Categories: blogueirosfutebol

Começando a temporada nacional

Curtindo a reação no campeonato estadual, o Galo inicia hoje a busca por recuperar a Copa do Brasil. Em duas ocasiões campeão e outras duas vezes vice dessa competição, vamos hoje ao Tocantins – frente ao Tocantinópolis – em busca da classificação no primeiro embate de jogo único. Dureza, o regulamento – aí a responsabilidade deve ser compartilhada entre cbf, federações e clubes – determina a necessidade de vencer no campo do adversário para avançar. Empate leva para as penalidades. Sem jogo de volta.

Temos de levar esse confronto com muita seriedade, afinal fomos condenados a iniciar essa disputa nessa fase precoce, em função da péssima campanha no Brasileirão do ano passado. Inadmissível a repetição dos Afogados ou similaridade com Souza da soberba vizinhança. Vencer, avançar e esperar o próximo adversário que sai do confronto entre Independência (AC) e Manaus (AM). Com toda consideração aos adversários e até admitindo que o futebol está nivelado por baixo, mas qualquer resultado que não leve o Galo para a terceira fase já com os 12 previamente selecionados será motivo para crise. Portanto, seriedade e comprometimento.

A delegação chegou em Imperatriz com a costumeira receptividade por onde passa pelo Brasil. Torcedores esperando os ídolos do Galo em busca de fotos e autógrafos. São cerca de 100 quilômetros de distancia entre essa cidade e o local da partida, que será feito hoje de ônibus com retorno após a partida. Duas horas de ida e outras duas de volta, para iniciar o voo de volta para Belo Horizonte e iniciar os preparativos para a segunda e decisiva partida da semifinal do campeonato mineiro. Foi a logística encontrada para a falta de lógica da cbf.

Em meio a isso, não podendo dar chance ao azar, temos de seguir vencendo nossos adversários em busca dos títulos. Aqui nas Gerais, apesar do fraquíssimo campeonato estadual, todo Atleticano está motivado. A grande expectativa é pelo segundo hexa da nossa história. Quem viu de 1978 até 1983 tem registros de lembrança e quer repetir, já os mais novos querem comemorar essa conquista. Acima do Galo, aqui em Minas, o coelho que é deca, mas convenhamos, depois disso nunca mais se estabilizou. São 16 conquistas, mas após 1925 – cem anos – foram tão e somente seis títulos.

O treinador Cuca levou o que tem de melhor para a partida, apenas Otávio – em negociação com o fluminenC – ficou fora da delegação. Os outros quatro estão no DM e sem condições de jogo. Palacios, Júnior Santos, Cadu e Caio Maia. Ao que imagino, ele deve manter a base que vem jogando. Arriscaria em dizer que inicia com a mesma formação do segundo tempo frente a Tombense. Não a inicial, mas com Rony e não Rubens. Falo isso por pura intuição, sequer acompanho o dia a dia no CT ou mesmo pela mídia.

Sendo assim: Éverson; Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Franco, Gabriel Menino e Scarpa; Rony, Hulk e Cuello. Este é o time, com o que temos, que vem sendo desenhado pelo treinador. Acredito e vejo sim ainda a necessidade da chegada de mais dois ou três profissionais para brigar por vaga. Titularidade vai depender da produtividade. Mas Cuca sabe muito bem trabalhar isso e mostrar que todos tem importância e são utilizados. Foi assim em 2021, o ano das nossas maiores glórias numa única temporada. Que venham os outros, e rápido, pois a vida e as competições seguem. É preciso olhar para o banco e enxergar opções durante uma partida. Pra cima do Tocantinópolis, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • É, realmente é uma dureza enfrentar 2 horas de ônibus depois de sair do avião pra enfrentar uma tabela esdrúxula da cbf. Mas, o Atlético é cascudo e não vai ser isto que vai arrefecer a vontade de vencer. Pra nós o tal de "contra tudo e contra todos" já é um modo de vida, tantas são as perseguições dessa entidade bandida pra cima da gente. Quanto à partida, o tal do Tocantinópolis deve fazer o jogo da vida deles, e não deve, em nenhum momento, ser menosprezados. Temos uma péssima experiência com o Afogados que, espero, tenhamos aprendido a lição. O mote do jogo para o Galo hoje deve ser a seriedade. E acredito que não vamos ter problema em conseguir a classificação. Bora, Galôôô!!!

  • Na minha humilde opinião, a Dona CBF deveria tentar ao máximo proteger os grandes clubes e seus altos investimentos.

