Atleticanos pelo mundo – 8

Crédito: Arquivo GALOtiba

Chegou o dia de conhecermos o consulado GALOtiba. Este é o oitavo texto da série que está longe de terminar. Toda semana, ao ler os depoimentos, me emociono. Sinto-me pertencente aos exilados que acompanham o Galo de longe. Minha certeza de que nunca sairei de Belo Horizonte fica mais clara. Como dizem os curiosos não Atleticanos, já estou bem velhinho para aventuras profissionais. Perto, na verdade, de me aposentar e me dedicar exclusivamente ao Canto do Galo. Isso… se as regras não me atropelarem.

Ao lerem o texto dos amigos Frederico e Pedro, vocês irão sentir o frio de Curitiba na pele. Serão capazes de imaginar cada passo dos onze anos de encontros nos jogo do Galo. Mineiros e paranaenses que escolheram o time certo do coração. Abaixo, mais uma página da história do clube que conquista o mundo.

Crédito: Arquivo GALOtiba

Existe Galo no Sul do Brasil

Por Frederico Pereira Rodrigues da Cunha e Pedro Sotomaior 

Uma antiga comunidade do já extinto Orkut (Mineiros em Curitiba), lá nos idos de 2006, iniciou o que é hoje o Consulado do Galo em Curitiba, o GALOtiba.

A partir de um post despretensioso, no qual o amigo Paulo Henrique perguntava: “Quem aqui é Galo?”, os Atleticanos da fria e bela capital do Paraná se reuniram pela primeira vez, no bar “Aos Democratas”, dia 26 de abril.

O jogo era importante, assim como são todos em que a camisa alvinegra luta contra o vento em campo. Flamengo e Atlético, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O resultado horroroso, 4×1 para o time da casa, contrastou-se com a felicidade de encontrar, numa noite de abril, em Curitiba, mineiros e Atleticanos reunidos em prol do Galo. Na mesa, cerveja e cachaça. Os primeiro passo do GALOtiba.

Os amigos Nuno, Bruno Muxfeldt, Paulo Henrique, Rafael Castelo Branco, Micki e Pedro Braga começaram a se reunir nos jogos de nossa equipe, vibrando e sofrendo com as jogadas (nem sempre geniais) de Éder Luís, Marinho, Tchô, Roni, Bilu e companhia. Era o drama da série B, página virada, mas vivida intensamente pela Torcida.

Sábado, tempo ensolarado, 11 de novembro de 2006. Enfrentamos o Coritiba, no Couto Pereira. Estádio lotado, 3×2, de virada, com gol de Marcinho e dois de Marinho —  um deles, de voleio, golaço mesmo, que vimos bem de frente. Era a volta ao lugar de onde o Atlético nunca deveria ter saído. Na arquibancada, a primeira faixa do GALOtiba tremulava bonita, com os dizeres: “T.O. Galotiba: Vencer, Vencer, Vencer, Este é o Nosso Ideal”.

Sinceramente, poucos curitibanos devem ter compreendido o que viram, no centro da cidade, no final daquele ano: seis amigos abraçados, com a bandeira do Galo, cantando “Nós somos do Clube Atlético Mineiro…”.

Aconteceram as viagens ao Sul do Brasil, nos anos seguintes: Avaí e Figueirense em Florianópolis; Grêmio, em Porto Alegre; e todos os jogos do Galo no Paraná. Não importava se era Brasileiro, Copa do Brasil ou torneio de peteca, se vinha o Atlético para Curitiba, lá estava o GALOtiba para apoiar e cantar. Era, ainda, uma Torcida de amigos que crescia aos poucos, sem identidade de Consulado. Isso viria a mudar alguns anos depois.

Com o passar do tempo e com o aumento do número de mineiros desembarcando na capital do Paraná, o que era pequeno ganhou corpo e identidade, com camisas, bandeiras, bar oficial (saudoso Bar El Coqueiro) e encontros semanais, normalmente em temperaturas próximas a zero ou negativas (principalmente na fase de mata-mata da Libertadores, no meio do ano). Haja emoção e bebida para segurar o inverno europeu de Curitiba!

Passados quase 11 anos de fundação, hoje o Consulado GALOtiba reúne centenas de amigos e torcedores do Galo em todo o Estado. Virou ponto de encontro oficial de fanáticos Atleticanos, como o consul Fred, a incansável Lua Marinho, que elaborou o site site dos consuladosos frenéticos Gustavo Rocha, Cláudio, Márcia, Bira, Arthur, Lucas e tantos outros. Continuamos excursionando pelos jogos do Galo em nossa região, de portas abertas para novos membros, sempre.

Sim, existe Galo no Sul de nosso país!

Aqui é GALOtiba!

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia, Galoera!Venho aqui esclarecer algumas coisas: primeiro, não sou fake, sou um homem de trinta e uns anos, pai de família e estudante tardio de Direito. Evidentemente, tenho me irritado um pouco com os rivais que vêm aqui tentando mitigar nossa atleticanidade e, por essa razão, mantenho minhas críticas ao sr. Paulo Silva que, nas entrelinhas de seu discurso, vem sistematicamente desmerecendo a grandeza do nosso Galo. Sou leitor assíduo do nosso blog e gosto de compartilhar minha opinião com meus iguais, além do fato de jamais abrir páginas da turma da enseada das garças; sendo assim, peço desculpas por quaisquer exaltações que tenha cometido, porém mantenho minha censura aos infiltrados aqui. Abraço a todos e aqui é só Galo, poha!

