Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Aperitivo para a estreia na Libertadores

A partida de amanhã, no Campeonato Mineiro, antecede nossa estreia na Copa Libertadores da América. É a principal competição da temporada. Só deixará de ser a mais importante quando a conquistarmos e o credenciamento a outro Mundial for realidade. Somos o mais recente time brasileiro a participar desta disputa da FIFA.

São do Galo, vale ressaltar, os dois últimos títulos internacionais conquistados por um time brasileiro — Libertadores de 2013 e Recopa de 2014. Na quinta participação consecutiva no torneio da Conmebol, nossa intenção é trazer de volta a condição de melhor time da América para o Brasil. Depois, buscaremos o Mundial, competição agora disputada por vários times, ao contrário do que ocorreu milênio passado, onde eram apenas dois e o vice acabava segurando a lanterna.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Sábado, com a presença de todos os titulares, o time deverá ser o mesmo que jogará a primeira partida na Argentina. Existe possibilidade de Luan estar entre os relacionados e, dependendo do jogo, ser lançado pela primeira vez no ano. Com o Maluquinho em forma, livre de problemas médicos, o Galo passa a ter potencial reforço para a temporada. Há quem garanta que seu afastamento, neste 2017, foi para reforçar sua musculatura e não em decorrência de problemas clínicos. Se for verdade, considerando que Carlinhos Neves está no comando do preparo físico, Luanzinho voltará voando.

Roger Machado terá aquela boa dor de cabeça, pois Otero e Danilo vêm assegurando presença no time titular. Alguns leitores debatem sobre o aproveitamento de Danilo. Situação antiga no futebol mineiro. Tem gente que diz que ele era reserva no América e, com isso, tenta descredenciar sua titularidade. Lembro-me que no início dos anos 70 o Galo trouxe o bola de prata Aranha, lá do Remo, do Pará.

Nossos rivais buscaram nada menos que Nelinho. Deu no que deu. É bem verdade que Nelinho só foi feliz anos depois, quando se transferiu para o Galo. Outra lembrança: nesta fase, o lateral direito tinha ao seu lado quem passou a ser chamado de secretário do Nelinho, o Catatau. Veja a coincidência. No time atual, Danilo e Fábio Santos lembram aquele momento de Nelinho e Catatau. Vamos dar força ao Danilo e ao time todo. Queremos títulos.

Para finalizar (sem querer polemizar, uma vez que entendo e reitero o meu papel de Torcedor), prefiro Ralph a Yago. Por alguma razão, ainda que intuitiva, acho que ele será o dono daquela posição. Garoto de apenas 18 anos. Acredito no seu potencial e futuro. Respeito, todavia, a decisão do treinador, a escolha é dele e não minha. Vamos dar força ao jovem volante em busca de seu lugar no cenário e no time Atleticano.

Não posso deixar de falar, também, sobre a confirmação do contrato de Adilson e a renovação de patrocínio da Caixa Econômica Federal. Significa que as coisas vão se ajustando, só falta mesmo uma nova e definitiva camisa. Não gosto dessa listrada na frente e branca nas costas. Embaralha a vista do Atleticano, na imagem da TV e até mesmo no campo. Prefiro, sempre, a preta e branca.

Ah! Com todo respeito, essa bolinha da FMF tá ficando viciada. Igor Benevenuto outra vez? Sexta partida no Mineiro e a segunda dele. Frente ao Uberlândia, pela terceira rodada, ele foi irritante. O Galo também foi bastante irritante; só marcou três gols no final. Mas tudo bem, vida que segue.

