Categories: blogueiros

A Arena do Galo está incomodando

 

Imagem: UAI

A postagem de ontem, aqui neste nosso cantinho Atleticano, teve a intenção exclusiva de exaltar nossa rica e incontestável história. Às vezes, alguns amiGalos se deixam contagiar pelo espírito de quem tem vontade de gritar Galo e se sente reprimido. Daí, torna-se necessário mencionar alguns fatos irrefutáveis que essa gente insiste em não reconhecer. Disse no início do texto que cada um tem suas convicções, respeito o contraditório sem abrir mão da minha crença. É difícil entender isso?

Pois bem, diante de tamanha repercussão, ao invés de – conforme era intenção – fazer um texto sobre o pífio desempenho do nosso time na temporada (amanhã publico, se nada em contrário acontecer), me vejo obrigado a tecer considerações a respeito de que com o Galo “não tem comparação”. Confesso que o tema foi despretensioso, mas a aprovação da reação dos não Atleticanos foi intencional. Assim como também foi deliberado deixar as aprovadas até por volta de 16h, para depois resumir ao que pensamos nós, os Atleticanos.

Aquelas que ficaram em exposição até este horário, foram fazer companhia às outras duas dezenas que sequer mereceram entrar na página. Entre essas últimas, quatro delas, pelo seu conteúdo, estão encaminhadas para avaliação mais criteriosa dos costumes. Não foi a primeira, tampouco será a última vez, mas como bem me orientou uma autoridade do setor, via de regra, usam nomes fictícios, e-mails criados com a finalidade contida e se esquecem da questão do ID. Vida que segue.

Imagem: UAI

Alguns leitores, citando de memória Jorge, Broc, Rogério e Mário (existem outros) perceberam a intenção e ainda o verdadeiro motivo de tamanha reação. Ao retirar os comentários dos não Atleticanos, evidente que reli todos, constatando a evidência de que a real motivação à tamanha repercussão é a construção da Arena do Galo. Acho compreensível.

Nem pretendo, como já manifestei, voltar ao assunto que vem ocupando as principais conversas sobre o futebol mineiro. Afinal, o Galo, que é a maior paixão dos mineiros, luta para buscar melhor classificação nessa temporada sem grandes pretensões. Então, o assunto sobre o time de maior Torcida de Belo Horizonte e Minas Gerais é relacionado ao seu futuro. Time para 2018 e o início das obras, uma vez que a votação do dia 18 de setembro, ao que sinto, será de ampla maioria pela aprovação.

É aí que a coisa pegou e não no inocente e despretensioso texto, exaltando – sim – que o Galo foi, é e continuará sendo o maior de Minas Gerais. Afinal, tendo o melhor Centro de Treinamentos do Brasil – um dos melhores do mundo –, construindo estádio próprio e ainda tendo o patrimônio de dois clubes sociais, somando-se, na área mais valorizada da capital mineira metade de um shopping, uma ampla sede e loja, constitui um ativo realmente invejável. Isso incomoda mesmo! Ah! E essa de o Mineirão ficar para o outro time de graça não existe. Os Poderes Executivo e Legislativo precisam aprovar, sob as vistas do Ministério Público. O estádio da Pampulha é do governo do Estado em terreno da UFMG.

Imagem: UAI

Outro dado interessante ontem. Sei desde tempos atrás a determinação interna, solicitada pelo maior Mala que já pisou em Belo Horizonte, de monitoramento deste blog. Interessante, aqui tem nome, cara e não se utiliza de terceirização, mas, no mundo virtual, existe quem usa deste tipo de expediente. Além disso, na reação assumida e personalizada, teve até mesmo um ou outro Atleticano que enviou mensagens ao blogueiro.

Desde pauteiros de plantão até mesmo – chega a ser hilário – aviso de abandono da leitura deste blog. Que coisa! Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Não me pauto por agradar a este ou aquele, como já disse, coloco um tema para um bom debate, sobretudo para nós, Atleticanos. Tentaram quase um patrulhamento. A aprovação, ainda que temporária dos comentários raivosos, foi – repito – deliberada e intencional. Afinal continuamos e mantemos o orgulho de ser Atleticanos. Orgulho e não vaidade!

