Categories: blogueirosfutebol

Derrota pra repensar o planejamento

Nem os mais pessimistas dos Atleticanos, não incluindo aqueles que sabidamente torcem contra, esperavam esse resultado frente ao Fortaleza. Eu tinha convicção dos três pontos para marcar o início de uma temporada que ainda tem tudo para ser brilhante.

A escalação inicial, apesar da presença de Allan, era exatamente aquela que vem se desenhando como a mais promissora. O início da partida foi com um Galo intenso e a procura de abrir o placar. Com o passar dos minutos, esse ritmo diminuiu e deixamos o adversário gostar do jogo. Numa jogada, talvez a única boa do Marrony, aconteceu a penalidade claríssima e saímos na frente.

Pois que, repetindo as convicções que vem merecendo questionamento do Torcedor, o treinador voltou com a mesma formação – eram imprescindíveis as saídas de Allan e Rabelo – e o time parece ter ficado no vestiário. O zagueiro, logo nos primeiros instantes da segunda etapa, mereceu o segundo amarelo e foi preservado pelo árbitro.

E assim, num inexplicável apagão, fomos tomando sufoco do Fortaleza e permitimos a virada do nosso mais indigesto adversário do nordeste. Lembro, no ano do rebaixamento, (tomamos três gols em cinco minutos saindo de 2 a 0 para 2 a 3) e ano passado no primeiro turno (com um jogador a menos). Foi uma atuação vergonhosa, que merece ser colocada na mesa da diretoria, mecenas e comando técnico para definir o que pretendem na temporada.

Nosso sistema defensivo, que vinha de quatro partidas sem tomar um único gol, ontem esteve exposto e mostrou que não é mesmo confiável. Guga, que vinha se recuperando – convocado para a Olimpíada – ontem voltou a ser vulnerável. Rabelo e Alonso, ambos titulares, ainda carecem de melhores apresentações. Até Arana, unanimidade, também esteve mal. Allan, outra vez advertido com cartão, foi o Allan de sempre.

O cérebro do time Atleticano, o argentino Nacho, fez um bom primeiro tempo. Na etapa final, como todos, sumiu em campo. Mas, assim como nos tempos do mesmo Cuca com R10, a equipe precisa se adaptar ao maestro e não ele a um esquema que nem o treinador ainda tem definido para a sequência. Jogar ao lado do ineficiente, intocável e insubstituível Tchê Tchê não é para amadores. Tirar o argentino e deixar seu protegido em campo é desanimador.

Depois dos 40 minutos, ter de recorrer a Hyoran é preocupante. Some-se a isso o fato de Marrony e Savinho – este que depositei grandes expectativas – a cada nova oportunidade comprovarem que não tem potencial para defender a camisa Atleticana. Enfim, foi um festival de horrores no Mineirão e logo na primeira partida do Brasileiro, o que sugere uma rápida avaliação de elenco.

Goleiro, que não chame gol e jogue com as mãos, embora Everson tenha feito defesas importantes. Lateral para ser titular, dois zagueiros para brigar pela posição e um volante de contenção. Caso contrário, até o Remo pela Copa do Brasil já nessa quarta-feira, pode melar todos os nossos sonhos de 2021.

Me lembrou duma propaganda antiga de TV e rádio, que falava: “Duchas Corona, um banho de alegria num mundo de água quente.” O time do Galo ontem foi “Duchas Cuca, um banho de tristeza num balde de água fria”. Estragou o domingo da Massa.

Em tempo: aos antigos rivais, que ontem aqui no espaço e até nas minhas redes sociais pessoais insistiam com mensagens de quem não olha o seu próprio rabo sujo, diria que é realmente duro perder uma partida no campeonato. Dói muito! Fico imaginando o tamanho da agonia dessa gente. Perdemos para o campeão cearense, pela série A do Brasileiro. Ser goleado, pela série B, por um time sergipano que sequer chegou à decisão do campeonato do seu Estado, dói muito mais ou já virou rotina?

A despedida de Tardelli merecia, como foi com Victor, uma apresentação digna de seus companheiros. Obrigado Dom Diego! Suas passagens pelo Galo serão sempre lembradas pela Massa Atleticana.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Sem um goleiro de confiança não ganhamos campeonato. Na minha opinião, temos o pior goleiro entre os cinco times apontados como candidatos ao título.