59 thoughts to “Aperitivo para a estreia na Libertadores”

  1. Sidnei Alves, você ainda não viu,mas eu já ví o Galo ser campeão brasileiro e…
    …lhe digo, é algo indescritível, nunca vi nada parecido.
    É que nossa torcida realmente, tem um diferencial singular e faz muita diferença.
    Galo Campeão Brasileiro, esta nossa Belo Horizonte não vai comportar a festa. Não existirá uma rua si quer, desta nossa querida cidade, sem encontrarmos atleticanos comemorando com faixas, bandeiras, gritos de GALÔÔÔÔ !!!!
    Carros buzinando, Tudo Dominado pelo espírito, de alegria contagiante dos incomparáveis torcedores.
    A coisa é tão grandiosa, tão fantástica, tão singular, tão contagiante, que se torna difícil de descreve-la.
    Você em breve, verá tudo isto que lhe narrei agora e muito mais.
    Nossos títulos têm consistência, têm peso, marcam no fundo da alma.
    Vamo quê Vamo…
    Aqui é Galo!!!

    1. Boa noite, Luiz Henrique. Isto é poesia. Eu vi o Galo sendo campeão lá no Maracanã. Quando cheguei em BH nem acreditei na festa. É exatamente como você descreveu. Aliás, o Sidnei deve ter visto uma mostra em 2013. Sidnei prepare seu coração. saudações e abraço para vocês.

  2. O Pablo de Oliveira é um estrategista. Está sempre armando times para o Galo e opinando sobre esquemas táticos. Adora uma sopinha de números. As opiniões dele são boas e poderiam dar muito certo no Galo se tivéssemos jogadores apropriados. Ele faz elogios ao time do Chelsea 3-4-3, e gosta também, do esquema do Tite, o tal de 4-1-4-1. Que segundo dizem é o esquema do Galo atualmente. O problema é que para esse 4-1-4-1 não temos jogadores apropriados. Não precisa alongar muito basta citar o MR que nunca guarda a posição e assim está sempre comprometendo a primeira linha de quatro. Com seus avanços desorganizados e infrutíferos ele obriga a zaga a se abrir para a cobertura e aí é o que se vê. Com o Luan em perfeitas condições isso poderá ser aliviado, mas, não consertado. O Roger deve substituir o MR pelo Carlos César que joga mais fixo na posição. O Danilo não pode ser deslocado para a direita. Ele não é o supercraque que o Roger vê. Tem que ficar na esquerda e se limitar ao que sempre fez. Na esquerda ele se entendeu bem com o Fábio Santos e os dois cresceram de produção. Na direita ele não consegue jogar. A uma porque não é a dele. A duas porque o MR não guarda posição e confunde toda a defesa, inclusive quem o estiver ajudando. O Roger gosta do 4-1-4-1 por causa do Tite o seu guru. Só que ele não percebe que o Tite tem todos os jogadores do Brasil e mais um montão lá fora para escolher cuidadosamente quem vai compor este esquema. E o Roger só tem o limitado elenco do Galo. O Comte chegou ao Chelsea e deparou com o mesmo problema. Só que teve o discernimento de elaborar um esquema que se adaptasse aos seus jogadores e não o contrário como o Roger quer fazer. O Galo não tem armador e não adianta contar com Cazares, Otero ou Robinho para essa função. Não é a deles. No 3-4-3 um armador não é essencial. E só ver o Chelsea jogando, prestar atenção na movimentação de seus jogadores para perceber isso.

  3. Eduardo, temos um fator que pode pesar a nosso favor que está passando despercebido por muitos. O nosso primeiro adversário na Libertadores teoricamente seria o embate mais difícil desta primeira fase. Godoy Cruz, um time argentino e jogando em casa. Porém, além de ser um time mediano de la, o fator que ressalto é a greve dos jogadores argentinos que acontece desde janeiro. Li ontem que se os jogadores não receberem até amanhã os jogos do campeonato argentino não acontecerão nesta rodada. Alguns times tem cinco meses de salários atrasados! Enfim, não podemos subestimar a raça argentina, até porque eles amam a Libertadores. Mas vejo que é um problema que o time argentino vai ter que passar por cima. Então é hora do Galo aproveitar e arrancar o três pontos la em Mendoza, se não for pedir muito, goleando como fizemos com o Arsenal de Sarandi em 2013! Está tudo favorável para iniciarmos uma boa Libertadores em busca do titulo!

