Categories: blogueiros

Elias, o falso segundo volante

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

  

*Por Roberto Caldeira

Imagem: arquivo pessoal

 

Quando a fase não está boa, um turbilhão de pessimismo e críticas toma conta do sentimento Alvinegro. Na caça às bruxas, muito se tem questionado sobre o desempenho de Elias. A imagem do gol sofrido no clássico foi emblemática: o jogador andando sem ajudar na marcação.

Imagem de TV

Questionado sobre a função do jogador, Thiago Larghi explicou: “Elias tem a função de segundo volante. Ele ataca e defende. Primeiro ele defende, dá suporte à saída da bola, cria a linha de passe… faz a movimentação, circula a bola de um lado para outro, para frente. Essa é a função ofensiva. No mais ele defende na entrada da área como um segundo volante”.

Nos acostumamos a idolatrar volantes que honraram o manto e encarnavam nossa mais forte tradição “jogar com muita raça e amor”. Chicão, Cerezo, Heleno, Elzo, Renato, Everton, Valdir, Doriva, Gilberto Silva, Pierre.

Contratado por €2,5 mi para substituir o eterno General, trouxe junto enorme euforia. As excelentes temporadas entre 2013-15, com muito vigor físico, assistências, gols e Seleção Brasileira, fizeram a Massa se encher de confiança, agora temos “A Dupla de Volantes!”.

Com 13 gols, até que teve um 2017 razoável. Mas assim como todo time, caiu de produção. Nosso sistema defensivo foi muito frágil e questionado. Carioca foi vendido e testaram vários ao lado dele, seja um ou dois volantes. Atualmente forma dupla com Adilson, um incansável cão de guarda, mas raramente sendo ajudado por Elias na marcação.

O que se passa com o jogador? O técnico entende que ele é um segundo volante. A Massa espera um jogador de raça e pegada, além de boa técnica dado seu quilate. Depois da saída de Robinho e do Cone, sobrou a ele o papel de protagonista e referência do time. Elias deveria ser “o cara” desse time.

Mas o que temos visto atualmente? Um jogador que mais se ocupa da armação e no ataque do que ajuda na marcação e de forma física duvidosa. Titular absoluto, mesmo quando joga mal, é insubstituível. Teria ele cadeira cativa no time?

Técnica ele já provou que tem. Será que o problema é individual (físico), ou o esquema de jogo, passados quatro técnicos, não favorece? Afinal, o que podemos esperar do Elias? Até quando ele continuará sendo um falso segundo volante?

Vamos lá, Elias, a Massa conta com você!

Apoio não faltará! Mas as expectativas precisam ser correspondidas!

Em tempo: contra o Uberlândia, apesar da fragilidade do adversário, Elias foi um jogador diferente dos últimos jogos. Mais contido, se ocupou mais na marcação, abriu a linha de passe, e chegou ao ataque menos vezes. Longe de ser um primor de atuação, mas só de deixar a defesa mais sólida, já foi um avanço.

*Engenheiro, 39 anos, Atleticano.

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde, a todos...
    Outros jogadores também já ficaram andando em campo, desanimado com o time que é sem criatividade sem pegada e sem defesa. Principalmente sem defesa, com o Leo Silva, que a muito tempo já deu o que tinha que dar. O Carioca também ficava andando parecendo estar desanimado. O cone e o Robinho também desanimaram. O Leo Silva já era para estar aposentado a 3 anos.

  • Sou da opinião de que se o Elias fosse sacado e ninguém fosse colocado no lugar dele, o time já melhoraria, mesmo jogando com 10. Ele demonstra uma enorme preguiça para marcar e a parte mais ágil do seu corpo são os dedos: não para de apontar para os colegas quem eles têm que marcar... obviamente para que ele, Elias, possa ficar sem marcar ninguém.
    Ao armar contra-ataques, erra pelo menos 60-70% dos passes. Ou seja, não é peso morto, porque peso morto não atrapalha, ele atrapalha muito, porque os colegas acham que ele ajudará a marcar e ele não ajuda nem a pau.
    Não queria vir para o Galo (deixava clara a preferência por Flamengo e Corinthians) e não faz questão nenhuma de se esforçar.
    Se nosso treinador não fosse inexperiente e ele esperto (correu logo pra elogiar o Larghi quando ele assumiu como interino), o Elias já estaria no banco há muito, muito tempo.
    Espero que o Thiago Larghi não esteja disposto a afundar de braços dados com o Elias...pois é o que acontecerá quando os jogos começarem pra valer, se ele não o tirar do time.
    E se não tivéssemos opções ainda Cia, mas tanto o Blanco quanto o deslocamento do Gabriel para o meio dariam enorme ganho.
    Espero que a torcida do Galo consiga se livrar deste falso volante e falso meia o mais brevemente possível!

