Categories: blogueiros

Buscando reconquistar a tradição adormecida

Foto: UAI/EM

Vida que segue! Que venha o Santos amanhã. Animado ou desanimado, estarei amanhã na Catedral do Horto, local onde celebramos a nossa Atleticanidade. Evidente que sonhando e desejando a vitória e os três pontos para recuperar e reconquistar o nosso lugar de destaque na tabela.

Tenho, igualmente a todos os amiGalos, o direito de reclamar do desempenho pífio e distante do nosso time na temporada. Afinal, perder o Mineiro naquelas circunstâncias, depois abdicar vergonhosamente das Copas do Brasil e Sul-Americana daquela maneira, esperávamos prioridade, entrega e dedicação em busca do Brasileiro.

Se não o título, pelo menos posição de destaque – como condiz com a nossa história. Vejamos. No Campeonato Brasileiro, cujo primeiro deles foi em 1971, conquistado pelo nosso time do coração, temos posição destacada. Apesar da conquista única, ficamos 16 vezes entre os quatro primeiros colocados.

Além daquela conquista de vanguarda, fomos cinco vezes vice-campeões (1977, 1980, 1999, 2012, 2015); seis vezes na terceira colocação (1976, 1983, 1986, 1987, 1991, 1996) e outras quatro ocasiões na quarta posição (1985, 1994, 1997, 2001). São números expressivos, incontestáveis e dignos de orgulho da nossa história.

Conquistas, além daquele título nacional, acrescemos a Copa do Brasil (2014), série B (sim, com muita propriedade e assegurada pela Massa, que encantou ao Brasil em 2006), Copa Conmebol (antecessora e precursora da atual e desprezada Sul-Americana nos anos de 1992 e 1997), Recopa (2014) e Copa Libertadores das Américas (isso mesmo, no plural, pois ao contrário da mesma competição do milênio passado, essa foi disputada por 32 equipes – eram 16 só da parte sul das Américas – conquista épica de 2013).

Foto: Marcelo Alvarenga | Canto do Galo

Faço essa digressão para nós Atleticanos e, especialmente, para os mandatários, comandantes em campo e jogadores atuais refletirem a respeito do nosso sentimento. Honrem a nossa história e a nossa tradição. Apesar de os resultados estarem na contramão das nossas expectativas, vejam e reflitam, pois o Torcedor não tem faltado com o apoio. Quase incondicional. Basta ver os números dos públicos nos jogos recentes.

Foram mais de 22 mil pagantes frente ao Internacional, e ao que parece, teremos novamente grande número de Atleticanos amanhã apoiando o time no Horto. Chegou a hora da contrapartida. Uma grande e convincente vitória sobre o Santos sinalizaria a volta da confiança e crença em dias melhores para o nosso Galo.

A tradição Atleticana, nossa história de grandes desafios e conquistas, sugere sintonia entre Torcida e time. Sim, acima me referi ao título que nossos desafetos insistem em desqualificar, mas que para o blogueiro – que acompanhou todas as partidas – é motivo de boas recordações. Naquela temporada, mostramos ao Brasil e ao mundo o que é a Atleticanidade. O time foi abraçado e carregado pela Massa e bateu todos os recordes daquele ano.

Reajam, assim o fazendo, ninguém conseguirá segurar o nosso Galo no gramado. Até amanhã!

Blogueiro

View Comments

  • Caro Eduardo. Vc devia se envergonhar em mencionar a quantidade de vezes que o nosso Galo nadou.nadou e morreu na praia. De que nos adianta ter um presidente tido como honesto, se a característica que mais se sobressai nele é a total incompetência, sendo incapaz de colocar no cargo de diretor de futebol alguém com o mínimo de discernimento em matéria de contratação de jogadores? Francamente, antes fosse um presidente rouba mas faz.

    • Ao contrário do que sugere, por linhas não publicadas, o poeta vive. Assim como o Galo, orgulho de seus Torcedores.

  • Eduardo: acho que a torcida Atleticana merece saber porque o ELIAS é o único imexível , mesmo sendo o pior em campo em todos os jogos do GALO!

  • FORA ELIAS
    FORA ELIAS
    FORA ELIAS
    Tirar o Luan e o Galdezani e deixar esse sujeito dormindo em campo é o fim da picada. ELIAS não Sabe armar nem desarmar.
    Muito melhor voltar com o CAZARES pois vai ganhar em técnica e melhores lançamentos para os atacantes.
    VOLTA CAZARES. FORA ELIAS
    VOLTA CAZARES.
    VITOR
    EMERSON
    L.SILVA
    MAIDANA
    F. SANTOS OU HUCK
    ZÉ WELLISON
    GALDEZANI
    CAZARES
    LUAN
    R. OLIVEIRA
    CHARÁ.
    É O QUE TEMOS DE MELHOR NO MOMENTO.

