Categories: blogueiros

E se o Roger Guedes estivesse lá?

Foto: Bruno Cantini

Por Paulo Silva

Eu sei que aqui é só Galo, mas permitam-me falar um pouco de um assunto diferente para mostrar que, embora sejamos atleticanos, não somos alienados e indiferentes a questões que envolvem o nosso esporte favorito: o futebol.

Com o recesso forçado da série A, restou observar o que ocorre pelo mundo da bola, tentando “tirar” lições que possam ser utilizadas pelo Galo nos campos .

Tenho visto os jogos da Copa e uma coisa que notei de imediato é a preocupação defensiva de todos os times que participam desse torneio. Parece mais uma disputa para se saber quem defende mais e melhor. E esse não é um tema vital para o Galo? Se tem uma defesa que precisa aprender a se comportar com eficiência é a do nosso time.

Todos os times envolvidos na disputa parecem certos de que uma boa defesa é o caminho certo rumo ao título. As goleadas que vimos foram exceções, pois a maioria dos jogos da fase de grupos terminou com placar mínimo e ampla predominância das defesas sobre os ataques. Nos jogos eliminatórios continua a tônica de poucos gols e muita marcação e desarme.

Só uma equipe se destacou com um bom sistema ofensivo e mesmo assim, ao deparar com o time da CBF, preferiu ser cauteloso – marcando forte e saindo eventualmente para o ataque. Tiveram a competência para saber atacar com precisão e fizeram dois gols – um deles foi presente de uma zaga mal posicionada. Mas o que ficou demonstrado ao final do jogo é que o sistema defensivo da Bélgica se destacou durante todo o tempo todo e conseguiu anular praticamente todas as investidas do ataque adversário. Venceram com louvor e para minha satisfação acabaram com a farra da CBF.

Foto: Bruno Cantini

Fica claro, portanto, que esse torneio é um excelente laboratório para o Galo e sua defesa. Vimos vários times jogando com três zagueiros e quase todos jogando com três volantes. Vimos o empenho dos atacantes em marcar a saída de bola adversária mostrando com isso que sistema defensivo se faz com os onze jogadores. Com os atacantes marcando e impedindo a saída rápida da bola da defesa, o trabalho de marcação dos volantes e zagueiros é facilitado – o que permite uma rápida retomada da posse da bola e consequentemente a proteção da defesa.

O time da CBF parece não ter se preparado para esse tipo de jogo. Seu ataque marcou pouco e esperou em demasia o recebimento da bola vinda de seu próprio meio de campo e defesa. Com isso, ficaram seus atacantes isolados entre os defensores adversários e com poucas chances de gol. Criaram oportunidades? Sim, porém sempre com marcação próxima e que dificultou o arremate final. Marcaram gols? Sim, porém poucos e contando, na maioria das vezes, com a ajuda dos volantes que souberam aproveitar uma ou outra chance. O centroavante da CBF não conseguiu marcar um único gol em cinco partidas.

Durante essa semana, tivemos notícias de treinamentos efetuados pelo Galo em sua preparação para a volta do campeonato brasileiro. Em um jogo treino o ataque fez cinco gols, mas a defesa sofreu três. Parece que as coisas continuam do mesmo jeito.

Nós, torcedores do Galo, temos observado e dito que com esse sistema defensivo não teremos muitas chances de chegar ao título. O treinador, agora efetivo, parece não ter preocupação com isso, pois já declarou que a meta é conseguir vaga para a LIbertadores de 2019 e que o título continua sendo um sonho. Se há uma preocupação em transformar esse sonho em realidade não sabemos.

Ao que tudo indica, essa realidade só ocorrerá por circunstâncias alheias ao trabalho efetivamente realizado. Estamos a nove dias da partida de volta e nenhuma novidade foi mostrada no que concerne ao sistema defensivo. Não é só a defesa em si. É um sistema defensivo que envolva todos os jogadores como estamos vendo acontecer na Rússia. A nossa defesa, por si só, não nos levará a lugar algum. Com zagueiros e laterais que dispensam pejoração, pois, a cada partida fica mais difícil qualificá-los, precisamos urgentemente de um sistema que seja capaz de nos garantir alguma proteção. Na Rússia, estamos vendo o fracasso dos grandes artilheiros mundiais. Cristiano, Ronaldo e Messi (atacantes) já estão fora do torneio.

E se o Roger Guedes estivesse lá? Faria diferença? Eu não acredito. Ele seria apenas mais uma vítima desses sistemas defensivos que não têm pejo em castrar a essência do futebol. Mas, sem dúvida, o Galo bem que poderia aprender com eles.

