Categories: blogueirosfutebol

É hora de somar e não dividir

A situação do Galo na tabela e nas competições da temporada, evidentemente não é das mais motivadoras, nenhum – entre nós – está conformado e tampouco satisfeito com as duas míseras conquistas do Mineiro e da Supercopa. Queríamos e vamos continuar querendo muito mais. Evidente! Ao meu sentimento e creio que da maioria esmagadora dos Torcedores, esse momento – podemos até admitir ser decepcionante – não vai abalar minha relação de amor e fé Atleticana.

É como penso. Sendo assim, sem a pretensão de fazer convocação, jamais tive vocação para esse tipo de pretensa liderança, seguirei e sei que a grande Massa também continuará apoiando o Galo. Jamais pensaria em, por exemplo, cancelar meu Galo Na Veia. Menos ainda em transferir minhas duas cadeiras cativas – G12 e G13 (com muito orgulho) da nossa futura Arena. Da mesma forma, já esperando o 7 de setembro – 17 horas – ir ao Mineirão confiando numa boa partida e vitória do nosso time do coração. Antes, porém, que tragam três preciosos pontos de Goiânia, frente ao desesperado Atlético GO.

Já vivi momentos muito mais angustiantes. Eu estava no Mineirão na decisão, em penalidades, com o São Paulo. Posicionado exatamente atrás dos gols onde marcamos dois e perdemos três (todos para fora), enquanto os paulistas – que terminaram a competição com algo em torno de 15 pontos a menos – acertou três e João Leite defendeu dois deles. Uma das maiores injustiças de todos os tempos do futebol nacional e mundial. Segui com a mesma paixão Atleticana que aprendi na infância. Era ainda bem jovem, na faixa dos 20 anos, e não imaginava o que ainda me esperava pela vida.

Veio os anos 80, na decisão do título – no Maracanã – lá eu estava em busca de resgatar o sonho que o STJD (ao tirar Reinaldo da decisão de 77 me frustrou), pois ai foi a vez do Aragão e seu comparsa Carlos Rosa Martins, se encarregarem de tirar o título do Galo. Voltei para BB, como antes e até hoje, convencido que algo muito grande conspirava contra o nosso time. Ainda não tinha o entendimento dos tempos atuais, que passa pela cbf/tv, com interesses menores – embora comerciais e financeiros – em favor dos clubes do eixo Rio de Janeiro e São Paulo.

Para não alongar, só registrando os anos de 1999, quando um juiz de Minas Gerais se encarregou de homologar essa teoria da conspiração; depois em 2012, com STJD e atuações inescrupulosas da arbitragem que favoreceram o FluC naquela temporada. Teria outras tantas, relacionadas à maracutaia, para desfilar e sim também destilar contra essa pocilga carioca/paulista que toma conta da cbf que – por sua vez – faz o que a rede esgoto de televisão determina. Tabelas, arbitragem, decisões administrativas, stjd e o que necessário for para favorecer aos interesses dessa gente.

Não posso também deixar de mencionar os fiascos, sob nossa responsabilidade em tempos passados. Atualmente, embora eu afirme que oito dos 14 pontos que nos separam do líder foi na boca do “apito amigo”, outros – seguramente entre 10 e 15 – pela incompetência do time em campo. Sob o comando do Turco e também agora do Cuca. Alguma coisa estranha está acontecendo. Ah! E 2005, também eu estava lá no jogo com o Vasco, que decretou o rebaixamento. Foi vapt vupt, voltamos no ano seguinte. Tri de B não é para o Galo. Só fracos vivem esse drama.

Pois bem, dito isso, quero – mais uma vez – reafirmar que nossos ídolos do momento passam e o Galo permanece. Alguns, entre centenas e milhares de jogadores, permanecerão gravados na nossa memória. Em meus mais de meio século de arquibancada, posso listar dezenas deles, mas destaco sempre quatro ao longo desses tempos. Reinaldo, o maior que vi jogar – e vi Pelé e Garrincha, mas não jogaram no Galo -, Ronaldinho, Victor e Hulk. Tenho cariscaturas deles na minha sala em casa. Serão sempre ídolos. Outros tantos também merecem essa consideração.

