A polêmica causada pelo péssimo, polêmico e reincidente árbitro Sandro Meira Ricci parece que vai render mais do que uma semana, como sempre acontece. A imprensa carioca pouco debateu o assunto, enquanto a paulista – que tem o Palmeiras como interessado – tripudiou. Nos demais estados, de maneira especial na nossa Minas Gerais, o tema dominou. Pelo lado do Galo, demonstrando preocupação com a sequência do campeonato e os outros tentando ironizar assunto tão sério quanto sugere.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a tal comissão “independente”, criada pela própria CBF e que tem entre seus integrantes um português e nada menos que o José Roberto Wright, de triste memória, sugeriu o afastamento do “apitador”. Ora, duas considerações breves. Wright tem moral para tanto? Seu passado condena!
Outra. Punição por punição, tempos atrás, salvo melhor juízo, já a comissão comandada pelo Sérgio Correa também afastou o juiz gaúcho Carlos Eugênio Simon, que tirou o Galo de uma Copa do Brasil, favorecendo o carioca Botafogo. E sabe o que aconteceu com ele? Foi apitar jogos da Conmebol, indicado pelo departamento de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. Hilário!
Se a CBF tivesse a intenção de tomar atitude séria, o correto seria anular a partida. Que o gol foi irregular, todos nós sabemos, mas a sequência, validando, recorrendo ao bandeira, confirmando e depois – sob pressão dos flamenguistas e usando informação de terceiros – decidir anular o gol deixa o campeonato contaminado. Em anos anteriores – notadamente em 2012 –, de maneira muito mais escandalosa, os “erros” de arbitragem definiram o campeonato. Sempre a favor de cariocas e paulistas.
É uma oportunidade única, se é que há mesmo a intenção de moralizar o esculhambado esporte no Brasil. Foi perceptível que a mudança na decisão do – repito – fraquíssimo juiz foi em cumprimento de ordem que veio de fora do campo. Basta ver o lance e os mais de dez minutos que se seguem. O cara de pau ainda teve a coragem de omitir a paralisação na súmula da partida entregue após a partida.
Sandro Meira Ricci, mineiro de Poços de Caldas, em sua tumultuada carreira – que não se sabe por quais critérios foi contemplado para participar de competições internacionais –, já prejudicou os clubes mineiros inúmeras vezes. A mais escandalosa de todas elas, até nem foi com o Galo, mas numa partida de nossos adversários domésticos com o Corinthians. Marcou uma penalidade inexistente com base no ponto eletrônico, proibido até então e utilizado agora. Com isso, tirou a chance do título “deles” naquela ocasião.
Ele, que reside em Brasília, a exemplo de outros árbitros da CBF, a cada temporada se vincula a uma federação estadual diferente. Naquele fatídico 2012, o Galo, que foi vitima dessa situação, teve de assistir ao árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias tirar dois pontos nossos em clássico regional, para, logo mais à frente, assegurar três ao Fluminense, numa vitória conquistada sobre a Ponte Preta nos últimos instantes da partida em dois lances irregulares. Tanto este quanto vários outros juízes, como, por exemplo, o carioca Pablo dos Santos Alves que naquela ocasião estava como capixaba e apitou a partida do tricolor com o Náutico e não marcou uma penalidade no último minuto da partida, que decretaria o empate.
Então, com todo respeito que sequer são merecedores, se têm mesmo a intenção de dizer que lá existe seriedade e que trabalham pela moralização, primeiro nomeiem para cargos tão importantes pessoas de ilibada conduta e passado intocável. Wright, pela lambança do Serra Dourada em 1981 e suas declarações posteriores sobre o ocorrido, jamais mereceria pertencer a uma comissão que tem a incumbência de dar transparência à arbitragem. Do português eu nunca ouvi falar, mas prefiro acreditar que não seja uma piada.
Outra medida moralizadora seria única e exclusivamente a anulação da partida da última quinta-feira. Qualquer decisão diferente manterá a mácula da promiscuidade e manchará o Campeonato Brasileiro de 2016. Assim como em muitos outros casos do passado, como, por exemplo, aquele que o Internacional foi prejudicado em favor do Corinthians. Sempre, como se percebe, para favorecer cariocas e paulistas.
Ou moraliza agora ou assentem sob o manto da desconfiança de maracutaias. Se houver a confirmação da vagabundagem, que seja formada imediatamente uma liga para a organização de torneios interestaduais.
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Clube Atlético Mineiro...
Galo!
Galo de Raça, Galo de Briga, Galo Vingador.
Galão da Massa, Galo Carijó, Galão do Povo!
Quero ver nossa Belo Horizonte festiva, o povo nas ruas, comemorando...
Quero ver nossa Minas Gerais radiante de alegria, seu povo feliz por ver o
nosso GALO CAMPEÃO .