  4. Bora GALO!!! Buscar esta libertadores e consequente o mundial, agora as chances são reais, o time campeão no fim da temporada vai embalado com os mesmos jogadores campeões, não haverá aquela espera e o desmanche ocasional. Portanto as chances serão de pelo menos 20% de conquista contra o time europeu.

  5. Boa tarde nação alvinegra! Também concordo que no momento atual, a competição mais importante é o Brasileiro . Nem tanto pelo longo jejum de 45 anos, mas pelo simples fato de que é uma competição de regularidade. Em Libertadores, todos sabem, UM único erro pode por tudo a perder… Da forma em que o time tem se comportado, acredito que temos mais chance em um torneio de formato regularidade. Temos problemas sim, todos sabem quais, mas temos um excelente potencial do meio pra frente… É uma questão de dar liga na hora da onça beber água… Entre pessimistas X otimistas, no momento me posiciono junto aos realistas… Ainda tou pagando pra ver! Pra cima deles meu Galo!!!

  6. “Ataques ganham jogos; defesas ganham campeonatos”. Não sei quem formulou essa frase, mas, para mim, ela deveria ser a base do nosso time. Eu prefiro equipe muito sólida na defesa, o que nunca vi no nosso Galão da Massa. Ao contrário, sempre tivemos grandes atacantes (e grandes ataques), mas sempre sucumbimos na hora “h”. Quando o Atlético procurava um treinador eu torci para que viesse alguém que priorizasse a defesa. Cheguei a defender o Antônio Carlos Zaggo, mas a trajetória dele no Internacional, até o momento, é decepcionante. Enfim, não existem verdades absolutas no futebol.

  7. Saudações Atleticanas a todos!
    Que Deus abençoe e proteja o Luanzinho e que ele volte de fato voando, desmentindo aves agourentas de plantão, cronista torcedor de time do rio e da mafia mineira, que apregoa que o Menino Maluquinho está acabado para o futebol. Se esquece este idiotizado-pedante-auto-imaginário-dono-da-verdade que no Galo tem Departamento Médico e jogador nosso não fica dois anos no estaleiro nem vão se tratar no Florminense…
    Eu também prefiro o Ralph e algo também me diz que este menino vai longe…
    Agora uma opinião polêmica, particular, que mesmo dita polêmica eu não pretendo polemizar: não consigo gostar deste Danilo… Tomara, queira Deus que ele queime minha língua com gols decisivos… Mas aquela macaquice no Mineirão, ficando quase nu… Torço, vibro, mas não consigo gostar dele… Vida que segue!
    Agora, quanto a este Benevenuto escalado, você, nós todos precisamos ficar atentos para o pior: a escalação deles, por certo já em preparação, ele e/ou o gazelo para uma semifinal e uma final… Estão preparando os dois em jogos de segunda importância, teoricamente fáceis, o Galo vence, eles até erram a nosso favor (porque esta é a condição sine que non deles __ errar deliberadamente, com cara de sonsos), o mel passado na nossa boca (na minha não)… e quando a onça for beber água o estrago sem retorno tá feito…
    Diretoria do Atlético, por favor, o Mal a gente precisa evitar. Remediar não, porque não tem remédio pra ele…
    Vamos, Galo!… Benvindo, Adilson!

  8. Caro Eduardo, na minha opinião a principal competição ainda é o brasileirão, pois há anos não ganhamos um … eu não vi o Galo campeão brasileiro.

    1. Concordo contigo. Já estou com quase 40 anos e não vi o Galo ser campeão brasileiro. E olha que já vi Coxa x Bangu decidirem o campeonato tupiniquim e o Galo nada.

