A expressão “complexo de vira lata”, criação de Nelson Rodrigues – muita gente diz e poucos sabem da autoria – refere se ao brasileiro (consequentemente aos nacionais relacionadas ao futebol ou outros assuntos) que se coloca em condição inferior a terceiros. É comum ouvir e aqui mesmo, em várias postagens, notamos sua utilização em críticas sobre o nosso time. Sim, mas qual a razão dessa resenha iniciar com essa reprimenda. A mim, notadamente, pelo que vou contar.
Ontem, quando voltava para casa, já depois de dez da noite recebo uma ligação de um amigo. Daqueles que nos vemos, muito eventualmente, e civilizadamente discordamos de várias temáticas do dia a dia. Até que combinamos e afinamos sobre o Galo, porém ele bem mais novo que esse jovem mais vivido aqui, questiona – com suas razões – sobre minha permanente queixa da arbitragem. E, mesmo sem postar quase nada aqui no blog, sempre faz observações acerca de tantas cobranças que julga serem exageradas.
Mas, o que ele queria era saber o que achei da partida entre Real e Bayern. Demonstrando surpresa, embora imaginasse minha resposta, reclamou quando disse que sabia tão e somente que o time espanhol venceu e estava na finalíssima. Discorreu e me desafiou a ver os 30 minutos finais. “Pode começar aos 30 minutos do segundo tempo, pois o jogo foi até os 60, depois me diga sobre algumas situações de jogo”. Farei a explanação de cada delas, misturando nossa prosa – antes e depois -, afinal cedi ao seu desafio/sugestão e seguimos a prosa noutra ligação telefônica.
Pois que, quando fui ver essa meia hora de jogo, estava o placar um a zero para os alemães. Ouvi que o time espanhol tinha feito o empate e o gol fora anulado. Logo depois, substituições indicaram as entradas (ele me antecipou isso e os outros detalhes) de Kim (Bayern) e Joselu (Real). E foi o Kim, que por pouco, não faz o segundo gol que praticamente selaria a classificação. A bola – caprichosamente – carimbou a trave. O time da Alemanha tentando queimar o tempo, com a famosa cera, até que o outro – Joselu – marcou o empate e logo depois o segundo gol que provocou a virada no placar.
Registre-se, adicionalmente, que o goleiro Neuer – reconhecido como um dos melhores do mundo (ou até o melhor), vinha fechando a meta e no primeiro gol cometeu uma falha bisonha. O árbitro deu nove minutos de acréscimo, depois disso acrescentou mais dois e parece que outros dois. No final foram 15 minutos depois dos 45 jogados. Para completar esse festival de emoções da Champions League (tive de colar para escrever), invalidou um novo empate que aconteceu, ao assinalar impedimento inexistente. Revisada e, pareceu, que constatado o erro, manteve a decisão de campo pois a bola teria entrado no gol depois do erro do bandeira e juiz.
Observações com razoável procedência do meu interlocutor com o blogueiro e extensivo a alguns Atleticanos. Se fosse o Galo tentando segurar o resultado, qual seria a reação do Torcedor? Se o gol perdido pelo Kim tivesse sido o Paulinho, Hulk ou o Vargas, como estariam sendo chamado hoje? E a falha do goleiro, imagina se fosse o Éverson, que vem bem e é cobrado de maneira exagerada. Teria de mudar de BH? Joselu – que ironicamente é alemão – entrou e marcou dois, assim como o chileno Vargas contra o Fluminense, não tanto festejado quanto o herói do Real. E o Atleticano é fiel como você sempre afirma?
Por fim, fosse esse jogo do Galo e o juiz invalidasse esse gol salvador, qual seria o seu comentário no Canto do Galo? Pelo que me apresentou e cobrou, com toda sinceridade sobre o árbitro, eu o colocaria na galeria imensa que tenho e onde estão Wright, Simon, Arnaldo, Aragão, Márcio, Rosa Martins, Marcelo e os atuais Daronco, Claus (registrando que no sábado gostei dele), irmãos Sampaio e outros de menor visibilidade e de igual desastre com o nosso Galo. Essas foram as indagações dele, assumo tão e somente a relacionada ao juiz. E você, caro amiGalo?
