Caríssimas e caros, antes de entrar no tema – ou melhor, nos temas – para nossa resenha de hoje, quero registrar aos amiGalos que a missão confiada pelo UAI a este modesto jornalista tem sido gratificante. Tenho aprendido, cada dia mais, sobre nossa alma de Atleticano. Melhor ainda, criando uma relação muito legal com nossos companheiros de Atleticanismo. Não seria um ou outro fato isolado, de não Atleticanos principalmente e até de colegas dessa nossa paixão, que me fariam ceder ou até retroceder na condução deste espaço destinado ao Torcedor do Clube Atlético Mineiro. Tenho orgulho de ser blogueiro do Galo.
Pois bem, ao que interessa. A decisão da Conmebol, embora se saiba que foi para resolver problema para time argentino, vem a calhar ao Galo e às nossas pretensões. Se faltou planejamento, como muitos afirmam e eu acompanho, a possibilidade de alterar seis nomes na lista (seriam apenas três) dá ao nosso time a oportunidade de reconstruir e reformar o elenco para a Copa Libertadores.
Se haveria dificuldade para elencar as três alterações, agora abre-se a possibilidade de “trocar o pneu com o carro em movimento”. Ora, um lateral direito, um ou dois zagueiros, e um velocista são fundamentais para continuar sonhando com o segundo título da competição. Está na hora de o novo diretor de futebol, André Figueiredo, recém-promovido ao cargo, atuar numa “ação fulminante”. Caso ele tenha agilidade, tenho certeza de que vai silenciar os seus críticos e recolocar nossos sonhos nos trilhos.
Se acertar a mão e trouxer jogadores que entendam o que é o Galo, conforme Luanzinho demonstrou numa descontraída entrevista na quinta-feira, tenho certeza de que a Torcida irá responder. Com presença, confiança e fé. Até entendo, aproveitando essa mudança promovida pela Conmebol, que a CBF deveria ter atitude similar em relação à Copa do Brasil. Nesta competição, depois daquelas fases preliminares, chegamos agora às quartas de finais, e seria saudável à competição a abertura da possibilidade de novos registros aos clubes que continuam na disputa. Sabemos, entretanto, que isso só seria levado a efeito caso fosse de interesse dos clubes do eixo, Rio de Janeiro e São Paulo. Afinal, a CBF entende que o Brasil fica na Avenida Paulista e no Leblon.
No mais, considerando que a diretoria entendeu pela permanência do treinador Roger Machado, cabe a nós Atleticanos desejar e torcer que as coisas tomem bom sentido. Confesso que, pessoalmente, fico dividido entre mudar ou não o comando técnico. Repito, trazer quem? Como diria Tiririca, “pior que tá, não vai ficar”. Ontem, um amigo não Atleticano, em tom de brincadeira, sugeriu a troca de Roger pelo atual treinador do lado de lá. Toc, toc, toc. Quero nunca aquele mala no Galo.
Amanhã, em Chapecó, pela frente a Chapecoense. Lembremos que esse time, que se tornou quase uma segunda preferência dos brasileiros pelo acidente do ano passado, sempre foi uma pedra no nosso caminho. Já perdemos pontos incríveis jogando na Arena Condá. Aqui em Belo Horizonte, ao contrário de outros, sempre o Galo se impôs ao time catarinense. Mas, lá, no seu campo, são inesquecíveis os maus resultados.
Muitos dos nossos amiGalos aqui do blog sugeriram em diversas postagens que o treinador usasse de time alternativo no Brasileiro, priorizando as duas Copas, Libertadores e do Brasil. Ele acabou fazendo essa opção. Se vai dar certo ou não, ninguém pode afirmar nada. Os suplentes, isso é corriqueiro acontecer, costumam surpreender aos analistas de plantão, como o próprio blogueiro, e fazer grandes jogos. De titular, apenas Rafael Carioca. Ou seria a sinalização de que ele pode estar virando opção de banco?
