Categories: blogueirosfutebol

AS BOLINHAS APENAS DEFINEM O INÍCIO DA CAMINHADA. O RESTO É O CLUBE QUEM TEM QUE DESENHAR

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Quem acha que o futuro do Atlético na Libertadores será decidido tão somente em função das bolinhas que, aleatoriamente, cairão ao longo do sorteio que definirá a fase de grupos da competição está redondamente enganado, ainda que teoricamente possa ser dito que o caminho deste ou daquele clube é mais fácil ou mais difícil dependendo dos adversários que compuserem o seu grupo.

E sempre existem aqueles grupos considerados mamão com açúcar e aqueles outros chamados de grupos da morte que tiram o sono de milhares e milhares de torcedores. Mesmo reconhecendo que alguns grupos são de fato bem mais pesados que outros seja em função da tradição, do peso da camisa ou ainda da qualidade do elenco dos times que o compõem, sou daqueles que entendem que o caminho pode ser mais ou menos penoso de acordo com o desempenho, os cuidados, a estrutura, o trabalho, o planejamento e a preparação de quem o percorre.

Um jogo fica mais difícil para um time se este o fizer mais difícil e mais fácil se este o tornar mais fácil, o que não significa menosprezar o adversário. Ao contrário, pois, para tornar um jogo mais fácil é preciso se preparar, se qualificar e se potencializar para isso.

Em suas entrevistas coletivas Mohamed tem recorrentemente festejado possuir sob o seu comando um elenco a que chama em bom espanhol de “largo”, ou seja, cheio de opções e extremamente qualificado. Ao exaltar estas características do elenco atleticano, o Turco deixa claro que, ao dispor de um grupo deste quilate em quantidade e em qualidade, ele tem condições de experimentar múltiplas variantes táticas, inclusive em uma mesma partida e diante do mesmo adversário, e assim confundi-lo e sobrepuja-lo.

Não é apenas a superioridade técnica individual do Atlético em relação aos seus adversários que o tem levado a vencer, a bater recordes de invencibilidade como mandante, a conquistar títulos e a virar jogos que, por um momento, parecem definitivamente perdidos. O que tem levado o Galo mais famoso e mais querido do mundo a obter esses números absolutamente expressivos é a capacidade do time de fazer na pratica esta superioridade técnica prevalecer. Ou seja, de tornar os seus jogos mais fáceis e as vitorias possíveis. E, claro, isso tem a ver com aquelas já reconhecidas e exaltadas resiliência, capacidade de superação e vontade de vencer.  

E, para um time ratificar na prática aquela superioridade que no papel é indiscutível e inescondível, é preciso que sejam dadas a ele as condições para que ele em campo ele possa traduzir o seu potencial. Assim, enquanto Antônio Mohamed e sua comissão técnica têm a missão intrínseca às funções de cada um de dar ao time estrutura tática, coletiva, física, emocional, mental, psicológica e motivacional, os dirigentes alvinegros, cada qual, no âmbito de suas atribuições têm a missão, não menos importante, de garantir que os trabalhos intramuros da Cidade do Galo não sofram descontinuidade e, ao mesmo tempo, de, brigar como deve ser brigada, a inevitável e sempre devastadora guerra dos bastidores.

Cada macaco em seu galho agindo em sintonia fina. Ou seja, assim como é fundamental a qualquer time jogar coletiva e harmoniosamente, para que as estratégias táticas funcionem e a qualidade técnica prevaleça naturalmente, a equipe de fora do campo também tem que jogar junto, de forma equilibrada e harmônica.

Recentemente o próprio clube, em uma matéria na TV Galo, ao exaltar a excelência e o leque de opções que o clube garantiu a Cuca no ano passado e a Mohamed até agora nesse ano de 2022, reconheceu que estes fatores foram primordiais para que o Atlético conquistasse os títulos que conquistou.

Ainda que a conjuntura econômica em crise recorrente e agudizada pela pandemia tenha feito o mercado da bola refluir, particularmente o chamado mercado primário, enquanto mundo afora, Europa inclusive, se multiplicaram os casos de clubes, empresas e associações, que entraram estado falimentar os primeiros e de insolvência os segundos, tenha facilitado ao Atlético “engordar” o seu elenco, vez que as saídas inicialmente previstas com o objetivo de permitir ao Glorioso cumprir as metas de vendas projetadas em seu orçamento para o exercício de 2021 não se concretizaram, é de se louvar o cuidado com as finanças do clube, com a politica de contratações pontuais, com a gestão de um vestiário tão pesado e tão complexo e com a administração de crises latentes, tão naturais em qualquer grupo heterogêneo, onde são múltiplos os temperamentos, cada qual com a sua individualidade e sensibilidade particular em relação aos problemas e aos desafios, o que permitiu ao Galo Forte e Vingador caminhar com segurança, equilíbrio e eficiência rumo aos títulos conquistados.