*fotos: arquivo do blog
Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
View Comments
Boa tarde.
A resenha hoje está muito legal, com a participação ativa do blogueiro.
A questão do pequi, espinho invertido foi sensacional.(Sem querer ofender aos que gostam). Hahahahah.
A pseudo comparação do tal Neuer(quem
é esse sujeito) com o NOSSO Everson é completamente fora de sentido.
O Teobaldo demonstrou claramente porque o seu amigo não sabe das nossas dores.
Prá finalizar, se o Dortmund for campeão desse torneio, eu como o meu sapato.
Abraço.
Cuidado! A sola pode até ser igual a certos bifes de PF, mas indigesta. Seria uma interessante final de mundial. Por pouco dois que venceram time pequeno daqui. Venha quem for, seremos campeões.
Boa tarde!
Gosto da Champions,mas até prefiro o nosso rural mesmo.
O goleiro alemão havia salvado o seu time em várias ocasiões no jogo,mas como todo ser humano, ele humanou.
Sobre o erro do bandeira do jogo? Lamentável! O cara está no nível brasileiro, que sempre é capitaneado pela emissora que paga e seus asseclas que todos sabemos quem são.
Quanto a esse seu amigo de aproximadamente 40 ? Não viu e não consegue sentir o que nós já passamos.
Tenho 51 e vi tudo de 80 pra cá.
Boa tarde xará e amigalos,
Enquanto isso nosso GALO vai afiando as esporas para enfrentar o Real Madrid na final do próximo Mundial de Clubes....
Acho que vamos pegar é o Borussia.
Bom dia!
Excelente resenha! Contudo, comparar Neuer com Everson, em qualquer circunstância, não dá! Neuer, multicampeão, reconhecido pelo mundo todo como um dos melhores goleiros de todos os tempos, tem o tal "crédito", muito defendido aqui neste espaço, motivo pelo qual a torcida do seu time, certamente, não vai "cornetar" em eventuais falhas, ainda que custe um campeonato para um time que, diga-se, já ergueu a taça da Champions League 06 vezes e a de mundial de clubes 04 vezes!
Não se trata, pois, de "complexo de vira latas", mas de reconhecer que, no exemplo sugerido pelo amigo do nobre articulista, o contexto do torcedor atleticano é diametralmente oposto! Quando estamos bem, como na presente fase ( também 2021 e 2013), não podemos nos dar ao luxo de cometermos erros bobos (que todos nós cometemos, é fato.), pq contra nós sabemos que teremos sempre, e infelizmente, a arbitragem, CBF e mídia do eixo, o que torna cada "possível" título a ser conquistado pelo Galo infinitamente mais difícil do que qualquer outro time do planeta.
Com o devido respeito, é como penso.
Sds.
Voltando...
Em respeito ao nobre blogueiro, resolvi dar uma olhada no site Uol, sobre os comentários sobre a arbitragem na referida partida.
Um jogador do bayern disse que o juiz pediu desculpas por ter errado na marcação de um impedimento no finzinho do jogo, mas que ele(ojogador)não gosta de justificar resultados por conta de erros de arbitragem.
O treinador italiano do time espanhol, disse que o time parou assim que o árbitro apitou na jogada final, por isso o lance não pode ser considerado.
Considerações do Zé Eustáquio:
O treinador italiano do time espanhol(que é o queridinho da mídia), falar que está tudo certo, me lembra um certo país.
O jogador alemão, cujo time ganhou 10 campeonatos alemães em sequência, dizer que ele não reclama de arbitragem, me sugere como alguns desses campeonatos foram conquistados.
E assim vai a minha opinião certeira e correta, sobre um jogo que não vi , não escutei e nem li.