Realmente, acho que ele é um excelente jogador, mas os números que recebi do amiGalo Zeca Espora – referentes aos jogos do Galo no Brasileiro de 2016 – são assustadores. Vejamos: em 26 jogos que atuou pelo Galo na competição, tomamos 42 gols (média de 1,62 por partida). Vencemos dez, empatamos sete vezes e perdemos nove jogos. Aproveitamento de 47%. Já em 11 partidas que ficou fora, sofremos apenas oito gols (média de 0,87), sendo que vencemos sete delas e empatamos quatro vezes. Aproveitamento de 76%. Os números são impressionantes. Zeca anexou, inclusive, a relação destas partidas.
Sigamos, caríssimas e caros Atleticanos, mirando em dias melhores para o nosso Galo. Quanto ao blogueiro, enquanto tiver saúde e discernimento (ainda que eventualmente contestado), continuemos falando do que nos interessa. Ou seja, do Galo!
Ah! Como bem destacou o amiGalo Jelf Fernandes, ontem à noite, no facebook: “Chapecoense foi eliminada da Libertadores por escalar um jogador suspenso. River Plate sairá ileso após escalar 7 jogadores dopados.”
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Caro Rabino... Saudações! Seria muito difícil me enviar via e-mail esse relato do amiGalo Zeca Espora sobre o Carioca??? Forte abraço de Patrocínio/MG
Vou tentar localizar. Te passo por email. Agora tô no trânsito. Faço mediações enquanto espero o sinal.
O Sport acabou de derrotar o Santos na Vila. Eu acho que nós estamos neuróticos demais, fazendo tempestades a todo momento...
Ah, você quer comparar o Santos com a gente no momento? Eles estão nos primeiros lugares e nós no Z4... Se a gente quiser a gente fica tranquilo raciocinando exatamente assim: se amanhã a gente não perder na Chape vamos confirmar que neste ano estamos indo muito bem fora de casa, que é o mais difícil... A gente está problemático naquilo que é o mais fácil pra nós: em casa... Entenderam? Estamos a um passo de conseguir acertar o pé ainda no Brasileiro... Repito que estamos neuróticos demais... Fiquei vendo algumas coisas depois do jogo e se fosse aqui, os jogadores do Santos caindo de rir após o jogo com companheiros do Sport, ainda dentro do gramado, eu estaria, penso que muitos de nós, afirmando com certeza de teólogo que o grupo do Galo é descompromissado, vendido, etc etc...
Quem o torcedor do Santos vai pedir daqui a pouco, AmiGalos, para substituir o Levir? Tenho a impressão que o Roger seria muito bem recebido lá... Só não quero ver confirmada esta intuição. Quero ver o Galo amanhã... Vamo, Galo!!!
Depois de ganhar a Libertadores os jogadores acharam que já tinham feito muito pelo Galo e foram no mundial apenas a passeio o resultado todos nós vimos aquele vexame contra o Raja, ai chegou Levir com carta branca pra botar moral nos medalhões e o time ganhou a Copa do Brasil, precisamos de algo assim novamente!
Oi Pinduka, gostaria de ver o Leão como Diretor de Futebol. Tem experiência dentro e fora dos gramados.
Mas isso dificilmente ocorrerá, pois o nosso Presidente aposta todas as suas fichas no A Figueiredo. É uma pena.
EEHHH GALO!!!!
Faz essa Massa feliz.... Galão da Massa!!!!
Ps.: Desde aquele jogo do Galo lá no Paraguay, acho que o Galo já deveria ter dispensado o Roger Machado lá mesmo no vestiário após aquele fatídico futebol apresentado....
Mas, enfim, o aprendiz de treinador está aí até hoje. Então, agora a solução é apoiar e torcer para que os Deuses do futebol faça exatamente como em 2013 na final dentro do Salão de Festas... Dê uma rasteira nos nossos adversários e deixa o Galão da Massa passar......
Aqui é ou não é GALO P!!!!!!!
G A A A L L L O O O O O O O O O O O O O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A nossa sorte é que amanhã o treinador da Chape, que é pai de um dos nossos sagueiros substitutos, vai colaborar e escalar mal o time dele para não prejudicar seu filho. Resultado: O Galo vence por dois a um de virada sendo que o segundo gol vai sair aos 48 minutos do segundo tempo numa cabeçada sabe de quem???
