Categories: blogueiros

De volta ao campeonato regional para manter a hegemonia

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Véspera de um jogo como o de amanhã, evidente que interfere com o nosso emocional. Afinal, são quase 110 anos de hegemonia em Minas Gerais, alternando apenas a segunda colocação e – consequentemente – o adversário do maior jogo do estado. Se no início desta história o clássico foi com o Villa Nova, depois coube ao América ser o sparring do Galo, até que nos tempos recentes (com a decadência dos dois) a vaga em aberto sobrou ao time dos imigrantes italianos.

Já o Galo, time de preto e branco e com a maior Torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais, agrega – sem discriminação – todas as camadas da população, desde a sua fundação. Por isso é o time da Massa. Ubaldo, ídolo do passado e que figura entre os imortais, que o diga. Ele adorava este jogo, pois – segundo ele – era vitória certa e passeata do Horto (mesmo local da partida de amanhã) até a Praça Sete, nos braços e ombros desta apaixonada Torcida.

Os números mostram a hegemonia sobre o adversário de amanhã em todos os sentidos. Afinal, vejamos:

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Nos aproximamos dos 110 anos, sendo o Galo fundado logo depois da inauguração da capital, contra nem sei quantos anos o outro lado tem, devido à dificuldade em saber quando deve ser considerado. Afinal, o Yale seria a origem, mas negam. E o Galo, com as mesmas cores e mesmo nome. Somos oito milhões, contra menos de sete do outro lado. Na mesma proporção, sócios torcedores: cem mil, quase o dobro.

Vencemos o duelo 201 vezes, contra 166 derrotas. São 137 títulos, praticamente o dobro do outro lado. Nestes, por 44 vezes foi em cima deste time, que nos superou em 33 ocasiões. Sobre Campeonato Mineiro, temos 44 contra apenas 36. Goleadas, elegendo quatro de cada lado, perdemos por 6×1, 5×0, 5×0 e 5×1, mas aplicamos 9×2, 6×2, 6×1 e 6×1. Como se vê, a maior de lá, temos duas similares. E o nove a dois é eterno!

Nossos bens estão avaliados em R$ 1 bilhão, mais que o dobro do adversário. Se os dois pagam aluguel de estádio, em pouco tempo teremos o nosso próprio. Nossa marca vale mais de R$ 500 milhões, já a outra tenta aproximar destes números. O nome disso é hegemonia.

Apesar de o momento ser – aparentemente – favorável ao adversário, é bom registrar que nosso início de ano foi claudicante (como gostava de falar um ex-comentarista dos tempos dos clássicos daquela época). Após a mudança no comando técnico, as coisas estão – ainda que lentamente – retomando o curso das águas mansas na Cidade do Galo, cidade que atende pelo codinome de Belo Horizonte.

A partida, num horário nada convencional, se deve ao fato de a tabela feita pela FMF não observar questões básicas em sua elaboração. Entre os equívocos, um escandaloso e nada despercebido pelos Atleticanos foi obrigar o Galo – campeão do ano passado – a ser visitante seis vezes e mandante em cinco oportunidades. Não foi a primeira vez, tampouco imagino ter sido a última. Assim como o árbitro “sorteado” para a partida ser de péssima lembrança. Vida que segue!

Em tempo: Louvável a atitude da diretoria com a campanha “Não se Cale”, lançada ontem, para o combate à violência contra a mulher. Estará amanhã no Horto a diva deste movimento nacional, Maria da Penha, vítima de agressão e que empresta o seu nome à Lei que coíbe e previne atos de violência contra a mulher. Gol de placa do Galo! Time de vanguarda. Lembrando que a primeira torcida feminina no mundo foi Atleticana.

