Enfim a cbf, pressionada pela sociedade e com o pedido formal de 75% dos clubes que disputam a Primeira Divisão, decidiu parar o Campeonato Brasileiro da série A. Uma discussão que vinha tomando conta das rodas e resenhas futebolísticas em todo o Brasil. Disse aqui dias atrás que não tinha opinião sobre o assunto, uma vez que me obrigaria a buscar o equilíbrio entre a racionalidade e a emoção. Afinal, antes de ser jornalista sou Torcedor e o meu time vai muito bem (obriGalo) em todas as frentes, porém prevaleceu o meu melhor lado. De cidadão.
Nossa diretoria, consonante à tradição de vanguarda Atleticana, foi a primeira – publicamente – a se posicionar pela paralisação agora definida. O presidente Sérgio Coelho, em reiteradas declarações, manifestou sua posição pessoal e do clube para que as competições fossem interrompidas. O sábado de treinamento do time, grande manifestação em solidariedade aos gaúchos, foi seguramente o ato mais efetivo e concreto entre vários realizados por todo o Brasil. Com isso, diante dessa situação catastrófica no Rio Grande do Sul, o torcedor – na condição momentânea de blogüeiro – se curva à decisão tomada.
Li e reli a nota da cbf, que ao que percebia tentava fazer vistas grossas a essa calamidade nacional, e muito me estranha paralisar apenas a série A. Os gaúchos, além de Grêmio, Internacional e Juventude na primeirona, têm clubes nas séries C e D nacionais. Apenas na B estão sem representantes. Na terceira: Caxias, São José e Ypiranga. Já na D: Avenida, Brasil e Novo Hamburgo. Entre os nove clubes daquele estado, apenas os que estão na elite foram beneficiados, os outros seis – menores – sacrificados. Assim é que funciona aquela confederação.
Interessante, ontem uma pesquisa, contratada pela CNN/Itatiaia – através do Quaest (a meu juízo o melhor entre os institutos brasileiros do ramo) – trouxe dados previsíveis e algumas surpresas relacionadas aos times de maior torcida no Brasil. Antes, uma observação, nove entre cada dez brasileiros acompanham futebol (89%). Embora, com certeza, a maioria deles não saiba dizer o nome dos jogadores dos seus times, sejam contabilizados como torcedores. No caso do Atleticano, sem medo de errar, a maioria já sabe de cor os nomes dos jogadores dirigidos pelo Milito.
Mas, qual a relação disso com a paralisação? Uma tremenda curiosidade. Lideram a lista das maiores torcidas o Flamídia, seguido pelo Curintia, na sequência Palmeiras e depois São Paulo. Previsível? Diria que sim, afinal qual entre nós não sabe que a televisão – por consequência a organização das competições (leia-se cbf) – privilegia aos clubes do eixo. Notadamente e escancaradamente ao Flamídia. Depois o Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Pois bem, exata e precisamente são quatro entre os cinco que não manifestaram apoio à medida que a cbf se viu compelida a tomar na tarde/noite de ontem. O quinto foi o Bragantino, time sem torcida e tradição, que está nas mãos de empresários e sem histórico como os maiores clubes do Brasil. Insensíveis! Todos!
A decisão – que como disse tem a compreensão do blogüeiro e jornalista, talvez possa ser contestada intima e quase silenciosamente pelo Torcedor – foi e é a mais sensata. Doa em quem doer, até no caso de quem já estava com o lugar garantido para o jogo com o Bahia, assim como esteve na semana passada na partida adiada frente ao Grêmio, e agora digita essa resenha. Questão de solidariedade tem de superar tudo, incluindo nossa paixão. Será mais um final de semana sem Galo.
Na quarta da próxima semana (22), sim, pela Copa do Brasil – contra o Sport em Recife – valendo vaga na competição. Na terça seguinte (28), encerrando a fase de grupos da Libertadores na nossa casa, o Caracas já sem quaisquer aspirações. À propósito, pelos resultados de ontem, o Galo – acredito – como disse ontem deverá ficar com a terceira melhor campanha. Superado por Palmeiras e River Plate. Falta uma partida para cada e essa é a tendência.