Do sagueiro Mancini do Galo para o Galo, filho do técnico Mancini da Chape.
E dá-lhe Galo!!!!!
Aí vc acordou e ... qual foi mesmo o resultado? Quer matar a gente!!!
Boa tarde atodos.
Hoje estou vindo bem tarde, mas serei breve.
A partir de hoje inicío uma campanha para colocarmos um diretor de futebol que tenha pulso e seja "brabo". Cansei de gente frouxa no nosso galão. Já basta o nosso presidente ser tão FROUXO (anda parecendo até Maria Nepomuceno).
técnico gaucho não é sinônimo de pulso firme (talvés faca nos dentes, mas isso é outro assunto).
----LEÃO PARA DIRETOR DE FUTEBOL--------
E com poderes para descer o cacete. Quero ver medalhão querer falar grosso ou fazer corpo mole.
Acabo de ler uma matéria sobre o Atlético B que será dirigido por um tal Caio Zanardi, que até ontem eu não sabia que é... Fiquei sabendo hoje: é filho do Palmeiras e tem passagens pela Seleção Brasileira sub 17... Currículo serve pra estas coisas: apresentar alguém a desconhecidos. Não apreciamos a sigla CBF, eu nem brasileiro sou, sou é Atleticano, mas a gente não pode ser cego de conveniência: uma pessoa que tem passagem pela Seleção Brasileira não pode ser um zero (abreviatura de cruzeiro) à esquerda... Foi chamado pelo André Figueiredo e está com este engajado neste projeto de levar o Galo B à segunda divisão do Mineiro (não é este exatamente o projeto) e revelar jogadores para o time principal (aqui está o âmago do projeto)... Gostei demais de ler sobre isto, perceber o André Figueiredo dando este passo dentro do Atlético. Outros, eu quero crer, estou esperando, virão... Neste intervalo entre oitavas e quartas (nós lá, com as Bênçãos de Deus!) ele havendo de trazer nomes para o elenco, nome de peso e qualidade... A reportagem cita que o local dos jogos como mandante continuam sem definição... Para mim a Cidade do Galo deveria ser o local. Para o Atlético imagino que esta competição não é vista como fonte de lucro.Não faço idéia quanto aos adversários. De qualquer forma penso que transformar um dos campos da Cidade em local passível de receber uma bilheteria não seria empecilho... Por último pode-se e deve-se pensar em campos como o tal Baleião e outro citado, do qual me esqueci o nome, ambos do circuito amador... Agora, pelo Amor de Deus, por uma questão de sangue nas veias, de puro capricho, preconceito, vergonha na cara, raiva engarrafada, ojeriza, que se dê a isto o nome que tiver de ser, aquele campo da linda cidade de Sete Lagoas, não!
Outro dia um engraçadinho aqui no blog sem o que nem o porque fez uma sugestão citando aquele estádio como solução para estes jogos do Galo B...
Acabei de elogiar o André Figueiredo. Se ele não defender o direito de o Atleticano entender e apregoar que tem vergonha na cara, então ele não merece o respeito do Atleticano. Mas eu sei que ele merece. Eu espero sempre o melhor das pessoas. Elas para mim são corretas, impecáveis até que provem o contrário...
Saudações Atleticanas
Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
Sinto-me honrado em poder participar desta tribuna livre, muito bem capitaneada por você. Sempre com comentários pontuais e sérios. Ao expor as minhas mensagens, às vezes me iludo achando que um dia elas chegarão ao alto comando do Galo e ter alguma repercussão. É o espaço que você nos concede para manifestar nossas alegrias, tristezas e emoções. Atualmente tem servido mais como o nosso "Muro das Lamentações".
Boa a decisão da Conmebol, desde que nossa Diretoria aja rápido e consiga reforçar o elenco com um lateral direito, um zagueiro e um atacante velocista atuando pelas beiradas do campo. Fora isso, pouco adiantará.