  • Boa Tarde,

    Nada contra o Tchê Tchê, mais acho já estamos tendo uma overdose do Tchê Tchê, é segundo volante, primeiro ou lateral e digo: Se liga Everson se for mal será substituído por ele.
    Allan amarelado, entra Zaracho e ele deslocado para o lugar do Allan, o mesmo com o Guga, é muito para mim.
    Alguém ali está co..... o outro, ou o Cuca ou ele. Aff haja saco.
    Echaporã e Neto relacionados, será mesmo que estarão entre os 19, duvido, muito menos entre os 16.
    O que estamos vendo este ano são equipes talvez mirando no Galo de 2020, investindo em treinadores.
    Veja o caso do São Paulo, agora o Fortaleza.
    Nós inchando o elenco e sem comandante a altura para dirigir o barco, que decepção.
    Vamos ver o que nós resta quarta feira.

  • Desfazendo de: Sasha, Vargas, Allan Franco, Igor Rabelo, Everson, Mariano, Bueno, Nathan..... Acredito que daria para trazer: Marcelo Groe, Jemerson, Claudinho e Roger Guedes. SAN

    • MARCELO GROHE SERIA UM ÓTIMO E NECESSÁRIO REFORÇO.
      CHEGA PARA SER TITULAR E RESOLVER O PROBLEMA DO GOL.

  • Caros,

    A diretoria é a PRINCIPAL culpada por essa derrota, e derrotas como essa se repetirão ao longo do campeonato..

    Contenham a HISTÉRIA, VELHACOS de hj e de antigamente! Q q patota FAMILIAR suja mais sangue RUIM, já tão jogando a toalha, querendo levar todo mundo junto: (Ah! tragam para Nosso Clube gente desancar o BARBIEIRO do bragantino ou Lisca Maria (Cruzes!) tá jogando tão lindo, ai, Ah, era bom é na época do Telê e só do Telê, ninguém mais prestou no Galo, q saudades! Buá, Fora comedor unha!!)... Reforçando, enquanto ñ chegam os REFORÇOS!: Bando de bundão CHORÕES!!

    VIVA a verdadeira Torcida do GALO, a q ñ vai ABANDONAR o Clube, logo agora, no início da nova tentativa de LEVANTAR o Br!!!...A torcida tem q COBRAR da Cartolada, transferir apenas para o comando técnico, apenas, É COVARDIA (Coisa de torcedor INSETO, q corre para debaixo do tapete na primeira trovoada!)

    Se o time, o plantel é esse e é com ele q NÓS vamos, é melhor PRIORIZAR Libertadores e Copa do Brasil (ñ é o IDEAL, nem é o mais Importante priorizar > Brasileiro deveria ser a META)...O q é preciso saber é q para o BRASILEIRO, com esse time, com ESSES JOGADORES ñ dá > ñ adianta o choro, q é muito livre prá todo mundo! Agora para mata-mata dá prá jogar, ñ necessariamente VENCER!

    Qual treinador de bons times no BRASILEIRO, em qq época, jogou apenas com o time PRINCIPAL, sem poder contar com a regra 3 FORTE?...Aliás tb, muito a propósito, q time PRINCIPAL BOM q muitos tão vendo?: ñ temos esse BOM TIME PRINCIPAL, senão ñ estaríamos falando de reforço de GOLEIRO, DE VOLANTES, DE LD, cada qual elegendo o seu setor FRACO, pq? O torcedor ñ entende nada e o time é FORTE, o treinador é q ñ presta, etc?...então, essa a primeira providência: Ou REFORÇA o elenco, enquanto é tempo pra o Br, ou o Ano Q Vem Vai vai agir FORTE novamente!

    O Bom treinador CUCA ñ tem muito o q fazer qnd qq time resolver jogar mais, pq o time é esse, o q me leva a seguinte conclusão: SAMPAOLI foi no limite com esse plantel, e a única diferença dele para o CUCA é q ele, Sampaoli, teve toda$ a$ chanche$ de MONTAR o elenco com o aporte financeiro dos MECENAS (Até agora, ñ se sabe o q acontece, e na minha opinião o Clube NÃO tem q ser transparente memo em tratativas para contratar, até o movimento tá parado no q se refere ao quesito REFORÇOS!)...E ainda teremos muitos desfalques por motivos diversos ao longo da competição, OU SEJA:

    O RUBÃO, fi! REFORÇOS, com esse time aí NÓS talvez vamos LUTAR LUTAR LUTAR, mas o q queremos mesmo é voltar a VENCER o Brasileiro...passou da hr!!! VENCER VENCER VENCER!!!

