Aperitivo para a estreia na Libertadores

A partida de amanhã, no Campeonato Mineiro, antecede nossa estreia na Copa Libertadores da América. É a principal competição da temporada. Só deixará de ser a mais importante quando a conquistarmos e o credenciamento a outro Mundial for realidade. Somos o mais recente time brasileiro a participar desta disputa da FIFA.

São do Galo, vale ressaltar, os dois últimos títulos internacionais conquistados por um time brasileiro — Libertadores de 2013 e Recopa de 2014. Na quinta participação consecutiva no torneio da Conmebol, nossa intenção é trazer de volta a condição de melhor time da América para o Brasil. Depois, buscaremos o Mundial, competição agora disputada por vários times, ao contrário do que ocorreu milênio passado, onde eram apenas dois e o vice acabava segurando a lanterna.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Sábado, com a presença de todos os titulares, o time deverá ser o mesmo que jogará a primeira partida na Argentina. Existe possibilidade de Luan estar entre os relacionados e, dependendo do jogo, ser lançado pela primeira vez no ano. Com o Maluquinho em forma, livre de problemas médicos, o Galo passa a ter potencial reforço para a temporada. Há quem garanta que seu afastamento, neste 2017, foi para reforçar sua musculatura e não em decorrência de problemas clínicos. Se for verdade, considerando que Carlinhos Neves está no comando do preparo físico, Luanzinho voltará voando.

Roger Machado terá aquela boa dor de cabeça, pois Otero e Danilo vêm assegurando presença no time titular. Alguns leitores debatem sobre o aproveitamento de Danilo. Situação antiga no futebol mineiro. Tem gente que diz que ele era reserva no América e, com isso, tenta descredenciar sua titularidade. Lembro-me que no início dos anos 70 o Galo trouxe o bola de prata Aranha, lá do Remo, do Pará.

Nossos rivais buscaram nada menos que Nelinho. Deu no que deu. É bem verdade que Nelinho só foi feliz anos depois, quando se transferiu para o Galo. Outra lembrança: nesta fase, o lateral direito tinha ao seu lado quem passou a ser chamado de secretário do Nelinho, o Catatau. Veja a coincidência. No time atual, Danilo e Fábio Santos lembram aquele momento de Nelinho e Catatau. Vamos dar força ao Danilo e ao time todo. Queremos títulos.

Para finalizar (sem querer polemizar, uma vez que entendo e reitero o meu papel de Torcedor), prefiro Ralph a Yago. Por alguma razão, ainda que intuitiva, acho que ele será o dono daquela posição. Garoto de apenas 18 anos. Acredito no seu potencial e futuro. Respeito, todavia, a decisão do treinador, a escolha é dele e não minha. Vamos dar força ao jovem volante em busca de seu lugar no cenário e no time Atleticano.

Não posso deixar de falar, também, sobre a confirmação do contrato de Adilson e a renovação de patrocínio da Caixa Econômica Federal. Significa que as coisas vão se ajustando, só falta mesmo uma nova e definitiva camisa. Não gosto dessa listrada na frente e branca nas costas. Embaralha a vista do Atleticano, na imagem da TV e até mesmo no campo. Prefiro, sempre, a preta e branca.

Ah! Com todo respeito, essa bolinha da FMF tá ficando viciada. Igor Benevenuto outra vez? Sexta partida no Mineiro e a segunda dele. Frente ao Uberlândia, pela terceira rodada, ele foi irritante. O Galo também foi bastante irritante; só marcou três gols no final. Mas tudo bem, vida que segue.

Blogueiro

View Comments

  • Sidnei Alves, você ainda não viu,mas eu já ví o Galo ser campeão brasileiro e...
    ...lhe digo, é algo indescritível, nunca vi nada parecido.
    É que nossa torcida realmente, tem um diferencial singular e faz muita diferença.
    Galo Campeão Brasileiro, esta nossa Belo Horizonte não vai comportar a festa. Não existirá uma rua si quer, desta nossa querida cidade, sem encontrarmos atleticanos comemorando com faixas, bandeiras, gritos de GALÔÔÔÔ !!!!
    Carros buzinando, Tudo Dominado pelo espírito, de alegria contagiante dos incomparáveis torcedores.
    A coisa é tão grandiosa, tão fantástica, tão singular, tão contagiante, que se torna difícil de descreve-la.
    Você em breve, verá tudo isto que lhe narrei agora e muito mais.
    Nossos títulos têm consistência, têm peso, marcam no fundo da alma.
    Vamo quê Vamo...
    Aqui é Galo!!!

