Longe da arrogância de gente que festeja antes da hora, por exemplo com classificadaço, o Galo está habilitado a disputar a finalíssima da Copa Sul-Americana no dia 22 de novembro em Assunción Del Paraguay. Para chegar nessa condição, o time que foi instável na fase de grupos e até no playoff, depois não perdeu nenhuma partida e mereceu chegar mais uma vez em uma final internacional. Em seis confrontos empatou duas vezes e venceu quatro jogos. Ontem, o placar de 3 a 1 foi justo e merecido a um time que lutou e brigou pela vitória desde os primeiros minutos do jogo. Superou o Del Valle, equipe tradicional do Equador e nas competições da conmebol. Só essa Sula já foi campeão em duas ocasiões.
Mais de 40 mil Atleticanos, no espaço reservado para a torcida equatoriana – bem próximo de onde acompanhei o jogo – não havia uma centena de pessoas. A Massa em perfeita sintonia com os jogadores no gramado, cantou do início e até depois do apito final. Foi emocionante assistir o futebol apresentado pelo time e presenciar a boa energia, cânticos e barulho que vinham das arquibancadas. Para coroar essa simbiose e essa magia que vem da galera, quando uma manifestação de alguém contagia quem está do lado e vai se espalhando até virar um coro como se fosse numa só voz. E o Torcedor nos minutos finais entoou; “Hulk Paraíba, nós gostamos de você.” Não poderia ser mais bonito e épico festejar essa classificação homenageando ao super herói Atleticano e um dos maiores ídolos de todos os tempos do Galo.
Se foi assim com o dono da camisa 7, diria que o camisa 92 – Dudu – foi o grande nome das semifinais. Ambos na partida de ida asseguraram o empate já nos acréscimos. Assistência do primeiro e conclusão do segundo. Ontem o Dudu, que começou jogando foi o construtor do placar e alívio da Massa que aguardava ansiosa esse difícil confronto. No primeiro gol, ao que percebi, ele sofreu uma penalidade ignorada pelo juiz (assunto para o parágrafo final) e na sequência com a bola perambulando na área adversária tocou para Arana abrir o placar. No segundo foi demais. Interceptou uma bola no meio de campo e avançou passando por dois adversários e quando o terceiro marcador aproximou rolou com açúcar e com afeto para Bernard (outro que reencontrou seu bom futebol) fazer uma cavadinha e levar dois de vantagem para o intervalo.
E o time voltou para a etapa final sem alterações e mantendo o fogo em busca de liquidar a partida. Fausto Vera por pouco não faz o terceiro lá do meio da rua. Aos poucos o Galo foi dando a bola para o Del Valle gastar o tempo. Éverson, que pouco trabalho tinha, acabou falhando num lance e deixou o rebote nos pés do adversário que balançou nossas redes e assustou parte dos Torcedores. Fatalidade pura para um goleirão que tem sido o maior destaque do Galo nos jogos recentes. E em meio a esse susto e sinais de tensão, eis que Junior Alonso enfia uma bola em direção ao Hulk. Ele, o zagueiro e o goleiro, cenário ideal para o artilheiro que está se consolidando para assumir a condição de número 1 da idolatria do Atleticano, fechar o placar numa conclusão ao seu melhor estilo. Daí pra frente e até o apito final era um olho no jogo e o outro na festa Atleticana no estádio.
Somos finalistas, dispomos agora de tempo para preparação dessa decisão, ainda que em meio da disputa do Brasileiro onde temos duas metas a buscar. Para a primeira bastam nove (33%) dos 27 pontos em aberto. Já a outra, pensar em G6 ou G7, o aproveitamento exige muito mais. Acho improvável, mas não posso deixar de desejar. Até penso que se o título da Sula for confirmado, me bastaria a primeira missão. No BR temos ainda cinco jogos como mandante e quatro na condição de visitante. Serão nessa ordem: Inter (f-2/nov), Bahia (c-5/nov), Sport (f-8/nov). Depois ainda sem data definida, o Fortaleza em BH em data aleatória, jogo adiado do primeiro turno. Seguindo ainda sem data e em sequência: Palmeiras (c), Fortaleza (f), flamídia (c), Bragantino (f) e Vasco (c). Estimo, com o maior respeito aos adversários onde tem até quem brigue pelo título, entre 15 e 18 pontos a serem contabilizados. Pontuação suficiente para a meta 1 e insuficiente para a meta 2, portanto bora energizar pelo título que nos garante vaga na Libertadores. Sula já terá cumprida a meta.