  9. Não adianta você ter os melhores jogadores do mundo, se eles não se encaixarem em um esquema tático no qual eles possam tirar todo o seu potencial.
    Pelas características dos jogadores que o Roger tem na mão esse esquema 4-1-4-1 começa a ficar comprometido, eu sempre defendi o esquema 3-4-3 Do Chelsea ao meu ver pelas características dos nossos jogadores e da torcida que gosta e acostumou com o Galo Doido.
    É um esquema bem agressivo que trabalha com as linhas altas pressionando o adversário e ao meu ver nossos jogadores se encaixam perfeitamente nesse esquema vejam:
    Leo Silva, Gabriel e o Carioca de líbero
    Na linha de 4 Marcos Rocha, Elias, Danilo ou Otero, Fabio Santos e na linha de 3 atacantes Luan, Fred, Robinho
    Ao meu ver esse esquema supre a falta do camisa 10 e prioriza nossos atacantes e laterais que é o nosso forte.
    Tomara que o Roger encontre o melhor caminho mais rápido possível e o Danilo na direita não é esse caminho.
    3-4-3 inspiração Chelsea técnico Antonio Conte pesquisem sobre o Chelsea e esse esquema e me darão razão, saudações!!

  10. Oi Eduardo, boa tarde. Volta Luan, sai Maicosuel. A peregrinação pelo DM continua. A zaga é fraca. Continuamos sem um típico camisa 10. Já deixamos de ter o melhor elenco. Palmeiras, Flamengo saíram na frente. Vamos torcer, pois nosso amor ao Galo é grande.

  11. Sei não. Há muitos atleticanos com a pulga atrás da orelha. Todo time campeão tem um meia camisa 10 para enfiar bolas. Os últimos campeões sempre tiveram no mínimo um meia ou até dois. Corintians (Jadson e Renato Augusto), Flu (Conca e Thiago Neves), Cruzeiro (Goulart e Everton Ribeiro). GALO (R 10). E o Galo 2017? O Robinho não é esse jogador. Ele é um excelente ponta esquerda. Somente temos o Cazares com esse perfil. Acontece que o nosso técnico o coloca na reserva o nosso único meia camisa 10. O Mano Menezes, do lado azul, parece mais inteligente. Ele colocou em seu time os melhores meias do seu plantel para jogar juntos: Arrascaeta, Robinho paraguaio e o Thiago Neves. Do nosso lado, o único que temos está na reserva e em seu lugar, temos uma segunda versão de Patrick improvisado só porque ele sabe dar carrinhos e voltar para ajudar o lateral. A famosa recomposição. Esse termo cabe perfeitamente a times que somente servem para compor a tabela do campeonato, enquanto os outros acumulam títulos. Time campeão, mostra DNA de campeão desde o início do ano.

  12. Concordo com o Fabricio precisamos de armador abilidoso que coloque nossos atacantes na cara do gol …infelizmente o Cazares e Otero não são estes jogadores,o futebol sulamaricano tem revelado bons meias que sabe ainda da tempo de buscarmos um camisa 10 habilidoso e técnico que faça a diferença …um abraço a nação

  13. Espero que o Luan volte voando e o MR saia correndo, por que do contrário, para poder cobrir a lateral direita, o Luan vai estourar novamente o joelho. Ontem não comentei sobre o jogo do 9ALO x Chapecó, então vamos lá.
    Jesiel vou dar um desconto por estar chegando, já FSantana não sei nem o que dizer, e ainda tem o Erazo Balão, muito, mas muito fraca essa zaga. Com qq formação. Talvez pior do que 2016. Estamos ficando na dependência de Gabriel e LS. Eu não entendo o critério de contratação da diretoria, não consigo entender. Esta vindo o Adilson, volante-zagueiro, que já estava pegando banco no “competitivo” campeonato Russo, e outro no meio do ano, que sabe lá como esta jogando. Volantes, sinto muito, mas tb fracos, com esses que estão chegando talvez sirvam para o banco. Cachazares, esquece, quer nada não. Enganador de mão cheia. Carlos Eduardo, esse não serve nem para abater a dívida do 9ALO com o gremú. Hyuri foi embora, Carlos e Pratto tb, Maicosuel lesionou, agora eu pergunto, cadê o melhor plantel do Brasil? Libertadores esta aí. Todo mundo sabe que é osso, mas se a diretoria achar que essa 1a fase vai ser fácil, é bom porém as barbas de molho. Não basta só classificar, tem de classificar bem, para daí em frente poder ter o direito do mando de campo. espero que coisas boas estejam vindo aí, pq o que temos é pouco. O time é bom, mas o plantel é fraco. E qdo precisar, igual precisamos de um zagueiro no ano passado, e não tivermos uma peça de reposição a altura, vamos passar sufoco de novo. Acorda diretoria!!!!!! VAAAMMMÚUUUU 9AAALLLÔOOOO!!!!!!!

