Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atleticanos pelo mundo – 13

 

Crédito: Galo Toronto

Hoje o “Canto do Galo” viaja para o Canadá, na cidade de Toronto. Toda semana a emoção se faz presente. São textos que resumem o esforço de Torcedores que moram longe de nossa casa e torcem para o Galo. Ainda acompanharei um jogo com os irmãos Galistas espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Se eu pudesse e meu dinheiro desse, a cada nova rodada viajaria ao encontro destes grupos de abnegados e alucinados Torcedores. Eles fazem nossa vida melhor. Hoje, será o décimo terceiro episódio da série sobre os Consulados do Galo, num texto cheio de 13, dois dias após nossa primeira conquista no ano do Galo, segundo o horóscopo chinês.

A redação é do amigo e conterrâneo Fred, figura determinante ao sucesso dos Consulados do Galo, no Canadá e também na minha Araxá. Seu pai era uma das figuras mais adoráveis de minha cidade. Fui vizinho de Willy desde criança. Max Neumann, saudoso avô de Fred foi um alemão empreendedor que deixou grande legado à cidade de Araxá, também meu vizinho. O pai de Fred deixou sua marca como Torcedor Atleticano.

 

Crédito: Galo Toronto

Galo Toronto: os dias 13 de nossa história

Por Fred Neumann

A história de um Consulado do Galo numa determinada cidade precisa ser contada a partir dos primeiros registros de Atleticanos desse local. É bem provável que o primeiro grande grupo de Atleticanos a chegar em Toronto foi por volta de 1986 e 1987. Destaca-se a notoriedade de Tico, Hermínio, Rogerinho, Taioba, Romax e seus irmãos, Afonso Sapo, Bidu, Neizinho, Nem Preto e Tim, entre outros. São muitos. Fica registrado o pioneirismo Galista por aqui.

O Consulado Galo Toronto surgiu no dia 13 de setembro de 2015, no mesmo dia em que nasciam os demais grupos. Eu estava de olho no lançamento do projeto, a fim de acompanhar alguns amigos do Sergalo, Galosampa e Cariogalo. Aproveitei a oportunidade para unir os Atleticanos de Toronto. Virtualmente, com Andrei Montandon e Vanessa Flamini, fundei nossa proposta. Eu iria de mudança para Toronto em 2016 e não queria deixar de assistir aos jogos do Galão da Massa com amigos Atleticanos, como acontecia no Cariogalo, à época.

O Galo Toronto deslanchou mesmo com a chegada de irmão PHGalo ao nosso grupo de WhatsApp, semanas depois. Ele trouxe mais uns 20 Atleticanos e a coisa começou a tomar forma. Me estabeleci em Toronto, morando na casa número 13, claro, paralela à avenida Victor. A cidade de Toronto movimenta mais de dois bilhões de dólares no ramo da indústria cinematográfica. Estão sempre filmando nessa avenida. Nenhum filme, porém, se compara àquele contra o Tijuana e os novos sucessos de nosso Santo.

Os primeiros encontros, no inverno de 2015/2016, aconteceram no Vivid Bar e no Brazilian Star. O verão chegou e com ele vieram mais dois churrascos. Começávamos a criar uma família de Atleticanos na cidade. Festejamos um ano na casa de Néia e de Cuíca, irmãos que sempre abriram as portas para todos os Galistas da cidade. Neste dia, batemos nosso recorde: “pupagante” de 58 pessoas, churrasco, feijoada, cachaça, torresminho, tutu de feijão, muita cerveja e o principal: jogo do Galo e os Atleticanos de Toronto. Dois inesquecíveis dias de festa.

Crédito: Galo Toronto

Em 13 de outubro de 2016 (sempre os dias 13 na nossa história), oficializamos nosso ponto de encontro no Bar do Seu João, como carinhosamente chamamos o Walther’s Café Bar, devido à simpatia e ao excelente atendimento que o Seu João sempre proporcionou à família Atleticana. Começamos, lá também, a realizar os “Batizados do Galo Toronto”, inspirados na tradição do Consulado TrileGALO, de Porto Alegre. É assim: novos Atleticanos que comparecem pela primeira vez num encontro nosso entram numa roda e cantamos juntos o hino de nosso clube. Experiência memorável, de arrepiar mesmo.

Existe uma grande família do Galo na cidade, unida e cantante. Você poderá assistir aos jogos de nosso Galão como se estivesse em BH. Cris, Dayse, Fefê, Fred, Leo, PHGalo, Vanessa e Washington: esses são os oito voluntários que estão sempre prontos a ajudar. Neste clima, convidamos a todos, Atleticanos que moram em Toronto ou por aqui passam, para gritar e torcer. Sintam-se em casa. Galoooooo!!!

75 thoughts to “Atleticanos pelo mundo – 13”

  1. Eduardo, muito legal o consulados Toronto. Da orgulho de ver que estamos presentes no mundo todo. Continue divulgando nesse espaço sempre que possível, porque somos mais de 8000000 de atleticanos espalhados pelo mundo. Aqui é Galo!

  2. Boa tarde, 9ALUXOS!!! Finalmente arrumei um tempinho para cornetar, ou será torcer!!!! Enfim, falar do que mais nos agrada, falar do 9ALÃO. Vamos lá, mas antes: Parabéns ao Consulado do 9ALO Toronto!!! Mandei o contato de vcs para um amigo que mora aí no Canadá. Nome dele é Amadão.

    Agora ao time. A tempos atrás eu defendi a ida da torcida para a Cidade do 9ALO cobrar os jogadores, não apoiei o vandalismo. Resultado das duas idas: reviravolta na Libertadores e título da Champions League Mineira. Essa presença maciça da torcida, fez com que o todos lá no 9ALO acordassem, percebessem que algo estava errado. E assim foi. Tempos atrás eu comentei que bastava o Roger jogar o feijão com arroz, ou seja, 4-4-2. Ele acordou, mudou o esquema e o resultado: cx, cx, cx. Houve algumas alterações, mas esse esquema foi o básico. Espero que o fatídico 4-1-4-1 tenha sido sido enterrado durante o jogo da “maria-baleia azul”. Não completaram a tarefa, então suicidaram. Kkkkkkkkkkk….. Bão de mais, sô!!!!! Jogadores como MR, que eu critico a muito tempo, mas reconheço que foi e esta sendo um jogador importante nos últimos jogos, deve ter sido as bicudas no carro; Carioca, não gosto de seu estilo de jogo, mas se as estatísticas dizem o contrário, fazer o que; Gabriel, um doido, mas que recentemente vem crescendo muito, talvez sentir mais seguro com o Vítor; FS, que timidamente vem recuperando seu futebol; Robinho que ainda deve muito; todos eles sem exceção, acordaram e viram que estavam devendo e muito. Parabéns ao time que acordou em tempo e soube ganhar o 1o título do ano. Agora é continuar com essa pegada e trazer mais. De preferência todos que disputarmos, mas eu abro mão do título da 1a Liga.

