Categories: Sem categoria

Dando sequência à virada no Brasileirão

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Nada como uma vitória para voltar o “animus” perdido com os últimos resultados. A paixão e a coragem, características marcantes na vida Atleticana, ganharam as ruas das cidades depois da última rodada. O que passou, passou. Agora é olhar para frente e dar sequência à recuperação no Campeonato Brasileiro. Tenho fé, na vitória e numa boa presença de público hoje à noite no jogo com o Sport, do profexxor Luxemburgo.

Uma vitória sobre os pernambucanos, se ainda não coloca o Galo no G-6, deixa o time coladinho na zona de classificação para a Copa Libertadores do próximo ano. Daí pra frente, é buscar a vaga e a primeira colocação. Além do bom resultado de domingo, a possibilidade da estreia do Roger Bernardo, que pode atuar como volante ou zagueiro, e ainda o reencontro com o nosso talismã Luan, podem fazer com que a Massa vá em peso ao Independência.

É perceptível a volta da confiança entre os Atleticanos. Nas ruas, nas redes sociais, e até mesmo aqui no blog, a tônica dos comentários sinaliza novos tempos e o retorno das ambições por títulos. Fico daqui, em que pese ser impossível retroceder e invalidar o caldo entornado, se Cazares não tivesse desfalcado o time por três rodadas. Foram exatamente nas partidas com um desempenho pífio, embora tenhamos vencido o Avaí. E as duas derrotas, teriam acontecido. Seis pontos a mais colocariam o Galo no G-4. Como disse acima, passou!

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Nosso papel de Torcedor é apoiar, ainda que nos seja reservado xingar quando a vitória não vem. Qual Torcedor apaixonado e insano, como somos os Atleticanos, não pede a cabeça do presidente, do treinador e de metade dos jogadores?  Absolutamente compreensível. Como muito bem ilustrou o cartaz de domingo aqui do nosso blog: “Eu disse que não vinha, mas quem ama perdoa.”

Nada melhor que o momento de bom astral para perdoar e relevar o mau desempenho, desde que, a exemplo dos meninos do sub-20 e ainda motivados pelo resultado de domingo, coloquem a alma e o coração em campo. Assim, seguramente, vamos voltar ao nosso lugar de destaque no campeonato nacional.

A propósito dos garotos da base e daquela conquista de sexta-feira, o leitor Jandir Almeida – que nos brinda sempre com interessantes comentários e sugestões – apresentou ontem uma boa ideia. Pois, ainda na noite de terça, atendendo à sugestão dele e de outros Atleticanos, foi anunciada uma decisão neste sentido. No jogo de hoje, com um bom público que imagino, a garotada campeã será apresentada e vai comemorar junto com a Massa. No primeiro jogo da decisão, em Belo Horizonte, foram 10,3 mil Atleticanos que apoiaram estes meninos. Parabéns aos jovens atletas e à diretoria do Galo!

Muitos destes garotos já estão merecendo atuar no time principal. Emanuel, inclusive, está relacionado para a partida de hoje. Aquele time sub-23, para disputar a segunda divisão com início em julho, será muito interessante para avaliar jogadores de futuro. Continuo entendendo que a diretoria deveria rever a decisão de mandar os jogos em Sete Lagoas, o ideal seria aqui ao lado da Massa. Nada contra a cidade e o estádio que nos abrigaram por dois anos, mas o Galo é de Belo Horizonte. A optar pelo interior, então que se faça um rodízio por toda Minas Gerais, contemplando Atleticanos do norte, sul, centro, triângulo, Zona da Mata, enfim, para todos os mineiros.

Outro fato que merece ser abordado. Nosso blog registrou em 05 de junho, conforme link

http://blogs.uai.com.br/cantodogalo/as-tres-proximas-rodadas-definem-o-que-quer-o-galo/ ,

o absurdo ocorrido com a Torcida Atleticana, em São Paulo, por ocasião da partida com o Palmeiras. Nossos Torcedores tiveram visão prejudicada por uma parede de acrílico no local destinado à Massa. Os Consulados do Galo na capital paulista, GaloSampa, por meio de reclamações enviadas ao clube paulista, conseguiram sensibilizar a diretoria do Porco e terão os valores dos ingressos devolvidos.

Se fosse para esperar ação e decisão da CBF, isso jamais ocorreria. Ela existe para defender interesse de clubes do eixo RJ/SP. Merece registro a decisão da diretoria palmeirense, que reconheceu a falha, optando por ressarcir o Atleticano por aquele episódio. Registre-se! Se a diretoria Atleticana, efetivamente, desse apoio e valor aos Consulados, seguramente quem lucraria seria o próprio Galo. O que vemos é time do Rio de Janeiro copiando o nosso projeto, idealizado por Torcedores que moram fora de Minas Gerais, com um reconhecimento tímido da nossa direção.

