O sábado foi agitado, começaram os estaduais por todo o Brasil, já mostrando que não cabe brincar num torneio tão curto. Me lembro, ano passado, quando daquele turismo na Disney que obrigou o Galo a correr atrás do prejuízo e até lançar jogador sem pré temporada para reverter aquela tendência e risco de nem classificar para a fase decisiva. Júnior Santos contundiu e desfalcou a equipe boa parte da temporada mais pesada. Depois ainda teve novo problema médico já durante as outras competições e até hoje não conseguiu mostrar o futebol que motivou o investimento. Portanto, prudência e responsabilidade, têm de entrar em campo hoje nessa primeira partida do nosso time no estadual.
Fato é que nesses primeiros jogos, necessitando pontuar de início e testar a garotada, o treinador tem de saber dosar ousadia e a habilidade de equilibrar as consequências com cautela. Depois de tempos sonhando com o estadual para dar rodagem aos jovens no meio de experientes profissionais, temos essa privilegiada oportunidade nesse começo de campeonato estadual. Vamos esperar quais serão as escolhas do Sampaoli. Ano passado, como sempre registro, a estupidez daquela Copa Mickey foi terrível. Com consequências ao longo do ano e nas Copas do Brasil, Sul-americana e Brasileirão. Xô!
Dito isso e com essa experiência anterior, que ontem comprovou em outras partidas, não dá para brincar num campeonato rápido. Sendo assim, sem querer ser mais realista que outros Atleticanos, percebo que nem os setoristas – que cobrem o dia a dia sem acesso ao CT – não arriscam qual time deve iniciar a partida, então imagina um blogueiro mal informado. Sim, pois por mais que acompanhe noticiário e redes sociais, tudo que tem girado não passa de especulações. Teve jogador que foi dito por “fontes seguras”, ainda em dezembro, estar na mira do Galo e que desceu em BH com outro endereço de destino. Então, como acreditar?
Isso é tema para outras resenhas. Ao que penso e com a experiência de quem acompanha todos os jogos do Galo, ano passado foi terrível colocar aquela meninada nas três primeiras rodadas. Foi o pior início de temporada que me recordo. Empates com Aymoré, Democrata de Valadares e Pouso Alegre. Depois ainda com o América, já com o elenco principal, obrigando a vencer sete partidas seguidas até chegar ao título. Aí com direito a derrota na segunda partida da final (0 a 1), uma vez que o hexa estava assegurado no jogo anterior quando vencemos o mesmo coelho (4 a 0). Foram 12 jogos com quatro empates, sete vitórias e essa única derrota. Agora serão apenas 11 confrontos, já que a finalíssima será disputada em jogo único.
Dentre os jogadores utilizados naquela aventura de triste memória, apenas Gabriel Delfim permanece no grupo Atleticano. Os demais eram garotos e dois profissionais previamente descartados – Paulo Vitor e Robert -, não tendo um único outro aproveitado. Agora, noutro momento e com garotos promissores, temos oportunidade de sucesso com mais de dez que subiram da base e até outros jovens que estão chegando nessas novidades da semana. Entre os cinco anunciados, vejam só somos o time da série “A” com maior número de contratações e ainda podem chegar mais dois ou três, numa possível eventual mudança de expectativa. Tomara! Mas ainda não dá para apostar.
Pois bem, entendo eu daqui da minha ingenuidade e desconhecimento de boleiro (nunca chupei laranja em vestiário), que não seria prudente arriscar com a posição de goleiro. Escalaria o Everson, com certeza. Além dele mais (pelo menos) três experientes jogadores para dar equilíbrio ao time – emocional e tático – no campo de jogo. Então, chutando os dez nomes de jovens, sacaria três deles para utilizar profissionais mais rodados. Vamos lá: Luís Gustavo, Vitão, Samuel (Ivan Román) e Pascini; Cissé, Índio e Iseppe; Caio Maia, Cauã Soares e Cadu. Fechando, como disse, usaria um profissional em cada setor, como por exemplo o Tressoldi, Vitor Hugo ou Alonso na zaga; Alexsander no meio (jogou pouco no final do ano passado) e Cuello ou Dudu lá na frente. Seria o Hulk, mas como disse, esse assunto já deu. Os dos dois lados erraram neste imbróglio e não existe outro caminho. Sem retorno!