  • Boa tarde a todos. Creio que amanhã poderemos ver como joga os nossos reservas. O brasileiro já está chegando e precisamos estar com jogadores preparados para entrar no time e mostrar o que sabem. Vamos ganhar amanhã com uma boa exibição e um placar de muitos gols. Bom fim de semana a todos. Aqui é GALO....

  • Ok amigo Luciano mas, continuo convicto que o problena nao é ele e sim, da bagunça que está no Galo. Ele está mal escalado! Função errada. Sabenos que na Europa tem a fase adaptação. Enfim, o cara ainda sabe jogar. Abraço! SAN

  • Acho que o Elias está mal escalado.
    Porque não mandam o Samuel Xavier , para o Sport, com a condição de deixar o Ritchely por lá mesmo ?
    Léo Silva e o pastor serão o Rogério Ceni e Luís fabiano, do Galo. Ficarão uns 5 anos pelo que já fizeram, e não farão. Ex jogadores em atividade.

  • Se tirarem ele a coisa vai ficar quente. ele vai voltar a falar merda de curintias criar tumulto! A coisa é muito simples ele não quer e nunca quis jogar aqui e ta de birra!

  • Esse é o ponto central que faz o time não andar. Desde que a dupla General /Pierre foi desmanchada um tanto de técnico tenta reinventar a roda e só cai do cavalo.
    Tentaram com o Carioca, que ficava naquele Lexco Lexco e agora a tentativa é o Elias.
    Ele que não marca, não arma e adora aparecer na frente pra roubar gols dos atacantes.
    Mas o caso é que a cada tabela errada, cada passe perdido, vai ser um Deus nos acuda, porque vai ser um volante tendo de cobrir tanto o meio quanto a saída de algum lateral. ... vejam bem, Adílson está se desdobrando mas não tem ninguém que dá conta duma porra dessa.
    Nossa zaga não está aquilo tudo, mas não podemos culpar um time com um rombo na marcação desses.
    Em tempo : Acho uma sacanagem não testarem o Roger Bernardo +Adílson como dupla. Tenho absoluta certeza que não ia passar nada ali. E poderemos tentar um meia armador como o Tomás ou o Cazares. E não sacrificar tanto o Roger Guedes, o Erik e o Luan ou Otero na recomposição.

    • Adílson e Roger Bernardo jogaram muito bem contra as marias e contra os bambis ano passado. Não sei porque não tiveram continuidade. Só pode ser coisa de empresário, político...

  • Eita
    O cara não é R10 para ter dois volantes sacrificando por ele enquanto defila em campo igual tanajura ,é mandar pra vala logo
    Ja perdi minha paciencia com esse atleta ,alias ,pesadelo do R. carioca ainda recente ...
    Alem desse interino sem moral sendo blindado por resultados diante d times pequenos ,pelo amor
    Nao sei quem esconde mais ,se é Elias em campo ou o Gallo da massa
    saudações
    Dias melhores ainda virão

  • Pelo amor de Deus não me falar mais em Elias. É um jogador que está prejudicando e muito o Galo. Se o TL não o substituir logo não chegaremos a lugar. Acho que Elias é um assunto superado. Ninguém aguenta nem falar mais o nome desse corinthiano.

  • Ótimo texto Caldeira.
    Muitos comentários sobreo Elias.
    Pensei até em escrever que a posição em que o Elias renderia melhor seria sentadinho no banco assistindo o jogo.
    Mas não é bem assim.
    Lembra que a gente pegava no pé do Valdívia?
    Agora passamos nossa bipolaridade para o Valdívia.
    Vamos apoiar este time que vai começar a dar liga.
    Amanhã poden computar mais uma vitória do meu querido Galo.

Recent Posts

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

23 horas ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

2 dias ago

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

3 dias ago

Vice campeão com dignidade

Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…

4 dias ago

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…

5 dias ago

Otimismo é sinônimo de Atleticano

Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!