Categories: blogueiros

A confiança do Torcedor é fundamental para o futuro Atleticano

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Encerrada a tempestade, que venha a bonança. A condição básica para o sucesso de uma boa temporada vai depender do apoio do Atleticano. Claro que estamos, todos, ainda ressaqueados do fracasso de 2017. Afinal, começamos o ano sonhando com títulos e fechamos apenas com a conquista regional. Muito pequeno para um elenco caro e da grandeza do Clube Atlético Mineiro.

Disputamos várias competições, desde menores, como o Mineiro e a Primeira Liga, até outras interessantes, como a Copa do Brasil, o Brasileiro e a Copa Libertadores. Sem esquecer o regional da segunda divisão. Com exceção do Estadual, que insisto ser obrigação sem merecer crédito algum pela conquista, nos demais fizemos “papelão”.

Daquele time alternativo que inventaram para disputar a Segunda Divisão, a meu ver, nada se aproveitou. Ali desfilaram jogadores sem qualquer perspectiva de futuro, como Leleu e até Mansur – que depois foi relacionado para compor o elenco principal. O projeto foi um fiasco. Ficar em quinto lugar, numa competição de nove concorrentes e atrás de Ipatinga, Democrata de Sete Lagoas, Coimbra e Poços de Caldas, diz melhor que qualquer argumento que o blogueiro queira se utilizar.

Já na Primeira Liga, torneio sem qualquer tempero, que quase se tornou uma ponte para salvar nossa dignidade, igualmente capitulamos. Chegamos à final, frente ao mediano Londrina, mas a vitória dos paranaenses sobre o rival mineiro nas semifinais – aliada à quase total falta de perspectiva do ano – acabou criando um pseudo estímulo. Morreu até este sonho, exatamente no quesito que mais prejudicou o Galo durante todo o ano, as penalidades.

Sobre as outras disputas, creio que já esgotamos o assunto em postagens anteriores. Falar dos vexames nas decisões com o Botafogo – Copa do Brasil – e Jorge Wilstermann – Copa Libertadores – seria estimular o martírio. Já no Brasileiro, em doses homeopáticas, contemplamos padecimento e tortura. O que nos resta agora é desejar dias melhores, até aproveitando o calendário e o momento natalino e de ano novo, na expectativa de tempos melhores sob a nova gestão Sette/Lásaro.

Imagem: UAI

Sem querer estimular a polêmica, até pelo contrário, embora os nomes anunciados não tenham causado qualquer impacto, prefiro acreditar que eles sejam protagonistas de uma grande virada em nossa vida Atleticana. Sobre Arouca e Erik, comentamos ontem, dia em que também foi confirmada a chegada do lateral direito Samuel Xavier. O primeiro deles, apesar dos 31 anos, quem sabe possa surpreender e mostrar o futebol que já encantou no passado, notadamente quando atuou no Santos. Já o jovem atacante, igualmente, que reedite seus bons tempos no Goiás.

Quanto ao Samuel Xavier, confesso que só o conhecia de nome, é uma possibilidade. Ao contrário de alguns, não percebo que sua contratação seja o prenúncio da saída do Marcos Rocha. Primeiro, pois ele está distante do potencial do titular, e ainda por ser um setor que carecia de substituto eventual. Os outros dois, Alex Silva e Carlos César, creio que deverão seguir suas carreiras noutro lugar.

Ainda sobre Xavier, recebi pelas redes sociais um vídeo dele. Ora, com todo respeito, tem tempos que vídeo não me encanta. Selecionar dez, até quinze jogadas em dois anos de atuação, não representam o que o jogador tenha apresentado no seu antigo time. Nem por isso, evidentemente, pode ser critério para avaliação negativa. Prefiro esperar.

O sorteio da Copa Brasil (que pela condição de não entrar na Libertadores, nos obriga a participar de fases preliminares) foi até benevolente. Pegamos o Atlético do Acre. Se não acontecer síndrome da recente temporada, avançamos para enfrentar o vencedor de Botafogo da Paraíba ou Floresta do Ceará.

Superando as duas primeiras fases, teremos pela frente como adversário o time que sair destes confrontos: Brasiliense e Oeste/SP ou Treze/CE e Figueirense. Acredito que seja o time catarinense. Depois, só mais uma fase a ser superada para nos juntarmos aos onze outros que entram a partir das oitavas.

Daí, reitero o que disse na abertura: o apoio – nem precisa ser incondicional – é necessário para virar a página triste do ano de 2017.

Blogueiro

View Comments

  • Não sei se inúmeras desilusões deste ano ainda bem vivas na mente, pois nada consigo imaginar 2018 feliz a nos torcedores. Visto o plantel, que de média qualidade e velho de idade e de casa mantido, e quem falado a chegar no mesmo patamar!
    Pior ainda é o sistema tático ultrapassado de homem de referência no ataque e laterais de baixa estatura, que exercem mais função de pontas, que defensores.
    Mudanças na base bem vinda, desde que escolha de futuros atletas por olheiros e não por empresários.
    No mais é torcer pela realização do Estádio Poleiro do Galo, aí sim inicia nova vida!

  • Eduardo,
    sobre o fatídico jogo Flamerda 0x0 Atlético na Libertadores 81 que deu a taça Wright ao Flamerda, a Conmebol julgou que o jogo foi 0x0.
    Portanto, o Atlético nunca foi eliminado do torneio.
    Deveria ir na justiça esportiva cobrar o título também pois nunca fomos eliminados.

