Categories: blogueirosfutebol

Derrota que não (me) abala

Nem a mim e tampouco a maioria dos Atleticanos. Evidentemente que, entre alguns poucos, não me surpreendo foi e será como o fim dos tempos. Ontem, gente que fazia prognóstico de vitória, mal o jogo terminou e já inundava as redes sociais com o famoso chavão do “eu já sabia”. Eu também sabia, o Milito sabia e até avisou, que numa hora o time seria derrotado. Mas, isso, não sugere que a situação desandou. Jamais!

O elenco que temos é esse e foram esses jogadores sob o comando do argentino que conquistaram o mineiro. Naqueles jogos decisivos, quando esses mesmos derrotistas reaparecem, decretando e anunciando naquela semana entre 30 de março e 7 de abril que o terceiro penta do Galo não seria nesta temporada. Empatamos a primeira, na nossa casa, e a turma do “eu já sabia”, deitou falação. Fomos pra cima e, de virada, conquistamos o estadual. Vitória por 3 a 1.

De lá para cá, essa invencibilidade, encantou e fez até algozes reconhecerem o bom momento Atleticano. Se foram 12 jogos sem perder – oito vitórias e quatro empates – na exata partida do cabalístico e enigmático 13 de Galo, conhecemos a primeira derrota da era Gabriel Milito. Não me derrubou como em tempos recentes sob outra direção no gramado. Treinador que se conforma com empate, reconhece que merecemos perder, não tem perfil para a nossa história. Conformismo não cabe na Massa e menos ainda no elenco e comissão técnica.

Poderia e até deveria me prender mais ao jogo, mas julgo necessárias essas considerações. Hoje, quarta-feira, 15 de maio, de volta do Uruguai, começa a preparação para o Brasileiro e Copa do Brasil, nossos dois próximos compromissos. Estamos vivos e na condição de um dos favoritos nessas competições e também na Libertadores que perdemos ontem. Olhar pra frente é que se sugere e não ficar remoendo e procurando culpados. Ah! O Éverson falhou, o Arana tá com a cabeça na seleção, o Zaracho não tá jogando bem, o Hulk tá merecendo ser sacado, o Paulinho perde muitos gols. Colocar quem? Nenhum deles, embora não tenham titularidade assegurada, tem de sair do time. Tampouco os demais que Milito tem escalado.

Foram eles que conquistaram o título que a turma “eu já sabia’, havia entregue ao adversário da final deste ano. Honrando nossa tradição em 18 finais consecutivas e 11 conquistas, frente a cinco adversários diferentes. São os mesmos que colocam o Galo nas primeiras colocações do Brasileiro, em vantagem no mata mata da Copa do Brasil, e com a primeira colocação praticamente assegurada na chave da Libertadores. Se não mais 100% e com remotas possibilidades da primeira colocação geral, seguramente entre os três melhores aproveitamento.

Quanto ao jogo, de coração (Atleticano), tenho certeza que – com todo o gosto amargo da derrota – o treinador saberá tirar lições e proveito para a sequência da temporada. Tomamos dois gols praticamente iguais, em bola parada, que nossa defesa deixou a bola sobrar nos pés dos atacantes uruguaios. O primeiro deles, acreditem, assinalado pelo fraco Lucaz Hernández, que custamos a passar pra frente depois de decepcionante passagem pelo Galo. Disse ontem numa live pós jogo com o Bolivar, que acredito tanto no time Atleticano, que adoraria uma final frente ao mesmo Peñarol em Buenos Aires. Seria mamão com açúcar. Enfim, repito, vamos focar no futuro em busca dos títulos que estamos disputando.

Aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite MASSA!

    Desculpa pela demora no comentário pós-jogo. Estou em viagem e está bem complicado. Tirei um tempo para ver meus e-mails e vim comentar sobre a derrota.