  • Caros, se me permitem, vou propor algo aqui no campo de comentários. Vamos nos poupar e preservar. Aqui somos Atleticanos, uns com mais otimismo e outros um tanto pessimistas, mas enfim queremos vitórias e títulos. Tentemos evitar confrontos internos que só interessam aos não Atleticanos. Se existe de fato algum tipo de fake ou alguma publicação na contra mão, acaba caindo no vazio como tantas outras que já desistiram de postar aqui neste nosso espaço.
    Peço a ajuda e compreensão dos Atleticanos, para que possamos manter o interesse do Galo acima de qualquer situação.
    No mais, Sempre Galo!

    • Você já pediu isso várias vezes Eduardo. E pelo que eu observo só os bons atleticanos, os sensatos e sadios atenderam o seu pedido. Os doentes, aqueles que têm a determinação de trazer a discórdia para o nosso meio continuam na mesma toada provocativa e insana. O propósito deles, que não será alcançado é provocar e dividir. A quem interessa a desagregação no blog? Quem fica continuamente ofendendo e agredindo os demais membros da comunidade tola e gratuitamente? Quem já foi tantas vezes criticados por não dizer nada de importante e consumir todo o seu esforço no lançamento da discórdia? Cabe a quem modera o blog estar atento para isso. Esse doente que agora me ataca continuamente e covardemente escondido num apelido e no sigilo da internet e que já fez isso com outros companheiros aqui mesmo e como você sabe já foi excluído de um outro blog por causa disso, merece toda a sua atenção e monitoramento. Repito: A inveja é uma arma destrutiva. Onde ela é semeada nada escapa. Nem no paraíso resistiram a ela. Cabe a você decidir o que é melhor para o seu blog. No que me diz respeito, eu peço desculpas pelo meu comportamento acima porque ele não condiz comigo. Mas, a indignação foi tamanha com aquele fake que reagi indevidamente. Sei que enquanto você permitir ele continuará com esse comportamento destrutivo, aliado a outros que se você ficar atento vai perceber. Há um grupo orquestrado para lançar a discórdia em nosso meio até com elogios capciosos e sutis. Você viu. Quanto a mim podem ladrar à vontade a minha caravana vai seguir em frente sem dar ouvidos.

  • ...olha aí Lugalo, Hermano, Eduardo e demais atleticanos o que achei lá no blog azul:
    "Paulo Silva disse:
    4 de abril de 2017 às 05:59
    Não mudou nada, apenas o resultado. Isso é a velha mania dos torcedores e da imprensa de analisarem um trabalho pelo resultado do último fim de semana. O Mano está fazendo um trabalho para o ano inteiro, jogo a jogo, com aproveitamento de todo o elenco, de muita calma e cirúrgico na busca dos resultados. Mas a imprensa e boa parte da torcida querem vitórias por goleadas e bom futebol em todos os jogos. Aí realmente não há trabalho sério que aguente. Deixem o mano trabalhar em paz."
    Ps: seria coincidência ou existe outro paulo Silva chorão lá no blog azul?...o cara nem despistar sabe....e aí meu nobre Eduardo, o que vc acha?...esse aí é o que quer pautar seu blog....

    • Confesso que se for ele mesmo também me enganou. Já vi vários aqui, mas o Paulo Silva só derrapou recentemente naquela triste frase "deve ser bom ser cruzeirense". Isso só prova a vontade que esses caras tem de gritar Galo!

      • Não, Eduardo. Não é coincidência. É fake. Esse cara deve ter algum problema sério comigo. Mas, não fui eu que o machuquei. Eu sou hétero. Eu já estava desconfiado que o tal Sazio Santoro que postou uma bobagem sem sentido hoje fosse companheiro dele. Agora tenho certeza. Mas, não é difícil saber. Basta investigar os IPs que enviaram as mensagens. Esse cara é doente e muito perigoso. Pode crer. Eu disse que há um trabalho orquestrado para tumultuar o blog. Fique atento. A inveja é uma arma destrutiva.

        • .....rapaz, saiu da casinha?.....continuo te dizendo , amim vc não engana.....atleticano jamais diria que deve ser bom ser cruzeirense....e se vc ainda não é maria, faça-nos o favor, siga seu coração....e não adianta apelar....vc é muito chato e só sabe reclamar.....
          "Esse cara é doente e muito perigoso. Pode crer. Eu disse que há um trabalho orquestrado para tumultuar o blog."
          ps: doente é vc...e quem está trabalhando pra tumutar o blog é vc.....quem tem arrastado um monte de maria para o blog é vc....meu IP tá aí pro Eduardo ver.....agora meu amigo, meu IP tá na alma, e se chama "aqui e´ só Galo"......eu apoio até o fim não sou torcedor de fase como vc.....o dia que eu achar que deve ser bom ser maria, te peço algumas dicas....mas aguarde sentado por que atleticano de verdade jamais faria isso......