Quero apenas fazer meu registro pessoal. Não torço para diretoria, não me empolgo com diretor de futebol e/ou treinador, nem mesmo com quem compõe o elenco. Sou Galo, independente de quem será escalado, qual técnico está à beira do campo, menos ainda qual seja o diretor de futebol ou dirigente. Sou sócio torcedor e consumidor de produtos licenciados e assim continuarei a sê-lo. Chorando nas derrotas e me emocionando com as vitórias e conquistas. Assim entendo ser o meu papel.

Ah! Me lembrei e ainda quero registrar as palavras do amigo Celso Adolfo, ontem numa boa prosa acerca do nosso Galo. O artista mineiro, parceiro de inúmeros jogos – ele e eu com nossas filhas -, foi rigoroso. “As vaias ao Hulk são inadmissíveis, por ser o jogador o melhor exemplo do grupo”. É para refletir!

Aqui é Gaaalooo, po##@!

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde.
    Em raríssimas ocasiões discordo dos articulistas deste blog, pq vejo todos como verdadeiros torcedores apaixonados do galo, como também o sou! O fato de usar a "corneta", vez o outra, não retira a autenticidade desse sentimento! Concordo integralmente que devemos nos manter coesos com o clube e time, apoiar sempre, em toda circunstância. O problema é que de nada adianta a torcida toda fazer isso e o próprio presidente da instituição (Galo) não saber conduzir o seu papel, com maestria, principalmente nos momentos difíceis. Do jeito que "ele" faz suas aparições e vem se comportando, não precisamos de "inimigos"...por isso aparecem tantas "teorias de conspiração". Sds.

  • Caro Guru

    Mesmo não sendo seu objetivo, sempre estarei nesta corrente de apoio ao clube, indiferente das pessoas que passarem por lá.
    Mas te confesso que neste momento este apoio seria muito mais efusivo se a diretoria e os 4R viessem a publico esclarecer a dívida e esta quantia faltante para finalizar a Arena.
    É o mínimo que nós torcedores, que compramos GNV,Cadeiras, Camarotes, Mano da massa e pagamos bilheterias, merecemos

  • Tudo bem Ricardo. Isso depende de política e infelizmente a gente sabe como funciona a política no país. Isso não tira a razão e conclusão do nosso amigo Carlos Lima sobre o Mineirão cair no colo do Cruzeiro. A SAF deu o Cruzeiro para o Ronaldo gerenciar, assim como o gigante da Pampulha será dado também. O Fenômeno parece imã para atrair dinheiro. Bom para o Cruzeiro, ruim para o Atlético.
    Uma coisa que é difícil de entender é como aumenta a dívida do Galo apesar de já ter vendido o shopping e está em fase final a construção da Arena. Tiveram as premiações do ano passado em relação aos títulos, tiveram investimentos dos 4 R's e a dívida do CAM só aumenta. Como entender isso amigalos?

  • Caros,

    ... OS MECENAS, no bem-bom eram os MAIORES? Pq meia dúzia de PANGUÁ da imprensa resolveram que NOSSO GALO tá em CRISE?...o NOSSO GALO em CRISE?

    NOSSOS PROBLEMAS ...eles enganaram ALGUÉM? Tem algum NEÓFITO por aí?

    O PROBLEMA e os cálculos:

    o TAMANHO da tal ARENA, né, rapaziada? Será q o projetista deixou uma brecha pro PUXADINHO pra caber pelo - + uns 30 mil abnegados (pouco) para o Ano Q Vem? BH e entorno, A MASSA, N tem entre 100, 150 A 200 mil ENDINHEIRADOS dispostos a tirar SELF de jogador em campo de jg todo fim de semana...E aquela TURMA do REBOQUE, só na SIMPATIA?...onde?

    O PROJETISTA do campim merece tb uma ESTÁTUA, PEQUENINA, do tamanho da cabeça de um CUIA, um VERDADEIRO CUIA...:

    E q SHOPPING CENTER, hein? Em q local de BH um mercadinho de rua vale TANTO e ponto final?

