Atleticanos pelo mundo – 13

 

Crédito: Galo Toronto

Hoje o “Canto do Galo” viaja para o Canadá, na cidade de Toronto. Toda semana a emoção se faz presente. São textos que resumem o esforço de Torcedores que moram longe de nossa casa e torcem para o Galo. Ainda acompanharei um jogo com os irmãos Galistas espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Se eu pudesse e meu dinheiro desse, a cada nova rodada viajaria ao encontro destes grupos de abnegados e alucinados Torcedores. Eles fazem nossa vida melhor. Hoje, será o décimo terceiro episódio da série sobre os Consulados do Galo, num texto cheio de 13, dois dias após nossa primeira conquista no ano do Galo, segundo o horóscopo chinês.

A redação é do amigo e conterrâneo Fred, figura determinante ao sucesso dos Consulados do Galo, no Canadá e também na minha Araxá. Seu pai era uma das figuras mais adoráveis de minha cidade. Fui vizinho de Willy desde criança. Max Neumann, saudoso avô de Fred foi um alemão empreendedor que deixou grande legado à cidade de Araxá, também meu vizinho. O pai de Fred deixou sua marca como Torcedor Atleticano.

 

Crédito: Galo Toronto

Galo Toronto: os dias 13 de nossa história

Por Fred Neumann

A história de um Consulado do Galo numa determinada cidade precisa ser contada a partir dos primeiros registros de Atleticanos desse local. É bem provável que o primeiro grande grupo de Atleticanos a chegar em Toronto foi por volta de 1986 e 1987. Destaca-se a notoriedade de Tico, Hermínio, Rogerinho, Taioba, Romax e seus irmãos, Afonso Sapo, Bidu, Neizinho, Nem Preto e Tim, entre outros. São muitos. Fica registrado o pioneirismo Galista por aqui.

O Consulado Galo Toronto surgiu no dia 13 de setembro de 2015, no mesmo dia em que nasciam os demais grupos. Eu estava de olho no lançamento do projeto, a fim de acompanhar alguns amigos do Sergalo, Galosampa e Cariogalo. Aproveitei a oportunidade para unir os Atleticanos de Toronto. Virtualmente, com Andrei Montandon e Vanessa Flamini, fundei nossa proposta. Eu iria de mudança para Toronto em 2016 e não queria deixar de assistir aos jogos do Galão da Massa com amigos Atleticanos, como acontecia no Cariogalo, à época.

O Galo Toronto deslanchou mesmo com a chegada de irmão PHGalo ao nosso grupo de WhatsApp, semanas depois. Ele trouxe mais uns 20 Atleticanos e a coisa começou a tomar forma. Me estabeleci em Toronto, morando na casa número 13, claro, paralela à avenida Victor. A cidade de Toronto movimenta mais de dois bilhões de dólares no ramo da indústria cinematográfica. Estão sempre filmando nessa avenida. Nenhum filme, porém, se compara àquele contra o Tijuana e os novos sucessos de nosso Santo.

Os primeiros encontros, no inverno de 2015/2016, aconteceram no Vivid Bar e no Brazilian Star. O verão chegou e com ele vieram mais dois churrascos. Começávamos a criar uma família de Atleticanos na cidade. Festejamos um ano na casa de Néia e de Cuíca, irmãos que sempre abriram as portas para todos os Galistas da cidade. Neste dia, batemos nosso recorde: “pupagante” de 58 pessoas, churrasco, feijoada, cachaça, torresminho, tutu de feijão, muita cerveja e o principal: jogo do Galo e os Atleticanos de Toronto. Dois inesquecíveis dias de festa.

Crédito: Galo Toronto

Em 13 de outubro de 2016 (sempre os dias 13 na nossa história), oficializamos nosso ponto de encontro no Bar do Seu João, como carinhosamente chamamos o Walther’s Café Bar, devido à simpatia e ao excelente atendimento que o Seu João sempre proporcionou à família Atleticana. Começamos, lá também, a realizar os “Batizados do Galo Toronto”, inspirados na tradição do Consulado TrileGALO, de Porto Alegre. É assim: novos Atleticanos que comparecem pela primeira vez num encontro nosso entram numa roda e cantamos juntos o hino de nosso clube. Experiência memorável, de arrepiar mesmo.