  14. Eduardo uma dúvida ! Para se obter CND- é exigida p/ conseguir o patrocínio da cef – não é necessário comprovar que não há débitos e ações pendentes de cunho algum ? Se o CAM a tem , por que está enxurrada de mimimis publicados na mídia expondo dívidas de trinta e tantos anos atrás e algumas atuais ,como essa pendenga com o time dá camisa código de barras? Aprendi desde cedo que qdo se deve tem de pagar mas ao adquirir renovar o patrocínio master com a cef , nosso CAM está muito bem assessorado juridicamente falando ,além de estar cumprindo o que foi acordado com o Profut, não é mesmo ? GALO

    1. Boa tarde, Galodamata. Permita-me a intromissão. A CND – Certidão Negativa de Débito é atualmente emitida pela RFB para comprovar que não há dívidas com o INSS e o IR. As dívidas de particulares não entram nessa relação e não há exigências quanto a elas para negociar com a União, exceto em licitações, para prova de idoneidade financeira. Um abraço.

  15. FÁBIO STS CAIU MUITO DE PRODUÇÃO;TB ACHO RALF BEM MELHOR QUE YAGO!QTA AO IGOR “COW’S FACE”BENEVENUTO,NUNCA APITOU BEM JGS DO GALO:INVERTE FALTAS,DÁ CARTÕES EM LANCES IDENTICOS AOS QUE ALIVIA PARA ADVERSÁRIOS,É CONFUSO,PRA FICAR NO MÍNIMO!

  16. Precisamos urgente de um camisa 10 que faça a diferença, pois, Cazares prova a cada dia que esta se tornando um peso morto no time, mas depende apenas dele mudar esta situação, uma vez que, futebol ele tem de sobra.

  17. Se meu comentário fosse um post o título seria procura se um camisa 10
    O Cazares teve várias chances e não convenceu, agora o Robinho que era minha esperança volta para esquerda.
    Isso é preocupante pois a véspera da Libertadores o Roger vai mexer no meio quase todo.
    Ficou claro nas partidas contra América e Democrata que o Otero que foi escalado pela direita estava caindo muito pelo meio, na primeira que ele abriu pela direita saiu o primeiro gol do Galo.
    O Danilo estava se dando bem na esquerda e o Robinho pelo meio tem qualidade para armar e finalizar.
    Porém como o Otero estava caindo muito pelo meio automática mente empurrou o Robinho para esquerda e o Danilo ficou perdido.
    Lógico que o Roger percebeu isso mas não gostei da solução que ele vai dar ao problema.
    Contra o Vila ele vai testar o Danilo na direita o Otero pelo meio e o Robinho na esquerda e como o Vila Nova não é parâmetro para Libertadores fica a preocupação, Danilo na direita???
    Acho que vão fazer a mesma sacanagem que fizeram com o Patric queimou um jogador útil e de qualidade.
    O Danilo é Lateral esquerdo ou meia esquerda e só. Era mais fácil ele chegar no Otero e falar meu filho ou você fica aberto na direita atacando e ajudando o Marcos Rocha ou sai do time.
    Sei que essa posição é do Luan mas até ele voltar é preocupante!
    Saudações!