    • A torcida precisa desse grito amanhã no Indepa, desde o início:
      Fora Elias!
      Fora Elias!
      Fora Elias!
      Fora Elias!

  • Boa tarde a todos. Temos que ficar atento com o diretor de futebol,deve estar ganhando para trazer esses "reforços". Domingo temos que ganhar e formar o time ideal para o resto do campeonato.Aqui é GALO...

  • Boa tarde Eduardo e amigos do Galo. Acredito que a paixão nos cega, não nos deixa enxergar o que realmente acontece no NOSSO GALO, que hoje tem no seu comando um diretor de futebol totalmente despreparado para a função que exerce. Um diretor que é capaz de contratar um zagueiro de 20 anos com apenas 11 jogos como profissional ou um lateral reserva do Sporte, ou ainda o Rouca, jogador com 32 anos e fora de atividade a mais de um ano, para ser titular do meio campo . Infelizmente amigos, a cegueira da paixão não nos deixa enxergar que o que acontece em campo é apenas o reflexo da incompetencia de quem contrata e dirige NOSSO GALO.

  • Boa Tarde,

    Sem querer já reprovar as mudanças, mas, assistir ao último jogo do Santos e já esta presente a mão do Cuca, ele está colocando todo o time atrás da linha da bola e o Bruno Henrique aberto na ponta esquerda para explorar o que ele tem de melhor, velocidade.
    A saída do Luan vai sobrecarregar demais nosso lateral direito, o Chará não ajuda tanto quanto o Luan e o inútil do Elias também não, será realmente uma prova de fogo para ambos os laterais, porque o Rodrygo tem na individualidade sua maior qualidade.
    Entre as equipes Brasileiras o Atlético esta na terceira colocação das equipes com maior número de títulos nos últimos 10 anos: 1º inter com 13 títulos, 2º Corinthians com 10 e em 3º Atlético-MG empatado com o Santos,ambos com 9, então, nossa geração se tornou uma geração acostumada em comemorar títulos, talvez isto justifica o quanto estamos exigentes com o nosso galo.
    Para amanhã espero que nosso galo dê uma vitória como presente a todo os Pais Atleticanos.
    Parabéns a todos!

  • TEMOS O DIREITO ADQUIRIDO DE PROTESTAR .....SOMOS NÓS QUE GASTAMOS ,DINHEIRO ,UMA VIDA TODA COM O ´´GALOOOO´´ NÃO ´´VIVEMOS´´ DO FUTEBOL ,´´´´ FAZEMOS O FUTEBOL ´´EXISTIR´´.....´´´´
    VIRAMOS UM TIME ´´´VITRINE´´ COLOCAM O MANTO SAGRADO , SE TER CERTO...
    ....................................VENDE-SE..............PARA O PRIMEIRO QUE APARECER ............
    ..............MERECEMOS MAIS , MUITO MAIS QUE SERMOS PROMODORES DE VENDA DO FUTEBOL.......KBO.

  • Prezados,

    Elias vai ser meio de campo ou volante? Depois não adianta culpar a defesa. Jogar só com o Ze W de volante é pouco. Tem que marcar ali antes da intermediária senão sobrecarrega a defesa. Este é nosso problema atual. Quando temos a bola, não se cria, porque volante não é meia. Só toque para o lado. Jogo passado mais de uma vez o Leo Silva subiu até o meio para armar jogada. Veja o absurdo que chegamos. E quando não temos a bola, não se marca, porque temos um meia que não é volante. E se for pela lógica Larghi, antes da Copa, com Elias no banco, chegamos na vice-liderança. Depois que voltamos é essa draga aí.
    Outra: Viramos patrocinadores de promessas de sub-20? Aqui é Galo, não é categoria de base de nada. Chega de sub-20. Temos nossa própria base. Não estou nem aí para esse banco de dados do Gallo. Põe o cara para jogar e ele tem desculpa que erra porque é muito novo. Tem que contratar jogador para assumir responsabilidade. Promessa é na nossa base. Lá vem mais uma incógnita aí.

Recent Posts

Cobrança ao meu perfil vira lata

A expressão “complexo de vira lata”, criação de Nelson Rodrigues – muita gente diz e…

13 horas ago

A saga da militização segue fazendo vitimas

E sobre o nosso comandante, seguramente, que tem o elenco nas mãos também já podemos…

2 dias ago

Libertadores e intertemporada

Por força da situação triste e lamentável no Rio Grande do Sul, depois do jogo…

3 dias ago

Ensinamentos que precisam ser praticados

Somos muitos (não todos), e em determinadas situações me coloco entre esses, que adoramos o…

4 dias ago

Empate heroico num grande jogo

Tinha tempos que não assistia uma partida tão intensa como esse confronto entre Galo e…

5 dias ago

Maratona de maio começa com carioca no ES

Sem poupar nenhum jogador, pelo menos na viagem, o Galo pega o FluminenC hoje em…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!