    Abs!

  • Alguns já postaram isso aqui e é realmente uma sábia verdade. Se quisermos mudar algo em nossa vida, não será de forma a repetir as mesmas atitudes ou os mesmo erros. Errar é humano, mas persistir no erro é burrice! Há quanto tempo não temos uma dupla de zaga confiável? Desde Rever e Léo Silva em 2013 e que apesar dos vacilos e cabeçadas, jogavam entrosados, com raça e com espírito de liderança no grupo. Tivemos depois dois bons zagueiros e os vendemos a preço de banana que foram Jemerson e Bremer. Depois disso, só inhaca, é o tal "anjo" Gabriel e esse Igor "Ruimbelo que cansaram de entregar gols pros adversários, mas não saem do time por nada! Guga e Allan idem, esse volantezinho que foi um dos principais responsáveis pelo vexame de Ingazeira quando fomos "afogados" no sertão de Pernambuco apenas na segunda fase da Copa do Brasil! Copa esse que ganhamos em cima do maior rival, mas que cansamos de dar papelão pra times inferiores como Goiás (não sei quantas vezes), Sport e Brasiliense, por exemplo. Já disse e vou repetir pela última vez: vc pode ter uma fortuna em matéria financeira mas se não sabe ou não entende de futebol vai passar vergonha e jogar dinheiro no lixo, como o PSG na França, com o Neymarketing e cia que no máximo e olhe lá ganham o mediano campeonato francês, mas nunca levaram uma Liga dos Campeões, por exemplo! Kalil foi o último presidente que entendia algo de futebol ou que ao menos se cercou de pessoas que entenderam e foi feliz nas conquistas! Agora, uma diretoria que não consegue reconhecer que não temos defesa que presta há anos; que sabe que não temos goleiro como Victor foi, o melhorzinho se machucou e vai ficar 6 meses fora, que se desfaz de bons volantes como Guilherme Castilho (arrebentando no Juventude) e Gustavo Blanco, para dar lugar a um enceradeira esquentadinho, um canela de vidro e um perninha mascarado vai ganhar títulos onde? Resolve o problema na lateral esquerda, mas deixa a direita mambembe, se desfaz de um centroavante ídolo, mas não repõe com ninguém melhor no lugar! Um bom time, um time campeão começa com um grande goleiro! NÓS TEMOS ESTE GRANDE GOLEIRO? Já tivemos, mas hoje?!!!! Realmente, não adianta ser milionário se vc não sabe como gastar seu dinheiro e obter lucro? Burros ricos são futuros pobres tanto na vida, como no futebol....

  • Bom dia a todos,

    Em momento algum da atual temporada me entusiasmei com o GALO DOIDO. Os 3 adversários da Libertadores são fracos e a excelente campanha na 1ª fase iludiu muita gente...

    O primeiro time realmente organizado que pegamos foi o América nas finais do Mineiro e não conseguimos fazer gol em 190'. ( a vitória sobre o América no 1º turno foi boa, mas o América ainda estava muito oscilante ).

    Na hora em que pegamos o segundo time organizado, o Fortaleza, perdemos categoricamente e com total justiça, mas não tem como deixar de registrar o desastre total que foi o Cuca. O Fortaleza já ganhava o meio campo desde os 30, 35' do primeiro tempo. Allan já amarelado, Tchê Tchê um zero à esquerda ( preterir Zaracho, Alan Franco para manter o inócuo 'peixinho' dele é dose cavalar ), tinha que voltar com Jair e Zaracho do intervalo.

    Não o fez, coisa de 5' antes do empate do Fortaleza, eu disse a meu filho: se não mexer imediatamente, o empate é líquido e certo, 2' depois o gol anulado e mais 3' o empate; e o Cuca ainda teve a imensa cara de pau de dizer na entrevista coletiva: "Incrível, eu conversando com os jogadores para substituir e levamos o gol". Cuca, absolutamente incrível e inacreditável foi você mexer com atraso inadmissível; minha mãe de 91 anos também profetizou o empate, era muito óbvio e parece que só vc não viu. As trapalhadas nas substituições nem vou comentar.

