Longe da arrogância de gente que festeja antes da hora, por exemplo com classificadaço, o Galo está habilitado a disputar a finalíssima da Copa Sul-Americana no dia 22 de novembro em Assunción Del Paraguay. Para chegar nessa condição, o time que foi instável na fase de grupos e até no playoff, depois não perdeu nenhuma partida e mereceu chegar mais uma vez em uma final internacional. Em seis confrontos empatou duas vezes e venceu quatro jogos. Ontem, o placar de 3 a 1 foi justo e merecido a um time que lutou e brigou pela vitória desde os primeiros minutos do jogo. Superou o Del Valle, equipe tradicional do Equador e nas competições da conmebol. Só essa Sula já foi campeão em duas ocasiões.
Mais de 40 mil Atleticanos, no espaço reservado para a torcida equatoriana – bem próximo de onde acompanhei o jogo – não havia uma centena de pessoas. A Massa em perfeita sintonia com os jogadores no gramado, cantou do início e até depois do apito final. Foi emocionante assistir o futebol apresentado pelo time e presenciar a boa energia, cânticos e barulho que vinham das arquibancadas. Para coroar essa simbiose e essa magia que vem da galera, quando uma manifestação de alguém contagia quem está do lado e vai se espalhando até virar um coro como se fosse numa só voz. E o Torcedor nos minutos finais entoou; “Hulk Paraíba, nós gostamos de você.” Não poderia ser mais bonito e épico festejar essa classificação homenageando ao super herói Atleticano e um dos maiores ídolos de todos os tempos do Galo.
Se foi assim com o dono da camisa 7, diria que o camisa 92 – Dudu – foi o grande nome das semifinais. Ambos na partida de ida asseguraram o empate já nos acréscimos. Assistência do primeiro e conclusão do segundo. Ontem o Dudu, que começou jogando foi o construtor do placar e alívio da Massa que aguardava ansiosa esse difícil confronto. No primeiro gol, ao que percebi, ele sofreu uma penalidade ignorada pelo juiz (assunto para o parágrafo final) e na sequência com a bola perambulando na área adversária tocou para Arana abrir o placar. No segundo foi demais. Interceptou uma bola no meio de campo e avançou passando por dois adversários e quando o terceiro marcador aproximou rolou com açúcar e com afeto para Bernard (outro que reencontrou seu bom futebol) fazer uma cavadinha e levar dois de vantagem para o intervalo.
E o time voltou para a etapa final sem alterações e mantendo o fogo em busca de liquidar a partida. Fausto Vera por pouco não faz o terceiro lá do meio da rua. Aos poucos o Galo foi dando a bola para o Del Valle gastar o tempo. Éverson, que pouco trabalho tinha, acabou falhando num lance e deixou o rebote nos pés do adversário que balançou nossas redes e assustou parte dos Torcedores. Fatalidade pura para um goleirão que tem sido o maior destaque do Galo nos jogos recentes. E em meio a esse susto e sinais de tensão, eis que Junior Alonso enfia uma bola em direção ao Hulk. Ele, o zagueiro e o goleiro, cenário ideal para o artilheiro que está se consolidando para assumir a condição de número 1 da idolatria do Atleticano, fechar o placar numa conclusão ao seu melhor estilo. Daí pra frente e até o apito final era um olho no jogo e o outro na festa Atleticana no estádio.
Somos finalistas, dispomos agora de tempo para preparação dessa decisão, ainda que em meio da disputa do Brasileiro onde temos duas metas a buscar. Para a primeira bastam nove (33%) dos 27 pontos em aberto. Já a outra, pensar em G6 ou G7, o aproveitamento exige muito mais. Acho improvável, mas não posso deixar de desejar. Até penso que se o título da Sula for confirmado, me bastaria a primeira missão. No BR temos ainda cinco jogos como mandante e quatro na condição de visitante. Serão nessa ordem: Inter (f-2/nov), Bahia (c-5/nov), Sport (f-8/nov). Depois ainda sem data definida, o Fortaleza em BH em data aleatória, jogo adiado do primeiro turno. Seguindo ainda sem data e em sequência: Palmeiras (c), Fortaleza (f), flamídia (c), Bragantino (f) e Vasco (c). Estimo, com o maior respeito aos adversários onde tem até quem brigue pelo título, entre 15 e 18 pontos a serem contabilizados. Pontuação suficiente para a meta 1 e insuficiente para a meta 2, portanto bora energizar pelo título que nos garante vaga na Libertadores. Sula já terá cumprida a meta.