Amanhã quero falar sobre o Galo. Cobrar resultados, desde jogadores, direção técnica e diretoria. Custei a ter opinião sobre a Arena do Galo, me convenci pelo SIM, mas não abandono a opção maior de ter time competitivo. Acredito que, com a casa própria, seremos ainda mais fortes.

Blogueiro

View Comments

  • Minha região é Coromandel, no Triângulo Mineiro, mas moro em Brasília desde 1979. Pois bem, de 79 para trás ninguém ouvia falar em futebol paulista ou carioca na minha região, por isso não existia torcedores estrangeiros! Mas com a intromissão ou massificação do futebol carioca e paulista para a maioria do estado de Minas, atualmente acho que metade dos nossos torcedores ou um poco menos, torcem para os times do eixo Rio e SP, e isso é péssimo para o futebol mineiro ao passar dos anos! O que mantêm um time é mídia, exposição, e isso renova a torcida, dá marketing, etc! Mídia aberta! Torcedores formados assistem aos seus times nas tvs pagas, mas os jovens, as crianças, essas em geral sao formadas pela Globo, vão torcer para os times que estão em maior exposição! O que mantêm um time não são títulos, mas sim o tamanho de sua torcida! Time sem torcida não é ninguém, deu sorte um dia mas se acaba no outro! Um dia, quando eu era ignorante, torcia totalmente contra o Galo, por eu ser cruzeirense! Lembro da decisão Galo x São Paulo, torci demais pro São Paulo! Hoje torço para todos os times de Minas, que esses já travam uma batalha gigantesca contra a hegemonia e contra os interesses da Globo! Muita gente diz que ela não influencia! Ora, basta ver no Norte e no Nordeste, todos torcem para os times do Rio! Não fosse a Globo, isso jamais aconteceria! Admiro é o pessoal do RS, lá ninguém torce para os times de fora do estado! Bom seria se em Minas fosse assim também! A influência da Globo é tanta que, um amigo meu, torcedor do Galo desde nascença, esses dias falando sobre futebol e ele se declarou flamenguista, sei lá qual time! Questionei ele e ele falou que torcia para time que prestava! E aconteceu demais no nosso estado! Sem contar a geração mais nova, essa teve pesada influência da emissora carioca! O amigo disse que a Globo não influencia tanto, ou quase nada! Lêdo engano dele! Ela é a maior formadora de opinião do país, seja para uma coisa, seja para outra, seja para o bem ou para o mal!

    • Uma coisa é ser formador de opinião,outra coisa é fazer a cabeça das pessoas.
      Moro no sul de minas e tenho 59 anos,os times cariocas e até paulistas desde os anos 60 vem a essa região,fazem amistosos e pré-temporadas coisa que nenhum dos dois grandes de minas fazem,eles vem ao interior apenas para disputar jogos do campeonato mineiro que por sinal é uma lástima.
      Desde os anos 60 que torcedores do sul de minas tem mais contato com clubes do Rio e de São Paulo por causa disso,já usavam a suas presenças na região para fazer amistosos e pre-temporadas como forma de marketing,algo que nossos clubes aqui não fazem.

  • TÍTULOS,TÍTULOS,TÍTULOS E MUITO MAIS TÍTULOS.
    O QUE DIFERE OS TIMES GRANDES DOS PEQUENOS É A SUA GALERIA DE TÍTULOS.
    QUERO TIME DE VERDADE COM JOGADORES QUE HONREM A CAMISA.
    QUERO O BLOGUISTA COBRANDO DE QUEM PODE UM TIME MELHOR E GANHADOR DE TÍTULOS.
    JÁ ESTOU CANSADO DESSE PAPO DE CONSTRUÇÃO DE ARENA.
    APROVA O PROJETO,CONSTRÓI A ARENA E FIM DE PAPO.
    ESSE LANCE DE ACHAR QUE A CONSTRUÇÃO DE UMA ARENA ESTA DANDO O QUE FALAR A TORCEDORES DE OUTROS CLUBES É PURO BLÁ,BLÁ,BLÁ...
    SOU ALVINEGRO E JÁ ESTOU SENTINDO SAUDADES DE UM TÍTULO IMPORTANTE.
    SOU CONTRA CAMPEONATOS ESTADUAIS E TORNEIOS CAÇA-NIQUEIS COMO PRIMEIRA LIGA,COPA VERDE,COPA DO NORDESTE E TANTOS OUTROS.
    TIME GRANDE DISPUTA BRASILEIRÃO,COPA DO BRASIL,LIBERTADORES E SUL AMERICANA.