    Sigo o Nobre Relator, nada que me abale. Derrota que a meu ver foi normal, devido a vários fatores, que não vem ao caso. Não concordo qdo alguém diz que era a hora certa de perder. Eu nem sabia que o 9ALO tem hora certa para isso. Espero que ela esteja muito atrasada e que nunca acertem esse ponteiro.

    Jogo é jogado e lambari é pescado. Simples. Não jogamos, fato. Um detalhe importante que esse jogo serviu, não temos um camisa 10 meia-boca, nem precisa ser um Nacho, Ganso, etc. Pode ser um meia-boca mesmo, mas que saiba enfiar uma bola. Ontem foi um show de horrores as tentativas.

    Espero que com a chegada do Bernard isso melhore.

    Fora isso, nada de terra arrasada, pelo contrário, 9ALÃO DA MASSA forte candidato a ser líder ou um dos líderes geral da Libertadores.

    BBBOOOORRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOO!!!!!!!

  • Milito, meu "fio"... Bota o Matheus Mendes para jogar.

    O Everson é um frangueiro...... muito ruim.

    • Saudações ATLETICANAS, temos um bom time um excelente treinador, com algumas reposições ficará mais forte. Um zagueiro e um centroavante. Um título esse ano tenho certeza que ganharemos, infelizmente o nosso goleiro mostra suas deficiências que nos mata, mata pode nos complicar, um goleiro cheio de cena nas defesas poderia simplificar mas gosta de pular pra valorizar a defesa.Boa sorte pra nós.

  • Goleiro frangueiro.....Péssimo.
    O pior jogador do Galo.
    O segundo pior, é a porcaria do Jemerson...

    Até quando....

  • Agora são 13:13 quando escrevo este comentário...

    Sou super super supersticioso mesmo.

    Ontem estava ouvindo o jogo do Galo pelo rádio de celular... atrasado para chegar à pizzaria aqui em minha Montes Claros onde aprecio uma "gelada" durante aos jogos do nosso Galão querido.

    Confesso, ao ouvir que Otávio era substituído pelo Igor Gomes.... Senti um calafrio. Naquele exato instante senti aquele algo estranho me dizendo... Ih! deu merda! Tinha de colocar outro sagueiro e adiantar o Bataglia para o meio... Sou assim... Sei antes de todos o que pode acontecer durante os jogos...

    Mas o melhor de tudo foi o que senti ao final do jogo: Lembrei-me de 2.013 da derrota do Galo para o São Paulo no Morumbi da previsão de Ronaldinho... " Quando tá valendo, tá valendo".
    O Galo está muito vivo. É melhor perder agora. E quero por que quero pegar este mesmo Peñarol nas oitavas para mostrar-lhes quem manda... E que Hulk bata no peito e aponte para o goleiro deles QUEM È O GALÃO DA MASSA.... Isto meus amigos, em plena Arena MRV....

    Pressentimento meu!!!

    Vencer a libertadores 2024 na Argentina...

    Vai Galo!!! Vai Galo!!! Faça meu coração bater mais feliz ainda por você.

    Um abraço galera.

  • Edu. Como você mesmo diz são muitas décadas de atleticanidade, mas a torcida do Galo ainda vai me fazer parar de torcer. Que torcida chata. Não foi pelo que vi nas listas e redes sociais uma minoria. Foi muita, muita gente, inclusive chamando de cruzeirense juntamente nós que não vimos tragédia nessa derrota. Ontem Everson, virou um pereba, Arana um interesseiro, Paulinho um perna de pau ( eu também já o critiquei por perder gols, nunca pela sua incansável mobilidade), Hulk um velho senil e Milito quase um Felipão. Não acho que o Galo vai ganhar tudo, mas vai beliscar um título importante esse ano. E eu mesmo desempregado momentâneamente, vou comprar essa camisa linda vermelha do Everson. Afinal, aqui Galo P@&&0!!!!!