    • Boa noite, Luiz Henrique. Isto é poesia. Eu vi o Galo sendo campeão lá no Maracanã. Quando cheguei em BH nem acreditei na festa. É exatamente como você descreveu. Aliás, o Sidnei deve ter visto uma mostra em 2013. Sidnei prepare seu coração. saudações e abraço para vocês.

  • O Pablo de Oliveira é um estrategista. Está sempre armando times para o Galo e opinando sobre esquemas táticos. Adora uma sopinha de números. As opiniões dele são boas e poderiam dar muito certo no Galo se tivéssemos jogadores apropriados. Ele faz elogios ao time do Chelsea 3-4-3, e gosta também, do esquema do Tite, o tal de 4-1-4-1. Que segundo dizem é o esquema do Galo atualmente. O problema é que para esse 4-1-4-1 não temos jogadores apropriados. Não precisa alongar muito basta citar o MR que nunca guarda a posição e assim está sempre comprometendo a primeira linha de quatro. Com seus avanços desorganizados e infrutíferos ele obriga a zaga a se abrir para a cobertura e aí é o que se vê. Com o Luan em perfeitas condições isso poderá ser aliviado, mas, não consertado. O Roger deve substituir o MR pelo Carlos César que joga mais fixo na posição. O Danilo não pode ser deslocado para a direita. Ele não é o supercraque que o Roger vê. Tem que ficar na esquerda e se limitar ao que sempre fez. Na esquerda ele se entendeu bem com o Fábio Santos e os dois cresceram de produção. Na direita ele não consegue jogar. A uma porque não é a dele. A duas porque o MR não guarda posição e confunde toda a defesa, inclusive quem o estiver ajudando. O Roger gosta do 4-1-4-1 por causa do Tite o seu guru. Só que ele não percebe que o Tite tem todos os jogadores do Brasil e mais um montão lá fora para escolher cuidadosamente quem vai compor este esquema. E o Roger só tem o limitado elenco do Galo. O Comte chegou ao Chelsea e deparou com o mesmo problema. Só que teve o discernimento de elaborar um esquema que se adaptasse aos seus jogadores e não o contrário como o Roger quer fazer. O Galo não tem armador e não adianta contar com Cazares, Otero ou Robinho para essa função. Não é a deles. No 3-4-3 um armador não é essencial. E só ver o Chelsea jogando, prestar atenção na movimentação de seus jogadores para perceber isso.

  • Eduardo, temos um fator que pode pesar a nosso favor que está passando despercebido por muitos. O nosso primeiro adversário na Libertadores teoricamente seria o embate mais difícil desta primeira fase. Godoy Cruz, um time argentino e jogando em casa. Porém, além de ser um time mediano de la, o fator que ressalto é a greve dos jogadores argentinos que acontece desde janeiro. Li ontem que se os jogadores não receberem até amanhã os jogos do campeonato argentino não acontecerão nesta rodada. Alguns times tem cinco meses de salários atrasados! Enfim, não podemos subestimar a raça argentina, até porque eles amam a Libertadores. Mas vejo que é um problema que o time argentino vai ter que passar por cima. Então é hora do Galo aproveitar e arrancar o três pontos la em Mendoza, se não for pedir muito, goleando como fizemos com o Arsenal de Sarandi em 2013! Está tudo favorável para iniciarmos uma boa Libertadores em busca do titulo!

  • Bora GALO!!! Buscar esta libertadores e consequente o mundial, agora as chances são reais, o time campeão no fim da temporada vai embalado com os mesmos jogadores campeões, não haverá aquela espera e o desmanche ocasional. Portanto as chances serão de pelo menos 20% de conquista contra o time europeu.