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia Amigos do Galo. Hoje é dia de vestibular para Thiago Larghi, vencendo o jogo ele dará um grande passo para sua efetivação como técnico. Tarefa difícil, pois o adversário tem um elenco mais quaficado. Espero que os nossos jogadores entrem em campo com fome de bola, que disputem cada bola como se fosse a última de suas vida, com muita raça e amor. Galo 4x2

  • Boa tarde aos Verdadeiros Atleticanos, amanhã o jogo que nao perdia por nada messe mundo ao vivo em cores no velho mineirao. Jogo 16:00 chegavamos eu e meus amigos as 12:00 e ficavamos nas barraquinhas em frente aos portoes 9, 12 ou 13. Ali ia uma adoravel resenha regada a muita cerva e espetinhos, e mais importante sem violencia. E todos ja sabiamos o resultado, GALO na maioria das vezes atropelava as Meninas do rabo sedoso. Velhas tardes de domingos quantas alegrias, velhos tempos velhos dias, o saudade. Mas como tudo muda vamos nos adequar as mudancas jogo as 11 brincadeira. Mas afirmo desde que o mundo e mundo GALO favorito se jogar com raca e no embalo da torcida, se observarmos bem os convocados pro jogo AM na minha opiniao o plantel do GALO esta entre o quinto e sexto do Brasil. Vamos que vamos GALAO DA MASSA. Saudacoes Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  • Esse blogueiro so fala merda! 110 anos pra que serve se nao ganha nada? Cada coisa q agente tem q ler e escutar.

    • ctrl C ctrl V

      Quero te lembrar que aqui falamos de Galo (futebol, patrimônio e comemorações), seu lado é noutra região. Aquela que dá de fundos para a Avenida Elias Kalil. Faça então como nós, leia e veja o que te interessa. Será um pouco mais feliz. Um pouco, pois bom mesmo é ser Atleticano.

      • Nao ganhamos nada mesmo aquela CB 2014 foi em cima de um timeco tao insignificante que, ah deixa pra la. A MARIA do rabo sedoso ficou com raivinha hein Eduardo, publicou o comentario dela so pra ser zuada kkkk boa. Aqui e so GALO, menina querendo brincar com homem cuidado pode ser pedofilia.

  • Com a Maria da Penha presente no Indepa amanhã, como é que a gente vai bater nas Marias?
    Brincadeira viu?
    Aliás eu não usou este termo: Maria porque acho que desmerce as mulheres.
    No meu conceito mulher vem antes do futebol.
    Amanhã vamos ganhar com gol de cabeça do menino maluquinho as 39 do segundo tempo

  • Bom dia Eduardo,
    Quero te lembrar que a sua coluna é de futebol e não avaliação patrimonial,o que importa é que nosso rival tem 4 campeonatos Brasileiros,5 Copas de Brasil e 2 Libertadores,com 13 anos de vida a menos.
    NÃO PODEMOS MASCARAR A INCOMPETÊNCIA DOS NOSSOS DIRIGENTES.

    • Quero te lembrar que aqui falamos de Galo (futebol, patrimônio e comemorações), seu lado é noutra região. Aquela que dá de fundos para a Avenida Elias Kalil. Faça então como nós, leia e veja o que te interessa. Será um pouco mais feliz. Um pouco, pois bom mesmo é ser Atleticano.

  • Recomendo a todos que leiam a coluna de hj do genial Fred Melo Paiva. Sensacional! Pra cima das marias! PS: lasmar podia foder de vez o boçal do neymar. Dane se a seleção da cbf, que percam sempre de 7!

    • Caro,
      Simples opinião: Fred é maior q Drummond ChinAzú. Até então. Tomara q ñ vire a foia. Drummond coca cola virou a foia...Fato.

      • Não entendi. Se a referência for ao Roberto, lhe asseguro com firmeza que está equivocado. Íamos juntos para os jogos. Não foram poucas vezes, ele era meu caroneiro. Características diferentes sim, mas jamais essa imputação. Digo e afirmo isso em dever e respeito à memória de um grande amigo e Atleticano.

        • Drumond tem todo meu respeito, porém prefiro Fred. Drumond inventou china blue, fred os chama de maria. Alem disso, fred eh left.

  • Caros,
    A vitória contra as maria amanhã e a manutenção da hegemonia ñ pode nos enganar sobre a necessidade de reforços. Vejo criticas ao Elias. Jogador já rodado, nunca foi o q sei lá imaginam q ele seja. Um craque decisivo? Um grande armador? Um volante clássico? Ele é o q tá jogando mesmo. E ñ tem ninguém muito melhor do q ele no elenco, diga-se. O q pega na realidade é o marketing negativo q ele fez de si próprio o ano passado. A torcida ñ perdoa...mas, se arrebentar com os meninas... Ele sabe o caminho das pedras.
    Obs1.: ñ podemos deixar de bater na lamentável tecla: tenho ouvido falar por alguns q patric tem melhorado isso e aquilo. É sério uma porra dessa? Isso tem vindo de atleticanos q querem nosso CAM sinceramente ou dos J...ZEROS cujo guru de falta de ideia é aquele JC do super? E ainda falam q Gabriel tem q recuperar o seu bom futebol? Qual? Qnd e onde?...
    ...é por causa da obs1 q precisamos da Obs2.: Acorda 7, o Br18 tá chegando. Chega de brincar com perna de pau nessa competição. Vamos entrar prá lutar de verdade e levantar o caneco. Reforça o elenco...
    GALO SEMPRE!