Em tempo: A manifestação de ontem na porta do CT não me representa, como percebi também a muitos Atleticanos. Início de temporada, nenhum jogo ainda, cercar jogadores para cobrar o que deveria ser da saf. Outra situação. Ao que vi cerca de 20 pessoas, com qual autoridade e representação? Esse tipo de ação acaba por dar razão aos porta-vozes que insinuam orquestração por trás disso. Enfim, é como penso! Mas sou apenas um velho gagá (como disse o Simon), porém com o pensamento no melhor para o Galo. Querem protestar, que o façam noutra frente (fachada ou vanguarda) e não com jogadores no seu local de trabalho. Tá cedo para cobrar do elenco que ainda está em montagem. Sigamos!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Inegável, diferente do ano passado, o Galo começa a temporada com projeções mais otimistas que…
Pela primeira vez, em quase dez anos como blogueiro, vou postar o mesmo texto nos…
Menciono essa expressão no título, no sentido do mais puro sobre trabalho mal feito. Bagunça!…
Se empatar, ao que penso, dançam ambos. Se houver um vencedor, samba o derrotado. O…
Muito mais que confiança no gramado, o Galo luta para retomar o reconhecimento do Torcedor…
Confesso não entender esse argentino. Embora não conviva com ele, minha idade já me proporcionou…
View Comments
Caro Edu, leio seus posts diariamente pelo meu e-mail e se faço isso é pq respeito e admiro sua "atleticanidade". Mas discordo sobre o estadual. Desejo, assim como vc, vitórias do CAM sempre, mas o estadual não significa nada, e deveria ser SIM ser uma seletiva pra jovens talentos. Mostrar quem tem potencial pra integrar o elenco principal. Ano passado não comemorei hexa e nem vou, caso ocorra o tal do hepta. Nosso time principal não é o melhor do país, então acho que deva se sobressair no aspecto físico, focar nas 38 rodadas do BR e na CB, deixar os jovens correrem e mostrar valor no estadual e Sula. Sem pressão.
Bom dia xará e amigalos. Sou a favor de uma equipe mesclada hoje. Se querem realmente vender o Roni por que não lançar o jogador hoje contra o fraco Betim. E o bagre do Junior Santos? Não jogou pelada em Salvador nas férias e está inapto a jogar na estreia do campeonato mineiro? Também gostei da cobrança da torcida. Desde que sem violência estão no direito de cobrar.
Caro, permita-me! Zago vem fazendo um trabalho péssimo - não é de hj, quem acompanha os jogos do Sub 20( rebaixado com ele) tem a mesma opinião -. Aqles q estão à frente da base Atleticana além de tirar essa geração nova das mãos dele terão tbm de (re)fazer uma limpa - sim,outra pq na última trouxeram uma barca de jogador já quase no limite da idade e com qualidade bem baixa . Cito dois João Victor e o lateral paraguaio Alexis Vargas. Qdº se tem qualidade e muito potencial não basta escalar p ter resultado e não ter resultado, que é potencializar a formação e preparação dos garotos ,esse time nas mãos do Henrique Teixeira voa.
Em tempo: Ibrachina próximo adversário é pedreira e são só as fases classificatórias ainda. De agora p frente o nível dos enfrentamentos começa a subir e a partir das 8ª de final ele é altíssimo. Tem muito tempo q não chegamos nem nas oitavas e ao q parece esse ano tbm não acontecerá. Torço p estar errado mass...
