Definitivamente, a cada nova informação (que seja até boato não desmentido), me convenço ainda mais de que desconheço esse mundo da bola. Já até disse que de futebol pouco entendo, uma vez que o meu foco – e assumo isso – é minha condição de Atleticano. Pelo Galo, permito minha total e absoluta cegueira a tudo no entorno. É o melhor quadro do planeta, muito à frente de badalados times europeus, como Barça, Real, Juve, Bayern e agora o emergente Liverpool.
Fui criado Atleticano, como já contei inúmeras vezes, em meio a um pai flamenguista, um irmão que era do outro lado da Lagoa de Belo Horizonte e um cunhado que felizmente me seduziu a entender que o bom era ser Galo. Todos já falecidos. Meu pai e meu irmão insistiam em dizer que eu não entendia de futebol, tendo sido possuído por uma irracionalidade que me dominava. Estavam certos, mas eu seguia feliz com o meu time do coração.
Pois bem, agora, já chegando na melhor idade e sem eles para uma boa resenha, me flagro convencido de que realmente entendo absolutamente nada deste meio futebolístico. Fiz toda essas considerações para chegar ao que realmente quero debater com o Torcedor Atleticano. Começamos o ano desconfiados e, ao final do Mineiro, entregamos o título ao adversário. Trocamos treinador e estamos tem tempos com um interino no comando.
Nossa diretoria de Futebol, que de maneira clara e explícita não convence à maioria dos Atleticanos, trouxe quase dez jogadores e apenas um vem sendo titular. Entre os outros, talvez dois ou três ainda possam vingar e assumir lugar no time titular. Ocorre que, entre estes, temos um jogador conhecido e reconhecidamente de comportamento inadequado ao profissionalismo. Pode ser recuperado, claro. Se isso ocorrer, veio para o Galo sem valor de passe estipulado.
Enquanto isso, entre as quatro dezenas de profissionais que o time dispõe, existem atletas de salário altíssimo que sequer são relacionados para compor banco nos nossos jogos. Quando se consegue emprestar um ou outro, o Galo ainda assume boa parte dos salários a serem pagos ao jogador. Nessa condição, até mesmo alguns que chegaram no início desta temporada – portanto, contratados pela atual diretoria -, encontram-se engordando e comprometendo o equilíbrio financeiro tanto propalado para justificar a falta de reposição para os setores que necessitamos.
Paralelo a tudo isso, estamos assistindo a certo descaso com os chamados “pratas da casa”. Garotos que subiram ao profissional no início do ano e que mereceram oportunidade no Mineiro, foram preteridos e agora começam a ser cobiçados por outras equipes. Marco Túlio, de apenas 20 anos, deixa o Galo e vai para o Sporting, de Portugal. Para apimentar o negócio, o jogador sai por míseros 900 mil euros e o Galo ainda continuará devendo ao time português 600 mil euros pela transação do inoperante Elias.
Ainda, ao que se vê no noticiado, a Roma estaria de olho no recentemente promovido Bremer. O zagueiro que, ao que vemos, será titular no lugar de Gabriel ou Léo Silva, estaria sendo negociado por algo entre 2,5 e 3 milhões de euros. Para efeito comparativo, o Vasco pode estar liberando Paulinho – de 17 anos – ao Bayern Leverkusen por até 30 milhões de euros. Equivalente a 130 milhões de reais. Por amor, tragam o diretor de Futebol dos cariocas para a Cidade do Galo.
Nem mencionei as tentativas de contratações de jogador reserva do Sport (que foi para o Internacional) e de zagueiros argentinos tidos como certos, mas que seguiram nos seus clubes. Parece que as negociações aqui são feitas por WhatsApp, enquanto os outros tomam avião em busca dos reforços.
Em tempo: ontem, a barca andou. Xavier (o Guilherne que veio do América) e Felipe Santana rescindiram seus contratos amigavelmente. Mas para Hyuri, que foi para o Ceará, ao que vi, ainda continuamos pagando parte do salário. Ainda existem outros.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Ter jogadores ruins no banco é o mesmo que andar de carro com tanque vazio. Na hora em que precisar mais dele, vai te deixar na mão. Patric já teve seu tempo no Galo. Está fazendo hora extra. Assim também Elias, Hyuri, André (quando estava aqui), Dodô, Clayton e muitos outros que foram apenas promessas que não se realizaram. Nepomuceno foi perdulário. Se estivesse no lugar dele JAMAIS TERIA VENDIDO LUCAS PRATTO para trazer uma coisa horrível como Maricone. Minha sugestão: quando recompuser os cofres porque não trazer de volta o Pratto? Era o terror das marias. E formaria ótima dupla com RO. Pratto é mais veloz nas arrancadas e seu chute é um canhão. Teríamos dois atacantes com qualidade diferentes e complementares. Restaria saber se o custo entra no planejamento. Parece que não. À venda do Pratto foi o maior erro da gestão anterior. Fazer dinheiro com ele para trazer Maricone, Elias, He Man?...