    Esses jogos iniciais da Copa do Brasil deveriam ser melhor dirigidos evitando assim tanto desgaste não só por causa das viagens como também em função do local da partida.

    Os grandes com seus principais jogadores correndo risco de contusão por causa de gramados ruins e por aí vai.

    Enfim, como não têm escolha e nem moral para mudar isso, lá está o nosso CAM no norte do país para um jogo que não têm escolha, é vencer ou vencer.

    Disse ontem que gostaria de ver o time no 4 3 3 desde o início e o Eduardo que também quer ver os caras jogando nesse esquema, já até escalou o time na intuição dele... concordo.

    • Meu caro...respeito sua opinião, mas a CBF não é instituição de caridade. A CB tem essa característica...times em potes diferentes (melhor ranqueado num e pior ranqueado em outro) ou vc acharia melhor ter que enfrentar, num campo ótimo, numa logística perfeita, etc., por exemplo um Grêmio. Esta questão de jogadores correndo risco de contusão é bem discutível haja vista que, por exemplo, o Jr Santos machucou treinando. Ah e ainda tem um detalhe: os caras querem mais é $$$$. Se não quer correr risco coloca o sub20 (time dos empates) ou avisa pra CBF que não quer participar.

  • Bom dia a todos! Estou confiante no ano do Galo. Em primeiro lugar, o técnico é o Cuca, que é a cara do Galo. Não joga para empatar, nem para administrar resultados. Jogar para vencer. E já deve ser esse Paulo Bracks, que está mudando o perfil das contratações. Jogadores de pegada, de intensidade, que lutam por cada bola. Tiramos a pasmaceira do time, com as saídas de Vargas, Kardec, Fuchs, Otávio (Ainda falta sair um que é o Igor Gomes) o time mudou a cara e o perfil. Vamos para cima deste Tocantinópolis e não dar moleza para o azar. Vai Galo!

  • Bom dia xará e amigalos. Hoje é dia de começar a apagar a incompetência de 2024 no Brasileirão que nos presenteou jogar esta fase inicial da Copa do Brasil. Obrigado SAF!! Obrigado Pardalito!! Respeito é bom mas acredito que só o salário do Patrick deve ser maior do que toda a folha do Tocantinópolis. Então a diferença estrutural e de elenco é abissal. Mesmo assim é jogar com seriedade que os gols sairão naturalmente. Guru foi cirúrugico no time pra hoje: Éverson; Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Franco, Gabriel Menino e Scarpa; Rony, Hulk e Cuello.

  • Bom dia.

    Hoje começa a milionária copa do brasil, que distribui milhões aos participantes.

    Por curiosidade, fiz uma rápida pesquisa na internet (site lance) e vi que os clubes que se classificarem para a segunda fase, receberão mais do que o campeão da copa da Argentina do ano passado.

    Apesar de todas logística envolvida nessa partida, creio em uma vitória por 2x0.

    Abraço.

  • Saudações Alvinegras!!!

    O GALO vai enfrentar o PAPAGAIO pela CB25 no campo hostil do adversário sem qualquer tipo de vantagem prévia ao melhor ranqueado, no caso o Atlético que precisa jogar o jogo jogado, se quiser pescar esse lambari. Se a partida terminar empatada a decisão se dará nas penalidades máximas e hajaaaa coraçãooooo….

    Em jogos até mais recentes na CB do Brasil, como contra o Afogados da Ingazeira (1 a 0), e noutros mais antigos como o Santo André (3 a 0), Grêmio Prudente (2 a 1), Brasiliense (3 a 0) etc., e não faltarão lembranças de sufocos contra porcos magros em jogos tidos como ganhos de véspera e que terminaram em vexames históricos…

    Como os deuses do futebol costumam castigar toda arrogância dos grandes contra nanicos, o melhor será o Atlético tratar a partida com muita seriedade, foco total e nada de entrar com o time alternativo a título de poupar esse ou aquele jogador ou privilegiar uma competição (o Mineiro) sobre outra (a CB), aliás como fez o Milito que desprezou o Brasileirão 24 e quase a vaquinha atleticana não terminou no brejo com a corda e tudo…

    A propósito, estou lembrando aquela outra maluquice que custou muito caro na CB23 quando, depois de um 2 a 0 contra o curintia em BH, o Coudet resolveu poupar o Hulk e mais três em Itaquera e deu no que deu. O curintia venceu por 2 a 0 e a partida foi para as penalidades com o CAM perdendo três cobranças (Hulk, Edenilson e Bataglia) e o Timão passando de fase…

    Uma constatação, a título de menção e lembrança, são de como os técnicos argentinos que passaram pelo Atlético, tirante o Turco, foram “arrogantes” pelo “desprezo” que trataram partidas, adversários e competições e fica a lição como alerta…

    Fato!!!