  • Permita-me discordar Souza; a questão do Allianz está relacionada ao entorno, mas cito pelo menos outros dois exemplos; o Wanda Metropolitano do Atlético de Madri para 71.000 lugares e o exemplo mais "berrante", o novo estádio do Tottenham, 61.000 lugares para um clube que possui 1,9 milhões de torcedores em Londres, aliás, procurem ver o projeto deste estádio; sou sim muito a favor de um estádio próprio, mas de capacidade compatível com a massa, imaginem para daqui a duas, três décadas.

  • Boa tarde Eduardo. Falando em futebol, que é a grande preocupação da massa no momento, voce sabe qual a situação do Gustavo Blanco?

  • Eu apoio a construção da arena do seu time, blogueiro, por razões mencionadas e agora relembradas aqui. Gostei da expressão democrática de ontem, só lamentei minha tréplica, em resposta à sua réplica de um comentário meu, me interrogando sobro um tal Y, não ter sido aprovada, embora politicamente correta. Contrariando o costume, achei a participação dos seus seguidores amigalos um pouco tímida e diminuta no dia de ontem.

    • Caro AOSILVA, do qual eu particularmente gosto... Nós ontem, Cara Pálida, nos sentimos constrangidos. Não somos como vocês que se imantam ao Galo: nós não gostamos de privar com vocês. E Aqui é só Galo!... Volte sempre que não conseguir respirar longe do ambiente que lhe é saudável... Você mostrou a cara, por isso o aceitamos sem mais ressalvas...
      Vamos gritar juntos... GAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOOOOO!!!
      Saudações

  • Meu caro Eduardo.
    O Galo é o maior de Minas, incomoda demais, tudo que é divulgado na mídia, os do lado de lá ficam assanhados, "agora que aprovamos a construção da nossa casa", vamos levantar o moral do nosso time. Puxão de orelha não faz mal a ninguém, jogadores, comissão técnica, diretoria...... De Montes Claro, Norte de Minas.

