O espaço, como sempre registrei, é democrático. Conheci neste final de semana, ainda que virtualmente e através de amigo em comum, o Juiz Federal Lincoln Pinheiro Costa. Paulista de nascimento (Buritizal), se tornou Atleticano ainda criança, quando o Galo enfrentou o Santos em 24 de outubro de 1976.
O time Atleticano atuou com Ortiz, Alves, Modesto, Vantuir e Flávio; Cerezzo, Danival e Paulinho; Marcelo, Paulo Izidoro e Bozó (depois Cafuringa) e era treinado pelo Barbatana. Vale dizer, o nosso convidado de hoje tinha oito anos e meio quando lá no interior de São Paulo, escolheu o Galo como seu time do coração.
É atualmente Embaixador do Galo em Salvador e conhece a história e a saga do nosso time do coração como poucos Atleticanos. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Ele, com propriedade e conhecimento de causa, explica sobre o caso Cuca e que não se deve aplicar uma punição perpétua.
Com a palavra o meritíssimo:
“Para que punir? Quem for procurar uma função para a pena na Constituição em vigor não vai encontrar. De acordo com o professor Salo de Carvalho, a Carta Magna é agnóstica quanto às funções da pena, conquanto a legislação infraconstitucional disponha que a pena se destina à vingança, à intimidação e à cura moral, referidas, eufemisticamente, como retribuição, prevenção e ressocialização. No entanto, essas funções declaradas pelo legislador são falsas ou, pelo menos, não-generalizáveis, no dizer de Zaffaroni, e isso se pode constatar pela violência existente no país, apesar de termos mais de dois mil tipos penais, penas altíssimas e oitocentos mil presos.
Se a Constituição não tem um “para que punir”, tem um “como punir”, pois veda penas perpétuas e que ultrapassem a pessoa do condenado.
Nesse sentido, a campanha feita por parte da torcida atleticana contra a contratação do técnico Cuca, em razão de condenação sofrida no exterior e com a punibilidade já extinta, representa uma vingança perpétua, um ódio visceral que ultrapassa a própria pessoa do condenado, atingindo seus familiares com o revolvimento de um caso já transitado e julgado.
Vindo de minorias, a campanha mostra sua natureza ingênua, pois revela que seus organizadores acreditam ser possível fazer justiça social com repressão penal. A jurista Maria Lúcia Karam até cunhou a expressão “esquerda punitiva” para designar essa vertente ideológica.
Ocorre que o sistema punitivo é seletivo por natureza – segundo dados oficiais, 70% dos presos brasileiros são negros ou pardos – e se destina a gerir os indesejados, aqueles que em Criminologia chamamos de etiquetados, ou seja, negros, pobres, favelados, tatuados… Quando a “esquerda punitiva” se alinha aos ideólogos do populismo penal pedindo mais repressão, está ampliando a discricionariedade para a seleção dos criminalizáveis. A história recente do país demonstra aonde leva essa estupidez.
Portanto, o técnico Cuca tem direito de treinar o Galo, pois nada deve à Justiça. A vingança é irracional e só se explica pelo ódio arraigado. Mesmo os crentes nas funções da pena hão de admitir que ele não oferece qualquer ameaça à sociedade e até já se “ressocializou”, na medida em que se tornou devoto de Nossa Senhora.”
*fotos: arquivo UAI/EM
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Invalida por qual razão?
PARABÉNS AO DR.
CUCA NÃO DEVE NADA A NINGUÉM E O GALO ACERTOU NA SUA CONTRATAÇÃO.
ISSO FOI BLÁ BLÁ BLÁ DO EIXO RIO - SÃO PAULO E DE UMA INSIGNICANTE MINORIA DE TORCEDORES QUE SE DIZEM ATLETICANOS.
Você tomaria há 40 anos as decisões que toma hoje?
Com que rigor você julgaria seu filho? A mesma que aplica ao filho do outro?
boa tarde Eduardo e massa. nem vou comentar o problema que o cuca tem com a justiça se tiver que resolve. ja falei aqui e repito porque esta notícias não saiu em 2011.2012.2013.e nem quando ele treinava outros clubes não saiu estás notícias agora que ele volta para galo que voltam com as notícias. sobre o time porque o nacho ainda não entrou no time ja tem semanas a treinar pelo menos coloca o argentino a pouco a pouco para ganhar ritimos. estou gostando do time principalmente do calebe e zaracho criticados por mim e por muitos aqui no blog. espero eu que o cuca não tiram eles para por os péssimos Nathan e Allan se não a corneta vai piar. rsrs.alias ainda falta dar chances ao talison eo zagueiro da base. vai galooooo.
Caros,
Sempre mais GALO!
> no texto de hj (parabéns), muito sofisticado no argumento IMPARCIAL - q ñ quer dizer NEUTRO, o q leva a reações INFANTILÓIDES da maioria dos velhinhos do Nobre Canto, mas senti nele uma crítica SUTÍL e construtiva ao Mr Sist/Jud geral e ao procedimento particular do Nosso Primo, O MARRECO!
Teje solto e VIVA O MARRECO!
Abs fraternal aos q acreditam!
JOSÉ ROBERTO ,
esse time que você escalou aí seria ele todo titular nos dias atuais .
Que saudade !!!
Ôh se não,caro José Eduardo!
Fácil, fácil...
PS: foi meu primeiro e único time de futebol de botão. Invicto por uns bons anos contra times de camisa feiona de outras praças. Campeonatos valiam como troféu o conjunto do perdedor, os quais eram destruidos bem na frente do freguês. O prazer dobrado e maior, eram os do inimigo nº 1 do CAM_ o tal de mingau_,este era, é,e sempre será questão de honra amassá-lo.
Saudações Atleticanas!
Esse assunto CUCA e a justiça feita ou não, é muito complexo e cabe muita discussão e opiniões diversas, porém, na minha humilde opinião, o Blog é um espaço pra comentários e resenhas sobre o futebol Atleticano e assim, deveria continuar...
O nosso CAM passa por um processo de mudanças e o que mais queremos é que esse Projeto dê certo e vá pra frente, sendo com Cuca de treinador ou não, portanto, que se resolva logo essa situação dele e que o mesmo chegue em BH pra começar seus trabalhos, afinal, muito em breve estaremos disputando os grandes torneios!!!!!
Ai cabe vossa interpretação. Onde foi usado "ressocializou" e entendido "pessoa do bem"...
Se o que o meritíssimo descreve ai fosse "a verdade" o Goleiro Bruno estaria jogando em um time da serie A afinal Bruno cumpriu sua sentença. Cuca ao contrario foi um fugitivo da lei de 89 a 2004 e não cumpriu sua pena.
Teobaldo,
Eu fui nesse jogo também.
Bom dia massa e Guru
Cuca já é do galo e questão fechada. Que ele dê continuidade as coisas boas feitas por "el pelado" no quesito marcação alta e sede de atacar, mas que corrija os problemas de defesa e as escalações de prof. pardal de seu antecessor. Se fizer isto, deixe o resto dentro de campo que a tchurma da conta.
Nota: Vi noticias do lançamento do novo uniforme, confesso que fiquei p@!$ pela diretoria ter enganado a torcida com a história de lançamento de camisas (manto da massa e cinza), pois o time não as usou como prometido. Se o clube não acredita em seu produto, como quer que o torcedor acredite?