Nas duas vezes em que tive oportunidade de postar aqui, fiz verdadeiros textões, como falam na internet, pois eram as primeiras vezes. Sendo sucinto: nosso time tá uma zona, uma medra, trocando posições de duas letras (creio que palavras desse cunho não sejam bem vistas aqui, mas nem que seja por anagrama, verdade seja dita) e a gente continua esperando dias melhores. Natural, caros. Em 2005 fomos rebaixados. Em 2012, 2013 e quase 2014 inteiro, ser atleticano manteve a pressão de muita gente no 11x7. Era um deleite. A minha, felizmente, ainda é 11x7. Por isso que deixo de ver certos jogos. Contra o Corinthians, vou fazer um teste: começar o jogo. Se começar a baixaria de Samuel Xavier e Seus Amigos, nome do drama mexicano pelo qual passamos atualmente, desligo a TV e vou beber cerveja. Num boteco sem TV, claro. A tempo: Felipe Santana e outro camarada que nem sei quem é saíram: salve, Jesus Cristo. Amém. Faltam mais uns dez pra rescindirem completamente, mas de pouco em pouco as coisas se ajeitam. Pode demorar anos, mas se ajeitam. E outra: domingo jogamos contra um time reconhecidamente atuante com 14 jogadores. Onze vergando o escudo do clube paulista, um com o apito e dois com bandeiras. INTELIGÊNCIA, TÁTICA E SUBSTITUIÇÕES CORRETAS vão ser extremamente importantes. E tudo isso cabe ao nosso interino, que creio eu, tá aí porque vão chamar o Cuca depois da Copa. Assim como o Eduardo falou, eu entendo necas de futebol também, mas acho que vai ser bom. Veremos. Vamos acreditar no Galo até o momento em que o bom senso permitir. Sempre Galo. Nunca idiota.
Carta aberta de autêntico ATLETICANO ao DITADOR sette câmara:
Queres amordaçar a Torcida do Galo? NÃO CONSEGUIRÁ!!!
Ameaças processar quem se levante contra essa "diretoria" incompetente e traiçoeira? Então comece me processando!!!
Reprimes o Grito Indignado da Massa Atleticana? ISSO É ATITUDE SOBERBA, AUTORITÁRIA E ARROGANTE DE DITADOR!!!
Pretendes imperar soberbo e absolutista às custas e sobre a Nação Alvinegra? A Nação Atleticana não aceitará e não se submeterá à ditadura absolutista de pretenso "administrador"!!!!
Almejas delapidar o Time Glorioso? A Voz e a Alma Atleticana NÃO CALARÁ e ouvirás, a todo instante e em todo canto, inclusive nos refolhos de teu ser, a INDIGNAÇÃO E A REVOLTA DA MASSA ATLETICANA!!!
Vendes agora Marco Túlio, A PREÇO DE BANANA!!!!
QUEM SERÁ (OU SERÃO) OS PRÓXIMOS??? Bremmer, Alejandro??? Que outras promessas???
É isso que pretende esta "administração???
Acabar com o Atlético???
O que mais???
Entrarás para a história como o DILAPIDADOR do Clube Atlético Mineiro!!!
Que sina!!! E quanta incompetência!!! E quanta arrogância!!!
Faço minhas, as suas palavras, Danilo Macedo.
Caros Atleticanos,
Quarta não foi dia de jogo, mas marcamos dois golaços, um mereceu placa, Felipe Santana saiu com acordo entre ambas as partes, o segundo foi em impedimento, mas, o juiz deu então temos que comemorar, apesar que timidamente (Hyuri saiu) mas, continua onerando nossos bolsos. Alguém perguntou pelo Emerson e porque ele não se apresenta, é porque foi diretamente para a seleção Brasileira, e é o único jogador do Galo na lista, quem quiser conhecer seu futebol é tentar ver os jogos da seleção sub20.