  • No meu tempo de colegial se a gente dissesse o óbvio era de pronto vaiado em classe. Mas os tempos mudaram e eu vou escrever (não dizer) o óbvio e tenho a certeza de que vaias não virão:
    AQUI É GALO!!! SÓ GALO!!! AQUI É GALO, SÓ GALO, P@@RR@!!! GALO! GALO! GALO!
    Pronto. Isto posto, vamos prosseguir conversando, nós AmiGalos...
    Chateado bastante com esta ação que o Jô está movendo contra o Atlético. Um de meus últimos ídolos... Sem querer entrar no mérito da questão, e já entrando, Jô, meu caro, você saiu tão humilhado do Internacional, foi recebido tão bem aqui, fez do Galo sua casa... De salários não houve o que dizer... Eh mundo!
    Vou aproveitar agora que já estamos todos mais ou menos calmos para dizer a minha opinião sobre sábado: estive cem por cento com o Micale, estou fechado com ele, continuo acreditando muito nele, pouquíssimo em nós, de uma hora pra outra a gente faz uma pressão absurda e lá vai pro espaço outro projeto mal começado... Eh Massa!
    Voltando ao sábado, a meu modo de ver ele agiu não apenas muito bem, mas fez o que tinha de fazer àquelas alturas, o Palmeiras com um jogador a menos: tirou um volante volante, o excelente Adilson, deixando Elias que pelo menos em tese é um dois em um... e entrou com Robinho. Excelente raciocínio! Agora, se Robinho não jogou nada, o problema não é do Micale.
    E querem a prova de que ele realmente agiu certo? Façamos o raciocínio ao contrário. Se ele, Micale, não tivesse mexido na volância, o Atlético prosseguindo com dois cabeças de área contra um time com dez e não tivesse vencido, como não venceu, os mesmos que desceram a lenha estariam gritando que Robinho estava no banco e o "aprendiz" preferiu continuar com dois volantes... Contra um time com dez.
    A entrada do Yago não foi para corrigir o mal feito. Não. Foi um segundo momento, aquele equatoriano mais uma vez aprontando das suas, sumindo do jogo... Micale, que tinha recuado Luan, resolveu entrar com o dito Yago, voltando a liberar o Maluquinho... A predisposição é tudo. Estão, a maioria dos Atleticanos, predispostos a discordar de tudo que é feito no Clube.
    Quem sou eu para ditar comportamentos? Se eu pudesse ditar, não ditava: exigia.
    De Palmeiras com nove não falo, não comento. Time com nove é a pior merda dentro do mundo do futebol, time ficou com nove devia ser computado logo os três pontos pro adversário e fim de papo. A pior coisa do mundo, pra quem está com nove e pra quem enfrenta o desfalcado. O jogo deixa de ser jogo. Já vi este mesmo Palmeiras ficar sem ganhar uma partida em que estava com dois a mais.
    Gente, cuidado com a acidez excessiva. Querem a todo tempo queimar técnico, jogadores, detonar com a Direção. Estamos caminhando pra levantar a segunda taça no ano. Não vale nada! Vale não. Eu sei. Mas vamos levantar. Com as Bençãos de Deus. Somos um Clube às vésperas de dar um salto imenso na direção de um futuro que será brilhante. Com as Bênçãos de Deus. Eh Galo!
    Saudações Atleticanas que Aqui é Galo, só Galo!

  • Se os adversários não entenderem tamanha objetividade deste texto é porquê realmente estão gritando Gaaaalllooooo. Assumam e serão mais felizes.
    Parabéns pela clarividência do texto Eduardo, nós, os verdadeiros Atleticanos te apoiamos e continuamos a compartilhar de seus belos textos.
    Viva o nosso CAMpeão, viva todos as AmiGalos e rumo ao estádio do Galo...

    • Hoje patrulhei a invasão. Ontem, como disse, permiti por algum tempo. Hoje foram todos dormir na lixeira.
      Um apenas, com clarividência e construtivo, mereceu a galeria.

  • Eduardo, passei por aqui hoje apenas para dar uma boa tarde a você e a todos os AmiGalos. Sinceramente, com o futebol pífio que o time vem apresentando, lutando para não cair novamente, perdi o tesão de fazer qualquer tipo de comentário. Nem a construção da Arena me motiva mais.
    Todos... Diretoria, Técnico e Jogadores conseguiram estraçalhar com o futebol do Galo nesta temporada.
    E aí? Comemorar o que?
    Saudações

  • Aí gente, de antemão sou cruzeirense mas torço para o futebol mineiro como um todo! Sobre o estádio, beleza, mas nossos times sofrem a péssima influência da Globo e, a continuar desse jeito, em apenas 10-20 anos, Galo e Cruzeiro serão timinhos sem expressão que nem o Botafogo! A Globo enfia jogos do Rio e de São Paulo para toda Minas Gerais, e quem forma torcida do futuro é exposição na mídia aberta, na tv aberta! TV fechada quem assiste é quem já torce pelos times! Um time só é grande se tiver grande torcida e nem títulos seguram um time que não tem grande torcida! Basta lembrar Bragantino, São Caetano, etc, que já foram fortes mas, sem torcida, ninguém segura eles lá em cima! O Corinthians passou 25 anos sem título algum, nem mesmo o Paulistão, e continuou forte porque era preferido da Globo! Fosse outro time sem exposição na mídia, teria fechado as portas! Eu fico indignado quando vejo a Globo mandando direto os jogos dos times do Rio e SP para Minas, enquanto nossos times jogam e não são mostrados na emissora! Da década de 80 para trás não existia torcedores dos times do Rio e de SP em Minas devido que a emissora só mandava nossos times! Agora, como manda maioria times de fora, aí já temos acho que uns 50% dos torcedores de nosso estado, que torcem para times "estrangeiros"! E se não fizer nada à respeito, de fazer um lobby para mudar isso, essa intromissão da Globo, em 10-20 anos nossos times serão timecos que nem Botafogo!

