As alterações na lista da Copa Libertadores

 

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Ainda vivendo nosso sagrado direito de curtir a vitória no clássico, temos que virar o chip e mirar a Copa Libertadores da América. Time grande é assim, disputa Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores, aguarda a sequência daquela Primeira Liga… Tudo isso depois de já ter consolidado o Mineiro. Não tem folga, privilégio esse só para clubes menores, que sequer estão na disputa da Sul-Americana, uma espécie de segunda divisão das Américas.

De imediato, vamos às alterações na lista para a sequência da Copa Libertadores – aquela mudança que a Conmebol fez para ajudar o River Plate, que teve mais da metade do time pego em teste antidoping. Não temos nada com isso, vamos aproveitar o favorecimento a terceiros e ajustar nossa vida na competição. Confesso que tinha feito um texto preliminar para nosso debate sobre eventuais mudanças. Como elas foram anunciadas, tive que promover alterações no proposto.

A meu juízo, teríamos sete jogadores para preencher as seis vagas, embora ainda tenha a alternativa de contratar outros atletas. Entretanto, para duas das posições que julgo serem as mais carentes, ao que parece, encontramos solução doméstica. Na lateral direita, até que Marcos Rocha se restabeleça, Alex Silva – que voltou na emergência – vem dando conta do recado.

Pedíamos dois zagueiros, mas se o capitão Leonardo Silva não tiver com algum problema grave, podemos contar com ele e Gabriel, além de Felipe Santana, Rodrigão e Jesiel. Destes, três estão no estaleiro, só Gabriel, que voltou recentemente, reúne plenas condições de jogo. A solução doméstica evidente foi a boa surpresa Bremer e talvez Matheus Mancini. Se ele não entrou na lista, ainda que por enquanto, qual a razão de viajar com a delegação para a Bolívia? Só teremos Jesiel para o banco? Bom, existe a possibilidade, caso necessário, de usar Roger Bernardo e até mesmo Adilson.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Roger Bernardo, Valdívia e Marlone completam as cinco mudanças. O último deles, a meu sentir, ficaria de fora, mas como foi indicação do treinador é compreensível sua inscrição. E o Gustavo Blanco? Não estaria nos planos imediatos para a Libertadores? Ainda, antes das semifinais, outras três alterações serão permitidas. Ou ele e Matheus Mancini ou até mesmo alguma cara nova disputam essa sexta permissão para até antes da segunda partida desta eliminatória?

Pois bem, mas entre os que saíram – sinceramente – nenhuma surpresa. Vamos lá. Clayton, Maicosuel e Carlos Eduardo já não fazem parte da nossa equipe. Erazo e Thalis, a meu entender, disputavam com Danilo as duas possibilidades. Rodaram os dois primeiros. Mas ainda falta o último nome a ser modificado. Entendo que seria Carlos César, uma vez que o lateral contundido terá maior tempo de inatividade. Lembremo-nos que quem sai da lista não pode voltar na outra alteração.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Da lista inicial, permanecem os demais 25. Quem fica? Victor, Giovanni, Uilson e Cleiton, goleiros; Marcos Rocha, Carlos César, Fábio Santos, Danilo e Leonan, laterais. Entre os seis zagueiros inscritos permanecem: Léo Silva, Gabriel, Felipe Santana, Rodrigão e Jesiel, a maioria internada no Departamento Médico.

Os cinco volantes continuam e recebem a companhia de dois novos contratados. Permanecem: Rafael Carioca, Elias, Adilson, Ralph e Yago. Os meias que continuam são apenas os dois estrangeiros, sempre convocados para as seleções de seus países. Cazares, do Equador e Otero, da Venezuela. Já na frente serão mantidos Robinho, Fred, Luan e Rafael Moura.

Bem vindos, Alex Silva, Bremer, Roger Bernardo, Valdívia e Marlone. Que vocês somem ao time em busca do segundo título da Copa Libertadores das Américas.