Saudações Atleticanas
Bom dia. Delfim, Luis Gustavo, Vitão, Samuel e Pascini; Igor Toledo, Cissé, Índio e Iseppe; Cauã Soares e Cadu. Esse seria o meu time pra hj. Eu escalaria os titulares apenas na semi final e final, quero ganhar o hepta, lógico, mas quero mesmo é título relevante, estadual não deveria nem existir. Eqto o tempo passa, continua a dúvida sobre a permanência de nosso melhor e mais decisivo jogador (Hulk) e seguimos com o trio Rony, Biel e Jr Santos. A discussão deveria ser outra, mas enfim, cada um se deixe iludir como quiser! SAN
Prezado Barros, respeitosamente, o Hulk foi decisivo, hoje é uma trava no time. Claro que Biel, Roni e Junior Santos também precisam zarpar na barca, mas o cozinheiro da fritura de técnico não deve ficar. Que vá para o Fluminense ser feliz com o seu amigo Otávio. Abraço
Continuo REZANDO, para que tudo dê certo e o Galo volte a dar alegrias à Massa. Mas, por enquanto, ouso discordar com algumas opiniões, uma vez que, coerente com o que disse aqui antes da contratação no ano passado, entendo que o "garnizé" SAN, se passar de março, não vai chegar a lugar algum no comando da equipe, mesmo com novos jogadores bons que possam chegar.
Salve Massa e Guru
A derrota ontem na copa SP de certa forma, jogou um balde água fria na estreia hoje da gurizada e com certeza alguns já vão cornetar dizendo que nossa base não é confiável.
Mas como comentei ontem, precisamos apoiar os garotos e não cobrar exageradamente que eles arrebentem já nesta partida.
Pactuo com o escriba com relação à manifestação de ontem.
Onde estavam estes caras no fim da temporada passada quando time estava entregando a rapadura?
A quem interessa esta cobrança imediatista se o time ainda não entrou em campo? Isto tá me cheirando mal.
Estes caras deveriam sim, ir procurar a SAF e lá fazer cobranças. Cadê o volante? Cadê o centro avante? Quando vcs da SAF serão transparentes neste imbróglio Hulk? Quando é que Biel, Renier e Ronny vão sair?
Pior, foram expor Hulk sobre a questão junto à diretoria e ai, se o clima estava ruim com certeza irá piorar.
Já não bastava a diretoria fazendo merda, agora a organizada dá a sua contribuição.
Prezado JBHGalo, Assisti o jogo ontem. Como você deve ter percebido foram poupados alguns jogadores, pois o Galo já estava classificado. O Veneno só entrou no segundo tempo. Uma péssima partida do lateral direito, que foi o destaque dos dois jogos anteriores. O Zagueiro Xavier foi bem. Mosquito ainda tem de ralar muito no Sub20 e os centroavantes Louback e João Teixeira, na minha opinião são fracos. Concordo com o Ávila me lembra o Rogério Micale: fraco. Seu Auxiliar foi um grande jogador, mas precisa sair da zona de conforto: ou assume a carreira de técnico ou desiste disso. O Marques foi um grande jogador, um péssimo diretor de futebol, um Deputado sem brilho e agora tá mandando bem como comentarista na itatiaia. Leo Silva vai ser técnico ou ficar na sombra ???
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Com o devido respeito, os torcedores que foram ao CT estão de parabéns. Cobraram o Hulk, o Lianco, o Roni e o Scarpa. Merecido! O Lianco escamando torcedor! O Scarpa fazendo Corpo mole! O Roni jogou bulufas! E o Hulk, se achando maior que o Clube. Bataglia saiu do Galo por que mesmo? Foi para a imprensa reclamar do esquema de jogo. E quer sair sem.pagar multa. Nao foi o Rafael Menim que errou penalti contra o Lanus! A borrada contra o Botafogo na final da Libertas foi do Arana! O Hulk chegou a ir a imprensa forçar a permanência do Otavio no Galo. A Diretoria nesse início de ano está fazendo o certo: manteve o treinador que a torcida pediu para contratar e está reformulando o time perdedor e frouxo. Espero que a reformulação continue com Roni, Scarpa e Hulk e Alonso ( pelo menos). A Diretoria merece criticas pelo erros crassos do passado, mas em 2026, está, na minha irrelevante opinião, fazendo certo. E parabéns aos torcedores que foram cobrar o quarteto. MERECIDO! MUITO MERECIDO!