Paulo Silva

View Comments

  • Acho q além do zagueiro essa novela Roger Guedes tem q resolver antes jogo com o Grêmio. Pelas entrevistas dele, incluindo a de hj, está a fim de sair. E se for assim é melhor ir testando alguma opção desses novos reforços pra entrosar rápido.

  • Boa noite amigos do Galo. Não sei porque, mas pelo visto teremos que aturar o futebol do Elias até o final do seu contrato. Um jogador comum, que as vezes esquece o que está fazendo e campo.

  • Discordo por achar que o sistema defensivo da Bélgica foi melhor que o nosso. Os sois foram horríveis. É só ver o número de bolas que o Brasil chutou ao gol. A diferença foi o goleiro deles que também faz parte da defesa, mas quando o goleiro chega a ser um dos melhores do jogo, é sinal que o sistema defensivo não está bom. Perdemos porque nossos atacantes estavam com um dia péssimo naquele dia. Felipe Coutinho, Paulinho e Renato Augusto perderam gols incríveis. A defesa da França e da Inglaterra que para mim são exemplos.
    Quanto a saída do Blanco, é preocupante. Elias está longe de ser parecido com ele. Chega a frente, mas marca mal. Já se o Adilson não jogar, parece que o Zé Welison tem as mesmas características. A defesa preocupa com a saída do Bremer. Eu testaria Maidana e Juninho, mas é muito mudança para o time que estava jogando. Praticamente só ficamos com o ataque e os laterais do time que estava jogando.
    Não jogaria com três zagueiros. Se os atuais são meia boca imagina colocando mais zagueiros no time? Ao invés dos três zagueiros testaria um meio de campo com dois volantes mais marcadores como Zé Welison e Adílson para fazer a cobertura dos laterais e proteger melhor a frente da zaga.

  • Alô Massa, está chegando a hora de retomar o curso do Brasileirão.
    Alô técnico, é hora de trabalhar muito. Hora de ajustar o sistema defensivo.
    Em muitos jogos vi um time afoito, precipitado, indo ao ataque com muitos jogadores e esquecendo a defesa. Defesa, ah defesa... Parece clichê, mas o time precisa aprender a sofrer. Em muitas ocasiões, toma gol no início ou até mesmo nos acréscimos, em momentos que deveria controlar o jogo. E isto não vem só deste ano... Há momentos em que não é feio jogar para defender, principalmente fora de casa contra os favoritos. Se aguentar a pressão dos 20 minutos iniciais, equilibra o jogo e começa a criar oportunidades. E, no fim do jogo, saber que todos devem jogar atrás da linha da bola, valorizar bolas paradas , etc ... Falar é fácil, mas para isso serve o TREINO. E apesar de não ter o melhor elenco, temos um bom time para brigar pelo título. Veremos se as chances serão reais a partir das 2 próximas partidas, 4 pontos e estaremos bem na disputa. VAMOS GALO, ESTE É O ANO, QUEREMOS O BR18!

  • A seleção Brasileira se ferrou de verde e amarelo e bem feito pra CBF... esse time não representa a humildade do povo brasileiro, aliás, essa fila de título mundial só vai aumentar com esses jogadores a cada dia mais mascarados e mimados... e sem falar do teimoso treinador que levou a panela dele... morreram todos abraçados!!!!!!!!!!!

    Quanto ao nosso GALO, torcendo e acreditando que vão ajeitar essa defesa pro resto do ano... que o treinador tenha capacidade de fazer o serviço bem feito e exemplos de times bem armados atrás não falta, visto que esta Copa é das linhas defensoras bem postadas e com volantes muito marcadores pra ajudar!!!!!!!!!!!