    Ano passado, qnd ELES apresentaram o PLANO, alguém contestou? Se contestou foi VOTO vencido na DEMOCRACIA ATLETICANA...aqui é falar de POLÍTICA, deixar queto, NOSSO GALO é apolítico, nossos dirigentes atuais, ABNEGADOS, guiadoS pela MÃO INVISÍVEL DO MERCADO LIVRE...EU ACREDITO$¨%*o*(u*!!!

    NÃO é q a conta chegou?... ela q já tava na MESA!!!...Tem almoço GRÁTIS???

    Tem!

    O TIME:

    Se não ia bola no gol o goleiro era EXCELENTE, com os pés, O MAIOR.
    O SISTEMA DEFENSIVO foi o ponto FORTE, pq os MOTORES funcionaram: ZARACHO, ALAN, JAIR, ARANA, MARIANO, coadjuvados por um venezuelano eficiente e pelo BOM KENO, o sumido....

    HULK. Na galeria dos maiores de todos os tempos, SÍMBOLO daquilo q o BRASILEIRÃO requer: REGULARIDADE pela excelência...com o passar do tempo transformou-se em ANIMADOR DE AUDITÓRIO, sua atual função.

    Pq n fez média, O CARA MAIS IMPORTANTE foi DIEGO COSTA, esse a maior perda...não quiseram pagar prá ver, mas seria o ÚNICO jogador capaz de tirar o HULK do trapézio...NOSSO GALO ñ joga sem CENTROAVANTE típico e Diego Costa, além da função de segurar os zagueiros com SEU NOME, deixava o SUPERHERÓI motivado na MIÚDA... > O REI SOU EU!!!

    ADEMIR < o FUMACINHA VERDE é jogador ridículo (marcou contra o TRI BBB, adquiriu o status de OBSERVADO pelo TITE?...S.O.S!!! FRACO tecnicamente, fisicamente, taticamente e ainda é capaz de FEIQUIAR q n teve oportunidade...qnt pior joga mais é escalado...lembra uma pá de jogadores da DÉCADA PERDIDA...nem vou lembra...

    JEMERSON já se encontra em VESPASIANO? Por favor, coloquem o SÓSIA em campo!

    TODOS q deixaram o time DYLAN, NATHAN, YORHAM, SAVARINO, TCHÊ (o pé quente) seriam titulares hoje em dia...O TIME ENFRAQUECIDO...

    PARALELAMENTE: o almoço foi pago? Pq segundo ouvi da boca do HULK em entrevista, a esposa está preparando a janta em casa...pq será? Por causa da GALOUCURA ñ pode ser...tem JANTAR GRÁTIS...almoço sabemos q ñ...

    PENDURA TUDO!

    DEUS NO CÉU GALO NA TERRA!!!

  • É no momento ruim da equipe que vc separa o torcedor do simpatizante. Aqui neste espaço quantos já mandaram "embora" , diretor, presidente, treinador, jogador A, jogador B. Torcer na boa é fácil, na ruim que vc ver quem tem torcida. Agora mudando o assunto, como a terra gira e não é redonda por acaso, o Treinador do Palmeiras ontem teve 20 minutos jogando contra dez do Falsificado. Só que conselho é bom só para os outros, quando é com a gente, a coisa é diferente.

  • Bom dia Amigalos!!!
    Chega de mentiras, ano passado parecia que estávamos nadando em dinheiro, time milionário, suporte dos 4 Rs elogiado na mídia inteira, folha salarial estilo europa. Hoje só se fala em dívidas e mais dívidas, kd os 4 Rs, kd a solução dos problemas, Vende-se tudo e a dívida aumenta. Disseram que já tínhamos dinheiro total do estádio, venderam até a alma. A situação nossa é tão feia que até a rádio Itatiaia da mais ênfase a Mariada que o próprio Galo, é inacreditável. Chega de papo furado, chega de problema psicológico de jogadores, problema é nosso, do torcedor que trabalha pra burro, ganha mísero salário pra manter esta merda. Vai tomar no c.... Hulk e companhia, não demos porra nenhuma a vcs, não fizeram mais que a obrigação em ganhar título, são muito bem pagos pra isso. E pra encerrar, é pra acabar de fuder td, falar que Tite está observando Ademir pra seleção, aí pra gargalhar ou chorar???