          • Última postagem sobre o assunto. Doravante, de um e de outro, vou evitar.
            Vamos falar de Galo. Sem acusações e essa de ser o último a manifestar.
            Gaaalooo!!!

      • ....é um direito seu.....kkkkkkkkkkkkk......eu não....sinto o cheiro de longe.....kkkkk......esse aí até disfarça bem, mas acaba escorregando.....é o único "atleticano"do mundo que diz que deve ser bom torcer para o cuzero.....kkkkk......aq

  • Fala, Galera do Galo mais lindo do mundo! Saudações ao inteligente blogueiro que vem respondendo com sabedoria as provocações de todos os lados, marias infiltradas e cornetas tresloucados! Saudações tb a Galotiba, gosto do Coxa no Paraná e detesto o atlético genérico, mais conhecido como paraguaiense, que sempre abre as pernas para o cruzeiro e complica para o Galo, além de ter ganho algumas vezes de nós com a ajuda do apito parça que nem os azuis com o gol impedido de sábado. Mas enfim, bola pra frente! Chegou a hora dos reservas mostrarem serviço contra a Caldense e quiçar tomar o lugar de gente que só anda entregando a paçoca como Marcos Rocha, Fábio Santos, Gabriel, Cazares, Robinho e "Giofrango"! O problema é que vc olha pra defesa e vê Erazo, Jesiel, Leonam, Uilson, Yago e aí, amigo, como diz o Caixa: "Vamo garrar o terço, moçada!" porque se depender destes reservas mais os que eu citei acima só com reza mesmo vamos vencer! Enfim, abre o olho, Roger e escala direito esse time senão vc vai fazer companhia ao Marcelo Oliveira em breve... Otero e principalmente Luan, Marlone e Rafael Moura vem pedindo passagem com justiça para serem titulares e para terminar: VOLTA LOGO, VICTOR! PRECISAMOS DE VC PARA VOLTARMOS A TER GOLEIRO DIGNO DA CAMISA DO GALO!

    • ...JTF(Judite Tanajura Fuxiquenta), obrigado pelo seu Ibope....só falta se libertar e gritar Galo.....kkkkk....ou será Joanete Tribufu Felisbina?...ou quem sabe Jurubeba Trem Feio?...ou Jericoca tentando ser Fanta?....kkkkkk

      • Eduardo, você tem vocação para ser veterinário. Vai ter paciência com essa bicharada enchendo o saco aqui, viu! O Hermano Galo disse que já teria chutado o balde. Eu já teria chutado a bunda delas prá longe daqui. Mas, não. Não daria certo. Ali é exatamente o lugar que elas gostam que a gente toque.

  • Rafael Moura e Luan são imprescindíveis no jogo pegado, jogam com muita raça, amor e destemor. Zaga com L.S. e F.S. Colocar laterais reservas pra jogar, Carlos César e Danilo juntos. Elias com mais presença no ataque ataque. Rafael e Adilson compondo o meio. Fazer uma limpa geral com aqueles que não estão participando e contratar um goleiro e um meia armador. Pronto resolvido. Galo sempre.

  • Galera o Fred errou feio, foi infantil e tudo mais, ainda bem que não foi na Libertadores.
    Mas ele tem credito e vai nos dar muitas alegrias.
    O Giovanne também falhou feio mas vai melhorar é um bom banco do Victor.
    O Marcos Rocha, assim como o Fábio Santos se continuar entregando tem que ir para o banco.
    E o Robinho tem que ser mais cobrado, não vejo ninguém da mídia dizer que o Robinho já está a mais de um ano no Galo, não fez nada nos grandes jogos e não ganhou nada ainda.
    Enganou todo mundo com artilharia do Mineiro, batendo em bêbado e tá enganando até hoje.
    Vejo a torcida cobrar muito do Roger, do Fred, do Cazares, e o Robinho????
    O que ele tem feito??
    Por isso que sou fã do Tardelli, que sempre vem e resolve, chama a responsabilidade e comanda o time.
    Se for olhar o momento o Robinho é banco, mas quem vai ter coragem de coloca-lo no banco???
    Ele não tá conseguindo ser nem meia nem atacante aí fica difícil né, até o Ronaldinho tomou pressão do Kalil, e o Robinho ta aí, tranquilo, ninguém fala nada, pega seu salário de 800 mil por mês pago em dia, é gente boa, boa praça, pagodinho daqui, sambinha dali, e o Galo pelejando.
    Acabou a brincadeira, passou da hora desse time engrenar.

    • Pablo concordo com seus comentários, mas os problemas que vc enumerou vêem contribuindo muito com nosso baixo rendimento. Tá na hora deste pessoal se explicar, não há mais tempo para novos erros. Acredito que com a recuperação de Luan, a volta do mago e se o Marlone for diferente do que ele vem sendo até o momento, teremos gente boa e competente para substituir este pessoal que anda pisando na bola ai. Ainda acho que um cara como o Tardeli seria nossa cereja do bolo.

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

12 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!