  18. Eduardo. Será que é a melhor solução deslocar o Danilo para a direita? Tomara que dê certo! Amanhã temos que vencer para começarmos a Libertadores com a confiança e o moral necessários. Quanta à camisa, apesar de facilitar para os profissionais da imprensa,concordo plenamente com você: a atual (preta e branca na frente e branca atras), não é das mais bonitas. Semana que vem acaba o martírio visual! O Adilson vai encaixar muito bem nesse time do GALO que, no meu entender, mesmo com a baixa do Maicossuel, mas, com a volta do Luan, Erazo , Vitor e com a chegada do Roger Bernardo, volta a ser um dos melhores elencos do Brasil!

  19. As coisas estão ajustando? Então vamos pagar as contas e contratar um autentico camisa 10. O contrato com a CEF demonstra a pequenez do marketing do futebol mineiro. Vejam só Fla R$ 80 Milhões, Corinthians R$ 60 Milhões. Enquanto CAM e Cru R$ 12,5 em 2016. Como não abrem a “caixa preta”, provavelmente foi reajustado para R$ 13,5 Milhões. Adilson: seja bem vindo!

    1. Jota, aonde vc tirou esses números?…flamengo e Curicas fecharam em 25 milhões com direito a metas…..”Flamengo acerta renovação com a Caixa por R$ 25 milhões; extra.com……menos amigo, menos….

    2. Jota, esses valores que você informou provavelmente são de todos os patrocínios juntos destes times. O Galo assinou com a Caixa por 12,5 fixo, mais premiações que podem chegar a 5 milhões. Ou seja, se ganharmos tudo temos 17 milhões. O total de verba dos patrocínios do Galo ultrapassa 30 milhões. Mas infelizmente com a mídia que as televisões dão ao eixo Rio-SP não vamos alcançar esses números.

  20. Caro Eduardo, como dizia um comediante…epa..epa..epa…”São do Galo, vale ressaltar, os dois últimos títulos internacionais conquistados por um time brasileiro — Libertadores de 2013 e Recopa de 2014.”.O da Chape não vale? Levando na brincadeira…vc se lembra de coisas do milênio passado…mas esquece do ano passado…Será em “causa própria” ou esquecimento mesmo.
    De qq forma, interessante seu comentário…registrando ainda que continua sempre falando do outro time!! Saudações!!

  21. Tudo bem, o espaço é para falar do Galo, do nosso time, do futebol do nosso time, mas pelo amor de Deus, todo dia aparece uma dívida! Até quando a direção vai nos submeter a esse esculacho nacional. Paguem o que devem, pois ali na frente vão fazer a mesma coisa conosco.

  22. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Estou ansioso para ver esse nosso time afiando as esporas para irmos com tudo nas competições que temos pela frente. Estou confiante no trabalho do Roger. Confiante no rendimento da equipe e também em nosso camisa 9 matador. Dom Fredom. Gosto do Danilo de titular e da montagem do time com Otero, pois um bom batedor de falta decide partida e títulos e sou a favor de termos essa arma em campo. No mais vejo muito treinador aqui e especialistas em administração de clube, criticando Roger, Nepomuceno e Maluf. Tenho que respeitar a opinião destes pessimistas, mas nunca concordar. Não se esqueçam que esse mesmo Maluf ajudou a trazer Ronaldinho e cia. E com ele ganhamos nosso maior título. Sei que a memória de alguns é curta e seletiva somente lembrando o que lhes convêm, mas Maluf é um dos dirigentes mais vitoriosos da atualidade do nosso futebol, quiçá o mais vitorioso em atividade, basta pesquisarem seus cornetas pessimistas. Eu SOU GALO E TORÇO CONTRA O VENTO SEMPRE. BICA BICUDO.

