Categories: blogueirosfutebol

Derrota justa e placar injusto

Incontestável pois o adversário foi eficiente e letal nas finalizações, enquanto o Galo pecou e ainda sofre – legado do Turco – com a insegurança nas jogadas e conclusões para o gol. Tivemos mais que o dobro de chutes em direção as redes do colorado (21/9) e diretos à meta também em maior número (5/3). Só que os três que o time gaúcho acertaram, tiveram como destino as redes e definiram o placar adverso.

Agora, com essa derrota, só nos resta sonhar com a Libertadores e buscar pontuar em busca da classificação final no Brasileiro. G4, no máximo G6, não podem escapar do Galo que agora ocupa a sétima posição. Em duas rodadas – a última do turno e a primeira do returno –, ambas com derrotas, caímos da terceira posição (com a mesma pontuação do segundo Corinthians) para essa situação. Já tínhamos os paulistas Palmeiras e o próprio Corinthians (pelo critério de desempate) à nossa frente e agora fomos ultrapassados por Fluminense, Paranaense, Flamengo e Internacional.

É, sem dúvida, uma posição vergonhosa para um time que na temporada anterior ganhou o Brasileiro e a Copa do Brasil. A repetição desses feitos fica para trás a cada nova rodada. A CB, naquela eliminação vexaminosa para o Flamengo, e o BR conforme descrito acima. Cuca terá muito trabalho para recuperar a equipe que já soma – em 20 jogos – 12 deles sem vencer. São oito empates e quatro derrotas. Ano passado, quando levantamos o título, empatamos seis e perdemos outros seis, num total de também de 12 jogos sem o gosto da vitória.

Sobre o jogo, rapidamente, reafirmando não merecíamos esse placar tão elástico, entendo que o resultado foi justo. Nosso time segue inseguro e algumas escolhas do treinador merecem debate e reflexão. Nacho, entre todos que participaram da derrota, foi o pior em campo. Substituído no intervalo, depois de não mostrar apetite e seus erros terem resultados em gols do Internacional. O outro sacado da equipe, o conhecido Fumacinha Ademir, não ficou distante dessa má atuação. Continuou, com Cuca, perdendo gols como aconteceu na era Turco.

Além deles, Nathan Silva e Allan – os dois da lambança no Equador com o Emelec – também merecem considerações negativas. Rabello vinha bem, mas a vaga foi devolvida ao antigo titular. Zagueiro que vira de costas não merece titularidade. E volante que, insistentemente, faz aquela jogada perigosa com o goleiro também precisa fazer uma reciclagem. Ontem, no segundo tempo, foi bisonho esse lance entre Éverson e Allan.

Outros também precisam recuperar seu brilho do ano passado. Especialmente o Hulk. Ele, nosso super herói, é a estrela daquele time multicampeão do ano passado. Agora, e já tem alguns jogos, não tem repetido nada daquilo que o consagrou. Arana, cuja contusão preocupa e muito para quarta-feira, também, assim como Alonso, Jair e até Zaracho que ontem não jogou. Cuca terá três dias para motivar seus mesmos jogadores para a partida com o Palmeiras pela Libertadores.

É o título que segue em aberto, uma vez que a CB já foi para o espaço, e o BR segue o mesmo caminho. Já são dez pontos para o líder, faltando apenas 54 em disputa. Além dele, o líder, temos outros cinco à nossa frente com 6, 2, 2, 1 e 1 pontos à frente do Galo. Vou me apegar à crença de outros anos vividos, quando o Galo parecia morto e reagia, para sonhar com essa missão quase impossível. Mas, cá entre nós, vaga direta na Libertadores – como diria um ex-presidente de nada saudosa memória – é obrigação!

Por fim, discutir de quem é a responsabilidade pela situação é algo que não vai acrescentar nada em busca da reabilitação. Turco já foi embora. Cuca tá reestreando. Elenco tá atônito em campo. Diretoria, tanto de futebol quanto de gestão, estão empenhados em (re)ajustar a situação. Se não podemos culpar a nenhum deles, devemos sim cobrar de todos. Cuca por ter saído daquela maneira. Turco por ter acabado com o time que recebeu pronto. Dos jogadores por não terem desaprendido. Da diretoria pelo erro com o Turco e a demora em substituir o comando técnico.

Agora é torcer por um novo Galo no meio da semana. Sonhar que até lá o treinador, se preciso faça mágica, conseguindo reencaixar a equipe dentro do gramado. Que as chances perdidas sejam convertidas em gol. É o que nos resta para esse final antecipado de temporada do ano de 2022. Torçamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Nota triste: perdemos, agora cedinho, nosso companheiro MÁRCIO RENATO. Por décadas assinou a coluna do Galo no extinto DIÁRIO DA TARDE. Vá em paz!