Blogueiro

View Comments

  • Concordo também que falta um atacante de velocidade. Como sugestão: Wellington Silva (Fluminense) . Abraços,

  • Creio que temos um plantel com diversas alternativas diferentes. E Roger tem tentado criar uma equipe em que todos jogam e desta forma tem ritmo para entrar . Acho Eduardo que o mais importante é este sentido e técnicamente o plantel é bastante equilibrado e homogêneo e os problemas maiores foram relativos as perdas de muitos jogadores de 2 funçôes - lateral e volantes. E não há comprometimento mesmo com improvisações. Se conseguirmos manter este mesmo espírito das 3 últimas partidas - especialmente a bravura de Chapecó - estaremos com o nosso melhor.

  • Acho que falta apenas um atacante de velocidade, para puxar contra-ataques, o resto está muito bom. Colocaria no lugar do Marlone.

  • Bom dia amiGalos!!
    Esse ano ainda não tivemos uma sequência grande de vitórias, mas estamos vivos e conseguindo os objetivos.
    Toda vez que o time foi contestado e cobrado a resposta foi positiva.
    Na primeira turbulência do ano o esquema de jogo não estava favorecendo, o Roger trocou o esquema e o time acertou a rota.
    Dessa vez a turbulência foi pela maratona de jogos, principalmente os jogadores com mais de 30 anos caem muito de produção com uma sequência quarta e domingo, sem falar nas lesões um jogador por semana no DM prejudicando o time.
    A solução também foi um pouco tardia time alternativo contra a Chapecoense e uma vitória na raça, antes tarde do que nunca.
    Esse planejamento do time alternativo não pode e não deve mudar, nosso time titular tem oito jogadores com mais de 30 anos vejam:
    Victor, Leo Silva, Fábio Santos, Adilson, Roger Bernardo, Elias, Robinho e Fred.
    Para manter o time jogando em alto nível, com tempo para treinar e descansar a única solução é manter o time alternativo jogando.
    Cada time vai jogar somente uma vez por semana e vão ter tempo de descansar e treinar, podendo inclusive fazer coletivo um time contra o outro esse é o planejamento ideal.
    Tá mais que na hora de colocar essa molecada para jogar e colher os frutos dessa safra boa que vem por aí.
    Tem muito jogador bom pedindo passagem e esse time alternativo vai manter-los jogando e criando uma disputa sadia por posição.
    Gostei da lista da Libertadores principalmente por ter 12 jogadores dá base ou seja 40%, que ano que vem seja 50% a 60% quanto mais melhor para o Atlético.
    Baseado nessa lista minha sugestão para os dois times é a seguinte:
    Time titular:
    Victor
    Rocha - Leo Silva - Gabriel - Fábio Santos - Adilson - Roger Bernardo - Elias - Cazares - Robinho e Fred
    Time alternativo:
    Cleiton - Alex Silva - Bremer - Matheus Mancine - Leonan - Yago - Gustavo Blanco - Ralph ou Marlone - Valdívia - Otero ou Marquinhos - Rafael Moura
    Reposições de elenco: Felipe Santana, Rodrigão, Jesiel, Nathan, Danilo, Carlos Cesar e Luan, é uma pena o Luanzinho está nessa situação não sabemos se podemos contar com ele.
    Nessa simulação considero o Carioca vendido o que é mais provável e melhor para ambas as partes.
    Que nosso caminho seja com menos turbulência e recheado de vitórias e títulos empurrados com a força da massa!!
    Vamos apoiar galera principalmente essa meninada que tá chegando e pedindo passagem!
    Saudações!!

  • Como é bom o GALO ganhar os cornetas somem. Mas engraçado o GALO não tinha nada Técnico, Diretoria, Time, Base, Planejamento, já sei devem estar pensando, quero ver na hora que houver uma derrota aí vamos pra cima desse arrogante. Podem vir sou GALO até nas derrotas acredito sempre, ainda mais agora depois da volta do bom futebol e da confiança temos tudo para buscar e disputar títulos, pode até não ser campeão mas se demonstrar raça, luta e respeito a instituição já valeu demais. Quanto a lista nada a reclamar só acho que o Marlone não provou a que veio, mas quem não se lembra do Rafa Marques salvando aquele gol em cima da linha na Argentina contra o News? se não fosse ele era 3x0 e aí nem eramos Campeão da Libertadores. Quem sabe o Marlone não faz um gol decisivo afinal o destino nos prega várias peças. Saudações Alvinegras.

