Foi nossa quinta derrota, em 28 jogos até o momento no Brasileirão, somando 18 vitórias e cinco empates. Nosso aproveitamento é de 70%, vale dizer, 59 conquistados em 84 disputados. São índices de aproveitamento extraordinários que sinalizam amplas possibilidades de conquista do título. Não comemoro e tampouco considero, como alguns, que já está assegurado. Mas, convenhamos, muito bem encaminhado.
Vou além. Até essa rodada, fizemos 13 jogos como mandante, num total de 39 pontos possíveis e conquistamos 34. Vale dizer, 87% de aproveitamento em 11 vitórias, um empate e uma derrota. Como visitantes, em 15 jogos, ganhamos 25 pontos em 45 disputados. Foram sete vitórias, quatro empates e igual número de derrotas. Aproveitamento de 62%. São números de time que pode e deve ser campeão.
Faltando dez partidas, sendo seis em Belo Horizonte e quatro fora de nossos domínios, creio que bastaria uma média de aproveitamento em torno de 60%, equivalendo a mais 18 pontos. Que é abaixo da média geral, de mandante e da condição de visitante. Se manter esse 70%, vamos a 80 pontos. Então, caríssimas e caros Atleticanos, porque me abalar com um resultado adverso frente ao segundo melhor time brasileiro da atualidade?
Não vejo razão para críticas e tensão pela derrota de ontem à noite no Rio de Janeiro. Não era decisão, um mero jogo de meio de tabela, como disse ontem que qualquer resultado seria normal. Derrota, como aconteceu, ou mesmo empate e uma eventual vitória. Tivesse sido diferente, o campeonato praticamente iria ter termo faltando dez rodadas para o encerramento.
Creio até, considerando a provável manutenção da liderança pelo Galo até o final, que a segunda colocação sim está numa disputa acirrada. Esse negócio de entrar na pilha da imprensa do eixo que o Flamídia tem jogos a menos só interessa a essa gente que sempre conspirou contra o Galo.
Nessa semana, esse time carioca fará dois do três jogos atrasados, frente ao Paranaense (fora) e Atlético GO (no Rio). Nós vamos receber o Grêmio. O Flamídia ainda deve outra partida, frente ao mesmo Grêmio, em Porto Alegre. Esse a cbf vai marcar no momento que for mais conveniente aos interesses do time queridinho, dela própria e da tv que manipula calendário e resultados.
E é esse o roteiro dessa promiscuidade. Não bastasse uma série de artimanhas extra campo, ainda é dada autonomia e quem não tem credibilidade para administrar o futebol brasileiro. Quanto ao jogo de ontem, reitero, perdemos – resultado absolutamente dentro da previsibilidade – sem qualquer chance (essa é a expectativa da parcial crônica esportiva do eixo) – de provocar qualquer abalo no rendimento do time e na Torcida Atleticana.
Já na quarta-feira, nesse jogo adiado com o Grêmio, tenho convicção de que a Massa irá lotar o Mineirão, como tem feito desde a reabertura pós pandemia. O ambiente e a movimentação do Atleticano pelas ruas da cidade, me sugerem essa convicção. Já faz algum tempo que não via a cidade tão preta e branca como presenciei ontem antes, durante e após o jogo do Galo. No Bar do Salomão, que prometeu cerveja de graça se confirmar o título, era uma arquibancada. “Oh Salomão, Oh Salomão, libera a cerveja que o meu Galo é campeão”, foi cantado ontem mesmo depois do apito final.
Sobre o jogo, diria de maneira bem sintetizada, foi uma apresentação longe do esperado e do que o Galo vinha apresentando. Ainda assim, tivemos oportunidade de igualar o placar, mas não era dia de Galo. O gol, que não merece crucificar ninguém, foi uma falha do sistema defensivo, que é um dos pontos fortes do Galo na temporada. Acontece. Nossos atacantes, que tem sido mortais, não estavam inspirados, assim como o meio de campo. Até o Éverson, que não tem nenhuma culpa no tento adversário, não estava numa noite feliz. Suas saídas de bola foram apavorantes.
Passou e agora é olhar pra frente e pensar nos próximos adversários. Serão três jogos seguidos com a presença do Torcedor. Grêmio, América e Corinthians. Vamos lá fazer nove pontos, com o apoio da Massa. Nosso diferencial tem sido os resultados em Belo Horizonte, mesmo antes da volta do público, colocar os 30 mil possíveis (50% da capacidade) será fundamental para atropelar os adversários.