    • Um conjunto de fatores levou à derrota, o principal foi a escalação com somente 2 jogadores ofensivos e nenhum meia de criação. Em um jogo que você sabe que vai ter uns 70% de posse de bola e que o adversário vai se fechar, não faz sentido entrar com 4 homens de marcação no meio campo. Isso foi traduzido em um mísero chute a gol no primeiro tempo. Com essa formação, Saravia foi pra ala direita, sendo nulo na armação das jogadas. Pra piorar Hulk estava irreconhecível, Everson não foi bem e Igor Gomes não deveria compor esse elenco.
      Uma derrota quando poderia perder, pra aprender lições valiosas, Milito é inteligente e espero que não repita esses erros no futuro.
      Nada de terra arrasada, o Penarol foi muito bem naquilo que se propôs, arbitragem tenebrosa deixou a cera rolar solta, deixou de aplicar cartões e de dar uns dez minutos de acréscimo. Agora é ganhar do Bahia com o apoio da massa!

    • Não se deixe contaminar por quem investe no caos. Tenho imunidade disso. Acredita que, felizmente participo de poucos grupos, teve até quem criticasse a ação social de sábado. Chamou de demagogia da diretoria e tal. Esses, críticos de plantão, se acham aptos a dirigentes, treinadores e não passam de jogadores frustrados. Ainda bem que, desde criança, entendia que meu lugar era na arquibancada. Agora, na undécima hora de vida, fui presenteado a estar blogueiro. Já é muito para minha Atleticanidade, me contenho em reações que a missão provoca. Enfim sigo Atleticano,como desde os anos 70.

      • Pergunta que não quer calar. Este espaço aqui é do time que estava à 11 jogos invicto, classificado na liberta, com vantagem significativa na copa do Brasil e um dos primeiros no brasileirão?
        Pelos corneteiros, parece que não. Então chamem o Felipão de volta meus caros!

  • Bom dia, não tem como ser bom não é?

    Eu achei que toda essa história de parar o campeonato brasileiro, mais esse clima do treino aberto, afetou o time. Não faltou esforço, mas faltou alma, faltou aquela vontade de ganhar, faltou o algo mais que o time estava apresentando. Não sei se foi isso, mas o time estava esquisito, todo esquisito.

    Ontem, creio que o Milito cometeu o seu maior erro, que foi não substituir o nosso maior ídolo, que simplesmente não conseguia dominar uma bola sequer.

    Atenção redobrada meu time, semana que vem tem o Sport e não dá para bobear.

    Tomara que não seja nada de grave com o Otávio.

    Abraço.

  • Bom dia....até imaginei que esse seria o titulo do blog hoje (já foi titulo de outras derrotas com outros técnicos hj "criticados". Enfim... Sobre os comentários...me desculpem os "escrivinhadores"...mas "perder quando podia perder"??? Não, não podia perder. Essa derrota pode custar o 1º lugar geral ( e muito otimista como o blogueiro ficarmos em 3º) e isso pode significar decidir um ou dois jogos fora, por exemplo contra porco e na altitude da bolivia. Por isso que não concordo. E pra não me alongar acredito que houve um pequeno "salto alto". Um time que dá o primeiro chute aos 30 minutos do 2º tempo por um zagueiro IMPROVISADO tem que baixar a bola. E finalizando estou espantado...Jogador com frieira não pode jogar??? (kkkk). Me poupe né?

  • NOTA DO PÚBLICO PELO GE:

    Everson 2,3

    Saravia 5,7
    Fuchs 4,2
    Jemerson 3,9
    Arana 3,9

    Bataglia 6,8
    Otávio 7,9
    Franco 5,0
    Igor Gomes 3,0
    Zaracho 4,0

    Hulk 3,5
    Paulinho 3,5
    Alisson 4,3
    Vargas 6,5

    Sobre a partida, o GALO teve um amplo domínio da bola (78%), mas faltou contundência e eficácia ofensiva...

    Com menos posse de bola (22%), o Penarol chegou mais, finalizou mais (9 contra 6) e matou o jogo em duas falhas defensivas consecutivas e iguais...