VAMOS SER CAMPEÕES!
PRÁ CIMA DELES GALÔÔÔÔ!!!
Na verdade, o Atlético tem que formar duas frentes:
A frente que é o time, tomando consciência de que são o melhor e mais qualificado plantel do Brasil, entrar em campo colocando a alma na chuteira e detonando os adversários.
A frente designada pela diretoria, para atuar encima da cbf-zinha, com todos os recursos que puderem ser empregados, até que seja restabelecida a conduta ética, dentro de nossa confederação de futebol.
Porque, Aqui é Galo!
e Vamos mostrar mais uma vez que:
Quando tá valendo, Tá valendo!!!
Se alguém acha que o Campeonato está definido, para nós, do Galo, ele começa agora...
Podemos dizer: Com o "Menino Maluquinho" de volta, comandando o espírito de garra e luta do Galão da Massa, ...
O Show vai começar.
Dá-lhe Galôôôôôôô!!!!!!!!!!!
Parabéns Dr. Rodolfo Gropen e ao seu vice Dr. Sergio Sette Câmara, que foram eleitos para substituir ao Emir Cadar na presidência do Conselho Deliberativo do CAM . Sinto-me tranquilo em ver que nosso - MEU - Clube continua em boas mãos e com a certeza cada vez maior de que jamais aquele passado sombrio irá voltar ao CAM . Vida longa ao GALO !!
Nosso foco principal é no botafogo , esta turma da cbf não merece nossa atenção .Pelo GALO tudo , para os outros nada ...#TODOSPORUMIDEAL
Concordo Eduardo com a criação da Liga, como na Europa, porem quando ameaçaram criá-la com o Kallil fazendo parate da comissão alguns VALENTES E COMPETENTES presidentes de alguns clubes afinaram para a cbf e a globo e acharam por bem despachar o Kalil e ficarem em paz com os poderosos chefões.
Concordo integralmente.
O jogo contra o botafogo assume uma importância tão grande, que arrisco a dizer, sem medo de errar, que é o verdadeiro divisor de águas para as pretensões do galo em 2016 ; a máxima de que em pontos corridos todo jogo é igual , não se aplica neste momento do galo, uma vitória domingo será um recado alto e bom som ao reino podre das maracutaias, ao eixo que cheira merda. Não vão anular nada. Tudo continuará igual, a safadeza está no DNA deles. Portanto, vamos continuar remando, sem dar tiro no pé( ouviu, Marcelo ? ). Uma vitória no domingo quando enfrentaremos um time bom e voluntarioso, doido prá sair do ostracismo que se encontra, será a confirmação de que realmente estamos no páreo. Uma derrota, nem quero pensar, me recuso a aceitar, só os 3 pontos interessa.
Porque, analisando honestamente o cbfla e o porco, parece que estão com a data de validade vencida, estão parecendo os últimos 100ml de uma coca de 2 litros, mesmo a força tarefa entrando em campo com compras de mandos, juiz voltando atrás e consultando os "universitários", são dois times que têm em fernandinho, márcio araújo, edu dracena , alecsandro com ídolos. E este Cuca destemperado, que prá acordar amanhã e dizer que vai prá Patagônia ensinar pinguim a jogar bola, pouco custa.
Se jogar com seriedade, se impondo, fazer valer a melhor técnica, ganha. É isto que pedimos e esperamos. GALO FORTE.
Será que se o gol fosse contra o Atlético e fosse validado, a reclamação n ão estaria dez vezes mais forte? Palmeiras e Atlético estão chiando porque estão perto da primeira colocação. E todo mundo viu que o time inteiro do Fluminense estava impedido.
Seria, incontinenti, anulado. Impedido ou não.
Meu caro pedir que para forma uma liga independente seria pedir o impossivel esete mesmo presidentes de clubes aqui inclu o do galo sao todos que elegeo presidente da cbf,e nao faz nada para ,mudar comissao de arbridage,pois o presidente da cbf um nao pode sair do brasil ou ex esta preso,gostaria de saber porque os presidentes de clubes nada faz para mudar sera que tem algum beneficio proprio ?sera que um dia teremos os presidentes mais transparestes
Comissão Independente com Wright? Serra Dourada 1981, sem mais... Quanto à arbitragem, temo que novamente o GALO seja prejudicado. O Palmeiras fez a sua parte, o Presidente veio a público e manifestou, jogou pressão. O vereador também deveria ter mais atitude. Só que prefere, COMO SEMPRE, o silêncio. Falta jogo de bastidor e representatividade ao GALO.
Chororô de quem não ganha dentro das 4 linhas desde 1971...
Passagem com cheirinho de xenofobia..."Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a tal comissão “independente”, criada pela própria CBF e que tem entre seus integrantes um português "...
esqueceu de completar o ctrl C ctrl V, "Wright".