* imagens: arquivo do blog
Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
View Comments
Eduardo, Solidarizo com os gaúchos, mas mediante o noticiário de que as coisas por lá não vão se resolver rápido, aeroporto por exemplo, previsão de reabrir em setembro. A solução para mim seria tirar os 3 gaúchos do brasileirão 2024 e em 2025 voltem normal sem cair e o campeonato siga com 17 clubes.
Solidariedade ao povo do RS sim, mas ao futebol, fala sério. Paralisar o campeonato por duas rodadas ajuda em quê, contribui para o escoamento da água, contribui para matar a fome e a sede das pessoas afetadas? Brasil, o país da hipocrisia em todas as frentes. Com todo respeito ao povo do RS, mas existem pelo pais afora muitas pessoas que dependem do futebol, que dependem da ocorrencia dos jogos de futebol para por comida na mesa, o RS neste caso é uma gota num vasto oceano de necessidades. Ouvi dizer que serão 3 meses para que se tenha condiçoes de jogo em porto alegre, pois bem, então vamos cancelar o campeonato e todos os clubes vão devolver o dinheiro que já receberam das televisões, dos patrocinadores, da sua hipocrisia e etc.
Palmeiras, Talleres e River Plate, com o mesmo número de jogos, estão à nossa frente (13 pontos) e dependem somente deles para continuarem assim. Para a última rodada: São Paulo x Talleres; Palmeiras X San Lorenzo; Atlético X Caracas; River Plate X Deportivo Tachira. Nossa maior chance é ficar em 3º mesmo, mas não confio nada, nada no São Paulo. Como diria o filósofo Bdilson Bbtistb: Vamos aguairdar!
Meu Guru, bom dia!
Apesar dos pesares, eu sou contra a paralisação do Brasileirão; pois irá afetar todas as equipes e não somente as que estão diante de uma catástrofe.
Mas, na democracia é a maioria quem decide; e isso é bom!
Vamos aguardar a reunião da cbf no dia 27.5, para sabermos como ficará; pois, com todos os campeonatos que estamos disputando, será difícil encontrar datas com o intervalo legal exigido entre os jogos.
Além de tudo: É PÉSSIMO FICAR SEM ASSISTIR AO NOSSO GALO!
Bola prá frente.
Abraços!
Sobre a paralisação do futebol brasileiro eu concordo e muito, embora reconheça a dificuldade que a parada vai provocar no calendário para a frente...
Se a parada foi necessária em solidariedade aos times do Sul e pela tragédia, palmas para a CBF!!!
Porém, contudo, todavia, entretanto...
Mas...
No Brasil sempre tem um "mas" pra tudo...
Vamos lá...
A CBF vai parar apenas e tão somente a Série A...
Mas não vai parar a Copa do Brasil e as Séries B, C e D...
Ou seja...
No Sul só o Inter e Grêmio foram beneficiados com a medida...
Justamente os clubes que têm mais estrutura...
Além do Juventude que está na Série A...
O restante dos Clubes das Séries B, C e D não foram beneficiados com a medida....
Aí não dá para entender...
Ednaldo, da CBF, joga para a arquibancada e encanta as serpentes...
Vá entender!!!
Salve Massa e Guru
Isonomia, além da parte de humanidade necessária neste momento de dor de nossos irmãos gaúchos, nosso presidente foi muito feliz em seus argumentos para defender a paralização.
E detalhe, se o futebol passou por um momento muito pior durante a pandemia em praticamente dois anos, que impacto terá duas rodadas de paralização?
Queremos ganhar sim o brasileirão, mas ao contrário de alguns mal caratistas ai, de maneira leal e em pé de igualdade com os demais participantes.
Palmas pra diretoria.
Na minha opinião deveriam suspender metade das rodadas,assim não prejudicariam os outros times junto a Inter, Grêmio e Juventude.É melhor andar devagar do que parar completamente.
Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu estão preocupados com esse tempo para treinar. O GALO estava invicto e sem tempo para treinar, segundo diziam. Pois bem, adiaram o jogo contra o Grêmio e o GALO teve mais tempo para treinar. Resultado: Perdeu para o Peñarol.
Lembro-me de quando o GALO era treinado pelo Sampaoli e conseguia um tempinho para treinar. Treinava, treinava e treinava. No jogo seguinte ou perdia ou empatava aquele tipo de empate que mais parecia derrota. Com Cuca foi a mesma coisa. Parece que esquecem de avisar ao time que o treino acabou.