O texto foi perfeito em todos os aspectos, só reforço minha tristeza em constatar a falta de política de aproveitamento dos jogadores pratas da casa, a venda barata do Marcos Túlio é simplesmente reflexo desta falta de política. Enquanto equipes bancam seus garotos de 16,17 e 18 anos como titulares, aqui no Galo os nossos fazem 23 sem ter oportunidade, daí, fizeram uma equipe que também acabou. Então, vamos em outras equipe e buscamos jogadores novos que já tiveram suas oportunidades e não aproveitaram e vem tentar outra vez aqui, tirando a oportunidade dos pratas da casa. O pior é ouvir o discurso que vamos dar valor, vamos observar.... vamos na verdade é contratar uma dúzia de eis jogadores aposentados que também não estão aqui por amor a camisa, estão ganhando, pode crer. Com tanta má contratação e inchaço de salários destes jogadores será que não dava para pagar por um meia bom a altura da camisa 10 do Galo.
É um absurdo dar oportunidade ao Thomas e não colocar o Bruno ou o Carlinhos, o Erik ou mesmo o Roger Guedes e não deu ao Marco Túlio, ou em jogos que preferiu improvisar do que colocar os jogadores da base.
Por fim, assisti ao Jesiel no Paraná e esta jogando muito bem, Leonam é banco. E o Carlos é o mesmo de sempre, taí, porque não mandaram o Carlos ou o Capixaba, ambos já tiveram suas chances.
Prezados Atleticanos, que houve contratações erradas é fato. O problema é não continuar no erro. será que atual Diretoria fez essa reflexão de busca formas de se prevenir para não errar novamente nas contratações de jogadores? E o Diretor de Futebol será que fez autocritica do9 que trouxe para o Atletico? Saudações Atleticanas
Boa tarde Afranio. O diretor de futebol não fez alto critica das suas contratações, tanto que continua contratando errado, a questão é não conhecer do oficio, ele não sabe contratar e negociar jogador, vai continuar trazendo os Samueis Xavier da vida.
Olá amigos da bola!
Disse bem!..... Estão tentando esvaziar a barca anterior........Mas, no entanto, entretanto, enchem nova barca, pior, com jogadores muito inferiores aos da barca passada!.....
A dívida deve aumentar, deve continuar com folha inchada, sem time, sem títulos, que é igual, a torcida desanimada, que não compra produtos da marca galo, sem novos torcedores, sem patrocinadores importantes, porque ninguém quer, não existe besta, bobo, idiota, que patrocina time que não conquista títulos expressivos....Resumindo, já disse e repito, apequenaram nosso galo! Tô preocupado!....
Tá tudo muito estranho no galo!.......Sei não..........?????????
Outra coisa, como essa turma faz negócios ruins!.......Vende muito mal, só traz bondes, quando não, pegam mercadorias com defeitos, recuperam, colocam na vitrine para valorizar e entregar sem direito a compra ou bônus........Como esses caras são inteligentes.........Meu Deus!
Podem dizer o que quiser do presidente anterior, mas, o cara sabia vender bem, como nunca se tinha visto no galo!
Em relação ao time titular....... Com treinador ofensivo, dá sim bom caldo!....
Ontem, vi o jogo do Goiás e Grêmio no Serra Dourada, e fiquei com inveja do esquema tático utilizado pelos gaúchos! Aaaaaa....Como queria ver o galo atuar daquela maneira, completamente ofensivo, veloz, marcação alta, com oito, dez jogadores. O Goiás não conseguia sequer, trocar três passes, levou pressão do início ao fim, aí alguém pode dizer: o Grêmio tem um timaço!..... Acontece, que o xará paranaense tem elenco muito do modesto, e joga mais ou menos parecido, e conquista excelentes resultados.
Nosso galo, quando joga fora, na maioria das vezes, ataca no máximo com três jogadores, vai fazer gol como? É um medão, time lento, na base do chutão, e no final sabemos o resultado, derrota!
Quero meu galo, ofensivo!.....
