Categories: Sem categoria

Semana sem jogo, bora trabalhar!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por José Roberto

Com o calendário apertado por conta da Copa do Mundo, raras serão as semanas livres para ajustes e recuperação das equipes. Ao Galo, coube a sorte de ser nesta e em um momento propício, já que teremos uma sequência bastante difícil pela frente. Serão três jogos em casa (Corinthians, Chapecoense e San Lorenzo) e um fora (São Paulo).

Nosso próximo adversário é um time chato de se enfrentar, mas não quer dizer que seja imbatível, desde que não haja os erros bobos que o Galo vem cometendo. É perceptível que em certos momentos dos jogos aquela bobeira básica aparece: um erro individual, um passe errado que gera contra-ataque com o time saindo da defesa, uma desatenção na cobertura, entre vários. Se acontecer contra uma equipe que é treinada para jogar no erro adversário, é fatal! Assim joga o time treinado pelo Carille.

Não quero aqui exaltar adversário, mas este será um teste duríssimo para o Galo, muito em função de ainda não termos uma equipe, na essência da palavra. Temos um time que precisa de mais consistência em todos os setores do campo. Para sermos uma equipe, precisamos de muito trabalho e reforços pontuais que deem segurança ao esquema de jogo adotado pelo Thiago Larghi.

Um outro ponto a ser ressaltado é a baixa qualidade dos nossos reservas. Nem sempre a quantidade caminha ao lado da qualidade. Falta isso ao nosso elenco e ficou provado quando enfrentamos uma equipe da quarta divisão, dias atrás. Quando foram exigidos, foram escancaradas suas deficiências técnicas e a baixa qualidade do futebol apresentado por muitos, preocupante!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Numa instituição em que a palavra “obrigação” foi trocada por “austeridade financeira”, a capitação das peças tem de ser certeira. Quando falta dinheiro, o olhar clínico tem de ser apurado para não gastar errado o que já não se tem. Acontece que nossa diretoria parece não estar alinhada com este pensamento. “Se não tenho recursos sobrando para gastar, vou procurar gastá-lo de forma sensata e certeira, não posso errar, tem de ser com algo que me dê retorno, e não prejuízo.” Preocupante saber que de nove contratações até o momento, apenas uma é utilizada. Em contrapartida, as outras – quando solicitadas – mostraram que pouco ou nada irão acrescentar ao time.

O time considerado titular ainda é aquele remanescente de 2016, com o elenco limitado. Com muitos jogos em sequência, a parte física de alguns que estão sendo mais utilizados começa a dar sinais de sua graça. No jogo de domingo, Blanco e o Ricardo Oliveira deram sinais de cansaço, reflexo de que temos um time titular e ainda faltam de peças de reposição que realmente somem. Alguns serão levados ao seu limite físico mesmo com a equipe mostrando uma consistência e solidez na parte técnica. Quando é preciso mudar uma peça durante uma partida, fica claro que o Galo não tem repertório e nem peças para pelo menos minimizar este quesito. 

Então! Bora trabalhar bem nesta semana, pensando não só nos “gambás de Itaquera” mas em toda uma sequência que vem pela frente. Nosso time tem muito a evoluir e semanas vazias serão raridade até a parada da Copa. Saudações e Galo Sempre!

José Roberto

View Comments

  • Vim aqui na calada da noite, tão logo tomei conhecimento da saída de Felipe Santana e Yuri. Às vezes fico com vontade de matar uns dois ou três lá no Atlético. Como não vou conseguir e nem se deve pensar nisso, eu o que faço é permanecer quieto no meu canto, mastigando raiva. Às vezes também quero sair elogiando a torto e a direito, mas fico com medo do Viana... Brincadeira, AmiGalo!... Só que desta vez não deu pra ficar calado. Sou um defensor ferrenho dos Diretores do Atlético, primeiro por ser jabazeiro, segundo por não entender porque ninguém presta pra nós...
    Sempre respeitei muito a figura do André Figueiredo, gente nossa, que deve ter carradas de defeitos como todos nós... Agora o Gallo, execrado. Ora, sempre gostei do Gallo como atleta e faço questão de me lembrar da cabeça quebrada. As falhas eu procurei esquecer e consegui.
    Agora escuto que ficamos livres dos ônus Felipe Santana e Yuri. Economia para os cofres do Clube. Estão trabalhando lá dentro, eu enxergo isto, desde projeto de estádio, passando por acerto de pendências, redução de folha de pagamento... Vou falar muito mais não, apenas frisar que a maioria das manotas das quais estamos nos livrando foram trabalho do saudoso (que Deus o tenha) e idolatrado Maluf... Antes cair em graça do que ser engraçado.
    Estão me entendendo, AmiGalos? Não estou querendo discutir por discutir. Estou interessado mais em frisar que se quisermos podemos ajudar, dar as mãos, sugerir, berrar, mas tudo em nome do Clube Atlético Mineiro... Não com espírito revanchista, de fixação encarniçada. Contra, contra, contra... Ninguém serve. Ou é dinossauro ou aprendiz... Calma, gente!
    Saudações

