Serei curtíssimo na apresentação deste post dos Consulados. Explico a razão. Ele ficou bem mais longo que todos os anteriores, mas vale a pena sua leitura. A Cariogalo é o embrião de todos os demais Consulados. Com ele, damos uma trégua provisória na apresentação destes núcleos Atleticanos pelo mundo. Voltaremos em breve, assim que o calendário permitir. Afinal, estamos com jogos duas vezes por semana, o que sugere priorizar nossa resenha sobre as competições.
A incrível história do Consulado Cariogalo!
Custódio Pereira Neto & André de Oliveira (Tijuca)
Como surgiu a ideia de reunir Atleticanos no Rio de Janeiro?
Em 14 de abril de 2006, foi criada uma comunidade no extinto Orkut com o nome “Atleticanos no Rio de Janeiro”, e a primeira reunião foi por meio dessa comunidade. Galo x Ceará, Série B, novembro de 2006. Compareceram três pessoas. Mas vários outros encontros ocorreram depois, ainda na Série B e em 2007, com o nome Atleticanos no Rio de Janeiro.
Como foram os primeiros passos?
Ao longo de 2007, a ideia de reunir mais gente e definir um bar foi avançando, já como Cariogalo, para facilitar a divulgação.
Em outubro de 2008, fizemos algumas camisas e fomos juntos aos jogos no Rio. Mas foi em 2009, no Campeonato Mineiro, que as reuniões ficaram mais regulares, alternando na casa de amigos.
Com a boa campanha no Campeonato Brasileiro, passaram a ocorrer encontros em Copacabana, mas os bares priorizavam times do Rio, mesmo que Atleticanos fossem maioria. Por vezes, nos deixavam na mão e a saída era ir para a casa de um amigo mais próximo.
Em 2010, em Copacabana, houve a primeira reunião expressiva, com mais de 40 pessoas, no segundo jogo entre Galo e Santos pela Copa do Brasil. Também em 2010, foi criado um Yahoo Groups para facilitar a comunicação. Passamos a nos reunir no bairro de Botafogo, para o Campeonato Brasileiro e Copa Sulamericana. Porém, várias vezes o bar fechava sem avisar ou não passava o jogo pois tinha roda de samba.
No final de 2010, foi inaugurado no Rio um sport bar, que tinha 14 TVs e passava os jogos de todos os times. Com a criação de um perfil Cariogalo no Twitter, o grupo foi crescendo e no clássico vencido por 4 a 3, reunimos novamente mais de 40 pessoas.
Em 2011, foi criada a página, o perfil e o grupo Cariogalo no Facebook, aumentando a divulgação. Assistimos à final do Mineiro em Copacabana, com 50 Atleticanos querendo fazer festa, mas Magno Alves não colaborou!
Já o Campeonato Brasileiro, assistimos em Botafogo. Pela campanha ruim, a frequência diminuiu muito. Mesmo assim, naquela decepção contra o Cruzeiro, umas 50 pessoas estavam presentes, fora as que não entraram porque estava muito cheio.
Em 2012, para manter a união do grupo, houve um acordo com um bar em Botafogo. O sócio topou dar exclusividade e nós pagamos o PFC durante o ano inteiro. Naquele ano, fomos em 20 pessoas para Juiz de Fora, nas finais do Mineiro, e custeamos algumas camisas, cujo modelo até hoje pouco mudou e fizeram um sucesso entre os interessados.
A chegada de Ronaldinho mudou alguma coisa?
Quando Ronaldinho chegou, o Galo embalou, o grupo cresceu. Em 27 junho, a Revista Veja Rio fez uma reportagem sobre a difícil vida de torcedores de fora do Rio de Janeiro para assistirem aos jogos dos seus times de coração. A entrevista ganhou repercussão, as redes sociais davam um apoio enorme, e o grupo foi crescendo.
Em agosto, eram tantos Atleticanos, mais de 100 por jogo, que precisávamos usar a área externa do bar, mas faltava uma televisão, comprada por nós. Com mais espaço, a frequência mudou para 200 pessoas.
Ainda em 2012, após a transferência do Jornalista Chico Pinheiro para o Rio, enviamos uma carta a ele, que retribuiu com simplicidade e carinho. Quando compareceu no bar, reunimos mais de 300 pessoas. Ainda em 2012, “Rei Rei Rei, Reinaldo Lima” esteve conosco em um evento muito especial, com mais de 60 pessoas, em uma tarde marcante.