    Na frente da área não convém fazer faltas frontais. Antes a preferência será pelo bloqueio e interceptação em tentativas de roubadas da bola sem faltas, mas...

    E o Igor Gomes? O cara terá falhado ao fazer duas faltas seguidas em local de perigo e deu no que deu...

    No plano defensivo, portanto, o time foi muito mal. Certamente as saídas de Franco (amarelado) e Otávio (lesão) fragilizaram a contenção e levaram às falhas defensivas que decretaram a primeira derrota da Era Milito...

    Ofensivamente a equipe também não funcionou. No 1'T a estratégia de Milito de chegar ao gol adversário pelas alas, sobretudo com Arana, não deu resultado pela carreta na frente do gol dos caras estacionada por Diego Aguirre...

    No 2'T Milito promoveu as entradas de Alisson e Vargas para tentar abrir o jogo, mas em vão. Se Vargas até foi relativamente bem, Alisson, além de ofensivamente mal, defensivamente falhou na marcação do primeiro gol do adversário. Hulk e Paulinho, que já estavam mal, também não se encontraram e o quarteto de ataque pensado como estratégia ofensiva no 2'T simplesmente não funcionou...

    Os piores do Atlético foram Everson, Igor Gomes, Alisson, Hulk e Paulinho. Também não tiveram boa atuação Jemerson, Arana e Zaracho...

    Fuchs foi mais ou menos. As melhores atuações foram de Bataglia, Otávio, Franco e Vargas...

    Milito não teve culpa pela derrota do Time que não se encontrou defensiva nem ofensivamente tampouco na criação...

    Que a derrota, que não sinaliza o fim do mundo nem terra arrasada, deixe lições...

    De mais a mais ficou patente que ao elenco atleticano falta ao menos um zagueiro bão. A zagueirada é de mediana pra baixo e quando o jogo é grande espana...

    Scarpa fez falta e muito...

    Agora é lamber as feridas, virar a chave e pensar no Brasileirão. Uma vitória sobre o Bahia no próximo domingo é necessária para o Time tentar voltar ao G4, se voltar mesmo ganhando. Nem uma vitória garante retorno ao G4, eis que para tanto depende dos outros resultados dos concorrentes...

    As competições já começam a afunilar e a onça se aproxima para beber água...

    Vamooooo, GALO!!!

    • Caro ERNEST.
      Muito bom ler as suas considerações. Entretanto, permita-me um contraponto:
      "O Milito não teve culpa pela derrota do time que não se encontrou defensiva, nem ofensivamente na criação". A responsabilidade foi somente dos jogadores? Descumpriram o que foi treinado? Também imputo responsabilidade ao Milito pelas substituições processadas, principalmente pela entrada do Igor Gomes.
      Abraço.

  • Jogo medíocre. O Galo esteve irreconhecível durante os 90 minutos. Não sei como não perdeu de mais. O Peñarol dominou o tempo todo. Alguém tem de chamar a atenção do Hulk. Esqueceu-se de jogar bola, e vive reclamando.

  • Bom dia!
    Sabíamos que "em algum momento" a derrota viria! Veio, ao que consola, em momento que não atrapalha, em absolutamente nada, a caminhada do Galo e Milito! Constatações (de quase todos manifestantes) que devemos tirar como lições do jogo de ontem: Hulk está pesado e em total descompasso com a intensidade que o time tem empregado em seus jogos. Goleiro com a experiência do Everson rebater bola (ontem foram 03!) pra "dentro da área", ao invés de tirar "para os lados" é de matar (o time)!! E o Igor Gomes, como já foi dito e redito aqui, inúmeras vezes, e por inúmeros confrades, não está altura de, sequer, substituir qualquer jogador titular do Galo , no momento. Ficou claro que precisamos de alguns reforços. Ainda bem que já estamos garantidos na próxima fase e que, com ela, venham os reforços, poucos e pontuais.
    Sds....

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

12 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!