  • Boa noite, galera.
    Não concordo quando tentam associar os problemas desse começo de ano com a tal da austeridade financeira. Ora, o Atlético tinha uma das maiores folhas no ano passado, que diminuiu só em 17%. Isso não justifica uma mudança de patamar. Se o ano passado éramos considerados candidatos ao título, agora vamos nos equiparar às equipes da metade de baixo da tabela?
    Houve sim erro de estratégia. Comprar barato para vender depois, pegar emprestado para valorizar, pode funcionar em uma loja de carros usados. Em um clube de futebol é preciso ter ambição de buscar vitórias, títulos, e não de ganhar uns trocados em negociações.
    Temos uma base formada, e mais alguns jovens que podem ser aproveitados. Faltam 2 ou 3 reforços pontuais, que cheguem para serem titulares absolutos e servir de referência técnica. Infelizmente não vejo movimentação nem vontade para trazer jogadores do nível que precisamos para brigar por títulos nessa temporada.

  • Boa Tarde aos Verdadeiros Atleticanos. Eu de longe só observando, criticavam a Diretoria, jogadores sem pelo menos analisar as dívidas que tem de serem sanadas. O GALO já se acertou com a WRV, agora procura a FIFA pra acertar as outras pendências. Disse e repito construir um Estádio próprio gera sacrifícios que no futuro serão devidamente exaltados. Futebol também se faz com austeridade e inteligência essa Diretoria não esta nem a 6 meses no comando mas os chorões só sabem reclamar. Agora mesmo ja partiram 2 desafetos, lógico que faltam mais alguns, apesar de achar que o Roger Bernardo não comprometeu quando entrou além de que joga de zagueiro e acho que teria muito mais a oferecer que Arouca que esta mal fisicamente. Quanto ao plantel em si com essas contratações está de bom tamanho e da pra brigar de frente excetuando ai Palmeiras, Gremio e Corinthians pelo conjunto e forma de jogar. Acho o Samuel Xavier muito melhor que Patric que é totalmente estabanado quando tem de cruzar chuta, quando tem que chutar cruza tomara que o Emerson acerte logo e comece a treinar. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

    • Correto, Lugalo! Confesso que não sou "tão" atleticano quanto você, mas concordo com o que disse, inclusive sobre Roger Bernardo. Só acho que você não devia se aborrecer tanto com os "chorões" e aparecer mais aqui. Seus comentários fazem falta.

  • Pois é Ricardo, a Diretoria se esconde e não esclarece os assuntos mais relevantes, fato!!!!!!

    Temos vários jogadores neste elenco que não merecem estar no nosso GALO!!!!!!

    • Demorou, assim como está demorando a resolver a situação do
      Roger Bernardo, ou é aproveitado ou segue seu caminho. Decisões demoradas para tudo.

  • O elenco profissional do nosso CAM têm se não me engano algo em torno de 40 atletas e destes, 15 só treinam e nunca vão nem para o banco de reservas... disse aqui outro dia que a maioria não serve nem pra moeda de troca e para um clube que está com o caixa zerado, pra quê 40 jogadores no seu plantel????????

  • Amigalos, boa tarde.

    Vamos levantar esse astral, coisas boas estão por vir. Essa semana não temos LIBERTADORES?

  • Boa tarde amigos do Galo e diretoria Atleticana. Pelo amor de Deus, mandem alguém neste sábado para assistir de perto o primeiro jogo da final do módulo 2 do Mineiro em Juiz de Fora, tem jogador bom e que pode ser útil ao NOSSO GALO. A segunda partida será dia 05/05 em Divinópolis.

  • Que notícia maravilhosa, Yuri foi emprestado. Tudo bem que o Galo vai arcar com parte dos salários mas já é uma economia. Junto com Carlos que também foi tarde (quem vier aqui defender Carlos eu sou muito mais o Alerrandro com as duas pernas amarradas e um tapa olho).

    Agora falta liberar mais uns come e dorme aí (Clayton, Roger Bernado, Felipe Santana, Arouca, Samuel Xavier, e por aí vai) que com o dinheiro economizado dá pra trazer pelo menos 2 reforços pra vestirem a camisa.

    VAMU GALO, BORA PRA UMA SEQUENCIA IMPORTANTÍSSIMA A COMEÇAR PELOS GAMBÁS!!!!!

    • Suas preces,e tbém as nossas, foram atendidas: Felipe Santana rescindiu amigavelmente o contrato com o GALO. Ainda faltam alguns para vazar mas já é um começo.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

41 minutos ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!