    Parabéns tb todos os torcedores ATLETICANOS, os presentes e os distantes como eu e os Consulados. Tb para a GALOUCURA, que soube nos ouvir e foi lá cobrar. Que fez mais de 30.000 simpatizantes calarem a boca no Salão de Festas. Que continue com essa cobrança, de forma justa e nos momentos certos. Sem vandalismo, pois isso não é o queremos de vcs. Eu, particularmente, apesar de não ter feito parte oficialmente, sempre estive junto com as torcidas organizadas, e são elas quem mais faz para o time. São o pulmão do time e dos torcedores normais, que ao vê-las cantando, gritando, comemorando, incentivando, seguimos juntos, transformando essa torcida na MAIOR DE MINAS e que faz todos tremerem qdo vem em nosso território.

    VAAAAMMMMÚUUUUUUU 9AAALLLLÔOOOOOOO!!!!!!!!!!!! BICA BICUDO!!!!!!

  3. O indivíduo que cobra do time, do treinador , que oferece opções de estratégias de jogo, que xinga e desanca um jogador que se arrasta em campo e rende nada para o time , este é torcedor , este é atleticano ,que cobra e quer o melhor para seu time. É o indivíduo que elogia quando deve elogiar, é o indivíduo que dá o braço a torcer , que dá a mão á palmatória quando erra e reconhece seu erro , volta atrás e apoia sempre, este é o torcedor, este é o atleticano, no qual me incluo há mais de 40 anos e não mudo nunca. E nunca passo procuração para quem quer pautar os comentários alheios , se passando por dono da verdade, sem experiencia para tal , se achando, porque escreve bonitinho e obviedades que todos gostam de ler, se acha mais atleticano que seus pares.
    O corneta : este sim, insuportável , onde tudo e todos estão errados e aguarda uma possível tragédia para soltar o indefectível : não disse ?
    Não falei ? Malha a todos indiscriminadamente , não aceita uma melhora , joga tudo na conta da sorte, só ele no mundo está certo. Um pé frio do ca@#$#$, parece que torce contra. Este o corneteiro.
    Os colegas atleticanos , que neste blog esculacharam roger , estavam certos . E muito certos. Prova é, que num arroubo de humildade e grandeza , pensando no time, mudou o esquema e deu no que deu. Méritos prá ele, méritos para os ‘cornetas”, que se preocupam com o time, que cobram. Verdadeiros torcedores , verdadeiros atleticanos.
    O caro blogueiro , verdadeiro atleticano , possue a sensibilidade de ver quem torce a favor , quem batalha para a melhora do time , e quem torce contra , este geralmente se apresenta travestido de profeta do caos, do apocalipse , com o pretexto de ajudar, comenta denegrindo a imagem do time , espalhando a cizãnia entre os amigos atleticanos , querendo tumultuar. Não conseguem , porque nosso atento mentor , usa a espora do Galo doido e os remete à lixeira , são patéticos na insistencia de aqui postar sua inveja e despeito. É desnecessário dizer, mas peço veementemente ao caro Eduardo que continue filtrando comentários que apazigue as brigas entre nós irmãos atleticanos , que deixe este blog mais e mais como um fórum de debates das coisas do Atlético, como sempre foi.
    Após o título , me debrucei sobre estatísticas, números, jogos , mandos de campo, pontuações , tudo da libertadores . Estou impressionado com a real e palpável possibilidade do bi, agora com o time nas mãos do treinador, com os jogadores unidos , com o bom futebol reaparecendo. O chute inicial será dado dia 16, terça feira , uma grande vitória com um placar elástico para ficar com o primeiro lugar do grupo. Acredito muito , muito mesmo na conquista da libertadores , se ganharmos, definitivamente , o mundo se renderá ao Galo. Muito feliz e otimista com os rumos do Galo.

  4. Grande Daniel. Que maravilha chamar a gente para rever a nossa história. Chorei de novo. Mas, não sei se você observou o Cuca vestido com o uniforme do Palmeiras e chorando de emoção ao falar do Galo. Parece que ele disse que pode sentir muitas outras emoções, mas, igual aquela nunca mais. Algo parecido com isso. É isso o cara entra empregado e sai atleticano.

    1. Realmente Paulo, esse ano de Dois Mil e Galo ficou marcado. Eu tenho certeza que nenhum clube de futebol no mundo poderia repetir uma história tão incrível como foi essa da Libertadores. Ta marcado na história e é a cara do Galo! Abraço!

  5. Parabéns a bela torcida Galo Toronto. Sugiro que algum torcedor poste aqui fotos da bela camisa, mostrando mais detalhes, inclusive o verso de houver alguma figura ou dizeres. Acho muito justa a sugestão do Guilherme Bicalho (sobrenome sugestivo), se nós somos o verdadeiro time do povo nada mais justo que quando houver oportunidade e, sobretudo, sempre que a estratégia permitir, acho que a Diretoria deveria “dar” de presente à grande massa de Atleticanos mais humildes a grande oportunidade de curtir a sua maior paixão. Gostei também do texto do Paulo Silva sobre o preto e branco e e espírito do CAM, sem entrar no mérito da chatíssima e inócua briga entre “cornetas x apoiadores”. Pra mim ficou bem claro que a melhoria do desempenho de vários jogadores, quase todos, se deveu à nova configuração tática, mérito de todos, inclusive dos torcedores sejam Yin ou Yang, preto ou branco. Vamos lembrar que no Campeonato Brasileiro o primeiro jogo tem tanta importância como o último, por isso, muita concentração, fechar a casinha, erro zero e contra ataques rápidos e mortais, o time do Urubu é muito bom e jogar no Maracanã com sua torcida é um grande desafio. Somos todos Atleticanos. Bica Bicudo. Galo Sempre.