E se em 2021 já foi complicada e dura a tarefa atleticana, nesse 2022 ela é ainda mais pesada, complexa e desafiadora, vez que manter-se no topo é sempre mais difícil e penoso do que lá chegar.

Explosões emocionais como as de Keno sempre que joga mal, explorações maldosas e midiáticas sobre quem vai sair ou deve sair, administrar o numero excedente de estrangeiros no grupo, os egos normalmente inflados de um elenco estelar e os problemas decorrentes da implosão de contusões graves, fenômeno que, como agora, ocorre e perturba por vezes a vida do clube intramuros da Cidade do Galo, e ainda proteger as informações estratégicas em relação às reformas de contrato, contratações e segredos de negócio, são alguns dos principais e intermináveis desafios daqueles que têm por missão conduzir os destinos do clube que, paralelamente a tudo isso, jamais poderão deixar a transparência de lado, sob o riso de ver a sua credibilidade escorrer pelo ralo. Parece paradoxal, mas não é.

Enquanto isso, o caminho do Atlético na Libertadores começa a ser traçado. Mas, as bolinhas apenas irão definir o início da caminhada. O resto é o clube, com todos esses cuidados aqui defendidos, quem tem que desenhar. E isso, claro, vale também para o Brasilerão 2022 e para a Copa do Brasil desta temporada.

Blogueiro

View Comments

  • BOM DIA MAX , EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ESTÃO FALANDO EM "VENDER" O RESTANTE DO SHOPPING DO GALO. ....
    VENDER ESSE SHOPPING E NÃO RESOLVER DEFINITIVAMENTE O PROBLEMA DA DÍVIDA DO GALO , SERÁ UM PÉSSIMO NEGÓCIO........
    VENDER O SHOPPING E CONTINUAR ENDIVIDADO , SÓ VAI AGRAVAR AINDA MAIS O PROBLEMA.........
    PORQUE FICA SEM O PATRIMÔNIO , E O PIOR , DEVENDO E PAGANDO JUROS..........
    O SHOPPING É UM EXCELENTE ATIVO DO GALO , TEM LIQUIDEZ E NÃO PODE SER MENOSPREZADO......
    A DIRETORIA JÁ AFIRMOU QUE AS DÍVIDAS DO GALO PARA SEREM QUITADAS ""À VISTA"" TERIAM UM GRANDE DESCONTO , PORQUE ESTÃO
    INFLADAS COM JUROS EXTORSIVOS , E É ASSIM QUE FUNCIONA NO MERCADO.
    """ATENÇÃO""" :
    O SHOPPING , PODE ATÉ SER VENDIDO , DESDE QUE SEJA PARA RESOLVER DEFINITIVAMENTE O PROBLEMA DA DÍVIDA DO GALO.

  • Bom Dia! Com esse treinador vamos ficar a ver "bolinhas" - como já estamos vendo -, no meio do caminho.

  • Abençoado seja o Clube Atlético Mineiro,a filosofia máxima de seu povo. No grito,nas palmas,no peito e na alma, parabéns @Atletico pelos 114 anos de lutas, resistência e glórias. Aproveito p parabenizar á todos(as) Atleticanos(as) pelo nosso dia. Aqui é GALO po##@@@
    #Galo114Anos

  • Parabéns ao nosso Galo!!

    Seguindo a filosofia lugaliana, hoje, só o fato de o Galo existir já me faz feliz!

    • Bom dia para todos!
      E VIVA O FILÓSOFO LUGALO!!!!!
      KKKKKK.
      Parabéns ao GALO!!!

      O NOSSO TIME É IMORTAL..

  • Parabéns e obrigado, GALO querido! Vc é o maior do planeta, o futebol só existe por causa do GALO. Sempre fomos os maiores, desde 1908, nascemos assim, nunca houve mudança de patamar. O GALO foi fundado pelo povo e para o povo, do preto e do branco, do rico e do pobre. SEMPRE! Obrigado, GALO! SAN

  • Bom dia! Parabéns ao imenso Clube Atlético Mineiro, paixão avassaladora, de quem torce contra o vento! Nosso reconhecimento e gratidão aos envolvidos, em todos os tempos, na construção desses 114 anos de histórias inesquecíveis, do mais simples funcionário aos Atletas, Diretoria e Benfeitores! Que venha a Libertadores e as demais competições, mas, uma coisa é certa, ganhando ou perdendo, sempre estaremos juntos e acreditando, porque esse é o espírito Atleticano! Vida longa ao Galo mais amado do Mundo!

  • bom dia Eduardo e massa e max Pereira. parabéns clube atlético Mineiro o maior de Minas e do mundo. obrigado galo pelos 114 anos de existência. que em 2022 venha vitórias. grandes taças para sede do galo. vai galooooooooo.

Recent Posts

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

13 horas ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

2 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

3 dias ago

Próximo jogo no Independência

Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…

4 dias ago

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

5 dias ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!