    • Boa noite Paulo, e AmiGalos.

      Parabéns pela atitude, Paulo. Mesmo admitindo ser cruzeirense, seu comentário foi relevante, e respeitoso, porque direcionado ao futebol mineiro. Gostaria que seus companheiros de time ao comentar no blog do Galo fossem igualmente relevantes e respeitosos, para que o debate frutificasse, ao invés de descambar em troca de insultos, como o digno AmiGalo Castor postou.

      Acho que a coisa já foi pior, porque antes não existia a TV a cabo, ou a internet, e as rádios de MG tinham transmissores fracos. Os mineiros próximos a RJ e SP ouviam e liam a respeito dos times do eixo, e acabavam por torcer para algum deles. Galo e Cruzeiro sobreviveram, e prosperaram. Hoje temos mais opções para acompanharmos nossos times e não mais dependemos do que querem nos mostrar. Moro no sul de Minas, mas na Globo daqui normalmente passa os mineiros; deve ser porque a audiência agora é maior.

      Dia 18 está chegando. Decisão à vista para o Galo! E não é um título, mas algo que irá ser ainda mais decisivo para o nosso futuro. Que os conselheiros pensem tão somente no melhor para nós e que Deus ilumine a todos.

    • Valeu Paulo! Parabéns! É isso aí!
      Quando eu morava em JF, minha querida cidade natal, fiquei indignado porque queria assistir a um jogo do Galo e a emissora de lá, filiada á Globo transmitiu um jogo do campeonato horroroso, carioca. Peguei o telefone e liguei pra lá falando um monte pra eles. Mas não adianta nada, ainda mais em se tratando de Juiz de Fora, onde a maioria dos torcedores torce pra times do Rio, infelizmente. Mas aqui é Galo e Raposa!!!! Ah...Coelhão também...rsrs

    • Boa tarde a todos.
      Ando sumido e parece que dei sorte sobre não estar por aqui na última postagem.
      Quanto a seu comentário caro Paulo, nada contra você ser crüzëïrënsë, ainda mais que você assumiu e já começou se defendendo de o ser, mas voltando a vaca fria (seu comentário) o que posso dizer é que a década de 80 que você viveu é muito diferente da que vivi, assim como a de 70.
      NUNCA a globo passava jogos de times mineiros, SEMPRE o que veio desta JOSTA da GROBO foi de times CARIOCAS - principalmente do FLABOSTA. O CURICA NUNCA foi defendido pela GROBA.
      Não sei de onde você tirou tal sandice (não que eu não concorde com sua ira pela GLEBA GROBAL), mas desculpe-me pela minha visão alvinegra da coisa. Ainda mais agora que existe um super namoro entre os urubus e as Marias.
      E para finalizar, a torcida do galão da massa nunca diminuiu ou se manteve por causa de nada e de ninguém. Se você não sabe, nascemos torcendo contra tudo e contra todos que não tiveram a sorte de nascer atleticanos. Torcemos até contra o vento, seja ele o IRMA ou o MARIA (vaidosa brisa). E não me venha dizer que acha que a torcida do galo vai acabar por causa de GROBO ou de conspirações mil. AQUI É GALO!!!!! Mas se acha que sua torcida vai acabar e seu time vai continuar sendo um timinho, é sua opinião e eu a respeito.

    • Parabéns pela lucidez, Paulo. Apesar de torcer pro rival, vc conseguiu opinar sem ser ofensivo ou arrogante. Bom seria se todos soubessem se comportar assim.