Existe uma grande família do Galo na cidade, unida e cantante. Você poderá assistir aos jogos de nosso Galão como se estivesse em BH. Cris, Dayse, Fefê, Fred, Leo, PHGalo, Vanessa e Washington: esses são os oito voluntários que estão sempre prontos a ajudar. Neste clima, convidamos a todos, Atleticanos que moram em Toronto ou por aqui passam, para gritar e torcer. Sintam-se em casa. Galoooooo!!!

Blogueiro

View Comments

  • Eduardo, muito legal o consulados Toronto. Da orgulho de ver que estamos presentes no mundo todo. Continue divulgando nesse espaço sempre que possível, porque somos mais de 8000000 de atleticanos espalhados pelo mundo. Aqui é Galo!

  • Boa tarde, 9ALUXOS!!! Finalmente arrumei um tempinho para cornetar, ou será torcer!!!! Enfim, falar do que mais nos agrada, falar do 9ALÃO. Vamos lá, mas antes: Parabéns ao Consulado do 9ALO Toronto!!! Mandei o contato de vcs para um amigo que mora aí no Canadá. Nome dele é Amadão.

    Agora ao time. A tempos atrás eu defendi a ida da torcida para a Cidade do 9ALO cobrar os jogadores, não apoiei o vandalismo. Resultado das duas idas: reviravolta na Libertadores e título da Champions League Mineira. Essa presença maciça da torcida, fez com que o todos lá no 9ALO acordassem, percebessem que algo estava errado. E assim foi. Tempos atrás eu comentei que bastava o Roger jogar o feijão com arroz, ou seja, 4-4-2. Ele acordou, mudou o esquema e o resultado: cx, cx, cx. Houve algumas alterações, mas esse esquema foi o básico. Espero que o fatídico 4-1-4-1 tenha sido sido enterrado durante o jogo da "maria-baleia azul". Não completaram a tarefa, então suicidaram. Kkkkkkkkkkk..... Bão de mais, sô!!!!! Jogadores como MR, que eu critico a muito tempo, mas reconheço que foi e esta sendo um jogador importante nos últimos jogos, deve ter sido as bicudas no carro; Carioca, não gosto de seu estilo de jogo, mas se as estatísticas dizem o contrário, fazer o que; Gabriel, um doido, mas que recentemente vem crescendo muito, talvez sentir mais seguro com o Vítor; FS, que timidamente vem recuperando seu futebol; Robinho que ainda deve muito; todos eles sem exceção, acordaram e viram que estavam devendo e muito. Parabéns ao time que acordou em tempo e soube ganhar o 1o título do ano. Agora é continuar com essa pegada e trazer mais. De preferência todos que disputarmos, mas eu abro mão do título da 1a Liga.

    Parabéns tb todos os torcedores ATLETICANOS, os presentes e os distantes como eu e os Consulados. Tb para a GALOUCURA, que soube nos ouvir e foi lá cobrar. Que fez mais de 30.000 simpatizantes calarem a boca no Salão de Festas. Que continue com essa cobrança, de forma justa e nos momentos certos. Sem vandalismo, pois isso não é o queremos de vcs. Eu, particularmente, apesar de não ter feito parte oficialmente, sempre estive junto com as torcidas organizadas, e são elas quem mais faz para o time. São o pulmão do time e dos torcedores normais, que ao vê-las cantando, gritando, comemorando, incentivando, seguimos juntos, transformando essa torcida na MAIOR DE MINAS e que faz todos tremerem qdo vem em nosso território.

    VAAAAMMMMÚUUUUUUU 9AAALLLLÔOOOOOOO!!!!!!!!!!!! BICA BICUDO!!!!!!