Em tempo: Registrar a satisfação de ver a Tombense ascendendo à série B do Brasileiro. O time de Tombos subiu para o Mineiro da Primeira Divisão, em 2012, como vice-campeão da Segundona. Dalí pra frente, via de regra entra no quadrangular final do Mineiro e no ano passado disputou a grande final. Habilitou para disputar a série D do Brasileiro, avançou para a C e agora é premiado com o acesso a Segunda Divisão do Brasileiro. Em 2022, se o outro mineiro permanecer na B (corre risco de ser penalizado com perda de pontos por injúria racial) vamos ter o clássico Tombense x Tombado (ou Trëmënsë?)
À propósito, mesclando essa situação com o resultado de ontem no Rio, percebi algo coincidentemente interessante. Os jogadores, dirigentes e até a torcida mingau comemorou muito o resultado. O que é absolutamente legitimo, claro, eu também teria feito talvez até mais festa. Porém me lembrou o jogo do turno do Mineiro deste ano. O Galo foi derrotado pelo antigo rival e a festa no estádio foi grandiosa. Presidente, jogadores e comissão técnica quase deram volta olímpica e promoveram um carnaval no gramado. Fim do Mineiro, a decisão foi entre Galo e kuei. Sintomático!
*imagens: 1) redes sociais; 2) Pedro Souza/Atlético e 3) do blogueiro
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Bom dia! Também acho que ainda dá e que seremos campeões, mas ontem a derrota vai na conta do Cuca, que escalou mal e substituiu pior ainda. Pra quê Guga, se Mariano estava apto? Tirar o Nacho que realmente não tá jogando nada desde o jogo do Santos vá lá, mas tirar tb o Zaracho para por o pesadão Vargas e ainda Nathan foi pra acabar né? Por que não entrou com o Dylan, mais um velocista e driblador pra um jogo truncado? E finalmente é inadmissível a implicância do Cuca com o Sacha, o cara já nos salvou várias vezes, mas é sempre a última opção dele, vai entender... Já faz tempo que Nathan Silva está pedindo um banco e já que o professor não enxerga, a sorte ajudou! Está suspenso contra o Grêmio, ufa! Tem entrado muito nervoso nos jogos decisivos e só fazendo bobagem, foi um dos que erraram no gol do Flamengo. Cuca, nem pense em Guga pra quarta ou vamos ter que torcer pra ele ser suspenso ou se machucar? O velho Mariano não é nenhuma Brastemp, mas é mil vezes melhor, Guga não é jogador pro Galo! Nem ele, nem Igor Rabelo nem Tchetchê, aprenda isso! É ganhar a trinca de jogos em casa e depois ficar a 7 pontos da taça! Sem mais delongas, desculpas ou entrega de paçocas, chega, o sinal amarelo ligou.....
Boa noite! Pelo horário e pelo post está quase se encerrando talvez só você vai ver esse comentário, mas tenho que desabafar.
Minha conquista na conquista do Brasileiro 2021 não vem de agora mas de algumas rodadas atrás onde venho cravando o título.
Acontece que um fantasma antigo começa a nos assombrar.
Já perdemos vários campeonatos Brasileiro pela nossa campanha pífia como visitantes principalmente no segundo turno.
Esse ano tivemos a sorte e a competência de acumular uma gordura e isso vai fazer a diferença no final.
Essa gordura e os jogos em casa vai nos dar o título.
Nossa campanha fora já era estamos a 4 jogos sem vencer e em 7 só vencemos 1 aproveitamento de pífios 33%
Em 2012 foi assim em 2015 também e perdemos o título.
Mas esse ano essa gordura e esses 6 jogos em casa vão fazer a diferença.
Hoje o Grêmio perdeu mais uma, o time deles não ganham de ninguém e tem que continuar assim.
É obrigação ganharmos do Grêmio que sempre foi pedra no sapato e nunca aliviou pra nós.
Lógico que não vai ser fácil mas é obrigação é fundamental essa vitória!
Estou confiante e ansioso tenha uma ótima noite!
Parabéns pelo trabalho!
"vamos ter o clássico Tombense x Tombado (ou Trëmënsë?)"