Incorporei Osvaldo Faria, coragem pra falar bobagem.
Abraço
Tem um tal fulano, que assina Simon, que pediu desculpas. E o prejuízo que causou ao Galo? Técnico e financeiro. E querem que eu esqueça. Nunca! Esse sujeito, que me chamou de "velho gagá" e ainda me mandou ir tomar ..., também ouviu o que penso dele. Foi no Horto. Wright, pela sua saúde, sem excessos também ouviu. Mas faltam muitos. O daqui eu adotei de tirar o som do rádio quando ele comenta. Corporativista, sutilmente, espera a conclusão para avisar que o soprador "acertou".
Bom dia.
Não vi a tal partida e me interessa tanto quanto eles se interessam pelo GALO.
Em relação ao que me interessa, creio que a situação do campeonato brasileiro vai ficar complicada. O Grêmio está totalmente focado nos problemas da sua cidade (com toda razão) e nem está falando em futebol. Ou seja, os tais 20 dias vão passar e não teremos nenhuma solução para o torneio. Lembro que no mundo em que criamos e vivemos, dinheiro é TUDO.
Caso o torneio seja paralisado, a cuíca vai cantar, pois os jogadores vão querer receber os salários e os patrocinadores dos times e do campeonato não ficarão nem um pouco satisfeitos sem o tal retorno financeiro.
No aguardo,
Abraço.
Pois é Edu, fiz a pergunta na hora do almoço e como se o Galvão tivesse lido o Blog,, na hora do chá das 5, ele se manifestou e agora, na visão dele, o nosso GALO é uma máquina.
Quanto ao apito amigo que só têm olhos para o eixo do mal, falando por mim, sofri muito em várias e várias situações, portanto, assino embaixo toda vez que você se manifesta sobre o assunto.
QUEM APANHA NUNCA ESQUECE!!!
Bom dia, todos! Caro Eduardo, como diria um amigo, hoje vc colocou o dedo na interior da parte mais central do útero interno. Assisti o jogo de ontem e na hora do gol de empate do Real, pensei exatamente no que parte dos atleticanos fariam com o Éverson, caso ele tivesse a falha do Neuer? O Viny Jr não fez uma partida no nível de outras anteriores, assim como o Hulk não faz sempre ótimas partidas. Assim é o futebol e os grandes jogadores. Queria outros grandes jogadores no Galo, mas sei que no momento isso não vai acontecer. Por isso, vou apoiar os que estão aí, mesmo sabendo das limitações de alguns deles.
Perfeito, Luiz Claudio. Sem nada a acrescentar. Só que, se a direção do Bayern fosse seguir alguns torcedores do Galo, demitiria o Neuer.
Meu Guru, bom dia!
No meu sincero entendimento, se a arbitragem fosse boa, não haveria necessidade de inventar o VAR; o qual, salve menlhor entendimento, é comandado pela péssima arbitragem.
Portanto, tratemos de jogar bola, o melhor futebol, para não sofrermos a péssima interferência dos sopradores de apito.
Falar mal de arbitragem, ficou chato e é perda de tempo; salve melhor opção; pois, deixamos de apreciar o futebol, o qual é razão de nós Atleticanos.
Abraços!
Bom dia, MASSA!
Nobre Guru, respondendo sua pergunta, mas com uma pequena correção ortográfica:
"E você, caro ami9ALO?"
No que é relacionado aos sopradores-de-latinha, sigo o relator. Tenho a mesma lista do relator + ANAF.
Qto aos jogadores, melhor não comentar, vai que dá uma paca do cão. Em time que está ganhando, não se mexe.
Outra coisa, tb não sei o que aconteceu no jogo. Só assisto jogos do 9ALO.
Seleção Brasileira jogos de Copa do Mundo e Copa América (fases finais). Tb finais de algum torneio caça-níquel, isso se não houver coisa melhor para fazer, o que sempre há.
BOOORRAAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!