Em 2013, dezenas de pessoas presenciaram os títulos do Mineiro e da Libertadores, e os jogos do Brasileiro. Enfim, foi um ano de sucesso, com o grupo sempre aumentando e com participação em vários canais de imprensa e cobertura ao vivo da Fox Sports e da ESPN Brasil.
Nas finais da Libertadores, reunimos 1.200 pessoas no primeiro jogo, e 800 no jogo final. Naquele ano, pela primeira vez na história, um produto oficial do Clube Atlético Mineiro foi lançado no Rio de Janeiro. Era o livro “A América é do Galo”. Além disso, 150 Atleticanos do Rio foram para o Marrocos. E mais de mil pessoas viram o primeiro jogo do Mundial.
Em 2014, o local de encontro passou a ser na Lapa, em local mais amplo, que permitia administrar a quantidade de pessoas, o barulho, a segurança dos participantes e a qualidade do espetáculo. Nas finais da Copa do Brasil, 800 Atleticanos lotaram quatro bares e toda a região central da Lapa. Uma festa que nada deveu à Praça Sete.
Já em 2015, foi organizado um final de semana para os Atleticanos, com a locação do cinema mais tradicional do Rio para a exibição dos filmes “Quando se Sonha tão Grande, a realidade aprende” e “O Dia do Galo”. Lotamos o Cine Roxy, seguido de uma resenha que durou até a meia noite, por onde passaram mais de 1.000 pessoas.
Qual o papel do Cariogalo nos Consulados do Galo?
Também em 2015, o Cariogalo teve papel relevante na criação do Projeto “Consulados do Galo”, identificando, localizando e reunindo dezenas de grupos de Atleticanos pelo mundo. As premissas de ambiente familiar e de amizade aplicadas no Rio e em vários outros locais, foram base dos Consulados.
Os encontros continuam? Qual o tamanho do grupo?
As reuniões aconteceram em 2016, são realizadas em 2017, continuarão em 2018… São vários eventos especiais, por meio da mobilização natural de tantos amigos reunidos. O Rio de Janeiro hoje veste preto e branco. Não há Atleticano que procure o Cariogalo e fique desamparado.
São centenas de famílias, que nasceram, que se mudaram, que estão a turismo ou a trabalho e que hoje são parte de uma vasta rede alvinegra na capital mais charmosa do País.
Mas qual o segredo para reunir tanta gente, há tantos anos?
Desde o início, nossa preocupação foi proporcionar a melhor experiência para as pessoas. Elas são o nosso foco e nada mais! Nos preocupamos com mínimos detalhes. Assim, mesmo com tantas limitações, como tudo é feito com muito amor, o Cariogalo se tornou o Consulado de um Clube Brasileiro que mais reúne gente no País.
Cuidamos das pessoas, fazemos relacionamento e somos desorganizados de propósito. Não temos membros, nem associados, nem cadastro, nem diretoria. Ninguém paga contribuição mensal e a consumação é livre no bar, do qual nada recebemos de participação.
Hoje, reunimos mineiros, cariocas, paulistas, gaúchos, brasileiros, estrangeiros e até torcedores de outros times. Ser “Cariogalo” virou um “estado de espírito”. E nós torcemos para o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. Portanto, se perguntarem por aí, pode confiar:
– AQUI É GALO NO RIO DE JANEIRO!!!
Sigam nossas redes sociais:
Twitter:
Facebook página.:
http://www.facebook.com/pages/Cariogalo/175121292529807
Facebook perfil.:
http://www.facebook.com/cariogalo.atleticanosnoriodejaneiro
Instagram:
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Boa noite! Essas iniciativas dos consulados são sensacionais: fomentam o intercâmbio de atleticanos, divulgam o Clube e mantem a nossa alma insana. Eduardo, como você já bem disse, a Diretoria deveria apoiar de forma sistemática esse projeto que só traz benefícios ao Clube. Trata-se de uma iniciativa espontânea, que nenhuma outra torcida, pelo que sei, desenvolveu. Não explorar devidamente essa iniciativa soa como má vontade. Quanto ao time, espero que o "descanso" e as cobranças que se avolumam despertem os medalhões do sono profundo em que se encontram. Além disso, o Roger Machado teve a oportunidade de refletir sobre os erros até então cometidos e, assim montar um time mais equilibrado, conciliando jogadores experientes com jogadores jovens e com maior força física. Por isso, penso que Robinho deveria ficar fora do time, dando ao Luan ou ao Valdívia a oportunidade de iniciar as partidas. Com esse raciocínio o correto ao meu ver seria iniciar a partida com: Vitor, Emanuel, Leo Silva, Bremer e Fábio Santos; Carioca, Yago (Adilson ou Ralph), Elias e Cazares; Luan e Fred. Com essa formação Luan e Cazares poderiam se alternar no ataque. Penso que o Bremer, pela firmeza, força física, seriedade e velocidade que mostrou com a Chape, seria ideal para jogar ao lado do Leo Silva. Além disso, não teria receio de lançar o Emanuel. Acho melhor que improvisar o Yago. Abraço!