Kkkkk
O Cuca complicou. De início, entrou com 2 atacantes. Para reagir, com o placar adverso, tirou dois do meio campo e botou mais 2 atacantes. Resultado: perdeu o meio de campo e ficou vendo o Flamerda jogar. Essa solução dá errado na maior parte dos casos, maior parte mesmo, algo da ordem de 90%.
Não é a primeira vez que o Cuca faz algo desse naipe. Já o vi escalar zagueiro de centroavante para levar vantagem no cabeceio. Ridículo. Espero pare com isso!!!
Tirei 5 minutos do meu tempo para verificar uma questão, que eu já tinha quase certeza antes de verificar, e que se comprovou:
Nem todas as nossas derrotas no campeonato: Flamengo, atlético go, Santos, Ceará e fortaleza.
E nos jogos que empatamos, mas poderíamos ter ganhado: chapecoense(2x), São Paulo, Fluminense.
Em todos esses jogos o FDP do GUGA foi titular! Todos!!
Será somente uma coincidência?? Claro que não! O cara é um lixo! Péssimo dos péssimos!
Tá claro que esse vagabundo flamenguista não pode jogar!!
Quando o Mariano não estiver em condições de jogo coloca o Dodô na direita, improvisa o Alan Franco, coloca o Réver e desloca o nathan para a direita como um falso terceiro zagueiro! Mas pelo amor de Deus não coloca essa desgraça desse GUGA! Já são 3 anos entregando o ouro! É só ver os resultados dos jogos quando ele está em campo
Valorizo a humildade do Cuca e a forma conciliadora que comanda os jogadores. As sugestões aqui são muitas e variadas, mas acho que todos concordam que Cuca não foi bem neste jogo. Mas tem crédito, sendo fundamental para a glória ou decepção do Galo neste campeonato Brasileiro.
Nacho jogou melhor quando entrou apenas no segundo tempo e apostaria mais nesta opção.
Novamente Guga ficou olhando a bola do lado esquerdo, e o adversário entrou livre na direita. Após o gol o time adversário se fechou e Cuca não foi feliz nas escolhas. Ao meu ver Cuca não fez uma boa escolha quando tirou o Zaracho para colocar o Savarino. Deveria ter tirado o Nacho e colocado Zaracho no meio fazendo a função do Nacho, e Savarino na ponta direita. Apesar de Savarino estar sem ritmo de jogo, ainda achei aceitável a escolha para tentar uma reação. Mas discordo da saída do Zaracho, este aguenta correr os 90 minutos, sendo a melhor opção para substituir o Nacho.
Alguns aqui no blog fazem menção àqueles que " pensam
que sabem tudo de futebol ", categoria na qual me incluo,
modestamente , no tocante ao ATLÉTICO .
Relendo os comentários a gente vê que a maioria deles
é dirigida aos jogadores , a um e a outro , até mesmo a
quem está no banco ou em casa .
Vamos ao gol do Flamengo ?
O cara lá na ponta direita estava totalmente livre de
marcação , desde o meio campo , quando pediu a bola
para o Arão .
Lançado , não havia ninguém na cobertura , e ele pode ,
tranquilamente , pensar no que ia fazer .
E o que fez foi sem nenhuma qualidade , pois deu um
balão despretensioso para a área , sem nenhum perigo
iminente de gol .
Mas a lambança ainda não estava completa .
O lateral (???) do lado de cá simplesmente NÃO VIU o
adversário que era obrigação dele marcar .
Juvenil o rapaz . Ou nem isso , foi infantil .
E aí eu pergunto :
esse time TREINA ?
BE A BÁ do futebol , que qualquer pessoa com pouco
conhecimento de bola ( nem precisa ser como alguns
aqui que SABEM MUITO ) tem capacidade para cobrar
o MEGA TREINADOR .
É PRACABÁ !!!
Foi horrível ver aquele imbecil narrador, Luiz Carlos Jr, além de Fábio Jr e Lédio Carmona Jr, passarem o tempo todo fazendo continhas pro flamerda Jr.
Q BLOG CHORÃO! Cruzes!
E vc, bandido, tá sorrindo por dentro, né, seu CANALHA!
Derrota NORMAL é o caralho! BUNDÃO!
Esse ANÔNIMO é um morde fronha, imbecil, cruzeinguista de merda.