Pra encerrar, disse acima que o juizinho não percebeu a penalidade no início da jogada do nosso primeiro gol. Pois digo mais, a atuação dele foi terrível. Vencemos pois jogamos muita bola, o cara tentou amarrar o jogo em lances capitais (que não foram suficientes como no caso mencionado) e em outros com interpretações em prejuízo do Galo. Refiro a faltas com critérios desiguais e outras interpretações desproporcionais. Inverteu lateral nos primeiros minutos e depois, com a colaboração do bandeira, marcou impedimento (Rony) inexistente. Faltas grosseiras no Bernard e no Rony, e “segue o jogo”. Quando seu desafeto (coisa de invejoso) Hulk entrou em campo ele até tentou atentar a paciência do ídolo da Massa. Duas faltas claras que fingiu não perceber, na segunda ainda achou uma mão na bola do nosso craque. Estava intencionado em desfalcar o Galo para a finalíssima, mas não teve êxito em amarelar Éverson de novo e não coseguiu aplicar o terceiro cartão para Franco e Gomes.
Em tempo: Até quando vamos ter esse Biel em campo? Aderi essa semana ao marcador de sua minutagem, claro que torcendo contra o terço de sua utilização. Não dá! Ele tomou um amarelo e alguém ao meu lado reclamou. “Pena que não é o terceiro”. E Rony em campo com Hulk no banco, me ajuda a te defender Sampaoli!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
To sumido, bem mais que imaginei e desejava. Mas sem desligar do mundo, consegui -…
Confesso que me solidarizo com as reclamações, procedentes, dos flamidístas cariocas. Sem ironia, o…
O Atleticano está vivendo as antigas cantigas de roda da infância, desde aquele “vou passear…
Esclarecendo que essa expressão, que anda na boca de muita gente que nem sabe o…
Não só aqui nos veículos de comunicação, mas por todo lado. Ouço cada sugestão maluca…
Enquanto aguardamos a primeiras ações do novo C & tal, notadamente sobre saídas de jogadores…
View Comments
Excelente jogo, seguimos em busca da meta: a taça! Imaginem vocês: o Galo, já contando a final, terá percorrido cerca de 53.718 quilômetros (ida e volta) entre Belo Horizonte e as cidades dos adversários. É uma distância que ultrapassa uma volta completa na Terra (cerca de 40.075 km)! Terá jogado em quase todo o Continente: Peru; Venezuela; Chile; Colômbia; Argentina; Bolívia; Equador; Paraguai e Brasil - faltou o Uruguai. Só não enfrentou uruguaios, paraguaios e brasileiros. Jogou à beira do mar em Iquique e nas altitudes de Quito (2.850m), de Cusco (3.400) e de La Paz (3.600m). Até aqui, 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas - na praia em Iquique e na Arena contra o Bucaramanga; 22 Gols marcados, 12 sofridos. É uma epopeia que tem de terminar em consagração.
Ganhou e jogou bem!! Melhor jogo do Galo no ano, que continue assim traga o caneco e entre os 10 do Brasileiro, depois de um ano sofrido se Deus quiser vamos terminar é comemorando!!
E que os erros de 2025 não fiquem esquecidos e o planejamento para 2026 seja muito melhor!!
Saudações que venha a grande final!!
Hoje é só alegria, porque vi o Galo jogar ontem, próximo de outros tempos muito bons. ACREDITO que vamos levar esta SA, que, ao contrário do que diz um "fujão" puxa-saco, não será pela incompetência dos adversários. Inveja mata! Ontem mesmo, tomando uma após o jogo, o que vi foram os preços da ida ao Paraguai se dispararem, mas, sabendo escolher, irei sem dúvida alguma, porque o nosso Galão da Massa, e nós, merecemos! Quanto ao jogo de ontem, foi tudo que o blogueiro democrático diz, exceto uma coisa, qual seja, me deu vontade de descer ao gramado e "dar um tapa na orelha" do Everson, pela cera desmedida ( mais uma vez, dentre tantas, levando um amarelo), nitidamente supondo que estaria agradando a Massa, quando, ao contrário, a maioria dos que se encontravam próximos de mim, até gritaram com indignação pelo que fez. A cera é do jogo e todos os goleiros fazem. Mas cera exagerada e "pensando" que é um estrategista, acaba no que vem dando pra ele, prejudicando o time: cartões amarelos e críticas até pesadas. Alguém precisa dizer pra ele que é preciso parar de jogar pra plateia, no sentido pejorativo.