    • "Quem sabe o Marlone não faz um gol decisivo afinal o destino nos prega várias peças"..... Está louco??? Ai teremos de aturá-lo por mais uns 6 meses de de prorrogação de contrato. hehehe

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Para mim, nenhuma novidade com relação a lista divulgada; é o que temos de melhor no momento. Exceção talvez seja Marlone, que não agregou valor algum ao grupo... paciência.
    Dias atrás, estávamos preocupados com a sequência de jogos difíceis que teríamos pela frente: Botafogo, Cruzeiro e agora o J Wilstermann. Jogos considerados pedreiras. Fomos felizes e já superamos dois obstáculos, restando um, para fecharmos com chave de ouro essa sequência.
    Acredito que a rejuvenescida que o Roger deu à Equipe com a entrada dos meninos da Base deu mais oxigênio, força e motivação ao Time. O caminho para mim é este mesmo: mesclar jogadores jovens/operários com os nossos veteranos/medalhões; essa mistura está dando certo.
    Lamentável mesmo, são as condições físicas de L Silva e Luan. O aproveitamento deles sempre é uma incógnita. Robinho também precisa mostrar mais serviço.
    Boa notícia, é saber que Marcos Rocha e Giovanni já começaram a fazer o trabalho de transição do DM para o gramado. Marcos Rocha sempre é um grande reforço.
    Bica Bicudo!

  • As pressões e as críticas surtiram efeito, as coisas começaram a mudar, se ficar passando a mão na cabeça o chinelinho volta...Essa turma só funciona na pressão...Até o RM reviu seus pensamentos. Alguns falando que a base foi um planejamento??? será, pra mim foi mais um acho e uma grata surpresa e uma saída que teve para o momento...Pelo menos as coisas começaram a andar e a dar certo...Bora Galo.

    • Perfeito seu comentário. A mudança de atitude de Roger Machado é clara e nítida. De um estagiário sem sangue para um treinador que vibra e cobra. Não há dúvida alguma de que a mudança se deve à atuação dos chamados “cornetas”, que não se contentam com um time sem brio e alma.

      • Acho mais fácil vc falar isso do que admitir que estava atrapalhando e sendo precipitado ao pedir a cabeça do treinador. Enfim, admitir que estava errado. Provavelmente não vai aos jogos, deve assistir do sofá. Se estivesse no campo, teria um pouco de vergonha de fazer tal comentário. Quem acompanha o GALO no Horto, na Pampulha, ou brasil afora, sabe que a postura do Roger é a mesma, desde que chegou. Tem problema não, o GALO vai chegar, APESAR de você atrapalhando, e não por causa das cobranças, suas e de outros. Acreditar que o treinador "mudou" porque meia dúzia de menino criado pela vó esperneou e deu piti na internet é muita ilusão (pra ser gentil).

        • "Muita ilusão" mudar porque a internet chiou. Isso acontecer, em pleno século XXI? Claro que não. Quem é que liga para o que a "meia-dúzia"da internet diz? Deixa eu ver se eu lembro alguém (claro, alguém importante).... Ah, sim. Só mesmo os políticos, os magistrados, os artistas, os jogadores de futebol, os esportistas de outras modalidades, o RH das empresas. Pensando bem, ninguém liga para a internet... Ainda bem que o Roger ligou. Agora, é continuar cobrando, pois Roger é fraco e não caminha com as próprias pernas ainda. A cobrança continuará, sempre de forma pacífica, mas resoluta.

    • Equivocada sua análise. Roger não reviu seus pensamentos. Roger vem implantando um sistema e suas variações desde o início de seu trabalho. Obviamente, às vezes dá certo, às vezes não, porém, a ideia central, a forma de trabalhar do Roger, de posse de bola, de esperar o adversário, de recomposição, isso vem sendo implantado desde o início do ano. Agora, estamos colhendo os frutos do trabalho. Alguns impacientes e mal entendidos, pediram a cabeça do treinador. Ainda bem que nosso Presidente aprendeu com o Kalil e não dá ouvidos à torcida. A maioria só fala merda. SAN

      • Concordo Barros! Roger Machado só mudou o esquema uma vez pra 3 volantes, mas em momento algum mudou sua filosofia de trabalho. O que faltava ao Galo era atitude de alguns jogadores, um DM mais eficiente e principalmente paciência da torcida (parte dela). Com a volta de alguns jogadores o elenco se fortaleceu. Agora as coisas vão melhorar!