    A situação preocupa, acho que a não renovação com o Tardelli por Produção foi um grande erro, seria um excelente reforço de banco, temos poucos atletas diferenciados e ele é, apesar da idade. Agora é recolher os cacos e ir para Belém, depois Recife.

    Só mais um pitaco. 4x2x3x1 você usa com 2 jogadores que marquem muito bem na volância e só temos o Jair, os outros só cercam. Como temos bons jogadores de meio, eu acho que o esquema mais adequado ao perfil de nosso elenco seria o 4X4X2, até para 'povoar' mais o meio campo e liberar um pouco o nosso maestro, Nacho!

    Pessoal, li críticas ao Marrony, ao Savinho, respeito a opinião de todos, mas jogador precisa de sequência de jogos para mostrar futebol, ganhar confiança... no caso deles, 2 garotos de 17 e 22 anos, precisam ainda mais. Tenhamos calma, eles têm sim grande potencial!

    • Concordo com tudo neste texto . Quando o time está perdido em campo cabe ao treinador alterar o esquema . Se for culpar jogador ninguém se salvou, mostrando que a culpa é do treinador parecendo uma mosca morta . Concordo totalmente com o que foi dito sobre Savinho e Marrony.

  • DISSE ANO PASSADO E CONTINUO REPETINDO.
    SEM UM ÓTIMO GOLEIRO NÃO GANHAREMOS NADA ESSE ANO.
    SE A DIRETORIA NÃO CONTRATAR , PODEMOS DESISTIR.
    ONTEM DIEGO ALVES FECHOU O GOL CONTRA O PALMEIRAS , FEZ VÁRIAS DEFESAS DIFICÍLIMAS , DAQUELAS IMPOSSÍVEIS.
    RESULTADO -
    O FLAMENGO GANHOU O JOGO.

    • Isso mesmo ! Sem goleiro de confiança não ganhamos campeonato. Temos o pior goleiro entre os cinco times apontados como candidatos ao título.

  • Bom dia amigos do Galo. A verdade é que o Cuca ainda não conseguiu fazer o NOSSO GALO jogar o mesmo futebol que jogava com o Sampaoli(nos seus piores momentos). Está apostando em jogadores medíocres como Alan, Yoran e principalmente o Ygor Rabello. A derrota de ontem foi uma vergonha, não adianta tapar o sol com a peneira, o NOSSO GALO não vai ganhar nada com este futebol horroroso, nunca vou entender a diretoria não ter contratado o Messias e até o momento não ter se esforçado para buscar um bom zagueiro. Como sempre, mais um vexame e nada vai acontecer.

  • Bom dia e otima semana! Lembra do Marcos Vinicius atacante que despontou no inicio dos anos 80 como grande promessa? Estou achando que infelizmente e o mesmo caso do Savinho, ate agora nao me convenceu que e craque! Echapora, Julio Cesar, Calebe, Neto demonstraram muito mais potencial!

  • Planejamento! A pensar com meus botões: será q em dez dias o téquinicu estará com o time pronto p "figurar" no brasileiro_ minúsculo proposital,pois é assim q os *inteligenssá* vêem o campeonato_?
    Treinador adversário simplesmente almoçou o Cuca, deu uma aula sobre tática de futebol daquelas que até quem só quer ver um bom jogo de bola e pouco se importa com essas invencionices conseguiu ver.
    > Primeiro: anulou os principais jogadores,explorou as fragilidades escancaradas do time_ nem todo dia o adversário será um cerro portenõ da vida_ o pior é q o téquinicu pika e ultrapassado não conseguiu em momento algum ver a arapuca q foi armada p ele dentro da sua casa. Nem queimando a regra 3 teve a capacidade de reverter a armadilha. > Segundo: o treinador do Fortaleza chegou aos vestiários,com os três pontos,um alfajor e o téquinicu pika dentro do bolso traseiro da calça.
    Planejar o quê,se até hj ali no 2º andar no Lourdes ñ entenderam absolutamente nada do q é COMPETIR p VENCER um torneio de pontos corridos. Ao optarem por depender da sorte, a fila NUNCA irá andar. CADÊ os REFORÇOS necessários e a ATITUDE de querer ser CAMpeão,p*###@@@@!!!!!
    VERGONHA na cara e GALO Sempre!
    Saudações Atleticanas

Recent Posts

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

4 horas ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

1 dia ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!