  • Boa Tarde,

    Gosto de entrar no blog um pouco mais tarde porque assim tenho bastante comentários para ler.
    Hoje pessoalmente estou vendo que os ânimos estão exaltados por aqui, a única coisa que gostaria de lembrar é: normalmente este espaço é democrático, pessoas escrevem o que pensa e do jeito que enxergam, para outros é claro, a visão alheia é turva e até o próximo é cego ou não entende nada, mas, é um espaço democrático, ainda.
    Se este princípio for levado em conta e também levarmos em conta que todo brasileiro é no fundo um técnico de futebol, frustado. Então, poderemos entender melhor como uma pessoa brasileira diz que a seleção nacional não o representa, ou porque este ou aquele não deveria estar ali ou aqui.
    Não podemos esquecer que quanto ao técnico Tite não houve ninguém que o recriminasse no momento da escolha, mesmo os atleticanos que possuem mágoas contra ele, então, isto para mim é depositar nele a responsabilidade incondicional.
    Um jogo, três gols, 1 x 2, isso para mim foi o resumo da derrota da seleção, se eu achasse que times tem que ganhar todas e sempre, eu não seria torcedor do galo. Torço incondicionalmente.
    Quanto ao Galo, realmente tirando os vacilões da defesa, precisamos de um melhor sistema de apoio aos zagueiros, isto sendo: melhor qualidade dos laterais, um primeiro volante marcador (josé Welison), um segundo volante marcador e que possui saída de bola (Blanco), como não temos, poderia ser dois volantes, ou um volante e o Luan.
    O ataque não precisa de comentário é só treino.
    Aguardo ansiosamente por um zagueiro para chegar e ser titular, e também ao retorno do Galo aos campos no brasileirão.

  • Se a seleção que disputou a copa, usou nossa camiseta, nosso escudo, nosso hino, não é a Brasileira, não sei realmente quem nos representava. Falar que a CBF é um primor de ética e respeito também não é correto, eu não coloquei isso aqui, visto que seria o mesmo que dizer que nosso Brasil também goza desse predicado e nisso incluo também as administrações do clube que torcemos. Aqui mesmo levantamos várias lebres, situações mau explicadas, mais nem por isso deixamos de torcer, inclusive de participar e opinar nesse blog, tudo em prol, imagino eu, de um ideal comum. Esse rancor travestido de mau vontade é o que nos leva a estar na fila por todos esses anos. Pensem nisso...buscar desculpas para encobrir nossos problemas não nos levarão a nada.

  • Amigos,
    Entra dia, passa dia... E o assunto defesa ou sistema defensivo não sai de pauta da torcida.
    Também pudera.
    Mas o que não consigo aceitar em hipótese alguma é como isso não entra na pauta da Diretoria?
    Como é possível acharem que está tudo bem? Que bastam alguns ajustes?
    No defasa é uma merda! Desculpem o palavrão! E o sistema defensivo também é horrível!
    Mas vejam bem nossa situação, ao invés de melhorar o que já estava muito ruim, a tendência é piorar ainda mais.
    Blanco, nosso melhor ladrão de bolas, que ajuda e muito o sistema defensivo, está fora de combate. E quem é que está sendo preparado pro lugar dele? Elias, que não rouba bola, não corre e não marca ninguém.
    Vocês viram o que aconteceu com a Selecinha quando saiu Casemiro e entrou Fernandinho! O time desandou. O sistema defensivo que estava bem, foi pro beleleu. Isso é pra provar mais uma vez que não adianta tentar ter um bom sistema, as peças mudam tudo. E mudam pra pior.
    O que será que vai acontecer com o Galo, que perde seu melhor combatente no meio campo pra entrar um jogador sem sangue? Não é possível que alguém ainda se iluda achando que a defesa vai melhorar com isso...
    Mas pior de tudo é ver o resultado da enquete com a torcida votando em peso que Elias deveria ser o substituto do Blanco. Quanta incoerência. Todo mundo reclamando que nosso principalmente problema é defensivo e na hora de escalar, preferem o jogador que menos vai ajudar na marcação.

    Mas como tudo na vida pode ficar pior, Bremer, nosso melhor zagueiro atualmente, e que não é lá grandes coisas, foi embora. Será que a defesa vai melhorar?

    Não é possível! Essa Diretoria só pode estar de sacanagem! Quer me ferrar? Me beija!

    A gente precisa melhorar o sistema defensivo, com ajustes e reforços, pra chegarem e resolver, mas está acontecendo o contrário. Os bons se machucando ou indo embora.

    Impressionante! Santa burrice!

    • Assino, meu caro RobertoC!
      Impressionante tanta sandice! Só não posso crer que a Massa esteja apoiando o retorno desse inoperante Elias. Essa pesquisa desse canal deve ser tipo Ibope ou Datafolha, ou seja, pura manipulação de resultados. Não é possível! Eu não acredito! Eu não acredito! Eu não acredito!

  • Eu já disse (ou melhor, digitei) várias vezes nesse espaço que o nosso Galão tem de jogar com três zagueiros e/ou três volantes. Se fôssemos humildes (inteligentes, fica melhor) o suficiente, estaríamos em situação melhor. Reconhecer as nossas fraquezas e limitações pode nos tornar mais fortes. Lembrando aquele técnico de basquete: "Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos". Abraços!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

10 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!