    • PAULO PINHO ,

      a conversa é por aí mesmo .
      Até parece que a torcida é que é a responsável por essa m@@@@ toda que aprontaram com o Clube .

  • Eu creio, e como já deixo claro com o verbo utilizado , ser apenas uma opinião , no fato de muitos jogadores do elenco atual terem estabelecido um vínculo de grande afeição pelo treinador anterior . Algo percebido por muitos , óbvio , e que se mostrava evidente com os constantes demonstrações de afeto em palavras e em defesas públicas em discurso das qualidades e méritos do antigo treinador, a mínima percepção de uma breve crítica a seu trabalho . Evidentemente , isso é representativo da existência de emoção intensa e prazerosa, de apreço eu diria , que se associava a qualquer representação da figura do antigo treinador em mente de muitos jogadores. Mas esse emoção foi sedimentada em mente não pelo respeito decorrente do reconhecimento suas qualidades técnicas, mas sim por sua forma de cativar muitos jogadores com um tratamento afável e carinhoso . O respeito recíproco é obrigatório em qualquer relação profissional , óbvio . Mas ele nunca deve esta consolidado , principalmente em um ambiente esportivo, em qualidade que seriam almejadas para embasar uma relação de amizade. No bom português, muitos jogadores nutriam grande amor , fraternal, pelo antigo treinador e , como todos sabemos , há duas questões problemáticas em relação á um sentimento tão forte em uma relação profissional ; ou três. Primeiro, as pessoas normalmente não respeitam , vez que o sentimento muitos vezes precede um vínculo de permissividade entre indivíduos , aqueles que amam, no sentido de aceitaram sua hierarquia com exatidão em relação a cobranças , exigências e determinações, principalmente em um ambiente esportivo. O antigo treinador aparentava saber cativar os jogadores, mas sem conseguir usar disso para extrair o máximo dos jogadores em treinamentos . Outro ponto , quando se nutre tamanho sentimento por indivíduos , acaba-se por realizar distorções acerca de suas ações, limitações e capacidades; superestimando-as constantemente. Neste caso , devido a afeição , creio que muitos jogadores do elenco atual julgam que o trabalho do antigo treinador não passava por ser ruim e o motivo de ser das críticas tratava-se de implicância ou extrema exigência . Os números eram razoáveis , aquém do potencial do elenco se diga ,mas a performance e desempenho eram muito ruins , vista as eliminações e as atuações ; e principalmente , se notava involução técnica regular individual e coletiva .Mas , como digo, quando se ama se distorce a percepção lógica, então restou a muitos jogadores o sentimento de injusto , rancor e decepção ; que , se rememorado de forma consciente ou inconsciente , possui um enorme poder para drenar as energias vitais de indivíduo, resultando em prostração , desânimo , abatimento... Enfim, nem é preciso dizer o quanto isso pode afetar o desempenho e resultados. Em minha opinião , nota-se facilmente que as coisas estão de acordo com deveriam em treinamentos a partir da mudança de treinador ; mas este elemento psíquico , de alta capacidade para drenar as energias de um jogador a qualquer breve estímulo , como a forma diversa de ser do treinador atual , mas adequada a normalidade de meio, tem impactado significativamente em resultados esportivos. Afora isso, o vínculo do torcedor com o elenco se rompeu devido ao desgastante período anterior e , em decorrência de atuações passadas vexatórias , como a eliminação na copa do brasil , intensificou-se no sistema futebolístico a campanha de negativação e desmoralização , com intuito de criar na instituição uma auto-percepçaõ de inferioridade perante os concorrentes, do clube e jogadores. No bom português , quase todas as ações e reações do clube e associados a ele, reações a fatos banais, passam a receber um valor altamente negativo e um tom crítico negativo e desmoralizante desproporcional acima do normal. Por exemplo, um jogador do adversário tentou elevar os ânimos de uma disputa, algo natural no meio , após um derrota e talvez o clube tenha dado uma dimensão grande demais ao fato. Mas o clube sofreu uma violência na entrada do estádio , uma pedrada no ónibus , e nada se comentou ou se repudiou do fato . O galo tem sofrido bulling jornalístico , isso é fato , desde o começo do ano . Então , parece ter havido essa mudança, é necessário ser humilde , fazer suas obrigações sem muitas declarações polêmicas ou promessas , e responder com ações e rendimento ., e , principalmente, se esquecer o passado e aceitar o presente como ele é, sem julgamentos. O clube sempre segue, mas os jogadores muito se prejudicaram nesse período . Mas sempre há tempo para mudança. Em relação as finanças , digo que não possuo propriedade e acesso a números e planilhas internas para levantar um julgamento . mas atento para a necessidade de o torcedor se acautelar de reportagens de um meio , como dizer jornalistico né, com elevada capacidade de distorcer os fatos para forçar em mente um interpretação errôneo dos mesmos. Cautela e verificação da informação antes de assumi-la como verdade. Certamente, o clube possui muitas falhas de gestão , mas é preciso cautela antes de julgar, pois sabemos de com certos meios de comunicação adoram plantar bombas emocionais na instituição . O galo e torcedor precisam aprender de uma vez por todas a lidar com isso . Por exemplo, não adianta esperar que os juizes não sejam parciais . É preciso aceitar que a probabilidae de assim serem é alta e responder com elevado motivação e preparação para superação com desempenho de qualquer obstáculo procriado,sem nervosismo tb durante jogos