  • O indivíduo que cobra do time, do treinador , que oferece opções de estratégias de jogo, que xinga e desanca um jogador que se arrasta em campo e rende nada para o time , este é torcedor , este é atleticano ,que cobra e quer o melhor para seu time. É o indivíduo que elogia quando deve elogiar, é o indivíduo que dá o braço a torcer , que dá a mão á palmatória quando erra e reconhece seu erro , volta atrás e apoia sempre, este é o torcedor, este é o atleticano, no qual me incluo há mais de 40 anos e não mudo nunca. E nunca passo procuração para quem quer pautar os comentários alheios , se passando por dono da verdade, sem experiencia para tal , se achando, porque escreve bonitinho e obviedades que todos gostam de ler, se acha mais atleticano que seus pares.
    O corneta : este sim, insuportável , onde tudo e todos estão errados e aguarda uma possível tragédia para soltar o indefectível : não disse ?
    Não falei ? Malha a todos indiscriminadamente , não aceita uma melhora , joga tudo na conta da sorte, só ele no mundo está certo. Um pé frio do ca@#$#$, parece que torce contra. Este o corneteiro.
    Os colegas atleticanos , que neste blog esculacharam roger , estavam certos . E muito certos. Prova é, que num arroubo de humildade e grandeza , pensando no time, mudou o esquema e deu no que deu. Méritos prá ele, méritos para os 'cornetas", que se preocupam com o time, que cobram. Verdadeiros torcedores , verdadeiros atleticanos.
    O caro blogueiro , verdadeiro atleticano , possue a sensibilidade de ver quem torce a favor , quem batalha para a melhora do time , e quem torce contra , este geralmente se apresenta travestido de profeta do caos, do apocalipse , com o pretexto de ajudar, comenta denegrindo a imagem do time , espalhando a cizãnia entre os amigos atleticanos , querendo tumultuar. Não conseguem , porque nosso atento mentor , usa a espora do Galo doido e os remete à lixeira , são patéticos na insistencia de aqui postar sua inveja e despeito. É desnecessário dizer, mas peço veementemente ao caro Eduardo que continue filtrando comentários que apazigue as brigas entre nós irmãos atleticanos , que deixe este blog mais e mais como um fórum de debates das coisas do Atlético, como sempre foi.
    Após o título , me debrucei sobre estatísticas, números, jogos , mandos de campo, pontuações , tudo da libertadores . Estou impressionado com a real e palpável possibilidade do bi, agora com o time nas mãos do treinador, com os jogadores unidos , com o bom futebol reaparecendo. O chute inicial será dado dia 16, terça feira , uma grande vitória com um placar elástico para ficar com o primeiro lugar do grupo. Acredito muito , muito mesmo na conquista da libertadores , se ganharmos, definitivamente , o mundo se renderá ao Galo. Muito feliz e otimista com os rumos do Galo.

  • Grande Daniel. Que maravilha chamar a gente para rever a nossa história. Chorei de novo. Mas, não sei se você observou o Cuca vestido com o uniforme do Palmeiras e chorando de emoção ao falar do Galo. Parece que ele disse que pode sentir muitas outras emoções, mas, igual aquela nunca mais. Algo parecido com isso. É isso o cara entra empregado e sai atleticano.

    • Realmente Paulo, esse ano de Dois Mil e Galo ficou marcado. Eu tenho certeza que nenhum clube de futebol no mundo poderia repetir uma história tão incrível como foi essa da Libertadores. Ta marcado na história e é a cara do Galo! Abraço!

  • Parabéns a bela torcida Galo Toronto. Sugiro que algum torcedor poste aqui fotos da bela camisa, mostrando mais detalhes, inclusive o verso de houver alguma figura ou dizeres. Acho muito justa a sugestão do Guilherme Bicalho (sobrenome sugestivo), se nós somos o verdadeiro time do povo nada mais justo que quando houver oportunidade e, sobretudo, sempre que a estratégia permitir, acho que a Diretoria deveria "dar" de presente à grande massa de Atleticanos mais humildes a grande oportunidade de curtir a sua maior paixão. Gostei também do texto do Paulo Silva sobre o preto e branco e e espírito do CAM, sem entrar no mérito da chatíssima e inócua briga entre "cornetas x apoiadores". Pra mim ficou bem claro que a melhoria do desempenho de vários jogadores, quase todos, se deveu à nova configuração tática, mérito de todos, inclusive dos torcedores sejam Yin ou Yang, preto ou branco. Vamos lembrar que no Campeonato Brasileiro o primeiro jogo tem tanta importância como o último, por isso, muita concentração, fechar a casinha, erro zero e contra ataques rápidos e mortais, o time do Urubu é muito bom e jogar no Maracanã com sua torcida é um grande desafio. Somos todos Atleticanos. Bica Bicudo. Galo Sempre.