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite Ávila, massa ! E O nacho HEIM ??? KKKKKKKKKKK quem contratou esse engador kkkkkkkkkk tomou outra caneta ontem e de letra ainda , todo jogo toma uma caneta. FAZA DO GALO

  • Lamentável hoje a situação do Galo. Sem dúvida alguma o Turco tem lá sua culpa. Mas o maior culpado é o elenco mesmo. Jogadores sem vontade, sem raça e sem nenhuma disposição de defender as cores do Galo. Descompromissados totalmente. O pior é que não está salvando nenhum deles. Ora, só imputar ao Turco tal desmando é tentar tapar o sol com a peneira. Um tratorista desaprende a pilotar um trator em sete meses? Um médico desaprende a fazer cirurgia em sete meses? Um trapezista desaprende o trapézio em sete meses? Etc. O que falta é vontade e vergonha na cara destes muito bem pagos jogadores do Galo. Não estão nem aí com a camisa atleticana. Mas recebem muito bem, aliás até exageradamente bem, para fazer as lambanças que estão fazendo. Totalmente descompromissados. Já é hora da torcida dar um basta neste comportamento irresponsável e odiento. De que forma eu não sei. Mas a responsabilidade não pode ser jogada só em cima do técnico e da diretoria. Estes jogadores privilegiados têm que responder por seus atos insanos e vergonhosos. Não estou falando de violência contra eles, mas de cobranças reais sobre seu descompromisso com o time. Sem violência alguma a torcida tem que chegar junto e cobrar de verdade compromisso com a camisa que ao invés de defenderem estão chafurdando-a na lama. Basta!

  • O problema do Galo tem sido que todo mundo parece se preocupar com tudo menos em jogar bola. É nota de repúdio pra lá, reclamação de juiz pra cá, o autor do blog de certa forma contruibui pra isso, adianta reclamar da arbitragem no jogo do Palmeiras quando o Atlético não joga nada há meses? O negócio é baixar a cabeça e focar em arrumar o time e começar a jogar bem, porque só assim as coisas vão mudar.

    • UAI. Quem falou de arbitragem no jogo com o Palmeiras?
      Antecipou? Lembre-se que a arbitragem Conmebol não escala esses malas corporativistas da cbf.
      Prefiro aguardar!

  • Então; estou ainda revoltado e resignado com aquele vexame de ontém, intragável! Pior ainda, estes três últimos vexames ocorreram em momentos especiais pra mim; mas é impossível não ter esperança, se não tiver, melhor parar e ir assistir reality,....reafirmo; se o treinador mantiver o naX00000 em campo, me recuso a ver o jogo quarta; sonhar com uma inesperada inspiração e sorte na quarta-feira e motivar pra enfrentar o Paranaense reserva no sábado,....

  • Prezado BARATA,

    A posse inefetiva da bola foi a herança maldita do Turco para o time do Atlético na presente temporada. Esse problema tornou-se crônico e recorrente e vai levar um tempo para ser corrigido…

    Definitivamente o Manso II não vai deixar saudades…

  • Prezado CADALORA,

    Pelo scouts da partida, o JAIR fez um desarme, nenhum corte, nenhuma interceptação da bola e teve sete perdas da bola para o adversário.

    Ou seja, defensivamente o JAIR deixou muito a desejar. Ofensivamente chegou duas vezes na área do adversário e teve duas grandes chances que poderiam ter resultado em gols ou assistências.

    Resumindo, o JAIR foi muito mal no jogo, na minha avaliação.

    Já NACHO, na construção ofensiva, produziu dois passes decisivos, fez três cruzamentos, criou uma grande chance, não finalizou a gol e conseguiu um drible.

    De forma muito negativa, NACHO teve dez perdas da bola para o adversário, inclusive uma que redundou em contra-ataque que terminou em gol do Inter.

    Tanto JAIR quanto NACHO estiveram muito mal na partida.

  • Para quê que serve o Nacho?
    Resp. Para dar contra ataques para os adversários.
    Esse Nacho não está jogando nada.....
    e anda nervosinho....
    Precisa ficar no banco..... não tem servido para nada.

  • Esse perna presa do Nathan Silva é muito ruim.
    Contra o Palmeiras, ano passado se esborrachou no chão e entregou a classificação.
    Agora, contra o Palmeiras de novo (se jogar) vai ser uma festa para o Dudu.
    O portuga do Palmeiras não é burro, sabe que com o Nathan em campo é o caminho das pedras.
    Sei não, mas o Dudu vai deitar e rolar em cima desta porcaria do Nathan.

  • Quando ví a escalação e lá estavam: Nathan silva e Nacho Fernandez, preparei-me para mais uma derrota.
    Não entendo porque escalam esses perebas.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!