  6. Daniel Silva, meu caro, você pegou pesado comigo. Rever a nata daqueles acontecimentos de 24/25 de julho é demais para mim. Eu diria que nestes meus cinquenta anos de Galo todos os gols importantes foram comemorados com urro. Tenho uma garganta de vocalista de rock, só pode ser. Urros no radinho, urros na tv, urros no estádio… Menos aquele do Leo Silva, nosso Testa de Ferro… Não sei explicar, mas desde o primeiro momento, passando por todas as reprises, nunca consegui a explosão do urro. Aquele gol não. Aquele momento não. Apenas silêncio e choro. Quantas vezes vejo, tantas vezes o choro vem… O Atlético é uma coisa impressionante. Aquele gol, aquele momento pra mim foi a coisa mais impressionante acontecida comigo dentro do Atlético. O Atlético é mágico. E eu sei que todos os demais sentem isso. Não tem nada a ver com futebol. É futebol mas não é. A gente não sabe explicar. Só vivenciar. A gente tem de ter muita paciência com os outros. Eles queriam poder sentir… Eh Galo!
    Um abraço, Daniel.
    Saudações Atleticanas

    1. hahah Pois é Rubens, hoje eu to aproveitando a folga do trabalho e estou revendo algumas coisas no youtube e quis compartilhar aqui no blog. Emocionante! Esse silêncio descrito na matéria, é um silêncio que acometeu a todos naquele momento. É indescritível mesmo… só sendo atleticano pra entender. Abraço, Saudações!

  7. Boa Tarde Ávila e Massa Atleticana,
    Parabéns ao consulado GaloToronto, muito bom saber que estamos crescendo cada vez mais, em número de torcedores aqui no Brasil e no Mundo. Estamos dominando tanto o terreiro e cantando tão alto, que começamos à incomodar a imprensa e clubes do eixo, só para exemplificar o Flamerda copiou o nosso modelo de consulados. O que tenho a dizer à imprensa e aos torcedores do centro midiático, é só lamento, galo é galo, e com o galão não tem coré – coré, com o galo em campo o pau cai a foia!.
    No mais, tanto para cornetas, torcedores de outras equipes e nós atleticanos de alma e raiz, deixem que eles falem do galo, pois assim como nós, eles têm uma vontade enorme de berrar Gaaaaaallllllllllooooooooô!. #AquiéGaloP*££@!

  8. Falei sobre a GALO TORONTO, agora vou opinar sobre o assunto Corneta. Eu mesmo desanquei aqui o Roger porque apesar de não ser treinador via que com o Adilson e mudança de esquema poderia haver um crescimento do time e como expus aqui que o GALO tem um ótimo plantel faltava encaixar as peças. Pois bem, o Roger deu a mão a palmatória graças as cobranças depois de várias partidas ruins do GALO. Somos 8.000.000 de treinadores cada um achando um time melhor que outro diante de sua escolha, e dou a mão a palmatória também pedia as cabeças do Gabriel e MR e graças a essas mudanças estão jogando muito. Na minha opinião isso nem é corneta é a crítica construtiva mostrando que há onde melhorar e graças a Deus o Roger nos atendeu. Corneta na minha opinião é sim aquele que quando o time ganha, perde ou joga mal entra aqui e fala mal do roupeiro ao presidente e que nada presta eu mesmo já critiquei vários aqui por causa de comentários falando mal do Nepomuceno e do time quando na minha opinião o Nepomuceno é um grande presidente e nosso plantel é um dos melhores do Brasil. Há aqueles que querem apenas um deslize para vir aqui e falar, não disse, eu avisei, e desce a lenha em todos e nada presta isso sim é corneta. Acho que críticas construtivas são muito bem vindas o Roger que o diga e isso me deixa muito feliz porque prova que ele não é um cabeça dura teimoso. Vejo o time numa crescente muito boa e parece ter achado a formação ideal para iniciar o Brasileirão, agora é apoiar já que o time tornou-se mais competitivo e eficiente isso é o que eu queria através das críticas. Sou otimista ao extremo quando o assunto é GALO quero o melhor para o time quando o time nos brinda com boas partidas e títulos não há o que reclamar, agora é apoiar e deixar o Roger trabalhar o caminho ele já encontrou. Saudações Alvinegras.

  9. Oi Eduardo, boa tarde!
    Seja bem vindo GALOtoronto.
    A porteira está aberta: após o Mineiro virão outros. Eu Acredito.
    Quanto as cornetadas, elas já fazem parte da cultura do torcedor. Todos se rotulam como técnicos de futebol.
    Hoje estamos em lua de mel com o técnico, time, presidente.
    Basta um deslize e o pau quebra.
    E ainda bem que temos este espaço para expor nossos comentários positivos ou negativos.
    Não sei se é muita presunção minha, mas quando estou aqui, sinto-me fazer parte da comissão técnica e até da diretoria. Vejo-me até na boca do túnel dando instruções. Coisa de louco… coisa de Atleticano!

  10. Corneta é corneta! Ontem, hoje e para sempre! Corneta é o que produz aquele sonzinho chato que a gente tem que ficar ouvindo, goste ou não. Estamos numa democracia atleticana! E eu também tenho o direito de não gostar e manifestar: Não gosto de corneta! O som é muito chato. Inda mais
    depois da conquista de um título? Fica mais chato ainda. Tem problema… Tô feliz!!!!!