  • Daniel Silva, meu caro, você pegou pesado comigo. Rever a nata daqueles acontecimentos de 24/25 de julho é demais para mim. Eu diria que nestes meus cinquenta anos de Galo todos os gols importantes foram comemorados com urro. Tenho uma garganta de vocalista de rock, só pode ser. Urros no radinho, urros na tv, urros no estádio... Menos aquele do Leo Silva, nosso Testa de Ferro... Não sei explicar, mas desde o primeiro momento, passando por todas as reprises, nunca consegui a explosão do urro. Aquele gol não. Aquele momento não. Apenas silêncio e choro. Quantas vezes vejo, tantas vezes o choro vem... O Atlético é uma coisa impressionante. Aquele gol, aquele momento pra mim foi a coisa mais impressionante acontecida comigo dentro do Atlético. O Atlético é mágico. E eu sei que todos os demais sentem isso. Não tem nada a ver com futebol. É futebol mas não é. A gente não sabe explicar. Só vivenciar. A gente tem de ter muita paciência com os outros. Eles queriam poder sentir... Eh Galo!
    Um abraço, Daniel.
    Saudações Atleticanas

    • hahah Pois é Rubens, hoje eu to aproveitando a folga do trabalho e estou revendo algumas coisas no youtube e quis compartilhar aqui no blog. Emocionante! Esse silêncio descrito na matéria, é um silêncio que acometeu a todos naquele momento. É indescritível mesmo... só sendo atleticano pra entender. Abraço, Saudações!

  • Boa Tarde Ávila e Massa Atleticana,
    Parabéns ao consulado GaloToronto, muito bom saber que estamos crescendo cada vez mais, em número de torcedores aqui no Brasil e no Mundo. Estamos dominando tanto o terreiro e cantando tão alto, que começamos à incomodar a imprensa e clubes do eixo, só para exemplificar o Flamerda copiou o nosso modelo de consulados. O que tenho a dizer à imprensa e aos torcedores do centro midiático, é só lamento, galo é galo, e com o galão não tem coré - coré, com o galo em campo o pau cai a foia!.
    No mais, tanto para cornetas, torcedores de outras equipes e nós atleticanos de alma e raiz, deixem que eles falem do galo, pois assim como nós, eles têm uma vontade enorme de berrar Gaaaaaallllllllllooooooooô!. #AquiéGaloP*££@!

  • Falei sobre a GALO TORONTO, agora vou opinar sobre o assunto Corneta. Eu mesmo desanquei aqui o Roger porque apesar de não ser treinador via que com o Adilson e mudança de esquema poderia haver um crescimento do time e como expus aqui que o GALO tem um ótimo plantel faltava encaixar as peças. Pois bem, o Roger deu a mão a palmatória graças as cobranças depois de várias partidas ruins do GALO. Somos 8.000.000 de treinadores cada um achando um time melhor que outro diante de sua escolha, e dou a mão a palmatória também pedia as cabeças do Gabriel e MR e graças a essas mudanças estão jogando muito. Na minha opinião isso nem é corneta é a crítica construtiva mostrando que há onde melhorar e graças a Deus o Roger nos atendeu. Corneta na minha opinião é sim aquele que quando o time ganha, perde ou joga mal entra aqui e fala mal do roupeiro ao presidente e que nada presta eu mesmo já critiquei vários aqui por causa de comentários falando mal do Nepomuceno e do time quando na minha opinião o Nepomuceno é um grande presidente e nosso plantel é um dos melhores do Brasil. Há aqueles que querem apenas um deslize para vir aqui e falar, não disse, eu avisei, e desce a lenha em todos e nada presta isso sim é corneta. Acho que críticas construtivas são muito bem vindas o Roger que o diga e isso me deixa muito feliz porque prova que ele não é um cabeça dura teimoso. Vejo o time numa crescente muito boa e parece ter achado a formação ideal para iniciar o Brasileirão, agora é apoiar já que o time tornou-se mais competitivo e eficiente isso é o que eu queria através das críticas. Sou otimista ao extremo quando o assunto é GALO quero o melhor para o time quando o time nos brinda com boas partidas e títulos não há o que reclamar, agora é apoiar e deixar o Roger trabalhar o caminho ele já encontrou. Saudações Alvinegras.

  • Oi Eduardo, boa tarde!
    Seja bem vindo GALOtoronto.
    A porteira está aberta: após o Mineiro virão outros. Eu Acredito.
    Quanto as cornetadas, elas já fazem parte da cultura do torcedor. Todos se rotulam como técnicos de futebol.
    Hoje estamos em lua de mel com o técnico, time, presidente.
    Basta um deslize e o pau quebra.
    E ainda bem que temos este espaço para expor nossos comentários positivos ou negativos.
    Não sei se é muita presunção minha, mas quando estou aqui, sinto-me fazer parte da comissão técnica e até da diretoria. Vejo-me até na boca do túnel dando instruções. Coisa de louco... coisa de Atleticano!

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

12 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!