Dia agitado para os Atleticanos

Crédito: UAI/EM

Duas notícias dominaram o noticiário Atleticano: a troca envolvendo Clayton e Marlone; e a menção do maior jornal da Inglaterra, The Guardian, à “farsa” que foi o jogo entre Galo e Flamengo, em 1981. Os Torcedores, claro, ficaram agitados pelas duas razões. Particularmente, o episódio da década de 80 jamais será digerido por todos que presenciaram um momento tão caro ao futuro dos brasileiros na Copa Libertadores da América.

Com relação à negociação, por empréstimo, ela torna-se favorável caso Clayton vá para o Corinthians sem valor de passe estipulado. Quando o contratamos, disputamos sua compra com o próprio time paulista. O jovem jogador vinha sendo cobiçado e era uma grande promessa, chegou aqui e não deu aquela famosa liga. Não sei ao certo o que aconteceu. Seria ele um foguete molhado ou a camisa do Galo pesou?

Assim sendo, acho arriscado fixar o valor de seus direitos econômicos, uma vez que ele veio a preço de ouro. Vai que ele chega lá e, com menor cobrança, consegue mostrar o futebol que apresentava no modesto Figueirense. É prudente, então, que se dê oportunidade a ele e ao próprio Galo de ressarcir o pesado investimento. Tomara que Clayton, ao contrário de outros do passado e até de atletas recentes, consiga mostrar valor no time paulista (um dos xodozinhos e protegido pelo esquema CBF/televisão).

Antes dele, saíram do Galo e não vingaram no Corinthians os jogadores Bruno, Ramon e Renato. Tempos depois, embora o primeiro tenha feito uma ponte no exterior, foram Guilherme, André e Geovanni Augusto. O histórico não sugere sucesso, mas considerando que o Galo pagou caro pelo atacante, é recomendável cautela. Se os deuses resolverem quitar o débito anterior, podemos ficar chupando dedo.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Já Marlone, com todo respeito, não cria grande expectativa a mim. Não poderá atuar na fase de grupos da Libertadores, muito menos na Copa Brasil. Entretanto, de volta ao passado, não tive esperança no Nelinho, no Chicão, até no Ronaldinho e, recentemente, no Fred. Todos me silenciaram. Se der certo, terá todo meu apoio e minha torcida. No dia em que R10 amanheceu em Belo Horizonte, incrédulo, liguei para um amigo de dentro do Galo e protestei. Ao meio-dia, confirmada a contratação, aderi imediatamente a maior contratação de todos os tempos de nosso clube.

Com Fred, de modo igual, cheguei a escrever reclamações neste espaço. Desafiei o centroavante sobre comemorações contra seu time anterior, de Belo Horizonte. Pois ele estreou marcando, embora o Galo tenha perdido a partida, e comemorou efusivamente o gol. Ganhou meu apoio. Caso Marlone vingue e entre no rol desses jogadores, com certeza terá meu apoio. Que marque lindos gols de fora da área, como fez nos tempos de Sport Recife.

Vamos falar da Copa Libertadores de 1981? Levou 36 anos e foi preciso um jornal inglês denunciar para o mundo todo saber que o Galo foi sacaneado naquela noite, no Serra Dourada. Convivemos por anos com a descrença de muitos brasileiros, especialmente não Atleticanos, que taxavam nossa reclamação de choro de perdedor.  Lembro muito bem daquele jogo. Quem passasse por aquela partida, seria, inevitavelmente, campeão da Copa Libertadores e do Mundial. Foi o que aconteceu com o time carioca.

Em função de uma arbitragem deplorável, que atendia interesses escusos (como agora o jornal inglês mostra), Flamengo foi o grande beneficiado. Naquela ocasião, a CBF, a fim de atender a interesses do governo militar, usava o futebol para sufocar a reação popular que ganhava as ruas contra a ditadura. Presidido por um aliado, dono da maior torcida do Brasil, o Urubu levou vantagem e o Galo foi o grande prejudicado.

Recentemente, tive a oportunidade de conversar com o árbitro José Roberto Wright. Na nossa prosa, num tom amigável e profissional, deixei registrado que reconhecia suas explicações, mas jamais o perdoaria. Atleticanos, aqui mesmo, manifestaram indignação; afirmaram que eu deveria era dar uma “bordoada” no nosso maior algoz. Depois de todo esse tempo e pelas débeis condições atuais (minha e dele), não seria concebível tal atitude.

Agora, com a publicação do jornal londrino, se descortina toda a sacanagem que a CBF e o regime de plantão impuseram ao Atleticano. Por isso, sempre digo: se erros de arbitragem algum dia nos favorecerem, ainda assim a conta do passado não será quitada. E o que é mais triste, o problema ainda hoje continua e persiste, basta relembrar os campeonatos nacionais de 2012 e 2015. Enviei o link da matéria para o Sérgio Correa e para o próprio Wright. O primeiro leu e não  se manifestou, e o ex-juiz nem abriu o texto.

Apesar de todos os percalços, nada consegue alterar nossa paixão. No modesto e despretensioso texto publicado ontem, ficou evidente o quanto o Atleticano é apaixonado e movido pelo time do coração. Galo Sempre!

 

Blogueiro

View Comments

  • Lindo cara ,lindo demais GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=eq4v0BEJOoU .... @TVGALO
    Clica no link aí e me diga se não é de arrepiar !!!! #Galo109#PaixãoDoPovo
    _ Atlético gostamos muito de você e e e e a alegria de viver quando te vejo vencer er er entidade venerada por milhões ... PQP !!! Esse GALO é doidimais !!!!! Graças a Deus todos estes momentos no vídeo eu VI in loco e a emoção hoje é a mesma vivida em cada um deles .Obrigado meu pai e meu avô, minha família inteira ,os cambau por me terem feito ATLETICANO .... de gerações em gerações contagiando multidões ... Minas Gerais e o mundo são nosso Terreiro ... Parabéns a equipe multimídia do @atlético vocês são phodas e o vosso trabalho é nota 13

  • Senhores,
    Não estou entendendo mais nada este tal de Marlone é horrorível (mistura de horroroso com horrível) reserva do medíocre "timão" e pelos comentários a maioria acha que este cara é uma boa pro galo , vc's devem estar de brincadeira. ..