  11. Salve salve GALOtoronto… de GALO-doido p/ GALO-doido ;ainda iremos pintar o mundo de branco e preto se já não o fizemos ,e, mais um detalhe , como aconteceu com os outros 12 Consulados – não deve fugir à regra aos outros 38 ,salvo engano são 50 o total deles- da fundação até a consolidação,a construção deste importante projeto – para os que dele participam e principalmente p/ elevar o nome do CAM aos 4 cantos do mundo- foi na RAÇA dos GALOS índios… Saudações cordiais aqui da terra brasilis que um dia foi exaltada pelo canto do sabiá e hoje o Canto do GALO é que se faz ouvir cada dia mais forte … Aqui é ?GALO p°¥¥@@@@@@@…

  12. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos de todo o mundo, especialmente aos Atleticanos da GALO TORONTO! Caramba. Viver o calor de ser atleticano no gelado Canadá deve ser um tremendo esforço. Deve rolar uma cachacinha mineira por aí de montão. Eduardo, o dia do blog ontem foi incomum. Em plena comemoração do título os fiscais da cornetagem em vez de simplesmente comemorar acharam que tinham a missão de esculachar outros atleticanos simplesmente por terem ideias diferentes. Que há na cabeça desses caras? Por que alguém não pode pensar diferente deles? Que crime ou que mal há nisso? Querem mostrar ou provar que são mais torcedores que outros? Podem até ser mais torcedores, porém, mais atleticanos eles não são. O atleticano verdadeiro conhece a bandeira e a camisa do Galo e sabe que as cores que adornam estes mantos representam exatamente a diversidade, a interação dos opostos e a união de todas as diferenças. Os fundadores do Atlético conscientemente ou não conseguiram mostrar pelas cores do seu símbolo que o Clube Atlético Mineiro seria uma entidade diferenciada das demais daquela época por abrigar sob seus mantos todas as classes sociais e raciais da nossa sociedade. Sob esse manto jamais deveria prevalecer a discriminação ou qualquer outro tipo de diferenciação entre seus admiradores. Diferenças raciais, sociais, intelectuais, econômico-financeiras, religiosas, etc. deveriam sucumbir à representação dessas cores e à força desses mantos. O que há mais significativo da diversidade do que o preto e o branco? O que representa com mais soberania uma união do que ter sob o mesmo ideal o preto e o branco? Ser atleticano de verdade é acima de tudo reconhecer que este manto sagrado não foi criado por acaso. As cores originais do Atlético Mineiro Futebol Clube eram o verde e o branco. Mas, que simbologia ou ideologia ou filosofia existe nessas cores? Nenhuma. Mas, ao mudar a estrutura do clube a partir do nome e cores seus criadores quiseram mais. Em vez de Atlético Mineiro Futebol Clube que representa apenas o interesse pelo futebol, CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, entidade holística porque abrigaria qualquer tipo de esporte e esportista que quiser se abrigar sob seus mantos. PRETO E BRANCO porque não haveria discriminação alguma. Por mais diferente que alguém possa ser, sob este manto ela passa a ser um igual a todos os outros. Lembremos que o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO não foi fundado por um bando de imigrantes ignorantes e preconceituosos e nem por um grupo de snobes que se consideravam melhores e mais importantes que a plebe. O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO desde o seu nascedouro quis mostrar que seria diferente de Yale e América, apesar deles ainda não existirem, e abrigaria quem quisesse a ele se aderir. O PRETO E O BRANCO trouxeram também as mulheres. A primeira torcida feminina do país e talvez do mundo foi criada para o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO E TAMBÉM SE VESTIA DE PRETO E BRANCO. E mais, a representação da força e energia cósmica segundo a cultura chinesa e espalhada pelo mundo inteiro é representada pelo YIN e YANG nas cores preto e branca. No Yin e Yang reside a própria vida e todas as suas diferenças por mais extremas que sejam. O amor e o ódio; o passivo e o ativo; o negativo e o positivo. E para não deixar dúvidas essas cores estão entrelaçadas juntamente com todo o seu significado em um círculo representativo da universalidade e em posições opostas para que a diversidade seja apenas um meio e não um modo. Atleticanos e meros torcedores, aprendam que a bandeira preta e branca não é apenas um pano para ser sacudido. Aprendam que a camisa preta e branca não é apenas uma roupa a ser exibida mesmo que com certo orgulho, mas, acima de tudo é a representação de um ideal de força, união respeito e harmonia. Muito mais pode ser dito e ensinado sobre estes magnos símbolos, porém, temos a limitação de um espaço já muito extrapolado.

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Parabéns Galo TORONTO. E vou dizer uma coisa. Estou embasbacado com nego ai querendo colocar danilo no lugar de Carioca. Mas opinião é igual b… né. Cada um tem a sua. No mais meu time p o resto da temporada é o time que iniciou o jogo domingo com Cazares no lugar de Otero. Vamos forte no Brasileiro. Tenho certeza. O texto falando da corneta burra contra o Roger eu gostei também. Bica Bicudo.

  14. Parabéns GALO TORONTO!!!! ObriGALO!!!! GALISTAS como vocês multiplicam, ainda mais, o amor por nossa razão de viver: GALÔÔÔÔ!!!!

  15. SOMOS 8 MILHÕES DE FANÁTICOS TORCEDORES PELAS CORES PRETO E BRANCO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. OS CONSULADOS PELO BRASIL E PELO MUNDO REPRESENTAM A GRANDEZA DO GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
    PARABÉNS AOS ATLETICANOS QUE VESTEM O MANTO SAGRADO PELAS RUAS E JOGOS DO MAIOR DE MINAS, GALOOOOOOOOOOOOOOOO A PAIXÃO DO POVO

  16. Bom dia Eduardo! Parabéns aos idealizadores da Galo Toronto! E que camisa bonita hein?! A melhor camisa que vo dos consulados até agora! Muito bom ver o Galo nos quatro cantos do Mundo!

    1. Não vou ler porque já parei há muito de criticar o Roger. Dessa doença eu já sarei. Quero um remédio para o caso Robinho. Vou ficar muito feliz de vê-lo jogar no Galo.

    2. Barros, muito bom o artigo. Análise para além do dominante “senso comum” que emburrece a humanidade. Mas sabe de uma coisa? Estou desistindo do corneta. Lembro que um dia desses, depois de uma vitória do Galo, com a corneta soando alto, alguém comentou aqui que estavam cornetando até as vitórias e que iria chegar o dia que iriam cornetar também os títulos… kkkkkkk. É por aí. O sujeito quando é sem noção, não dá para discutir. Dá vergonha alheia algumas opiniões… Melhor deixar para lá…

      Abaixo uns trechos que achei especiais da análise:

      “Um trabalhador, por mais competente que seja, dificilmente chega em uma nova empresa rendendo o seu melhor logo no primeiro dia, na primeira semana, no primeiro mês, até mesmo no primeiro ano. Em tudo na vida, é preciso um tempo de adaptação, e no futebol, para “surpresa” de muitos bobos, também é assim.”