Pra encerrar, disse acima que o juizinho não percebeu a penalidade no início da jogada do nosso primeiro gol. Pois digo mais, a atuação dele foi terrível. Vencemos pois jogamos muita bola, o cara tentou amarrar o jogo em lances capitais (que não foram suficientes como no caso mencionado) e em outros com interpretações em prejuízo do Galo. Refiro a faltas com critérios desiguais e outras interpretações desproporcionais. Inverteu lateral nos primeiros minutos e depois, com a colaboração do bandeira, marcou impedimento (Rony) inexistente. Faltas grosseiras no Bernard e no Rony, e “segue o jogo”. Quando seu desafeto (coisa de invejoso) Hulk entrou em campo ele até tentou atentar a paciência do ídolo da Massa. Duas faltas claras que fingiu não perceber, na segunda ainda achou uma mão na bola do nosso craque. Estava intencionado em desfalcar o Galo para a finalíssima, mas não teve êxito em amarelar Éverson de novo e não coseguiu aplicar o terceiro cartão para Franco e Gomes.
Em tempo: Até quando vamos ter esse Biel em campo? Aderi essa semana ao marcador de sua minutagem, claro que torcendo contra o terço de sua utilização. Não dá! Ele tomou um amarelo e alguém ao meu lado reclamou. “Pena que não é o terceiro”. E Rony em campo com Hulk no banco, me ajuda a te defender Sampaoli!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Se empatar, ao que penso, dançam ambos. Se houver um vencedor, samba o derrotado. O…
Muito mais que confiança no gramado, o Galo luta para retomar o reconhecimento do Torcedor…
Confesso não entender esse argentino. Embora não conviva com ele, minha idade já me proporcionou…
Assim como a maioria dos Atleticanos, o blogueiro também – ainda que tenha resistido muito…
Antes de entrar especificamente no confronto de hoje à noite, pelo campeonato mineiro, quero registrar…
Ontem, em meio a esse momento tenso da nossa Atleticanidade e num grupo sem qualquer…
View Comments
Excelente jogo, seguimos em busca da meta: a taça! Imaginem vocês: o Galo, já contando a final, terá percorrido cerca de 53.718 quilômetros (ida e volta) entre Belo Horizonte e as cidades dos adversários. É uma distância que ultrapassa uma volta completa na Terra (cerca de 40.075 km)! Terá jogado em quase todo o Continente: Peru; Venezuela; Chile; Colômbia; Argentina; Bolívia; Equador; Paraguai e Brasil - faltou o Uruguai. Só não enfrentou uruguaios, paraguaios e brasileiros. Jogou à beira do mar em Iquique e nas altitudes de Quito (2.850m), de Cusco (3.400) e de La Paz (3.600m). Até aqui, 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas - na praia em Iquique e na Arena contra o Bucaramanga; 22 Gols marcados, 12 sofridos. É uma epopeia que tem de terminar em consagração.
Ganhou e jogou bem!! Melhor jogo do Galo no ano, que continue assim traga o caneco e entre os 10 do Brasileiro, depois de um ano sofrido se Deus quiser vamos terminar é comemorando!!
E que os erros de 2025 não fiquem esquecidos e o planejamento para 2026 seja muito melhor!!
Saudações que venha a grande final!!
Hoje é só alegria, porque vi o Galo jogar ontem, próximo de outros tempos muito bons. ACREDITO que vamos levar esta SA, que, ao contrário do que diz um "fujão" puxa-saco, não será pela incompetência dos adversários. Inveja mata! Ontem mesmo, tomando uma após o jogo, o que vi foram os preços da ida ao Paraguai se dispararem, mas, sabendo escolher, irei sem dúvida alguma, porque o nosso Galão da Massa, e nós, merecemos! Quanto ao jogo de ontem, foi tudo que o blogueiro democrático diz, exceto uma coisa, qual seja, me deu vontade de descer ao gramado e "dar um tapa na orelha" do Everson, pela cera desmedida ( mais uma vez, dentre tantas, levando um amarelo), nitidamente supondo que estaria agradando a Massa, quando, ao contrário, a maioria dos que se encontravam próximos de mim, até gritaram com indignação pelo que fez. A cera é do jogo e todos os goleiros fazem. Mas cera exagerada e "pensando" que é um estrategista, acaba no que vem dando pra ele, prejudicando o time: cartões amarelos e críticas até pesadas. Alguém precisa dizer pra ele que é preciso parar de jogar pra plateia, no sentido pejorativo.