Boa Tarde aos Verdadeiros Atleticanos. Eu de longe só observando, criticavam a Diretoria, jogadores sem pelo menos analisar as dívidas que tem de serem sanadas. O GALO já se acertou com a WRV, agora procura a FIFA pra acertar as outras pendências. Disse e repito construir um Estádio próprio gera sacrifícios que no futuro serão devidamente exaltados. Futebol também se faz com austeridade e inteligência essa Diretoria não esta nem a 6 meses no comando mas os chorões só sabem reclamar. Agora mesmo ja partiram 2 desafetos, lógico que faltam mais alguns, apesar de achar que o Roger Bernardo não comprometeu quando entrou além de que joga de zagueiro e acho que teria muito mais a oferecer que Arouca que esta mal fisicamente. Quanto ao plantel em si com essas contratações está de bom tamanho e da pra brigar de frente excetuando ai Palmeiras, Gremio e Corinthians pelo conjunto e forma de jogar. Acho o Samuel Xavier muito melhor que Patric que é totalmente estabanado quando tem de cruzar chuta, quando tem que chutar cruza tomara que o Emerson acerte logo e comece a treinar. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.
não da pra comparar o Paulinho do vasco com nossas "promessas".. Esse Alerrandro que todos pedem oportunidade e tem esperança é outro foguete molhado... não sabe matar uma bola... mata é a gente de raiva... a quantidade de gols que esse garoto perde é impressionante... não tem nem cacoete de jogador... precisamos valorizar os jogadores de base sim, mas antes precisamos ter qualidade... coisa que anda passando longe das nossas categorias de base, onde os empresários é que definem quem fica e quem não fica... quem joga e quem não joga...além do mais, esse garotos já chegam no profissional cheios de marra e com carência dos fundamentos básicos... é duro admitir, mas esta é a realidade da base do Galo e de mutos outros clubes... A mudança de mentalidade tem que ser radical, senão, vamos ficar sempre órfãos de novos talentos criados aqui.... E ainda ficam forçando a barra com esse Gabriel.... fraco... fraquíssimo... não joga em nenhum time da seria A.... quiça da B...dizem que será vendido pra Europa... sic.... alguém acredita??? vamu Galo.....com o que temos, mas com raça e orgulho de vestir essa camisa... o resto é balela.... bica bicudo...
Tite elogiou Gabriel diversas vezes. Será que ele não entende nada de futebol?
Acho que o grande problema da torcida é a falta de paciência com os jogadores da base. É ilusão acreditar que um garoto de 18 anos vai entrar e acabar com o jogo na primeira partida. Pouquíssimos conseguem se destacar assim. Estes são acima da média, como Reinaldo, Neymar e por aí vai. A maioria demanda tempo e paciência pra conseguirem se firmar. Bernard, por exemplo, só estourou após muitas críticas e dispensas. Jemerson é outro que foi revelado com mais de 20 anos. Com 18 era considerado "peladeiro".
Temos agora uma boa safra surgindo no Galo (Bremer, Alerrandro, Bruninho, Marquinhos). Se serão craques ou não só o tempo dirá. Acredito que podem dar retorno técnico e financeiro ao clube, desde que sejam bem lapidados. Devemos ter sabedoria para criticar e elogiar na hora certa, sem basear a opinião em apenas uma ou duas partidas assistidas pela televisão.
Amigalos, enfim, boas novas. E não são reforços, são dispensas... Que fase!!! Felipe Santana e Hiury há muito, muito tempo deveriam ter saído. Esta Diretoria trabalha devagar, a passos muito lentos, assim fica difícil mesmo... Nesta barca ainda cabe Arouca (inexplicável), Samuel Xavier (???), Clayton, Yago, Lucas Cândido.
OBS 1: Patrick somente para reserva , ok.
OBS 2: Acho injusto dispensar Roger B. Não teve oportunidades. Fez bons jogos ano passado contra as meninas e contra o SP. E quando jogou este ano, esteve naquele péssimo time reserva.
OBS 3: Para domingo, Gabriel na reserva. Zaga seria Bremmer e Leo Silva (Mancini).
Eis aí meu time: Vitor, Patric (não tem opção), Bremmer, Leo Silva (Mancini), F Santos; Adilson, Blanco, Elias, Luan, Guedes e pastor.
Otero opção 2º tempo.
MARCO TÚLIO vendido por 900 mil euros?????? Não posso crer!!!!!!!!
E ainda falta 600 mil euros pra pagar pelo ELIAS?????? Inacreditável!!!!!!!!
Era melhor a Diretoria fazer uma vaquinha com os milhões de Atleticanos... cada um doando 1 real do bolso dava pra pagar o time português pra zerar a dívida, o Marco Túlio ficava aqui pra jogar e mostrar seu valor e ainda sobraria um troco legal... só brincando e rindo pra não chorar...quanto amadorismo!!!!!!!!!!!