Categories: blogueirosfutebol

Decepção, incertezas e retrocesso

Paulo Peixoto

Em 2020, escrevi neste Canto do Galo que o CAM, então sob o comando técnico de Jorge Sampaoli, havia subido de patamar e que isso não teria mais volta.

Naquele ano, o investimento milionário dos 4Rs, o cabresto administrativo que eles colocaram no comando do clube e o excelente trabalho de Sampaoli em campo criaram as condições para que o Galo brilhasse. Aquele ano mostrou um belo caminho a ser trilhado, mostrou que organização e investimento andam juntos e dão frutos.

Veio 2021 e todo o brilho do time de Cuca 2 ratificou o patamar elevado do CAM e a minha então certeza de que as tempestades insanáveis atleticanas tinham ficado para trás. Financeiramente, nunca o Galo tinha ganhado tanto dinheiro com o desempenho do seu time, seja em premiação e com arrecadação.

Veio 2022 e tudo o que eu havia pensado caiu por terra. Tecnicamente o Galo foi o que vimos, uma grande decepção. Isso mostrou para mim que mesmo um elenco de bons jogadores, como o nosso, precisa ser permanentemente cobrado, gostem ou não os nobres atletas. Se afrouxar a rédea, acontece o que vimos. E o CAM normalizou tudo isso. Tratou como sendo normal o relaxamento do grupo após as conquistas. Foi um erro enorme de toda a gestão do futebol do Galo.

Financeiramente, o fantasma da dívida bilionária voltou a assombrar em 2022, a ponto de o CAM ter vendido jogadores em plena temporada, como Savarino e Dylan Borrero, jovens e muito bons jogadores, para apenas ter fluxo de caixa, isto é, dinheiro para pagar despesas correntes. Uma lástima.

Sobre esse aspecto financeiro, digo que pobre é a instituição que está pendurada em dívidas bancárias milionárias em um país com taxa básica de juros de 13,75% ao ano. Ou seja, essa é a taxa mínima de referência. É daí pra cima que os bancos cobram. Não tem premiação com o futebol que consiga fechar esse ralo do endividamento. É preocupante. Outras soluções serão necessárias, isso é certo. Quem está no comando do CAM é que vai apresentar essas soluções.

Por tudo isso penso que foi errado achar que o CAM estava consolidado em um patamar elevado e sem rebaixamento. O ano nos mostrou que, apesar do elenco milionário, tudo pode ser um desastre se não existir organização, planejamento, equilíbrio, compromisso e entrega em campo.

Conquistamos no apagar das luzes deste ano ao menos a repescagem para a Libertadores-2023. Isso vai diminuir os dramas da comunidade atleticana e alimentar a esperança de um ano novo eficiente e contagiante. Afinal, a nossa história é vibrante, emocionante, vitoriosa e recheada de dramas. Como diria o poeta, os sonhos não envelhecem.

Mas apertem os cintos porque o ano será cheio de dúvidas, de incertezas. Cuca fica ou vai? Segundo ele disse na coletiva de domingo, a tendência é sair, por causa do ano desgastante e “mais ou menos”, segundo ele próprio. E afirmou que ele fez tudo o que estava ao seu alcance. Ou seja, deixou para mim a clara leitura de que com esse elenco ele não vai conseguir mais tirar leite de pedra. Acontece que Cuca afirmou que a decisão da eventual saída não será sua, será consensual com a diretoria. A ver o desfecho, então.

Eu não sou capaz de opinar se isso será ruim ou se será bom, sinceramente. Se eu avaliar pelo lado da capacidade técnica do treinador, vou lamentar a sua saída. Cuca é um dos melhores treinadores brasileiros da atualidade. Isso é indiscutível. Mas o meu desconhecimento sobre o que se passou internamente no CAM me impede de julgar a decisão sobre a saída dele, se isso de fato ocorrer.

A saída pode ser consensual entre a diretoria e Cuca, mas nunca será entre a comunidade atleticana. Muitos certamente vão querer a saída dele pela decepção do time de Cuca 3. Mas muitos desses que querem a saída vão criticar o treinador que for escolhido para sucedê-lo. E assim seguiremos na constante dúvida e incerteza.