Blogueiro

View Comments

  • Prezados, boa noite! Ainda quando vencíamos o Sport por 2 a 1 estava a estruturar o meu argumento para compartilhar neste espaço. Receava a reação negativa de alguns internautas taxando-me de corneteiro, pessimista ou com outros adjetivos similares. Mesmo jogando mal, a vitória nos daria um pouco mais de esperança. Todavia, eu não poderia, mesmo com a vitória, deixar de apontar alguns problemas cruciais. A expressão de todos eles em campo é a falta de entrosamento. E este decorre entre outros aspectos da carência de jogadores para determinadas posições, sobretudo para a zaga; da má preparação técnica e física dos jogadores; do mau posicionamento em campo; da falta de coordenação das jogadas. O time marca muito mal, tem muita dificuldade de roubar a bola do adversário e quando o faz a entrega com muita facilidade devido ao excesso de passes errados. Portanto, a responsabilidade é em primeira instância da direção do clube, que planejou mal o elenco (depender de Leo Silva, Felipe Santana, Erazo e Gabril é uma burrice enorme!). Depois, penso, há uma parcela expressiva de responsabilidade a ser atribuída à comissão técnica, que não deu senso de coletividade ao time. Por fim, tem-se a responsabilidade dos jogadores que não tem demonstrado foco nos objetivos do Clube (será que o Presidente transmitiu tais objetivos ao elenco?) Parece que cada jogador está mais preocupado com seus interesses pessoais, em alguns casos apenas com o próprio salário. Por isso tudo, penso que o apoio ao time não pode ser incondicional, como por vezes parece-me ser o pensamento de alguns. É preciso cobrar do Presidente a tomada de providências urgentes, a começar pela contratação de no mínimo dois zagueiros de qualidade; pela cobrança sobre a comissão técnica, exigindo um planejamento condizente com o tamanho e perfil do plantel face ao restante do calendário; e pela cobrança aos jogadores. Sinto falta de identidade da maioria absoluta dos jogadores com o clube. A exceção é o Luan, porque os demais jogadores dos quais se poderia esperar liderança - Leo Silva e Vitor - se mostram por demais passivos e omissos. Para terminar afirmo que olhar para o erros e para aquilo que precisa ser alterado é um exercício reflexivo necessário quando se tem ambição, e não significa na situação em questão deixar de apoiar o clube. É preciso apoiar sempre, mas cobrar na justa medida quando a situação isso nos exige. É hora de cobrar justamente porque apoiamos muito!

  • Outra decepção! O Time não consegue jogar bola e continuamos beirando a Z4. Foi o primeiro ponto do Sport fora de casa. O Galo continua a maezona do ano. Vai ser duro dormir. Dá-lhe Rivotril.

  • Fraco time fraco, fraco defensivamente, fraco ofensivamente. Só isso fraco, lutar pra não cair. Esse time não aguenta o Botafogo que tá jogando muito mais. Técnico fraco. Que tristeza ver meu Galo pagar o maior vexame nese campeonato.

  • Mais uma entregada em casa. Faltam 35 pontos. É o que resta nesse campeonato. Não cair. Infelizmente fui ao campo hoje, mas é muivo ruim esse time, meu Deus. Acho que só Deus mesmo pra ajudar.

  • Olá Eduardo, boa tarde! Gosto muito ler blogs sobre futebol e o Canto do Galo é disparadamente o que mais curto, pelos textos e pelas discussões mantidas em alto nível. Mas hoje li um que faz uma grande justiça com a massa do Galo. É do dia 08 de maio e foi publicado no blog do Rica Perrone. Pra quem não conhece, o blogueiro é paulista e torcedor confesso do São Paulo. Invariavelmente tem algo bom a dizer sobre o Galo. Nesse texto em especial, fez uma reverência à nossa torcida, aliás mais do que nós como torcida, e sim de nós como Atleticanos. O título é "O Galo pulsa". No começo até discordo de algumas coisas que ele coloca, mas o final é a essência do Atleticano. Segue o link: http://www.ricaperrone.com.br/o-galo-pulsa/. Vale a pena dar uma passadinha lá e ler. E 21:45 que não chega?! Abraços e hoje são mais três na primeira coluna!

  • Eduardo e Atleticanos, esta noite com muito orgulho, Patos de Minas, a capital nacional do milho recebe REINALDO para o lançamento do livro PUNHO CERRADO. O lançamento será as 19 horas, e em seguida, vamos pra casa ver o GALO vencer mais uma no brasileirão.

    • E, sua magestade, estará acompanhado do príncipe. Seu filho, Philipe, autor da rica biografia do nosso Rei.

    • Na tarde de hoje foram tantas especulações, essa é outra. Se um for, necessariamente, não significa que o outro vai.

  • O barco passou e o Donizete se foi igual ao pierre o Datolo ,Guilherme,Ronaldinho e cia já era o negócio é olhar pra frente e vida que segue.

  • Boa tarde, caro Eduardo... Zapeando pela net, eu vi no dia 19, no site do bid da CBFla (bid.cbf.com.br) a notificação da rescisão de Jesiel Cardoso Miranda. É o Jesiel zagueiro? Alguém pode conferir isso pra gente? Rescindir com um garoto da base e manter o Filipe "conceição" Santana? Obrigado e vamos pra cima deles hoje. Abraços

    • Não vi, mas se for seguramente deve ser por novo contrato. Ocorre isso sistematicamente. Quando se renova antecipadamente, ampliando a duração do vínculo.

  • Pra mim só falta um detalhe, o time começar a jogar futebol, mostrar entrosamento, treinamento, eu ainda não vi, apenas relâmpagos que dão um pouco de esperança. Mas com esse futebol de hoje fica difícil. Desse jeito vai ficar igual o ano passado " Quando chegar o confronto direto com Palmeiras e Flamengo a gente ganha" e muitos alertando da bagunça que era o time do Marcelo O. Eu espero mais desse time do RM, é pouco, já era para o time está mais encorpado, mais seguro, sabendo o que quer em campo. Vamos ver se com essa vitória em cima da bagunça do SPFC o time comece a melhorar e a jogar bola...

Recent Posts

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

54 minutos ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

1 dia ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!