O espaço, como sempre registrei, é democrático. Conheci neste final de semana, ainda que virtualmente e através de amigo em comum, o Juiz Federal Lincoln Pinheiro Costa. Paulista de nascimento (Buritizal), se tornou Atleticano ainda criança, quando o Galo enfrentou o Santos em 24 de outubro de 1976.
O time Atleticano atuou com Ortiz, Alves, Modesto, Vantuir e Flávio; Cerezzo, Danival e Paulinho; Marcelo, Paulo Izidoro e Bozó (depois Cafuringa) e era treinado pelo Barbatana. Vale dizer, o nosso convidado de hoje tinha oito anos e meio quando lá no interior de São Paulo, escolheu o Galo como seu time do coração.
É atualmente Embaixador do Galo em Salvador e conhece a história e a saga do nosso time do coração como poucos Atleticanos. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Ele, com propriedade e conhecimento de causa, explica sobre o caso Cuca e que não se deve aplicar uma punição perpétua.
Com a palavra o meritíssimo:
“Para que punir? Quem for procurar uma função para a pena na Constituição em vigor não vai encontrar. De acordo com o professor Salo de Carvalho, a Carta Magna é agnóstica quanto às funções da pena, conquanto a legislação infraconstitucional disponha que a pena se destina à vingança, à intimidação e à cura moral, referidas, eufemisticamente, como retribuição, prevenção e ressocialização. No entanto, essas funções declaradas pelo legislador são falsas ou, pelo menos, não-generalizáveis, no dizer de Zaffaroni, e isso se pode constatar pela violência existente no país, apesar de termos mais de dois mil tipos penais, penas altíssimas e oitocentos mil presos.
Se a Constituição não tem um “para que punir”, tem um “como punir”, pois veda penas perpétuas e que ultrapassem a pessoa do condenado.
Nesse sentido, a campanha feita por parte da torcida atleticana contra a contratação do técnico Cuca, em razão de condenação sofrida no exterior e com a punibilidade já extinta, representa uma vingança perpétua, um ódio visceral que ultrapassa a própria pessoa do condenado, atingindo seus familiares com o revolvimento de um caso já transitado e julgado.
Vindo de minorias, a campanha mostra sua natureza ingênua, pois revela que seus organizadores acreditam ser possível fazer justiça social com repressão penal. A jurista Maria Lúcia Karam até cunhou a expressão “esquerda punitiva” para designar essa vertente ideológica.
Ocorre que o sistema punitivo é seletivo por natureza – segundo dados oficiais, 70% dos presos brasileiros são negros ou pardos – e se destina a gerir os indesejados, aqueles que em Criminologia chamamos de etiquetados, ou seja, negros, pobres, favelados, tatuados… Quando a “esquerda punitiva” se alinha aos ideólogos do populismo penal pedindo mais repressão, está ampliando a discricionariedade para a seleção dos criminalizáveis. A história recente do país demonstra aonde leva essa estupidez.
Portanto, o técnico Cuca tem direito de treinar o Galo, pois nada deve à Justiça. A vingança é irracional e só se explica pelo ódio arraigado. Mesmo os crentes nas funções da pena hão de admitir que ele não oferece qualquer ameaça à sociedade e até já se “ressocializou”, na medida em que se tornou devoto de Nossa Senhora.”
*fotos: arquivo UAI/EM
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Invalida por qual razão?
PARABÉNS AO DR.
CUCA NÃO DEVE NADA A NINGUÉM E O GALO ACERTOU NA SUA CONTRATAÇÃO.
ISSO FOI BLÁ BLÁ BLÁ DO EIXO RIO - SÃO PAULO E DE UMA INSIGNICANTE MINORIA DE TORCEDORES QUE SE DIZEM ATLETICANOS.
Você tomaria há 40 anos as decisões que toma hoje?
Com que rigor você julgaria seu filho? A mesma que aplica ao filho do outro?
boa tarde Eduardo e massa. nem vou comentar o problema que o cuca tem com a justiça se tiver que resolve. ja falei aqui e repito porque esta notícias não saiu em 2011.2012.2013.e nem quando ele treinava outros clubes não saiu estás notícias agora que ele volta para galo que voltam com as notícias. sobre o time porque o nacho ainda não entrou no time ja tem semanas a treinar pelo menos coloca o argentino a pouco a pouco para ganhar ritimos. estou gostando do time principalmente do calebe e zaracho criticados por mim e por muitos aqui no blog. espero eu que o cuca não tiram eles para por os péssimos Nathan e Allan se não a corneta vai piar. rsrs.alias ainda falta dar chances ao talison eo zagueiro da base. vai galooooo.
Caros,
Sempre mais GALO!
> no texto de hj (parabéns), muito sofisticado no argumento IMPARCIAL - q ñ quer dizer NEUTRO, o q leva a reações INFANTILÓIDES da maioria dos velhinhos do Nobre Canto, mas senti nele uma crítica SUTÍL e construtiva ao Mr Sist/Jud geral e ao procedimento particular do Nosso Primo, O MARRECO!
Teje solto e VIVA O MARRECO!
Abs fraternal aos q acreditam!
JOSÉ ROBERTO ,
esse time que você escalou aí seria ele todo titular nos dias atuais .
Que saudade !!!
Ôh se não,caro José Eduardo!
Fácil, fácil...
PS: foi meu primeiro e único time de futebol de botão. Invicto por uns bons anos contra times de camisa feiona de outras praças. Campeonatos valiam como troféu o conjunto do perdedor, os quais eram destruidos bem na frente do freguês. O prazer dobrado e maior, eram os do inimigo nº 1 do CAM_ o tal de mingau_,este era, é,e sempre será questão de honra amassá-lo.
Saudações Atleticanas!
Esse assunto CUCA e a justiça feita ou não, é muito complexo e cabe muita discussão e opiniões diversas, porém, na minha humilde opinião, o Blog é um espaço pra comentários e resenhas sobre o futebol Atleticano e assim, deveria continuar...
O nosso CAM passa por um processo de mudanças e o que mais queremos é que esse Projeto dê certo e vá pra frente, sendo com Cuca de treinador ou não, portanto, que se resolva logo essa situação dele e que o mesmo chegue em BH pra começar seus trabalhos, afinal, muito em breve estaremos disputando os grandes torneios!!!!!
Ai cabe vossa interpretação. Onde foi usado "ressocializou" e entendido "pessoa do bem"...
Se o que o meritíssimo descreve ai fosse "a verdade" o Goleiro Bruno estaria jogando em um time da serie A afinal Bruno cumpriu sua sentença. Cuca ao contrario foi um fugitivo da lei de 89 a 2004 e não cumpriu sua pena.
Teobaldo,
Eu fui nesse jogo também.
Bom dia massa e Guru
Cuca já é do galo e questão fechada. Que ele dê continuidade as coisas boas feitas por "el pelado" no quesito marcação alta e sede de atacar, mas que corrija os problemas de defesa e as escalações de prof. pardal de seu antecessor. Se fizer isto, deixe o resto dentro de campo que a tchurma da conta.
Nota: Vi noticias do lançamento do novo uniforme, confesso que fiquei p@!$ pela diretoria ter enganado a torcida com a história de lançamento de camisas (manto da massa e cinza), pois o time não as usou como prometido. Se o clube não acredita em seu produto, como quer que o torcedor acredite?