    • Brincadeira é aparecer gente defendendo a permanência do Clayton!
      Se trocasse ele no Berola a gente já estaria no lucro!

  • Boa tarde ! Você pode mandar essa matéria do jornal Londrino para mim ? se puder agradeço desde já, vou fazer um quadro e colocar em minha coleção. Sandro Oliveira

  • Concordo Roberto, devemos manter o 4-4-2 com o Marlone que é destro disputando uma vaga na direita, e para os jogos FORA DE CASA eu entraria com um time mais encorpado tiraria o Marlone e entraria com o Adilson.
    Marcos Rocha - Leo Silva - Gabriel - Fábio Santos (4)
    Marlone ou Adilson - Elias - Carioca - Cazares (4)
    Robinho - Fred (2)
    Suplentes pela direita: Luan , Maicosuel
    Suplentes pela esquerda: Otero, Danilo
    Reserva do Fred: Rafael Moura
    Reserva do Robinho: Danilo ou Otero ou Luan ou Maicosuel
    Acho que com as contratações o elenco ficou bem mais equilibrado só a zaga que merecia um zagueirão top, pois nosso capitão e professor Leo Silva já está 38 anos.
    Já que você mencionou o time vice campeão Brasileiro de 1999 e recordar é viver vai a escalação:
    Velloso
    Bruno - Caçapa - Galvan - Ronildo
    Valdir - Gallo - Beletti - Robert
    Marques - Guilherme
    Belo time e com muitas semelhanças com o atual time do Galo.
    Agora é o Roger manter esse esquema 4-4-2 e saber mexer as peças conforme o jogo, opção que não falta...
    Saudações!! Galooooooooooo!!

    • Realmente, só falta o zagueiro!

      Um atacante veloz, que jogue pelas pontas também seria uma boa, já que não podemos contar com o Luan em plena forma por toda temporada! Esse jogador seria essencial justamente pra poder mudar o esquema, dependendo da característica do jogo!
      Mas é isso aí!
      O 4-4-2 hoje é a melhor opção pra formar o time base do Galo, ainda mais que temos jogadores como Robinho, Fred e Cazares de titular!
      Vamos que vamos!
      Que venham as poucas peças que faltam!
      E deixa o Roger trabalhar!

  • Boa tarde, Eduardo e toda atleticanaiada! Não adianta chorar o leite derramado. Até um leigo sabia no que ia dá. Levaram o jogo para o Serra Dourada com esse juizinho no comando; tudo armado com a CBF e a Globo. Faltou na época pulso da nossa Diretoria em chutar o balde, coisa que não aconteceu.
    Devemos sim, tirar lições para futuras disputas.
    Quanto ao troca-troca Clayton e Marlone, é trocar seis por meia dúzia. A Diretoria deve ficar atenta, pois já pisca o sinal amarelo na Cidade do Galo. O Léo Silva não volta ainda, Erazo não se sabe quando contar com ele e Felipe "Conceição" Santana já deu o seu cartão de visita. Torna-se URGENTE a contratação de mais um zagueiro. Quando será?

  • Talvez e exatamente por estas e outras que nossas paixão sempre cresceu a despeito de tudo e de todos, fossemos nós meros simpatizantes, com certeza não seríamos a melhor torcida sulamericana. Ainda seremos garfados, pelos poderosos em prol de seus interesses, esquecendo a magia que nos move, no entanto nada será como antes, nunca poderão nos derrubar, somos a essência, somos a alma que voa livre por estes campos, não importando a quantidade que em alguns casos são enormes, mas prioritariamente o nosso amor pelo GALO.

  • José Antônio , concordo contigo em gênero, número e grau. Como esse sujeito odeia o Galo! Acho, no mínimo boa, essa troca Clayton /Marlone.

  • Atleticanos: fico a me perguntar, sera que o Presidente do CAM, usando recursos próprios (pessoais) faria um investimento de R$ 13 Milhões na contratação do Clayton. Como tenho comentado, Clayton, assim como Cardenas, Diego Aguirre e Roger Carvalho, foram contratados após partidas (contra o CAM), que tiveram desempenho TÁTICO/TÉCNICO acima do normal. Comportamento/filosofia no meu entendimento CHULO.
    Quanto aos assuntos da pauta, o CAM x Fla de 1981, deve ser esquecido. Da NOJO relembrar. Marlone, lembram que foi o primeiro reforço pedido pelo Roger, antes mesmo de assumir o cargo, conhecer características dos futuros comandados. Muito estranho! Tenho duvidas sobre a performance positiva do jogador (abaixo da média).

  • Parabéns ao The Guardian pela matéria! Finalmente, após 36 anos, um veículo de comunicação reconhecido elucida os fatos. O que me intriga é que a matéria não foi abordada em nenhum programa esportivo. Estranho, muito estranho... Pelo visto, imparcialidade é uma pauta que precisa ser revista por muitos jornalistas. É impossível não se indignar mesmo depois de tanto tempo, cinco expulsões e o sr. do apito vai morrer negando o óbvio. Se houvesse mais isenção da imprensa, o assunto seria repercutido em massa no Brasil, mas... Quanto a Marlone por Clayton, acho que foi bom negócio. Bola pra frente! Galoooooooooooo

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

1 hora ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!