      “Para quem acompanha o Atlético-MG e viu os jogos do Alvinegro no ano, era mais do que nítido que o time era muito bem treinado e organizado. O problema vinha sendo técnico, de jogadores que estavam aquém do rendimento que poderiam ter, e também erros individuais em momentos cruciais das partidas, sejam defensivos ou ofensivos. Roger estava longe de ser o problema atleticano.”

      “Roger mostrou profundo conhecimento não só dos seus jogadores, da sua equipe e das suas peças, mas também do adversário. Soube armar seu time para jogos específicos, com situações especiais, e vencer e conquistar o título. (…) Roger provou sua competência e mostrou, mais uma vez, que a mentalidade e a cultura imbecis no nosso futebol precisam mudar.”

      Comentário meu: vai mudar não. A ignorância é algo insuperável! Melhor acostumar.

      1. Exatamente Jorge19! Está difícil conversar com eles porque são cornetas incondicionais! Não querem “dar o braço a torcer” e não lêem opiniões contrárias. Assim alguns continuam falando coisas sem sentido pelo simples fato de querer criticar! E o pior é que entendem de futebol e devem assistir os jogos, mas assistem torcendo para os caras errarem só pra falar depois que estavam certos.

        1. Caros Hermano e Jorge19, eles realmente acham que cornetar é apoiar. Quem critica só quando faz sentido criticar pra eles não torce pro Galo. E o pior é que eles realmente acham isso. Tomara que vivam longe dos estádios. Aqui é Galo!

    3. Caro Barros, blz? Interessante o artigo… mas fiquei curioso pra saber o autor, não tem assinatura do jornalista hehe

      Bom, sobre o conteúdo do artigo, eu achei um pouco extremista. Eu, particularmente, nunca quis a saída do Roger, mas na minha opinião ele fez algumas escolhas equivocadas quanto à formação, a insistência do Danilo como meia e do posicionamento de alguns jogadores. Mas isso não tira o mérito dele, que é de fato ótimo treinador e que na minha opinião vai ter sucesso no Galo. Só que isso também não impede que observações críticas de alguns pontos do trabalho dele sejam feitas. É claro, cada treinador tem suas convicções, seu planejamento e vai procurar colocar em prática. O problema é que algumas escolhas dele, estavam representando uma insistência que não representava segurança nem para o time e nem para o torcedor, então obviamente viriam os questionamentos dos torcedores que têm um pouco mais de entendimento técnico e tático. O que realmente é fora do contexto, seria pedir a demissão do cara, vaiar e demais manifestações extremistas. Mas não vejo nada demais em um debate saudável com críticas construtivas.

      Porém, eu diria que ainda que perdêssemos essa final, não seria o momento para trocar de treinador. Por isso eu disse que tudo aconteceu na hora certa; acho que as críticas construtivas foram úteis, serviram para reflexão dos jogadores e do próprio treinador de que algo deveria ser revisto. Não deu outra, ele mudou um pouco a configuração do time e o posicionamento nos últimos jogos e o time venceu convencendo. Não que seja mérito de quem criticou, porque conhecimento ele tem e não é a toa que é reconhecido por isso, só que faltava um pouco de flexibilidade. No final, deu tudo certo!

      Prevejo o Galo campeão de no mínimo um título expressivo esse ano. O Roger é além de competente, merecedor. Falhas vão acontecer, como acontece com todos, mas aí que entra o X da questão… AQUI É GALO! E com isso a nosso favor, meus amigos, os adversários tremem.

      Saudações!

      1. Caros Hermano, Jorge e Daniel, concordamos em muitas coisas. Jorge, também estou com certa preguiça de quem vê mas não enxerga. Daniel, acho que a evolução e as mudanças feitas pelo Roger, se devem muito mais ao maior tempo de trabalho e ao consequente maior conhecimento do elenco e de suas características, do que necessariamente às críticas que ele sofreu. Vamos que vamos, debatendo nosso GALO em alto estilo. Abços e SAN.

      2. Bom dia Daniel! O Barros acabou comentando antes e escreveu o mesmo que eu iria escrever. Sem tempo para trabalhar nem o Guardiola consegue resultados. Marcelo Oliveira por exemplo começou a trajetória no Tremense perdendo o Mineiro pro Galo, mas pouco depois foi bi brasileiro e finalista da CB. Você sabe que sou da ala dos otimistas, mas também critiquei muito as escolhas erradas do Roger e assim como você não pedi a cabeça do treineiro. Demos um voto de confiança e o Roger nos retribuiu com muita humildade! Se fosse um técnico experiente não teria mudado o time. Levir mesmo morreu abraçado com a sua teimosia. O importante é que agora estamos vendo a evolução esperada.
        Abraço!

        1. Barros e Hermano, estou de acordo! A evolução é mérito do Roger, da sua capacidade e do empenho dos jogadores. A continuidade do trabalho é de fato essencial. E que assim prossiga! E sinceramente, se o Galo mantiver o nível dos reforços como tem sido recentemente (sem cometer equívocos gritantes), mantendo o Roger no comando (dando a possibilidade dele montar uma equipe aos poucos), com a Massa apoiando pra valer durante os jogos (fáceis ou difíceis), a tendência é que esta somatória nos garanta títulos expressivos este ano e nos próximos anos também. Abraço!

    4. Barros, reportagem muito propícia para o momento de agora que temos no blog e para o momento que estamos vivendo na temporada. Roger veio mudar um estilo de jogo que existiu nos últimos 5 anos. Ainda há muito pra se fazer, mas a evolução é bastante significativa. Eu acredito em mais títulos na temporada. Basta que o deixem trabalhar. Aqui é Galo!

  17. Saudades quando o Jornal Estado de Minas e Portal Uai eram imparciais. Hoje, parece mais Jornal e Portal Atlético Mineiro ou sucursal CAM. Vergonha. Não menosprezo a conquista do Atlético Mineiro. Parabéns. Mas, ficar ressaltando como torcedor a conquista do CAM e nenhuma linha acerca do jogo Cruzeiro Sul-americana de hoje e a conquista incontestável do Vôlei no último domingo, é vergonhoso.

    1. Depois de reclamarem da FMF, da arbitragem (vejam só!), da diretoria do Galo e da concessionária do Independência, só sobrou para elas agora somente reclamar da imprensa. Que fase!