Discordo e com todo respeito aos torcedores que foram ao CT, entendo a indignação e a frustração. Elas são legítimas. Porém, é impossível ignorar um ponto central: essa cobrança chegou atrasada e, ao mesmo tempo, mal direcionada.
Os problemas citados — postura de jogadores, falhas decisivas, vaidades acima do clube e um ambiente claramente deteriorado — não surgiram agora. Eles foram construídos ao longo de todo o ano passado, sob os olhos da diretoria e da comissão técnica. E aqui começa a responsabilidade maior: houve tolerância excessiva, falta de pulso e demora em tomar decisões quando ainda havia tempo de corrigir rumos.
A diretoria errou ao permitir que conflitos internos se tornassem públicos, ao sustentar um elenco emocionalmente instável e ao não agir com firmeza quando sinais de desgaste ficaram evidentes. Pior: deixou problemas se acumularem até explodirem, transferindo agora a conta para um início de temporada que deveria ser de reconstrução.
O treinador também precisa ser citado. Sua permanência foi um desejo da torcida, é verdade, mas isso não o isenta de críticas. Suas invencionices táticas, mudanças sem necessidade e, principalmente, a falta de audácia nos momentos decisivos custaram caro. A campanha da Sul-Americana é exemplo claro disso: quando era preciso coragem, leitura de jogo e protagonismo, o time foi engessado por escolhas conservadoras e decisões questionáveis. O título escapou ali — e isso não pode ser varrido para debaixo do tapete.
Cobrança é parte do futebol e deve existir.
Mas cobrança eficaz tem timing e foco.
Fazer esse tipo de pressão no início de um novo ciclo, com elenco em reformulação, treinador tentando se reafirmar e diretoria corrigindo erros anteriores, gera instabilidade desnecessária e pouco contribui para evolução. A cobrança mais dura deveria ter ocorrido no auge dos erros, quando decisões equivocadas se repetiam jogo após jogo e nada mudava.
Hoje, o que se espera é coerência:
– Da diretoria, mais firmeza, planejamento e menos tolerância a erros recorrentes;
– Do treinador, menos invenção e mais ousadia, especialmente em jogos grandes;
– Dos jogadores, comprometimento absoluto com o clube.
Cobrar fora de hora pode ser tão prejudicial quanto não cobrar nunca. O Galo precisa de pressão, sim, mas também de lucidez para reconstruir sem implodir o ambiente.
E na copinha SP ontem o time tomou de 3x0 e querem aproveitar jogadores no profissional acho que é zoeira
Caro, permita-me! Zago vem fazendo um trabalho péssimo - não é de hj, quem acompanha os jogos do Sub 20( rebaixado com ele) tem a mesma opinião -. Aqles q estão à frente da base Atleticana além de tirar essa geração nova das mãos dele terão tbm de (re)fazer uma limpa - sim,outra pq na última trouxeram uma barca de jogador já quase no limite da idade e com qualidade bem baixa . Cito dois João Victor e o lateral paraguaio Alexis Vargas. Qdº se tem qualidade e muito potencial não basta escalar p ter resultado e não ter resultado, que é potencializar a formação e preparação dos garotos ,esse time nas mãos do Henrique Teixeira voa.
Em tempo: Ibrachina próximo adversário é pedreira e são só as fases classificatórias ainda. De agora p frente o nível dos enfrentamentos começa a subir e a partir das 8ª de final ele é altíssimo. Tem muito tempo q não chegamos nem nas oitavas e ao q parece esse ano tbm não acontecerá. Torço p estar errado mass...
Saudações Atleticanas