    1. …Thiago, aonde assino?…amigo, eu fico de cara com as reclamações contra o maluf….o cara contrata, Ronaldinho, Tardelli,Pratto,Fábio santos, Carioca, D.Santos,Robinho, Fred, Réver, Léo Silva, Donizetti, Luan, Cazares e outros grandes, mas a turma só fala de um ou outro que deu errado…..toda hora aparece um pra falar que ele contratou o Cambalhota…..eu queria ver essa turma contratar melhor que ele muitas vezes sem ter dinheiro em caixa……Maluf é monstro…..o Sporting queria 6,5 milhões e meio de euros….ele fingiu desistir, esperou a China desistir e trouxe o cara por 2,5 milhões de euros….mas ainda assim a turma reclama….tá osso

    2. Posso assinar embaixo também Tiago e Alex? Tenho certeza que com críticas ou não esse elenco vai dar conta do recado! E ainda estou esperando alguém lembrar neste blog de um diretor e um presidente na história do Galo melhores do que os atuais. Pra mim só os Kalil pai e filho foram melhores. Lembrando que o Alexandre Kalil foi o melhor presidente, mas como diretor de futebol foi uma lástima!

  23. Falta um 10, mesmo que seja para acordar o Cazares e dois zagueiros para tranquilizar. Se o Luan voltar 60% do que sempre jogou será titular absoluto e deve sobra para o Danilo, que vem merecendo jogar. Mas, quanto à prioridade, para mim é o Brasileiro, que só vi quando tinha 13 anos, chegou a hora de ganharmos de novo. Teremos a concorrência da arbitragem de novo, mas temos que passar por cima de tudo. Depois, Libertadores e Copa do Brasil dá para ganhar também, com o Mineiro de tira-gosto e o Mundial de sobremesa. Galoooooooo

  24. Eduardo e leitores, bom dia! Até então o Danilo tem feito um bom papel ofensivo e defensivo. Pelo que andei lendo, amanhã ele poderá alternar o lado com o Otero. Tomara que mantenha o rendimento. Esta questão de improvisação é válida, desde que o time esteja funcionando bem. Até porque, sem um camisa 10 de ofício e com a instabilidade de Cazares, o jeito é usar jogadores que deem liberdade ao Robinho. Ou seja, Danilo ataca e recompõe. Teoricamente, Otero também deveria, mas ele recompõe menos que o Danilo. A volta do Luan vai acirrar ainda mais a briga por esta vaga no meio.

    1. Daniel, boa tarde. Desculpe-me dar pitaco no seu comentário. O Danilo fez quatro bons jogos pelo Galo, e marcou três gols porque estava jogando no lado esquerdo que é o seu lado. O Roger cismou que o Danilo é craque e quer improvisar com ele. Não deu certo. O Danilo é o Danilo e nada mais que isso. O Danilo nesses últimos jogos até tentou jogar na direita como quer o Roger mas não conseguiu. A uma porque não é a dele. A duas porque jogar ajudando o Marcos Rocha é dureza, pois ele não guarda posição e atrapalha todo o sistema defensivo do time. Observe os comentários do Pablo de Almeida quando ele se refere ao time do Chelsea. Aquele esquema 3-4-3 tem tudo para dar certo no Galo porque não precisa essencialmente de um armador. O time defende-se com no mínimo sete jogadores e ataca também com até sete, sem precisar de armador e só com troca de passes entre eles.O que precisa é muito treinamento para a adaptação. Assista um jogo do Chelsea e confira. Um forte abraço atleticano.

      1. Amigo, até considero sua colocação sobre o Danilo, embora eu acho que o Roger tem insistido nele por sua disposição em campo e por chegar bem na área; ou seja, improviso ou não, são qualidades eficientes. Vamos aguardar pra ver se ele continua rendendo bem. Tomara que sim.

        Mas sobre o esquema 343, no Galo atual não acho uma boa. No momento, só temos o Léo Silva que passa segurança lá atrás e mesmo assim ele não tem fôlego de garoto mais. Pra um esquema assim, é imprescindível 2 zagueiros ágeis. Se não fosse isso, até que não seria uma má ideia, contando também que Luan, Otero e Maicossuel estejam sempre à disposição, longe do DM. Abraço.