Agora, para nosso azar, arranjaram um tempão para o GALO ficar treinando. Será que o homem das ideias vai conseguir treinar e vencer ao mesmo tempo? Para um time que ficou treinando uma pré temporada inteira e perdeu para o Patrocinense, eu fico preocupado. Parece que para o GALO treino e jogo não comem no mesmo prato. O próximo jogo do GALO será contra o Sport, lá no nordeste. Eu, que já vivo atormentado pelo carma nordestino, vendo o GALO com tempo e treinando, vou ter que ficar agarrado no terço.
Ah! GALO, você é realmente, o bicho mais estranho que tem no planeta bola. O único que treina para piorar. Ou melhor, treina para perder pontos.
Pode até treinar muito GALO mas, por favor, na hora do jogo, JOGA BOLA, GALO. SÓ JOGA BOLA E ESQUEÇA OS TREINOS.
É, tem uma certa coerência a sua fala. Mas, pensando bem, nesse jogo do Penãrol, o Galo já entrou classificado para as oitavas e mesmo perdendo, ainda vai ficar em primeiro. Então, foi quase um jogo pra cumprir tabela e todos, até o Milito, deram uma relaxada. Não deveriam, mas deram. Já o jogo contra o Sport é mata-mata, vale classificação, ainda não garantida e grana também! Quero crer que vão entrar com mais sangue nos olhos, assim esperamos.....
Pensei a mesma coisa,quando mais se treina mais se perde e empata. Sai zica kkkkk
Bom dia a todos...me desculpem os que são contrários à minha opinião, mas RACIONALMENTE não vi um dirigente de clube, um cronista, um torcedor, enfim ninguém apontar um argumento para a suspensão. Vivo sempre desconfiado das atitudes de dirigentes (SAF ou Associação). Sempre há um outro interesse em seus atos. É a tal cortina de fumaça. Falam uma coisa mas pensando em beneficio em outra {ainda não descobri qual é o (beneficio) nesse caso..rss}. Depois é marcação de jogos as terças 16 horas, as quintas 10 horas de madrugada e muita gente vir falar que é o esquema...que é subserviência à vontade da TV...que é pra prejudicar "nosso" time, etc. É lamentável querer se mostrar de bonzinho, de solidário, de cantar hino e erguer bandeiras SÓ do inter, grêmio e juventude (como aconteceu no sábado) e agora, como disse o Nobre Blogueiro se esquecer nas outras séries tb tem time gaúcho. Pq no sábado não lembraram dos outros times? Seria oportunismo? E mais, somos todos bonzinhos agora e dentro dos estádios as torcidas "rivais" se matam Quem ja não viu as torcidas do galo e do gremio (amigas) brigarem com as do Inter? Então, gente, desculpe o desabafo...mas a gente fica cheio dessa onda e puritanismo. #VOLTAFUTEBOL
Eu também não vi, em todo o estado do Rio Grande do Sul, nenhum argumento plausível que sustentasse essa vergonhosa suspensão do campeonato brasileiro de futebol.
Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.
Eu também não tinha posição definida sobre a paralisação do campeonato, até porque vários clubes ofereceram aos times do Sul seus CTs para treinamentos. Mas decisão tomada bola que segue.
Só acho que com a paralisação do campeonato a CBF deveria também cancelar jogos da seleção. Porque daqui a pouco vai ficar complicado para muitos times a concentração de jogos e com desfalques de jogadores.
Aqui é Galooo Mineiro em Volta Redonda-RJ
Bom dia.
Creio que o importante é que a questão da paralisação foi definitivamente resolvida. Pelo menos por enquanto.
Caso o GALO fique com a terceira melhor campanha, conforme o descrito no texto, ficamos dependendo do sorteio. Se o Palmeiras e River se enfrentarem, por exemplo na semifinal, o GALO poderia enfrentar o vencedor desse confronto na final, em uma partida única, não tendo então a importância de termos ficado em terceiro. Se bem que em matéria de sorteio, não temos dado sorte.
Agora é preparar pra enfrentar o Sport, que ontem foi derrotado pelo Ituano e teve a sua série invicta em torneios nacionais quebrada.
Abraço.