Outros tantos vão querer que Cuca fique. Mas mesmos esses vão defender a permanência dele sem saber qual trabalho será realizado em 2023, se o vitorioso do ano passado ou o decepcionante deste ano. Novamente a incerteza, e talvez seja essa a dúvida da diretoria também.

Penso que a questão financeira terá bastante peso na possível saída de Cuca. É mais fácil trocar o treinador, mesmo sabendo que ele é um grande treinador, do que trocar o elenco. Não haverá dinheiro para contratações, a não ser uma ou outra pontuais. Mas e se vier a SAF, haverá dinheiro para investir, vão poder mudar o elenco…?

Independentemente de qual for a decisão, fato é que vejo o CAM no caminho de um retrocesso em relação ao que se conquistou em 2020. O retrocesso pode nem ser tão real assim, pode ser tão somente pelo o que eu idealizei. Mas é o sentimento que eu carrego.

 A solução financeira que derem para o CAM vai certamente contribuir para o rumo que esse clube de quase 115 anos terá. Se será bom ou ruim, o tempo mostrará. Torcida para as coisas acontecerem da melhor maneira não vai faltar. É a única certeza que eu tenho.

Neste momento só me resta desejar um feliz ano novo para toda a comunidade atleticana. E dizer que a fé não costuma falhar se andarmos com ela, como filosofou o poeta. Que assim seja!

Fotos: redes sociais do Atlético

 

Blogueiro

View Comments

  • RESUMINDO :......
    OS 4 R E ESSA DIRETORIA MENTIRAM E ENGANARAM 10 MILHÕES DE ATLETICANOS.
    VENDERAM O SHOPPING , O DINHEIRO SUMIU E A DÍVIDA AUMENTOU.

  • Boa tarde amigos do Galo. Graças a Deus estamos de férias do Galo, eu já não aguentava mais ver este futebol horroroso do time do Galo, finalmente estamos de férias de um time que jogou em 2022 , como se estivesse de férias, totalmente relaxado e sem qualquer compromisso com nossa camisa.

  • Prezados Ávila, atleticanas a atleticanos!
    O galo só mudou de patamar a passou a ser protagonista, a partir do Sampaoli. Treinador muito criticado mas que impôs à diretoria do galo nova visão, se quisesse tornar o atlético objeto de vitrine. Foi o Sampaoli que pavimentou a estrada que culminou com as conquistas de 2021. Apenas Como registro, porque não estávamos acostumados a ser protagonista e exigia todas as conquistas pelo galo. O MANSO surfrou no que Sampaoli deixou. Este é apenas o meu pensamento! Sem o Sampaoli estaríamos disputando para não cair. Agora sai o Cuca que não deveria ter voltado. As lembranças passadas serão ofuscadas pela lambança atual. Espero que agora traga um treinador que possa programar com antecedência 2023. É tudo que precisamos!
    Hoje e sempre, galo!!!

  • Bom dia e ótimo feriado! Rodrigo Caetano quer garantias para continuar no Galo,kkkkk, ele e Sérgio Coelho os dois grandes responsáveis por esse péssimo ano, pode ir para o Grêmio com muito prazer!

  • Bom dia, para todos !
    7°lugar ( pior que o time do Sete Peles, que comemorou como gannhar uma Champios o seu 6° lugar)
    Agora vamos ficar com cara de palhaços, esperando que não tenhamos O VEXAME de Cara Bobo,porque tem uma potência futebolística na América do Sul que tem esse nome.

  • Bom dia!
    Critico qualquer treinador que seja burro e teimoso. Esse Cuca é um desses. O cara simplesmente cisma com certos jogadores horrorosos como Tchê Tchê, ano passado e Allan e Fumaça esse ano.

    • Tem gente que não tem coragem de mostrar sua identidade no que fala ou escreve e aí aparece de "anônimo". Mas... parece que eu escrevi isso...
      Ô Caetano! Vaza também!