Maravilha! :)
Que a Galo Salvador aprenda com a Cario Galo!
Agregar é atleticanizar, dividir é fascismo de alguns tolos! :(
Cabrito
Acabei de ouvir na Itatiaia que o meio campo do Galo está escalado com Rafael Carioca, Elias, Luan e Cazares. Tem base? Acreditar na imprensa é temerário. Não dá para aceitar tudo, mas, se o Luan tiver que jogar o tempo todo vai estourar de novo. Será que não tem mais ninguém para o meio?
boa Eduardo e massa,parabens ao cariogalo,saudações,so digo amanha temos um pedra no sapato que já nos eliminou varias vezes,que os marmanjos que ficou so nos treinos,se ficou,que entrem com sangue nos olhos,vai galooooooooooooo.
desculpe, boa tarde.
Errata: o comentário termina com É VIVER PARA VER!
Desculpe-me pela falha técnica.
Pelos recentes investimentos que a Diretoria vem fazendo no futebol da Base, tendo a iniciativa de montar um Time B para o Campeonato Mineiro. Acabou de contratar mais um zagueiro (Ygor ex-Boa). Renovou o contrato de jóias (Henrique e Jesiel). Contratou umTécnico de Seleção para o Sub-17.
Acaba de colher frutos com o título da Copa do Brasil...
Sinto cheiro no ar que o ciclo de Time de Medalhões está com os dias contados no Galo.
Vejo para 2018 um Time formado por Jovens Operários.
Até o perfil de nosso Treinador atual, tem tudo a ver.
Isso dá um bom debate: Time com Medalhões já rodados ou Jovens Operários querendo mostrar serviço?
É viver para ver!
formado por mmOperários.
Aliás, o nosso Técnico tem esse perfil.
Isso dá um bom debate: Medalhões já rodados ou Jovens querendo mostrar serviço?
Boa tarde a todos.Nosso GALO tem que jogar para ganhar e de muito. Até agora não assistimos um jogo com muitos gols. Chega de fazer um gol e recuar. Aqui é GALO.
Que coisa sensacional estas histórias Eduardo, continue sempre abrindo espaço, coisa muito boas esses Consulados, parabéns ao Rio de Janeiro, Cariogalo, que tanto de gente, viva o Galooo!!!
Boa tarde a todos.
Que bom que essa vitória deu uma acalmada nos ânimos.
Apesar do merecimento, ainda acho um pouco exagerado por tudo que foi dito no blog e as vezes escutando na rua.
Nesse Brasileiro ninguém esta tendo vida fácil. Estamos a 3 pontos de Santos, Palmeiras e do Palmeiras. Classificado em primeiro na libertadores e na copa do Brasil. Pedem tanto o Levir que perdeu o jogo para adversário que empatou com a gente aqui. Então as vezes a gente critica muito o time, mais esquece que do outro lado tem pessoas trabalhando também e querendo mostrar serviços. Roger em quanto teve os jogadores disponíveis fez um bom trabalho sim, merece critica talvez pelo planejamento que fizeram, mais pelo que vejo somente Corinthians está um pouco acima da média. Mais tem perdido pouco jogador que mantém a base da equipe, acredito que na próxima janela a coisa pode desandar. Então ta na hora do apoio, deixe RC e FS trabalhar, se estão ruim com eles pior sem principalmente para Copa do Brasil. Estamos a anos no topo e mais uma vez encaminhando quem sabe para um grande titulo. Já erramos no passado querendo a cabeça de treinador e arrependemos. Espero não cometermos o mesmo erro. Palavras negativas e cobranças exageradas quando chega no CT mais atrapalha do que ajuda.
Acredito em uma grande vitoria amanha para buscarmos a classificação mais tranquilo no Rio.
Galooooooooooo
Corrigindo, jogo é na Quinta.
Boa tarde atleticanos de plantão! Vamos jogar na quinta-feira lembrando do regulamento da CB. Sem essa de não entrar ligado. Força máxima pra passar pelo Botafogo. Espero que joguemos pelo menos uma das duas partidas de preto e branco. Parabéns CarioGalo! Reage Galo!