Quanto ao jogo de amanhã é mais uma parada dura. A Chape está mordida pela goleada sofrida e vai querer mostrar serviço à sua torcida, tentando a todo custo uma vitória para se reabilitar no Campeonato.
Pelo lado do Galo, já entra em campo sob pressão e com o desafio de ter que vencer para deixar a zona incômoda que habita. Sem contar que precisa quebrar um tabu. O nosso Time NUNCA derrotou a Chape na Arena Condá.
O Roger tem que ter a coragem e já sair de cara com o Emanuel, até para ver se o garoto tem "garrafa pra vender". Gostaria de ver o Roger Bernardo atuando na zaga ao lado do Rodrigão. Rafael Carioca gostaria de vê-lo bem longe.
Honestamente não sei o que vai acontecer, é tudo muito novo. O Time treinou apenas 20 minutos. Ultimamente, parece-me que as coisas lá no Galo estão sendo feitas tudo nas coxas. Dá o tiro e depois sai correndo atrás da bala. Agora que estamos com a água no nariz, o Presidente tira a bunda da poltrona e estará junto com o Time; no momento esse apoio é importante.
Vamos lá GALO... chegou a hora da virada...
Há algumas semanas eu venho reparando muita gente descendo a lenha no Carioca. Quero deixar claro que eu mesmo, que gosto do futebol dele, tenho achado que é melhor ele passar um tempo no banco ou ser negociado, porque por vários motivos a situação tá ruim pro lado dele...
Mas queria trazer os amigos à uma REFLEXÃO acerca do futebol na prática, da bola no pé... Independente do jogador em questão ser o Carioca ou qualquer outro que joga como volante.
Alguns argumentos eu concordo que fazem sentido, principalmente sobre as falhas defensivas. Mas muita gente tem usado o seguinte argumento para criticá-lo: "Carioca só da passe pro lado ou pra trás". Ok, embora não seja verdade que TODOS os passes dele são assim, a maioria dos passes realmente têm essa característica mais conservadora. Então eu pergunto aos amigos...
Se você tá em campo, jogando de volante, centralizado, é o primeiro homem à frente da zaga, você tem a saída de bola, seus atacantes são lentos, se escondem atrás da marcação e não se movimentam adequadamente. Você está em uma zona perigosa do campo, onde um passe mal feito pode ser fatal. Seus companheiros não te dão as melhores opções de passe. Então, qual opção a seguir você escolhe?
A ) Abaixa a cabeça e conduz a bola à lá Márcio Araújo.
B ) Faz o passe pro Fred errar o pivô e armar um contra ataque pro adversário.
C ) Tenta uma enfiada pro Robinho ou Cazares com 3 ou 4 adversários no meio tentando interceptar.
D ) Tenta um lançamento para o atacante veloz que está no banco de reservas (Otero... Luan...)
E ) Trabalha a bola de forma segura, dando um passe pro lateral ou volta pro zagueiro, se reposicionando pra receber de volta, até que se encontre uma boa opção de passe.
Respondam com sinceridade.
E se há uma alternativa diferente das acima expostas, gostaria de compartilhassem, dizendo na prática como ele deveria fazer.
Saudações!
Daniel, eu respeito sua opinião e até concordo com você, esse elenco atual é lento e não ajuda o futebol do Carioca, como a reformulação do elenco é só em Dezembro quem deve sair nesse momento é o Carioca e se o Robinho não melhorar é outro que tem que sair, esse time tem que tomar um choque de 220V tem muita gente desfilando dentro de campo e não produzindo nada.
Bom essa é minha opinião mas respeito a sua, você entende e gosta de futebol como eu.
Grande abraço!
Opa, boa noite Pablo! Sim, mas eu também concordo que o momento é do Carioca ir pro banco. Eu só levantei essas questões porque eu vi muita gente usando esse argumento do "passe pro lado e pra trás", porém acho que é um argumento sem sentido se analisarmos a coisa na prática. Eu acho que críticas são importantes, mas precisam ter fundamento.
Abraço! Vamo Galo!!
Positivamente certo!