      Ô Maria, deixa eu explicar uma coisa. É o vencedor quem conta a história. Todo mundo quer saber o que o vencedor fez e falou. Isso é que é notícia desde sempre, independentemente de quem ganhou.

      Eu sei que a vaidade mariana fica muito ofendida por não ser destaque, por não ser notícia. Faz parte, maria. A imprensa está apenas cumprindo seu papel.

      Agora, tenho certeza que no cantinho do jornal, proporcional à importância do momento do time, haverá alguma informaçãozinha sobre o crüzeiro e sua participação na Libert…ops, Sul-americana.

      Deve ter algo também, proporcional à importância que o esporte possui entre nós, alguma notíciazinha sobre essa incontestável vitória no volei do crüzeiro. BH está em festa pois os meninos ganharam no futebol e as meninas, no volei.

      As notícias são proporcionais à importância e ao interesse de cada um dos assuntos.

      Um abraço, maria. #choramenosejogamais.

    2. Éhhhhh …! o RECLAmano mimineses conseguiu é a proeza de espalhar sua choradeira p/ as maria …a prova aí ! Dê uma bolsa maria e/ou um gnv blue ‘prêle’ Dudu … maria é piada pronta até em Blog Atleticano… rsrs

    3. …meu caro Luiz, esses jornais que vc citou aí não são jornais policiais, por isso não citam seu time….quer saber sobre desgraça?…procure outros jornais……kkkk….aliás, por que vcs azuis nao criam um jornal pra vcs?….eu tenho uma ideia para o nome: “Conspiração Azulada”….ou quem sabe “Confraria dos Chorões marienses”?…ou talvez, “Jornal O Vira-latas”?….kkkkk

  18. Que bacana, Parabéns Galo Toronto!! Em 2010 eu fiz um trabalho de duas semanas no Canadá, no Campus da Humber College em Toronto e aconteceu um fato legal. Junto comigo nesta ocasião, estava o Ryan, um recém formado treinador britânico, torcedor ferrenho do Newcastle United. Assistimos juntos um jogo deles. O Newcastle (que tem uniforme preto e branco ) contra o Everton (uniforme azul ). Nisso eu já brinquei com ele dizendo que aquele jogo era uma versão britânica do clássico Mineiro e que certamente o Newcastle iria ganhar. Não deu outra, fui pé quente, o time alvinegro venceu no estádio do Everton, quebrando um tabu de 9 anos, salvo engano. O Ryan ficou louco! Aí mostrei pra ele um jogo do Galo, aquele inesquecível jogo do Fábio de Costas e mostrei também a festa da torcida atleticana. O cara se apaixonou pelo Galo! Me pediu até uma camisa! kkkkk Disse que iria passar a acompanhar o Galo pela internet. Ele comentou que já conhecia o Atlético, mas que acompanhava mais o Corinthians devido a maior exposição do time paulista na mídia. Quando o Ronaldinho foi contratado, ele disse que mais dois colegas dele iriam torcer pelo Galo. Em 2013, na conquista da Libertadores, ele me mandou muita mensagem no celular “gritando Gallo” com dois Ls kkkkkkkkk. É muito bacana essa interação fora do país, principalmente com aqueles que acompanham o futebol mundial com mais intensidade. Em outra oportunidade, vou compartilhar aqui outras experiências como essa. Saudações!

  19. Parabéns a GALO TORONTO, sinceramente não sabia que havia tantos consulados do GALO assim espalhados pelo mundo. Bela iniciativa essa de contar as histórias no blog. E tem um certo timeco que fala em time do povo kkkkkkk. Sabe de nada inocente.Aqui é GALO.

  20. O Galo vai dominar o mundo! Parabéns a mais um consulado que leva nosso nome e nossas cores por todos os cantos.

    Gostaria de fazer um comentário direcionado à diretoria do Galo:
    Levem o próximo jogo da Libertadores para o Mineirão, a preços populares. A torcida merece! Certamente 50 mil apaixonados estarão presentes empurrando o time rumo ao primeiro lugar do grupo.
    Jogar no Independência é ótimo, fazemos grande pressão nos adversários, mas acredito que contra o Godoy Cruz iremos ganhar seja onde for. Por isso sugiro o Mineirão, com ingresso acessível aos torcedores mais humildes. Nas oitavas voltamos para o nosso temível caldeirão.

    1. Brilhante ideia!!!! SALÃO DE FESTAS COM PREÇOS POPULARES!!Nada contra o CALDEIRÃO!!!! Muito pelo contrário! A renda, provavelmente, vai ser a mesma!Tão somente para que a MAIOR DE MINAS possa estar em maior número acompanhando nossa razão de viver! GALÔÔÔÔ!!!!

  21. Inaugurando a fase de cornetagem para o campeonato brasileiro – uma vez que, a meu ver, quem não cobra o seu time, quem não dá palpite, quem não se posiciona pacificamente, ou é expectador ou é simpatizante, mas não é torcedor, não é participante – me vem a mente Robinho. Robinho andava devendo, e não era pouco. Talvez aquela fatídica ida à seleção fosse à causa. Ontem, num famoso programa de TV, revelaram que, enquanto abraçava Roger pelo título mineiro, Robinho disse algo como “esse é o título do melhor técnico do Brasil, mas foi o neguinho aqui que deu ele pra você”. Atenção: eu estou reproduzindo o que disseram os comentaristas, e não necessariamente com as palavras exatas. Mas foi algo do tipo. Ora, para dizer isso é bem óbvio que Robinho estava dando uma resposta aos seus críticos. Talvez Roger fosse um deles. Logo, tínhamos razão nós que cobramos. E cobrar do Robinho é cobrar de quem pode entregar, porque craque ele é. Mas será que aguenta o tranco jogo após jogo? Nenhum deles aguenta. Então, sábado vamos jogar fora contra o time da Globo. Só isso já é um problema. E ainda por cima é um bom time. O que devemos fazer? Simples: trancar a casinha. Três volantes, MR mais defensivo que ofensivo, FS da linha de meio para trás, 4-4-2 clássico, eficiente e eficaz. E Cazares e Otero para puxar a correria. Fredão de pivô, mais livre. E dois xerifões atrás dos dois avançados: Adílson e, pasmem, Danilo. O outro volante, é óbvio, é o melhor de todos, Elias. Por que Danilo? Porque, para mim, melhor que o Rafael Carioca até eu sou. Mas como Rafael Carioca é querido nos quatro cantos da Cidade do Galo (parece que só eu acho que ele JOGA NADA), vamos com ele mesmo, e seja o que Deus quiser. 90 minutos rezando para ele não entregar a rapadura. Mas o que são 90 minutos, não é mesmo? Depois (ou durante) é só tomar um tarja preta, e tudo bem. Robinho só no segundo tempo, quando Rever já estiver de bico aberto de tanto correr atrás de Cazares e Otero. Ah… e alerto às madames assistentes de ópera: vai ter cornetagem rodada após rodada. Porque eu não sou torcedor, eu sou atleticano. É quem é atleticano, participa.