  • O projeto político que existia agregado ao projeto de reformulação do Galo ruiu há alguns meses. Até no braço de mídia começam as reformulações. Agora a prioridade é o plano de saída, minimizando prejuízos financeiros e de imagem. Infelizmente não vai ser fácil. Até os balões de ensaio sobre a SAF minguaram. A realidade, tanto da situação da instituição, quanto do país trouxeram os pés ao chão. A pré Libertadores poderá ser a grande chance de redenção do Galo. Vamos ver logo no começo do ano o que teremos. Ao contrário de outros anos, a pré temporada começa antes. Caso eu esteja errado e realmente venha uma SAF de expressão, tudo bem. As mudanças seriam enormes, como vimos no rival. Caso não venha nenhuma SAF ou mesmo uma de pouca expressão, o Galo vai ter que buscar um técnico de primeira linha, que saiba montar um time com os jogadores que tiver, administrar egos de aposentados.
    Pior pesadelo: Sem SAF expressiva, técnico inexpressivo como o Turco, sem reformulação do elenco.

  • Bom dia Massa, PP e Guru

    Corre a boca miúda que vários jogadores foram contra a volta de Cuca, Compreensível já que com EL Turco a corda estava correndo frouxa, cara legal,treino zero e ambiente leve.
    Para mim, isto por si só mostra o tipo de jogadores que temos no elenco, jogadores que se acham os donos do clube. Mas a culpa não é só deles, pois quem deveria comandar e por a pica na mesa foi omisso (a diretoria).
    A saída de Cuca foi necessária, para oxigenar o clube, mas me preocupa o fato de chegar um técnico novo e querer o tal: de conhecer o elenco.
    Com isso, vários jogadores que já deveriam ter ido embora do clube, vão ganhar um oxigênio e mais uns meses de salários gordos na conta, sem dar a contrapartida.
    Ai pergunto: cadê a comissão permanente? Pra que serve?

  • Bom dia Paulo, bom dia Avila, bom dia a todos. Sei nao viu, esse leilão pelo Voyvoda? Trabalhou em um time médio, que comemora disputar libertadores. Será que terá peito de enfrentar a panelinha do Galo que boicotou o Cuca? Na minha opinião, precisamos de alguém com melhor currículo, para fazer as mudanças necessárias nesse time de acomodados. Voyvoda pode ser um novo Roger Machado, Tiago Nunes da vida. Tragam o Marcelo Bielsa. E o Cuca repete a velha desculpa para não disputar Estaduais: cuidar do Instituto Cuca e do Neto que vai nascer. Cuca, Tardelli, Leo Silva, Rever, Vitor, Reinaldo, devem estar na galeria de recordações. Finalizando , a escolha do Marinho para integrar o time das lendas do Galo é o fim da picada. Isso daí é grave ofensa a Guilherme, Renaldo e inumeros jogadores que fizeram sucesso disputando primeira divisao. Marinho no time de jogadores das lendas do Galo, é pracaba ( com licença Barata).

  • É Peixoto eu lembro de seu comentário e não considero que caímos de patamar. Estar na pratelheira de cima não significa ser campeão sempre. O que não entendi são as visões difusas que alguns dirigentes tem. Quando contrataram o Turco eu havia dito aqui, pq não apostar no Vojvoda que faz um bom trabalho no Fortaleza. Trouxeram o Turco, voltaram com o Cuca e agora mais valorizado vão tentar trazer o Vojvoda. Ou seja vão pagar mais, isso se conseguir trazer e pior do que esse atraso é o plano B, Coudet, que não fez nada no Inter, foi demitido do Celta e não sei pq alguém vê um bom treinador em quem ganhou apenas um campeonato argentino. Coisas que não dá pra entender é torcer para o plano A, de atrasado, dar certo.

    • Bom dia Amigalos, planejar e reformular começando pela contratação do novo treinador, minha sugestão Vagner Mancini, ótimo treinador, conhece o Galo,mora em BH, está adaptado e aos costumes mineiros, acho uma boa aposta

Recent Posts

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

23 horas ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!