      Valeu pela lembrança sobre a Rede Globo, que há muitos anos faz uma campanha descarada em favor dos grandes times de Rio e São Paulo. Pra ilustrar isso, basta verificar quais jogos passam na TV aberta para a região do Sul de Minas, do Triângulo e da Zona da Mata Mineira.
      Atlético e cruzeiro passam apenas para Região Metropolitana de BH, Vale do Aço e Centro-oeste de Minas. O restante do estado assiste às transmissões dos paulistas e cariocas.
      Da mesma forma ocorre no Nordeste do país, que só conhece os times queridinhos da Globo, com exceção de Salvador, Recife e Fortaleza, que são heróis da resistência e valorizam seus times locais.

      Os clubes de fora do eixo travam uma batalha inglória pra sair da posição de coadjuvantes no cenário nacional. Obviamente, vez ou outra alguém consegue derrotar os queridinhos, com muito sacrifício. Mas na maioria das vezes não é o que ocorre. Eles recebem mais apoio da TV, mais exposição na mídia, mais dinheiro em patrocínio e, principalmente, mais "ajuda" da arbitragem - sob supervisão da madrasta CBF.

      Enquanto ficamos nos destruindo na eterna disputa infrutífera Atlético x cru, eles agem para cada vez mais fortalecer os clubes do eixo. Por causa do nosso provincianismo, sequer conseguimos administrar um estádio de futebol, que poderia dar enorme lucro para os times, mas que hoje está nas mãos de forasteiros.

      • Muito relevante essa discussão sobre a estratégia Globo-Rio-SP de direcionamento para os clubes do eixo das transmissões do futebol na tv aberta. Moro em Brasília, aqui só mostra jogos do Galo (e de outros times em geral) quando jogamos contra Corinthians ou Flabosta. Jogo dos urubus é quase obrigatório, toda quarta e/ou domingo. Resultado, com aqui não tem times de expressão, ou melhor, só times amadores, 90% dos torcedores são urubus, pois são doutrinados desde crianças. Até o DFTV quando mostra notícias de futebol mostra quem? Claro que meus filhos são exceção, não forcei a torcida deles, só mostrei minha paixão e deixe eles escolherem: ou são atleticanos ou são galo doido!!!

        Enfim, a preferência da Globo pelo eixo é gritante, mas os clubes parece que apoiam isso (transmissão de jogos de outras praças quando os times locais jogam em casa) para não perder público no estádio. Acho que poderiam exigir que quando os times locais (no caso Galo e marias) estão jogando fora sejam esses os jogos transmitidos. É uma ideia, mas não vejo os clube (em geral) defendendo uma melhor distribuição da transmissão, parecem que não entendem que enquanto estiverem omissos, a "espanholalização" (não sei como escreve isso, mas é a transformação do futebol a moda Espanha, apenas dois relevantes - tipo Barcelona e Real Madri) está crescendo. Pra piorar, a receita preparada pela Globo, Flabosta e curintia desandou, nossas crianças estão torcendo para times estrangeiros. Hoje é comum vermos jovens e adolescentes vestindo camisas de clube europeus.

        Por outro lado, podemos nos contrapor a isso individualmente. Acredito que além de todas os ganhos em receita, projeção e resultados futebolísticos do Estádio do Galo, outro ganho inigualável será a transformação das nossas crianças e jovens em apaixonados pelo CAM. Imagine, só por um momento, em você levar um filho, uma filha, ou sobrinho, neto, amigo, etc. ao Estádio do Galo, levá-lo para passear no museu que existirá no local e contar os motivos porque você escolheu ser Atleticano. Imagine vê-los sentindo o pulsar da torcida com seus cânticos, bandeiras e aquele clima de festa...aí meus amigos, essa criança/jovem será Galo eternamente. Sonho com isso. Vamos Galooooo!!!!

Recent Posts

Iniciando o desafio pela Copa do Brasil

Depois do ano mágico de 2021 – campeão Brasileiro e da Copa do Brasil -,…

12 horas ago

Nosso bom momento e apelo a cbf e tv

Fechada a rodada, como prevíamos, no G4 (segundo lugar) e perto da desejada liderança (apenas…

1 dia ago

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

2 dias ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

3 dias ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

4 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!