Acho que Sampaoli fez o correto, Rony no primeiro tempo para o time jogar com mais intensidade. E Hulk nos 30 minutos finais, para pegar o time adversário mais cansado, é o tempo que um jogador de 39 anos aguenta jogar em alta intensidade. Após a entrada do Hulk o Galo tomou o gol do Del Valle. Na hora que tomou o gol pensei; nem precisa do Hulk neste jogo, já que estava ganhando de 2 a 0. Mas Alonso fez um ótimo lançamento para o Hulk, que mostrou mais uma fez a qualidade técnica acima média. Merecido a homenagem da torcida ao ídolo Hulk.
SEMRE SEREI UM FERRENHO OPOSICIONISTA OA SANPAOLIU.NUCA VOU CONCORDAR COM ELE QUANTO A ESALAR UM TIME A CADA PARTIDA. QUEM FAZ ISTO PELO MUNDO DO FUTEBOL SÃO OS TÉCNICOS DE REAL MADRI, ALTÉTICO DE MADRI, BARCELONA, CHELSEA, PSG E OLHA QUE NÃO É EM ´TODO JOGO.VOLTO A FALAR: NÓS TEMOS MAL MAL UM TIME MEDIANO. E CONTINUO COM A MINHA OPINIÃO QUE BIEL, MENINO E RONY NÃO JOGAM NADA E TÔ DE OLHO NOS MINUTOS DO BIEL EM CAMPO, PORQUE SE ELE ATINGIR UM DETERMINADO TEMPO DE JOGO O GALO TERÁ QUE COMPRÁ-LO POR 7 MILHÕES DE EUROS. É A CICGA CEGA DO GALO EM MAIS UMA NEGOCIAÇÃO EXDRÚXULA.(?)
CONTAGEM REGRESSIVA PARA O PARAGUAY. VAMO LÁ MEU GALÃO DA MASSA.
Bomm diaaaa!!!
Esse Sampaoli , não entende nada de futebol !! Deveria mudar de profissão, é um jegue ! Temos ótimos jogadores no elenco, Biela , Runier e Ronin!
Eu entendo, o resto é falácia , trabalho na NASA!
Galo Sempre!!
Salve Massa e Guru
Confesso que não esperava o futebol convincente jogado ontem. Pensei que seria uma partida encardida e a vitória viria no estilo Galo de ser.
Sampaoli vem tirando leite de pedra e ontem em mais uma sacada, não colou nenhum lateral direito e colocou Alan Franco.
O melhor foi ver o time no estilo Sampaoli, fazendo pressão na saídas de bolas e não se conformando com o placar favorável.
Pelo jogo de ontem, vou entrar na fila depois do DS para reconhecer o bom futebol de Bernard e Dudu.
Mas será que esta fila é maior ou menor do que a de desculpas a Hulk?
Partida sensacional ontem. Era o jogo do ano e foi a melhor atuação do ano. O time todo foi bem. Defesa sólida, meio campo compacto e ataque veloz.
Destaco Bernard, Igor Gomes, Arana e Dudu. Foram quase perfeitos.
Partimos agora para mais uma final internacional, pra desgosto de alguns que já haviam dado como aposentados ou dispensáveis os caras que decidiram ontem. Futebol é algo absolutamente mágico e imprevisível...
Creio que vai ser bem difícil a disputa no Paraguai, mas o Galo irá triunfar novamente. Com garra e bom futebol.
Pra terminar, nosso super herói Hulk merece muito aquele carinho da massa ao final do jogo. A verdadeira torcida do Galo não abandona seus ídolos, ela abraça.
Saudações!
Grande vitória do Galo. O Igor Gomes e o Dudu foram os melhores.
Bom dia.
Como já dizia o poeta: 'Quem ama, perdoa'.
Vitória maiúscula do GALO.
Na hora do gol do Bernard, eu lembrei logo do DS kkkkk.
Bom demais. Agora é curtir o feriado.
Abraço.