  • Antes de falar de momento, histórico ou até mesmo qualidade técnica de determinado jogador, penso no tanto de expectativas criadas em torno de nomes que não só atendiam aos quesitos citados, alguns até superavam nesses e em muitos outros quesitos. Não só também na história recente do Galo, mas em outros tempos. Confesso muita desilusão com medalhões e jovens promessas do cenário nacional que aportaram aqui. Concordo que o melhor mesmo é esperar, torcer e ver melhor o desempenho apresentado pelos novos nomes. Em tempo, ainda espero zagueiro(s), armador e goleiro.

  • Eduardo, aprovo a contratação do Samuel Xavier, do Erich, a volta do Carlos, o Arouca vai depender de sua condição física, com Elias e Yago estamos bem no meio. A Marco Túlio e os zagueiros Mancini e Bremer já deveriam iniciar com chances no profissional. A barca deveria ser logo no início para não atrapalhar o entrosamento dos novos. Éramos, Alex, Mansur, Marlone, Valdívia, Robinho, Rafael, tchau.

  • Boa tarde a todos!
    Que torcida mais chata essa do Galo! Quem está contratando jogadores do 1°. escalão do futebol? Com exceção do Palmeiras, o resto até agora tá no mesmo barco. Sem dinheiro para contratar, a diretoria ta trazendo o que pode e não vejo como péssimas como alguns enjoados aqui. Que me desculpe vocês, mas o Arouca é sim um.bom jogador, é fazer bem.a pré temporada que ainda tem futebol para mostrar. O Erick tbm é um jogador que o time necessitava, é rápido, veloz e joga tanto de lado, como enfiado no ataque. Teve poucas chances no Palmeiras e pode render aqui o que fez no Goiás. O lateral Xavier foi contratado para compor o elenco e de acordo a imprensa pernambucana, é um jogador voluntarioso, tem força física e chega bem a frente. Será um.bom reserva e até mesmo fazer sombra no Rocha. Só de rejuvenescer o elenco, vejo que nova diretoria tá no caminho certo. Vai com certeza vir jogadores de bom rendimento e vamos ficar com.um time competitivo e um banco a altura. Torcedor tem que ter paciência e achar que tudo que tá sendo feito não vai agregar nada. Confio nessa nova diretoria, que vai com certeza, com a ajuda da torcida de pé no chão, colocar este time no seu devido lugar. Aqui é Galo po#@! Vamos apoiar e não ficar de cara desmerecendo o começo de um trabalho que será árduo, depois do estabanado Nepomuceno acabar com.o sonho de nós torcedores. Saudações atleticanas!

  • Boa tarde xará e amigalos. Continuo com a mesma pergunta. E a defesa?? Levamos no lombo 49 gols em 38 rodadas. O rebaixado Avaí levou 48. KD os reforços pontuais para uma boa zaga? Serão refugos do Palmeiras também?

  • Caro barbudo,
    A respeito das contratações:
    No passado Arouca encantou? Sério? Arouca é um veterano volante mediano, sabe jogar, tem noção de marcação, de espaço na cabeça de área, perna de pau, nunca foi. Pago para ver e espero q esse perfil pare por aí...Ali na frente da zaga o ideal é arrumar um caceteiro bom de bola, q imponha respeito, q preencha as avenidas. Samuel, o vindo do leão manso de pernambuco, se for pior q o melhor cobrador de lateral do Br, melhor nem vir...Erik, tomara q dê certo, é novo, tem gás, basta ñ entrar em panelas furadas, como a turma do cone.
    Apoio o CAM e a REFORMULAÇÃO deve ser mais incisiva, mais efetiva pq ñ temos TIME, ficou demonstrado. Ñ pode de forma alguma manter a base do fracassado time 16/17.

    Obs.: além de retomar séria e honestamente a base, pensando a falta de campos de várzea, sugestão é garimpar nas divisões inferiores. Comprar por lance de DVD é furada. É ver in loco o máximo de partida nessas divisões. Evidente ñ dá prá ver todos os jgs, mas sempre houve uma rede de informação, agora na mão de pessoas estranhas ao clube...pq o clube ñ pode investir diretamente em "olheiros" remunerados? Garanto q, com determinação, persistência, isso rende bons frutos...
    Fortalece a ideia...QUEREMOS O BR18, a hr é essa.
    GALO SEMPRE!!!

  • Dois zagueiros.
    Camisa 10.
    Velocista.
    Cadê?
    Esse Samuel deve ser encosto de empresário.
    O David do Vitória é bom mas as Marias já estão de olho.

    O Adilson contra o Grêmio foi ridículo. 2 gols na conta dele. Não aguentou ficar em pé.

  • Ola Eduardo, espero que este 2018 seja diferente dos últimos 3 anos quando boa parte da imprensa mineira (Itatiaia) nos ludibriou acobertando isto mesmo acobertando esse bando de medalhões.
    Não sei qual ou quais eram os propósitos de blindar a diretoria do Galo e ficar com críticas meia boca sobre o time é sempre dando esperança aos torcedores que o time tinha tudo para deslanchar. Foram 3 longos anos empurrando com a barriga um “time” com a espinhela dorçal caída há muito tempo. Que o nosso 2018 seja real ainda que difícil mais real sem embromações, e que a imprensa seja como a paulista e carioca falou, falou, falou não jogou, pau neles, chega de mercenarios.

  • Boa tarde amigos do Galo. E o zagueiro Pablo, vem ou não vem? Se já foram descartados o Corinthians e o Palmeiras, resta a proposta do Galo(grupo de investidores) e do Flamerda que segundo dizem está interessado no zagueiro. Acredito que ele vem para o Galo.

Recent Posts

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

17 horas ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

2 dias ago

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

3 dias ago

Vice campeão com dignidade

Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…

4 dias ago

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…

5 dias ago

Otimismo é sinônimo de Atleticano

Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!