    1. Fala Maurício, bom dia blz? Eu até já interagi em alguns comentários anteriores seus, concordando com alguns pontos. Mas tem uma coisa que sinceramente não entendo. Numa boa, não é uma pergunta irônica ou provocativa… mas porquê vc acha que o R. Carioca não joga nada? Na prática, qual é o problema que vc vê nele? Queria entender isso melhor. Saudações!

      Obs: não sou advogado do Carioca, se ele estiver mal, vou criticá-lo também. Mas queria entender a sua perspectiva.

      1. Oi, Daniel. Bom dia. É que o cara só entra com o “pé mole”, avança demais sem ter talento para ser um finalizador, como o Elias e perde bolas bizarras que resultam em contra-ataques fulminantes, até porque quase sempre quando ele perde a bola ele está na intermediária de ataque e seu setor está descoberto. E como ele faz isso com frequência, a iminência de infarto é constante durante todo o jogo. Como eu sonho com uma boa proposta por ele. Uma mais-ou-menos já me alegria muito.

        1. Entendi Maurício. Houveram jogos em que ele atuou mal, mas se observar bem, o time inteiro jogou mal. Ou seja, qualquer jogador está sujeito a más atuações. Respeito o seu ponto de vista, apesar de discordar. Mas se me permite, queria recomendar… além de dar uma espiada nas estatísticas do Carioca, tente avaliar o cara com mais imparcialidade. Nos jogos, principalmente nos recentes, observei desarmes na bola, sem falta, antecipando ou ganhando na corrida. A saída de bola dele é cadenciada, não vai ser agudo realmente, até porque é uma zona perigosa do campo, onde o passe precisa ser feito com muito cuidado. Sobre a chegada dele no ataque, eu sinceramente acho que ele segura até demais pra subir, porém, as vezes que chegou percebi que ele é meio inseguro pra finalizar mesmo; mas uma conversa e um estímulo do Roger dando confiança pra ele já ajudaria bastante. Eu o considero um baita meio campista, raridade no futebol hoje. Mas é isso aí, futebol é assim, cada um tem uma perspectiva; não é a toa que acho esse esporte sensacional. Saudações!

        2. …putz, é cada comentário que chego a ter azia…..largaram do pé do Rocha agora resolveram atacar o Carioca…..é oss…o.

      2. Bom dia Daniel! Não perca seu tempo. O cara fala que o Danilo é melhor que o Carioca. E ainda usa um argumento pífio de que o Carioca perde muitas bolas, sendo que ele tem o maior índice passes certos do Galo (média de 90%). Já teve o maior índice do Brasileirão também. Não faz sentido.

        1. Fala Hermano! Eu queria entender heheh porque não é o que eu vejo nos jogos… Mas enfim esse espaço que o Eduardo e o blog nos proporcionam aqui é ótimo por isso também, vejo debates muito bacanas por aqui. Além do conteúdo que o Eduardo nos traz diariamente, as trocas de idéias são produtivas ao meu ver.

          Obs: por pouco você não acerta o placar do clássico ein! hahah se o Cazares fizesse o gol no final do jogo vc teria acertado. Abraço, Saudações!

          1. Não acertei o placar mas acertei os gols do Robinho e do Elias no aplicativo My Team. Esse ano tô bom de palpite kkkk.

        2. Pessoal desculpe minha intromissão, mas o Rafael Carioca é um jogador diferenciado para a posição que hoje ele ocupa no time; isto porque nenhum cabeça de área do futebol brasileiro tem a técnica, habilidade e assertividade nos passes como ele. Porém a minha crítica ao jogador é que ele às vezes prefere jogar para trás, ao invés de fazer o time atacar. Sei que em determinados momentos isto é necessário, mas acho que ele às vezes exagera. Além disto, nós atleticanos, estamos acostumados nesta posição, com jogadores tipo general, que são raçudos, impõe respeito até com uma certa virilidade; e creio esta não ser uma característica do Carioca, prova disto é que ele sempre toma cartão quando usa deste artifício. Não digo que ele seja passivo, porém falta-lhe as vezes ou não demonstra a raça necessária para a posição. Dia destes o critiquei por virar as costas para um lance, porque seus companheiros não estavam fazendo a devida marcação, durante um jogo. Mas pesar destas deficiências, ele é um cara diferenciado para a posição, e prova disto foi que chegou à seleção Brasileira e é pretendido por times de fora do Brasil.

          1. JbhGalo, boa tarde. Legal, vc fez uma observação mais coerente com o atleta em questão. Acho que esses são pontos que ele precisa melhorar realmente, às vezes é marrento demais heheh isso pode atrapalhar. Mas com a engrenagem do time funcionando direitinho, acho que ele contribui muito durante a partida. Gosto de vê-lo jogando. Nos últimos jogos eu vi ele atuando com bastante vontade, às vezes até exagerou na força. No final das contas, acho que o Galo ta é muito bem servido com Carioca, Elias e Adilson; e se tiver mais oportunidades, o Ralph pode ser melhor lapidado no time profissional.

          2. Rapaz, esse coisa de virar as costas ou de lado para o lance é típico nele. E eu nem falei disso. É outra coisa que me irrita. Disse-o muito bem.

        3. …Hermano, esse aí é um dos que eu tenho minhas dúvidas…..puts, o cara nem comemora a sapecada nos azulados, só sabe chorar….

          1. Eu não tenho dúvidas, a mim não engana! E outros dois assíduos que sumiram foram Adilson e Roberval. Fico só observando. Queria ter a barba do tamanho da do Eduardo para botar de molho kkkkk!