  • Boa tarde Eduardo e Massa atleticana!

    Caro Guru, muito bem colocado no seu comentário de hoje sobre a disparidade do Galão da massa em relação ao Cruzeirim. A única desculpa deles é ter mais títulos nacionais e andam vomitando isto a toda a hora. Quanto aos títulos internacionais temos mais, de acordo a informação da Fox Sports meses atrás, temos 4 (02 Conmebol, 01 Recopa e 01 Libertadores) contra 3 deles (02 Libertadores e 01 Super Copa ou Recopa hoje). Títulos internacionais tem 21 anos que eles não ganham nada e andam postando a toda hora que temos 46 anos que não ganhamos um brasileiro. Na minha visão, títulos são títulos e na contagem geral temos muito mais. No que se refere ao estado estamos disparados com 08 títulos a mais, mas na visão dos crugayrenses, rural não vale nada e pra eles ainda é o maior de Minas por causa dos títulos nacionais. Essa discussão nunca que vai chegar a um denominador comum, mas o majoritário no estado é aquele que detém o maior números de estaduais conquistados e fim de papo. Se fosse na maneira deles pensar, a seleção brasileira estaria sempre no topo do ranking da CBF por ter mais títulos que as outras seleções. Agora falando sobre o clássico, a tremedeira deve estar já concentrada neles e jogando no Indepa, com a força maior da massa do Galo, este cruzeirim nunca será favorito a nada, pois clássico é clássico, mas o fator torcida, quer queira ou não faz eles tremerem. Podem até vencer, mas não vai ser da maneira que este Robinho tá pensando e vai ser o primeiro a amarelar. Confio no meu Galão da massa e quando há conversas fiadas do adversário, a resposta vem de imediato e espero que os nossos jogadores façam isto dentro de campo jogando bola.

  • Completando meu comentário, chego a conclusão que mesmo com alguns erros, o que é natural em inicio de gestão, me lembro que o primeiro ano do Kalil não foi bom, temos que apoiar a diretoria e a gestão Sette Camara.
    A gestão da raposinha é uma gestão kamikaze pegaram 50 milhões emprestados e tem uma folha astronômica estão contando com o titulo da Libertadores e pelo jogo da estreia já viram que não vai ser fácil.
    A gestão Sette Camara escolheu o caminho inverso mandou os medalhões embora reduziu a folha de pagamento, e vai apostar na base.
    Acredito que ano que vem vamos ver muitos jogadores da base jogando com frequência, não critico mais a diretoria vou apoiar pois sei que vai dar fruto.
    O caminho é esse galera, acabar com os SALÁRIOS ASTRONÔMICOS e dar apoio TOTAL aos jogadores da base e ao técnico Thiago Larghi.
    Façam a reflexão Thiago Larghi ganha 30 mil por mês o Mano Menezes ganha 800 mil por mês.
    O Fred ganha 1 milhão por mês o Alerrandro deve ganhar uns 15 mil por mês.
    Chega de medalhão!!!
    Saudações!!!

    • PABLO, é mais ou menos por aí a trajetória do 7C no GALO. Não tem muito espaço para manobra kamikaze tipo supersalários e o escambau na belle époque do 6C.

      • Disse tudo. Este ano tem eleições. Será que do outro lado da lagoa tem gente desesperada por fórum privilegiado?

Recent Posts

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

22 horas ago

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

2 dias ago

Vice campeão com dignidade

Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…

3 dias ago

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…

4 dias ago

Otimismo é sinônimo de Atleticano

Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…

5 dias ago

Sem prolongar a ressaca

A exemplo do que sempre manifesto aqui, dia seguinte à uma grande vitória ou conquista,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!