  • Boa tarde nação alvinegra! Também concordo que no momento atual, a competição mais importante é o Brasileiro . Nem tanto pelo longo jejum de 45 anos, mas pelo simples fato de que é uma competição de regularidade. Em Libertadores, todos sabem, UM único erro pode por tudo a perder... Da forma em que o time tem se comportado, acredito que temos mais chance em um torneio de formato regularidade. Temos problemas sim, todos sabem quais, mas temos um excelente potencial do meio pra frente... É uma questão de dar liga na hora da onça beber água... Entre pessimistas X otimistas, no momento me posiciono junto aos realistas... Ainda tou pagando pra ver! Pra cima deles meu Galo!!!

  • "Ataques ganham jogos; defesas ganham campeonatos". Não sei quem formulou essa frase, mas, para mim, ela deveria ser a base do nosso time. Eu prefiro equipe muito sólida na defesa, o que nunca vi no nosso Galão da Massa. Ao contrário, sempre tivemos grandes atacantes (e grandes ataques), mas sempre sucumbimos na hora "h". Quando o Atlético procurava um treinador eu torci para que viesse alguém que priorizasse a defesa. Cheguei a defender o Antônio Carlos Zaggo, mas a trajetória dele no Internacional, até o momento, é decepcionante. Enfim, não existem verdades absolutas no futebol.

  • Saudações Atleticanas a todos!
    Que Deus abençoe e proteja o Luanzinho e que ele volte de fato voando, desmentindo aves agourentas de plantão, cronista torcedor de time do rio e da mafia mineira, que apregoa que o Menino Maluquinho está acabado para o futebol. Se esquece este idiotizado-pedante-auto-imaginário-dono-da-verdade que no Galo tem Departamento Médico e jogador nosso não fica dois anos no estaleiro nem vão se tratar no Florminense...
    Eu também prefiro o Ralph e algo também me diz que este menino vai longe...
    Agora uma opinião polêmica, particular, que mesmo dita polêmica eu não pretendo polemizar: não consigo gostar deste Danilo... Tomara, queira Deus que ele queime minha língua com gols decisivos... Mas aquela macaquice no Mineirão, ficando quase nu... Torço, vibro, mas não consigo gostar dele... Vida que segue!
    Agora, quanto a este Benevenuto escalado, você, nós todos precisamos ficar atentos para o pior: a escalação deles, por certo já em preparação, ele e/ou o gazelo para uma semifinal e uma final... Estão preparando os dois em jogos de segunda importância, teoricamente fáceis, o Galo vence, eles até erram a nosso favor (porque esta é a condição sine que non deles __ errar deliberadamente, com cara de sonsos), o mel passado na nossa boca (na minha não)... e quando a onça for beber água o estrago sem retorno tá feito...
    Diretoria do Atlético, por favor, o Mal a gente precisa evitar. Remediar não, porque não tem remédio pra ele...
    Vamos, Galo!... Benvindo, Adilson!

  • Caro Eduardo, na minha opinião a principal competição ainda é o brasileirão, pois há anos não ganhamos um ... eu não vi o Galo campeão brasileiro.

    • Concordo contigo. Já estou com quase 40 anos e não vi o Galo ser campeão brasileiro. E olha que já vi Coxa x Bangu decidirem o campeonato tupiniquim e o Galo nada.

  • Não adianta você ter os melhores jogadores do mundo, se eles não se encaixarem em um esquema tático no qual eles possam tirar todo o seu potencial.
    Pelas características dos jogadores que o Roger tem na mão esse esquema 4-1-4-1 começa a ficar comprometido, eu sempre defendi o esquema 3-4-3 Do Chelsea ao meu ver pelas características dos nossos jogadores e da torcida que gosta e acostumou com o Galo Doido.
    É um esquema bem agressivo que trabalha com as linhas altas pressionando o adversário e ao meu ver nossos jogadores se encaixam perfeitamente nesse esquema vejam:
    Leo Silva, Gabriel e o Carioca de líbero
    Na linha de 4 Marcos Rocha, Elias, Danilo ou Otero, Fabio Santos e na linha de 3 atacantes Luan, Fred, Robinho
    Ao meu ver esse esquema supre a falta do camisa 10 e prioriza nossos atacantes e laterais que é o nosso forte.
    Tomara que o Roger encontre o melhor caminho mais rápido possível e o Danilo na direita não é esse caminho.
    3-4-3 inspiração Chelsea técnico Antonio Conte pesquisem sobre o Chelsea e esse esquema e me darão razão, saudações!!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

4 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!