    A princípio o Cuca não será afeito a poupar jogadores e geralmente ele costuma mandar a campo a melhor formação. E o melhor pra hoje, sem dúvida nem hesitação, será mandar a campo o Hulk com a cavalaria, sem qualquer tipo de tentação em querer poupar qualquer dos titulares…

    Se conheço bem o Cuca não haverá risco disso…

    A ver…

    De resto, apenas acrescentar que o Papagaio, que se profissionalizou em 1993 e é um Clube Série D, é o atual Campeão do Tocantinense e tem seis títulos da competição estadual…

    O Estádio João Ribeiro, com capacidade para 10 mil pessoas, estará com o gramado em boas condições e não há previsão de chuvas no horário da partida…

    Há notícias da presença da Torcida Atleticana com delegações da região que prometem fazer ecoar o grito de “Galo” do início ao fim da partida, vamos esperar…

    E conferir…

  • Salve Massa e Guru

    Para uns menos avisados, o jogo de hoje pode parecer mole, mas não é.
    Campo sabe lá como está, estádio acanhado, jogadores do time adversário jogando o jogo da vida, logística difícil.
    Este regulamento esdrúxulo mudado no apagar das luzes pela famigerada CBLadra, onde o time que tem a vantagem tem de enfrentar todas as adversidades e se der azar de não furar a retranca adversária, ainda vai pra loteria dos pênaltis.
    Enfim, o negócio é entrar focado e fazer logo o placar para depois administrar.
    Para o nosso bem, nosso técnico é Cuca e não o prof. Pardal que foi embora.

  • Bom dia, prezados Atleticanos

    Inicia-se a primeira via para a volta a Libertadores. Alguns vão dizer: “Ahh... mas só o campeão vai direto pra fase de grupos da LB”. É isso mesmo.

    Com o elenco que está sendo montado, tem que jogar pra ser CAMpeão em todas as competições.

    Nesta fase da CB de times com orçamentos modestos cabe ao Galo fazer valer seu poderio técnico, tático e físico. Não se pode dar “sopa pro azar”.

    Jogar com determinação e seriedade pra vencer. E, de quebra, faturar uma boa “graninha”. Pra cima deles, Gaalôoo!

  • Bom dia Avila. Bom dia a todos. 2025 promete ser um ano legal, pelo perfil dos jogadores contratados: Roni e Cuello são jogadores que fustigam o adversário, correm em campo, ou seja, haverá luta, empenho. Perder, ganhar, empatar faz parte do futebol, mas aquela apatia em campo é cruel. Vejam esse Alan Franco, a gente pode reclamar de tudo, menos de falta de esforço do cara!

    Jorge Valença, Leandro Donizetti, Luan, WAlter Oliveira, Obina, Coelho, Pratto, Bataglia, foram jogadores que EU recordo pelo empenho, vontade.

    Em sentido contrário Neto, Elias, Ricardo Oliveira, Renan Oliveira, Scudeiro, Vargas, Fred, Cazares. Esse Allisson parece ser dessa última cepa de jogadores sem alma. Placar hoje; 6x0 Galo!

Recent Posts

Rescaldos de domingo e pensando no amanhã

O Atleticano vive nessa montanha russa. Ainda resenhando sobre a vitória de domingo – frente…

1 hora ago

Enfim tirando o pé do atoleiro

Sim, do lamaçal que estavam atirando e condenando a Massa. Foi um jogo de recuperação,…

1 dia ago

Desânimo em busca da reabilitação

Pelas projeções anteriores ao início do campeonato nacional, esperava (falo por mim e pelo sentimento…

2 dias ago

Reflexo e análise de desempenho

Pois é, seja José ou doutor, o que o Atleticano pode esperar do time na…

3 dias ago

Nem azedo/amargo menos ainda doçura

Finalizei ontem que ia me esforçar para retornar diferente do espírito que acordei ontem depois…

4 dias ago

Lembrando Drummond

E agora, doutor? O time acabou O brilho apagou A Massa sumiu A alegria esfriou…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!