    2. Bom dia Maurício, tô contigo e não abro. Veja só a incoerência. Tem fiscal de cornetagem aqui que diz que é torcedor em qualquer circunstância e não abandona o Galo de jeito nenhum. Mas, quando a gente corneta eles dizem que estamos com saudade do Mixirica, do Vanderlei, do Paulo Cury, Ziza e etc. Se eles são Galo em qualquer circunstância e não cornetam de jeito nenhum, então eles aplaudiram essas excrecências todas em todos os tempos. Dito isto, Maurício vou te cornetar também, tá? Corneta amiga como devem ser todas. O Carioca é craque. Discordaram de mim ontem porque eu disse que ele não é primeiro volante. Que seja, então, não tem importância nenhuma ele ter nascido na primeira volância e jogado até na conchichina assim. O negócio é que no Galo ele não rende assim tanto quanto está mais adiantado. É só lembrar de quando ele chegou aqui. Disseram até que ele deveria jogar de terno e gravata. Então, observe-o mais um pouquinho e com aquele carinho que atleticano tem por tudo que representa o Galo. Ser atleticano é coisa que esses torcedores não compreendem e por isso piram com as nossas cornetagens. Um abraço de atleticano para atleticano com corneta e tudo. Acho até que vou comprar um trombone.

      1. Oi Paulo Silva. Fique a vontade para cornetar minha cornetagem. Afinal, impossível concordar em tudo e acho justo e válido o debate civilizado. É sempre um prazer contar com suas intervenções.

      2. …pronto, juntaram as malas…..meu deus, é muito azedume junto…..é meu caro eduardo, eu não sirvo pra coordenar um blog como o seu……vc é um um gentleman , se é comigo eu vou na voador com uns caras choraõ desse jeito….Eduardo, me perdoe , espero que vc não bloquei esse meu posts, mas esses 2 aí nada me tiram da cabeça que são simpatias…..cornetar é uma coisa, mas esse 2 aí precisam ser estudados pela NASA…

        1. Alex, essa dupla no post de ontem focou mais em defender a cornetagem deles do que em comemorar o título. Quando foram falar sobre o meu comentário só deram enfoque nessa parte. Acho caso perdido tentar discutir. O jeito é ignorar. Aqui é Galo!

    3. Sendo assim Mauricio vou participar e descordar com vc em relação ao Rafael Carioca. Ele junto com o time vem numa crescente, com 3 volantes ele tem oportunidade de se soltar mais e não ficar tão sobrecarregado uma vez que o Elias sobe muito. Concordo com os laterais mais preso na marcação e a correira de Cazares e Otero. Pra mim formação ideal no meio para frente: CARIOCA, ELIAS, ADILSON, CAZARES, OTERO E FRED. Robinho correu muito Domingo e tem que ser ” poupado “.
      Galooooooooo.

    4. Mauricio, bom dia. Acho que cornetar é muito, mas muito diferente de torcer e participar. Como atleticano, você deve saber que nossa fama de torcida fanatica foi criada pelo apoio incondicional à camisa, ao clube. Não somos conhecidos pela cornetagem, coisa de torcida modinha e “exigente” fica habita o outro lado fresco da lagoa.
      A diferença entre torcer e cornetar é simples.

      Torcedor: Robinho está mal, pode render mais pois é craque. Vamos apoiá-lo, se nao der, que seja substituído.
      Corneta: Robinho desinteressado, nao tem “raça”, amarela em todo jogo grande. mercenário, volta pro Santos.

      Torcedor: Roger ainda nao encaixou o time, os jogadores parecem correr errado e se desgastando. é hora de mudar o esquema.
      Cornetea: Roger burro, FORA ROGER !!! tecnico que nunca ganhou nada, sá fala bem para as cameras …. time cansado, chega de carlinhos neves também

      Torcedor: Cazares nao esta sendo decisivo, passa o jogo todo correndo atras de lateral adversario e jogando na linha dos volantes.
      Corneta: Cazares Cacheceiro, vai embora do Galo, moleque. Nao corre, so que saber de gandaia …

      Torcedor: Não gosto do estilo de jogo do Carioca, Enfim, nao gosto dele mas tenho que engolir por tem um dos melhores numeros do pais para um jogador da posição … Esquema que deixa o cara sozinho de volante pra fazer cobertura de lateral mata o jogador, o time, o jogo, a torcida ….
      Corneta: Sou melhor que o Carioca, lixo, só toca pro lado e nao chega na frente pra fazer gols ….

      E por aí vai …

      Veja, que pelo historico e pelos alvos dos cornetas, o Galo provavelmente nao teria nem levantado a taça do Rural ….

      Menos Corneta. Mais Apoio.

      Torcida gosta muito de falar que isso é Galo, aquilo é Galo e etc etc etc …. Tudo com base no passado do clube e suas caracteristicas ….. Será que a torcida hoje em dia tem sido como antigamente ????? Será que em alguns momentos tambem nao tem faltado a tao falada ” Raça” para a torcida tambem ???

      Ficamos 13 anos sem disputar libertadores, hoje após 5 anos consecutivos (cravo que 2018) terá mais), tem torcedor que se revolta e quer toda a diretoria e elenco fora quando existe a possibilidade de se classificarmos em segundo do grupo …..

      1. Vamos nos classificar em primeiro no grupo e segundo no geral. Tenho fé nisso. Tem 50 anos que eu acompanho o Galo. Então, vou continuar torcendo e participando como sempre fiz. Tenha lá o nome que tiver. Daqui a pouca vai ter torcida esquerdista dizendo que pra ser Galo tem ser marxista; ou vai ter torcida feminista dizendo que pra ser Galo não pode ser machista. Mas gostei do seu post. Apenas não ligo a mínima se me acham corneta ou não. Só isso.

      2. Wally, se o Roger escuta esses 2 aí a gente teria tomado uma taca do time azul-calcinha….eu já estou começando a não levar esses caras a sério…..to achando que esses são os ‘cartas brancas” do blog….eles conseguem desagradar todos no blog…

  22. Gostei muito da camisa preta com gola branca. Como vi muita gente com ela, provavelmente foi feita pela turma do consulado, não é mesmo? Parabéns pelo bom gosto e pela família atleticana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.