      • Barros, é exatamente isso. O famoso sistema com ‘três volantes’ que o Roger teria montado para os jogos das finais do mineiro é uma bobagem, em primeiro lugar porque não havia ‘três volantes’, já que o Elias passou a jogar mais avançado como um meia, jogando pela direita. Em segundo lugar, porque essa mesma formação já havia sido testada pelo Roger desde o jogo contra a Tombense quando entrou o Danilo como meia, jogando pela esquerda e o Rafael Carioca e o Elias mais recuados.

        Esse sistema deu uma bela encorpada no time, porém não teve futuro por conta das limitações do Danilo. Naquela época o Adilson ainda não tinha condições de jogo. Nas finais o Roger utilizou esse sistema que já havia sido testado, mas colocando o Adilson no lugar do Elias e o Elias no lugar do Danilo, porém jogando pela direita.

        Ou seja, o Roger não fez nada além do que ele já havia feito antes, apenas modificando os jogadores e seus posicionamentos em campo. Mas teve corneta que, para vergonha alheia, afirmou que o Roger finalmente ‘ouviu o que eles vinham pedindo há muito tempo’. kkkkkkk

        A propósito, a entrevista do Roger no domingo foi muito clara nesse sentido ao dizer, mais uma vez, que ele não lê nada e não ouve nada que sai na mídia, justamente para não ser influenciado em seu trabalho. Como exemplo, citou o Alex Silva, que se fosse ouvir o que o jornalista relatou que se dizia à época, não o teria trazido de volta. Foi uma pá de cal na pretensão de alguns ingênuos que mantém a ilusão de influenciar de alguma forma os trabalhos no clube com sua corneta desvairada.

        E é muito razoável que quem recebe muito bem pelo seu serviço saiba o que está fazendo e por isso mesmo, não queira receber influências externas dos milhões de treinadores amadores que existem nas arquibancadas e também na mídia, todos portadores da 'fórmula secreta do sucesso'. Até porque, como você afirmou, infelizmente, ‘a maioria só fala merda’.

        Essa postura do Roger, longe de ser arrogância, chama-se convicção. Ficaria muito preocupado se fosse o contrário e o treinador estivesse perdido, cada hora testando um novo ‘pedido’ que viesse da arquibancada.

        Talvez se fôssemos mais consequentes nas nossas sugestões e críticas, haveria uma maior chance de os profissionais do clube, vez ou outra, ouvirem o que diz a torcida para, de repente, descobrir algo que lhes tenha escapado. Porém, como nós nos orgulhamos da nossa bipolaridade que nos faz irracionais em nossas opiniões e críticas, a maior parte delas destrutivas, o melhor que os profissionais devem fazer mesmo é se blindarem dessas ‘influências’ que em geral não agregam nada de valor, muito pelo contrário.

        • Racho os bicos quando leio aqui "finalmente o treineiro deixou de ser teimoso e resolveu nos escutar", etc... É válido pela troca de idéias entre a torcida, mas é muita pretensão achar que alguém influencia o técnico por suas "fortes convicções"...

  • Falemos da Libertadores. O Jorge é um time muito compacto, joga dentro de um espaço de 30 metros e tem preparo físico ótimo . É importante ter a posse de bola e tirar a velocidade do jogo. A linha de zaga mais adiantada para evitar chutes de média distância . Neste jogo, precisamos de Roger B e Yago(Adilson) 100%, entendo que Carioca neste jogo será um grande erro. Gostei muito do pos jogo , quando o Roger chama o time e diz "é assim que a nossa torcida gosta, se não jogar bem que a gente busque a vitória até o último momento". Vamos Galoooo

    • Perfeito seu comentário. A mudança de atitude de Roger Machado é clara e nítida. De um estagiário sem sangue para um treinador que vibra e cobra. Não há dúvida alguma de que a mudança se deve à atuação dos chamados "cornetas", que não se contentam com um time sem brio e alma.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

18 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!