Caros amiGalos, esse comentário poderia - a exemplo de outros dessa mesma frustrada pessoa - ter ido para a lixeira. Assim como outros da mesma autoria, detectados pelo número do IP (177 40 ... ...), mas optei por postar. Assim como já o fiz com dois outros débeis que adoram nosso espaço. Esses três fakes (moleques) apostam na provocação, agressão e impunidade.
São tão covardes, notadamente o mais frequente (191 55 ... ...), que acreditam e confiam no anonimato como escudo de seus atos. Esse, do post acima, é um infeliz que já provocou cizânia noutro espaço Atleticano. Avisei a ele que aqui não. Outro, o terceiro, (200.54 .. ..) ameaça que serei processado por minhas opiniões que assino e assumo, tenho cara, mas ele é fake.
Postei essa, com esse comentário, pra mostrar o quanto são valentes esses anônimos. Esse velho moço que o diga.
Eduardo, que triste a manifestação desse anônimo. Quanto ódio esse ser anônimo carrega.
Esses três infelizes, existem outros menos ostensivos, acreditam que irão me intimidar. Caro Paulo, se um dia tivermos a oportunidade de prosear vou te contar e mostrar as idiotices - armazenadas - desse tipo de gente. Me serão muito úteis no futuro.
Esse de hoje, tempos atrás, tentava fazer desse espaço debate político. Avisei e, insistindo, mostrei a ele a porta de saída. O outro, que me provoca sobre questão política, faz o impossível pra que me manifeste aqui sobre o assunto. No blog só falo de Galo. Ele se acha tão esperto que tenta me provocar como se eu militasse no campo que combato. Ineficaz a tentativa do juvenil. E o terceiro, entre os já identificados, aposta que vai me demitir do espaço (não tenho vínculo funcional) e que vou responder por processos judiciais. Talvez, no caso desse incauto, ele desconheça o que é uma ação regressiva.
No mais, caro Paulo, vou levando e tem momentos que são divertidos. Te conto num cafezinho. Que é a minha praia.
Prezado Eduardo,
Será um prazer e uma honra tomarmos um cafezinho. Acompanho o blog já faz um tempo.
Desde o início tive o sentimento que este espaço é um lugar especial, diferenciado. Quando opinamos ficamos sujeitos as críticas, mas esse ódio injustificado , como disse, é triste.
Como fala o José Eduardo Barata "eu se divirto" com o debate aqui no blog e muitas vezes mudo de opinião com a leitura de opiniões que divergem da minha. Os olhares podem ser diferentes dos nossos, mas ódio gratuito é triste.
Sigamos com os bons fluidos , que são a maioria.
Sigamos!
Outra coisa, além dos 10 jogos do principal concorrente, tenho um devaneio sobre os nossos próximos jogos. 5 em casa. Grêmio, Kuei, Curica. Aí saímos dia 16/11 pra Curitiba. Contra o adversário da final da CB. Mas eles estão também na final da Sulamericana, jogo dia 20/11 no Uruguai. Decerto vão de reservas, igual contra o Fortaleza. Aí, Juventude em casa, pra depois sair novamente contra o Palmeiras. Dia 24/11. Dia 27 eles fazem a final da Liberta. Adivinha!!! E fecharemos o mês contra as floreC aqui em BH. Jogo tinhoso pra armações contra o Galo. Ainda teremos o RB Bragantino em casa. Já em dezembro. Pra fechar com Bahia e Grêmio, nessa ordem.
Em suma, tudo isso não vale nada, se não fizer valer dentro de campo. Nada de Guga, Tchê Tchê e Nathan pescador, além de Hyoran. Pra começar. Ontem, pareciam na ressaca de uma classificação e não num jogo chave pro CAMpeonato. Tem que querer vencer. Não, ter medo de perder! Galo tem mais chances esse ano, que teve ano passado e tinha tudo de mão beijada pra ganhar. Não teve foi competência. EU QUERO É O BR!!!!
Boa noite. Até agora não entendi o porquê do jogo contra o Bahia ter sido adiado para a penúltima rodada. Galo vai ficar 6 dias sem jogos... e aí vamos fazer os dois últimos do campeonato fora de casa, sendo que na tabela original, dos últimos 3 jogos, 2 seriam em casa. Realmente não entendi essa alteração, sendo que o Bahia não está em nenhuma competição fora brasileiro. Prevejo maracutaias para prejudicar o Galo rumo ao título. Tomara que até lá o título já tenha sido confirmado. Me ajudem a entender por favor! Obrigado!