cara de pau do árbitro alega que não foi possível identificar de onde teria partido esses arremessos ao campo. Ora, para quem enxerga e tem coragem, foram da mesma torcida. A do Galo, localizada acima, atirou sim no local onde estava o torcedor azul. Mesmo se quisessem, pela distância, seria impossível atingir o campo de jogo. Malandragem na súmula com a intenção de, em caso de penalização, embolar o julgamento.
E mais, foram coniventes com o antijogo que era a proposta do adversário com pesos e medidas diferentes na marcação e até nas advertências. O número 11, que não sei o nome – confesso que sei apenas que o goleiro chama Rafael – estava com o firme propósito de tumultuar, dissimulando e provocando, sob o olhar complacente de sua senhoria. Muito estranho! Por fim, Coudet segue sem vencer um clássico no Brasil e o uruguaio sem vencer time de série A. E a FMF o que fará? Nada! Conivente!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…
Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…
View Comments
Boa terça, AmiGalo!
Dominado por um triBeiro valente, compacto e focado, esse Galo de Coudet, em jogo de visitante, lembrou o time sabático de 2022, quando não se empenhava por soberba, frouxidão e trama anti-técnico.
Salvaram o empate Everson, com defesas difíceis, e Hulk, com a bomba de falta à la Éder Aleixo. Galo reprovado no primeiro teste de 2023 por desdém e ruindade. Lição para a pré-Libertadores: jogar como astuto Davi e não como aéreo Golias.
Penalti claro, a bola ia para dentro da área e o braço aberto, interropeu a trajetória. Vimosisto na copa do mundo todo dia. Dão penaltis por muito menos, por aí.
Impedimento com linhas mal traçadas.
Nikão e Wesley apitaram o jogo todo.
Juíz conivente com a torcida do Cruzeiro que arremessou tênis, bombas, copos e garrafas durante 90 minutos.
Narrador da globo e Fábio Júnior tentando colocar panos quentes no caso dos objetos arremessados.
Tem coisa erada, ai, Eduardo . Abre o olho diretoria.
Tem aquilo que sempre teve.
Nada diferente. O sistema é brabo!
Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!!!
No geral, pelo futebol apresentado até aqui, o meu sentimento é que temos um plantel inchado e limitado tecnicamente.
Sempre dependente de um único jogador, Hulk.
É muito pouco para quem aspira títulos mais expressivos este ano.
Ganhar o Mineiro é obrigação.
Saudações Atleticanas,
Bom dia! É cedo demais para reclamar do treinador e do time. Para mim nada mudou, cada um em seu lugar. O Galo vai disputar uma importante partida pela Libertadores (alguém dúvida que a postura será diferente?) e o outro vai tentar classificação para a semifinal do mineiro. Simples assim.
Mais uma vergonha deste time sem sangue e sem vontade alguma , tão suando sangue pra empatar com um time da série B, uma folha de 20 milhões pra apresentar um futebol horrível deste , o salto alto , o nariz em pé, e a falta de humildade são as principais virtudes deste time , diretoria completamente cega , não trouxeram um jogador que presta , e outra vergonha é a preparação física deste time , o outro lado da lagoa engoliu agente , impressionante como tá faltando perna pro Atlético.
CARO EDUARDO:1) O GALO PRECISA ENTRAR EM CAMPO PARA DISPUTAR UMA PARTIDA DE FUTEBOL COM VONTADE, POIS SEM TÉCNICA, ALIADA À RAÇA É DIFÍCIL VENCER UM TIME DESESPERADO. 2) PARECE QUE É IRREGULAR e "FENOMENAL" JOGADA CONTINUAR COM (2) DUAS BOLAS EM CAMPO, TEM QUE SER INTERROMPIDA. 3) O PENALTI PARA O GALO FOI CLARO, POIS O JOGADOR ESTAVA COM O BRAÇO LONGE DO CORPO. 4) ACHO, TAMBÉM, QUE , APESAR DE ELOGIÁVEL, SEU ESPIRITO DEMOCRÁTICO, NÃO DEVERIA COLOCAR OPINIÃO DE ADVERSÁRIO NO BLOG, POIS AFINAL, O CANTO É DO GALO. 5) POR FIM ,VAMOS ESPERAR AS 10 PARTIDAS, COMO DIZIA O CUCA, PARA VER A QUE VEIO O COUDET.
Vou avaliar sobre sua sugestão. Até me divirto com os pitizentos, mas podemos considerar que polui o ambiente. Não contaminam, pois somos vacinados contra essa doença dessa gente. Juro que vou repensar. Até pq, comprovadamente e fiz pelos IPs, a maioria usa nome fake. São covardes. Abs...
Concordo. É egoísmo da nossa parte, já que você é obrigado a ler tudo que chega. Mas se puder nos poupar, será ótimo! kkkkkk
Inclusive do Júlio, que passa quase todos os dias, não sei se despercebido.
Como disse, vou adotar. Essa gente até me diverte, mas nossos amiGalos não merecem tanta poluição.
PIADA, o time do galo não consegue ficar com a bola.
Só correria desenfreada....
Vai mal.
Esse Dodô é um fake de jogador.
Resumo de um jogo qualquer porquê clássico, aquilo ali não foi de jeito nenhum:
- uma verdadeira pelada varzeana de dois times profissionais numa Segunda Feira, organizada por uma Federação absurdamente mal administrada e com interesses excusos!!!
De um lado, o mandante com a sua torcida cafona e sem graça, que todos sabiam que viriam com apenas a vontade de ganhar porque futebol não têm nenhum... time fraco que só têm mesmo o treinador uruguaio, que sabe como poucos, pilhar um time de futebol!!!
Do outro lado, o visitante, o nosso CAM com a sua invejada torcida, pequena pela circunstâncea mas que fez sua parte como sempre... todos sabiam que o nosso GALO têm o melhor time mas que teria que se impor muito mais para vencer o jogo... não o fez e não mostrou vontade como deveria... nosso treinador ficou devendo no quesito de armar melhor a tática de jogo!!!
bom dia Eduardo e massa.simplismente ridículo este time do galo quase ressuscitou as caloteiras. time froxo e treinador fraco sendo engolidos pelo treinador das cabulosas. ontem disse aqui se entrar com salto alto perde o jogo e quase perdeu sorte nossa que temos o incrível Hulk para nos salvar de vexames. zaga dormindo.meio de campo morto e ataque apagado. simplesmente ainda não sei ok este treinador veio fazer no galo. aff.acorda galooo. vai galooo.
Bom dia, Eduardo e amiGalos!
De volta a esse espaço, para dizer que gostei do jogo, apesar de "travado". A verdade é que o "sistema" fará de tudo para reerguer esse adversário quebrado e limitado, inclusive para classificá-lo ás finais. Péssima arbitragem, tendenciosa e arrogante, claramente azulada.
Pênalti claro a nosso favor, não marcado. Segundo tempo, Otávio disputou jogada e a bola tocou em sua mão: falta! No meio-campo, claro! Mas aquela mão na bola dentro da área foi involuntário, claro!
Pedrinho e Hyoran são frágeis fisicamente, e perdem disputas com facilidade. Paulinho é excelente, e penso que será um dos melhores da temporada. Vargas, também, é imprescindível ao time. Ressalvas a Dodô, limitado e desligado.
Chances reais só o Galo teve (duas com Patrick, dois gols anulados), e o time me pareceu "estar nem aí" para o resultado. No último lance, o ótimo Rubens preferiu um lateral a lançar a bola na área, e o soprador de apito terminou o jogo 15 segundos antes.
Nosso time é muito bom, e iremos levantar taças este ano! Vai, GALO!!!