Acho que Sampaoli fez o correto, Rony no primeiro tempo para o time jogar com mais intensidade. E Hulk nos 30 minutos finais, para pegar o time adversário mais cansado, é o tempo que um jogador de 39 anos aguenta jogar em alta intensidade. Após a entrada do Hulk o Galo tomou o gol do Del Valle. Na hora que tomou o gol pensei; nem precisa do Hulk neste jogo, já que estava ganhando de 2 a 0. Mas Alonso fez um ótimo lançamento para o Hulk, que mostrou mais uma fez a qualidade técnica acima média. Merecido a homenagem da torcida ao ídolo Hulk.
SEMRE SEREI UM FERRENHO OPOSICIONISTA OA SANPAOLIU.NUCA VOU CONCORDAR COM ELE QUANTO A ESALAR UM TIME A CADA PARTIDA. QUEM FAZ ISTO PELO MUNDO DO FUTEBOL SÃO OS TÉCNICOS DE REAL MADRI, ALTÉTICO DE MADRI, BARCELONA, CHELSEA, PSG E OLHA QUE NÃO É EM ´TODO JOGO.VOLTO A FALAR: NÓS TEMOS MAL MAL UM TIME MEDIANO. E CONTINUO COM A MINHA OPINIÃO QUE BIEL, MENINO E RONY NÃO JOGAM NADA E TÔ DE OLHO NOS MINUTOS DO BIEL EM CAMPO, PORQUE SE ELE ATINGIR UM DETERMINADO TEMPO DE JOGO O GALO TERÁ QUE COMPRÁ-LO POR 7 MILHÕES DE EUROS. É A CICGA CEGA DO GALO EM MAIS UMA NEGOCIAÇÃO EXDRÚXULA.(?)
CONTAGEM REGRESSIVA PARA O PARAGUAY. VAMO LÁ MEU GALÃO DA MASSA.
Bomm diaaaa!!!
Esse Sampaoli , não entende nada de futebol !! Deveria mudar de profissão, é um jegue ! Temos ótimos jogadores no elenco, Biela , Runier e Ronin!
Eu entendo, o resto é falácia , trabalho na NASA!
Galo Sempre!!
Salve Massa e Guru
Confesso que não esperava o futebol convincente jogado ontem. Pensei que seria uma partida encardida e a vitória viria no estilo Galo de ser.
Sampaoli vem tirando leite de pedra e ontem em mais uma sacada, não colou nenhum lateral direito e colocou Alan Franco.
O melhor foi ver o time no estilo Sampaoli, fazendo pressão na saídas de bolas e não se conformando com o placar favorável.
Pelo jogo de ontem, vou entrar na fila depois do DS para reconhecer o bom futebol de Bernard e Dudu.
Mas será que esta fila é maior ou menor do que a de desculpas a Hulk?
Partida sensacional ontem. Era o jogo do ano e foi a melhor atuação do ano. O time todo foi bem. Defesa sólida, meio campo compacto e ataque veloz.
Destaco Bernard, Igor Gomes, Arana e Dudu. Foram quase perfeitos.
Partimos agora para mais uma final internacional, pra desgosto de alguns que já haviam dado como aposentados ou dispensáveis os caras que decidiram ontem. Futebol é algo absolutamente mágico e imprevisível...
Creio que vai ser bem difícil a disputa no Paraguai, mas o Galo irá triunfar novamente. Com garra e bom futebol.
Pra terminar, nosso super herói Hulk merece muito aquele carinho da massa ao final do jogo. A verdadeira torcida do Galo não abandona seus ídolos, ela abraça.
Saudações!
Grande vitória do Galo. O Igor Gomes e o Dudu foram os melhores.
Bom dia.
Como já dizia o poeta: 'Quem ama, perdoa'.
Vitória maiúscula do GALO.
Na hora do gol do Bernard, eu lembrei logo do DS kkkkk.
Bom demais. Agora é curtir o feriado.
Abraço.