    • Moral da história: escolheram um treinador péssimo e demoraram demais pra tirar, e com isso acabaram com um ano promissor. Fim.

      Assistindo o fraquíssimo jogo do Paraguaiense e palmerda ontem ficou claro que o time do Galo não é pior do que os dois NUNCA.

      A incompetência do Caetano, dos 4Rs e do banana do presidente custaram o ano do Galo.

    • "Cautela e verificação da informação antes de assumi-la como verdade".

      Recomendo à escriba um passeio pelas postagens sempre repetitivas de alguns participantes desse blog... verdadeiros oníssonos que mais parecem catecismos repetidos à revelia, sabe-se lá com quais objetivos. É muita pretensão minha, mas bom seria se a frase acima, tirada do contexto geral de sua publicação, Maria Lúcia, fosse lida, re-lida e ENTENDIDA por figuras tão pernósticas e cansativas. Abraços!

      • Aproveite e publique tambem, caso possa , que estes semi analfabetos, ganham um milhao de reais pra chutar bola , assistencia extensiva as familias de tudo de melho que existe no mundo, que a vida pode proporcionar , e nao devolvem sacrificio ao clube, respeito a torcida. Um jogador que ganha novecentos mil por mes, numa afronta ao trabalhador brasileiro , diz estar acomodado, acreditem. Muita mordomia e conversa ,pouca cobranca e nenhum futebol

  • Bom dia xará e amigalos!

    O desempenho pífio do GALO este ano deixa claro que ainda faltam 9 pontos para a GLÓRIA ETERNA DA SÉRIE A 2023! Concordo com o Gurú que há algo estranho acontecendo lá...(jogadores, comissão técnica e diretoria). 2022 jogado no LIXO!

  • Discursinho bem combinadinho desse que se diz capitão e líder do GALO, o tal do RÉVER. Foi nos microfones para repetir o que os chefes dele mandaram. Jogadorzinho sem personalidade, essa é mais uma das cagadas dessa diretoria. Como manter um ex-jogador em atividade no elenco? Uma hora ele joga. E jogou. E entregou. Mas é do grupinho, da panelinha. Possivelmente se junte ao Víctor, Éder... mais um para continuar mamando.

    • JOSÉ ANTÔNIO ,

      é inconcebível esse protagonista do 6 a 1 estar onde se encontra , tendo lugar de fala pelo elenco .

Recent Posts

Quarta-feira que não chega

A segundona foi preenchida com a compra de ingressos, restando - ao que sei -,…

14 horas ago

Semana da primeira das quatro decisões de outubro

Se os meses anteriores, na verdade desde junho, não foram tão eficazes e estimulantes, esse…

2 dias ago

Resultado normal e aceitável

Duas penalidades decretaram a derrota para os porcos, ainda que discutíveis, a favor de quem…

3 dias ago

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

4 dias ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

5 dias ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!