        1. Mas, Daniel é exatamente por causa de nossos zagueiros que 3-4-3 seria benéfico. Os adversários teriam antes que romper uma linha de quatro defensores antes de chegar neles. A diferença em relação ao Chelsea é que nossos zagueiros jogariam mais recuados em vez de adiantados como lá. Quanto às improvisações, também sou favorável a elas desde que feitas com jogadores adequados. Danilo na direita você vai ver hoje contra o Villa que não dá certo.

  25. Bom dia, Eduardo e atleticanos corneteiros ou não. Eu sou corneteiro, atleticano há 68 anos mais nove meses que estive guardado pela mamãe e como o Marcelo já fiz muita loucura pelo Galo mundo afora. Só na Argentina já estive quatro vezes acompanhando o Galo. Não tenho 130 camisas do Galo só 70, mas, chego lá. Não acho que tenha algum atleticano mais credenciado do que eu para cornetar o nosso time. Vou até comprar uma corneta de ar comprimido para fazer mais barulho. O professor Roger, formado em ciência do futebol com pós graduação de alguns dias na Europa, dizem. Está usando a sua ciência para atrapaljhar a carreira promissora do Danilo e via de consequência, o time do Galo. Quer que o jovem jogue no lado direito para ajudar o Marcos Rocha que não está jogando nada e cismou que é craque. Com isso, o time continua aleijado na direita e limitado na esquerda porque o Otero nunca vai conseguir ser o ajudante do Fábio Santos. Seria muito mais simples sacar o MR do time colocar o Carlos César mais fixo na lateral e deixar o Danilo na esquerda que é o seu lugar. Mas, cientista tem dessas coisas. Fica fazendo experiências até um dia explodir o laboratório. Como o Eduardo de Ávila pediu textos mais enxutos vou para com este e depois faço outro. Vida que segue. Galo sempre. vida sem Galo não é vida.

    1. Caro Paulo, vc é um Atleticano nato, sem dúvida, mas ficar criticando o Marcos Rocha não mostra sua inteligência futebolística. Me diga um jogador na história do Galo que foi mais eficiente que ele na posição, com exceção do Nelinho, obviamente.
      Pense bastante e tente lembrar pelo menos um Lateral Direito melhor que Marcos Rocha. Vc irá concluir que, mesmo com as deficiências, ele é extremamente regular, é o dono da posição há 6 anos. Já nos deu muitas alegrias, títulos, provocações hilárias contra o time purpurinado e certamente vai deixar saudade quando for embora.
      A torcida diz que ele não sabe marcar, mas as estatísticas sempre o colocam como líder em roubadas de bola. E aí, como explicar?
      Outro quesito que ele manda bem são as assistências, vira e mexe deixa alguém na cara do gol, seja com o pé ou até mesmo na batida de lateral direto na área, que ele inventou. Basta ter um olhar atento nas partidas pra constatar isso.

      Carlos César, citado por vc, pode se juntar a todos os outros laterais dos últimos 30 anos que passaram pelo Galo, que não servem nem pra engraxar a chuteira do Rocha…

      Saudações e um abraço de outro Atleticano nato.

      1. Boa noite, Guilherme. Você percebe que quase tudo que você disse do MR está no pretérito? Não que ele já era, mas, eu me referi a ele em relação ao esquema 4-1-4-1 que exige regularidade dos atletas em suas posições. Nesse quesito ele é fraco porque como você mesmo já observou, com certeza, ele não guarda posição e atrapalha o resto da defesa que fica comprometida em cobri-lo. Não é à toa que existe a Avenida Marcos Rocha em todos os estádios onde o Galo já jogou. Ele tem méritos sim, eu fui um do defensores da sua volta ao Galo e protestei quando foi preterido e emprestado para outros clubes quando começou. Seus lançamentos eram precisos e ajudavam muito. Hoje ele não chega nunca na linha de fundo e seus chutes para a área rendem pouco. O Carlos César eu cito porque não existe outro mas ele está longe de ser engraxate do MR. E, finalmente, já observou quantos outros torcedores o criticam pelos mesmos motivos? Retribuo o abraço como homenagem à fraternidade que deve existir entre todos os atleticanos. Saudações.

      2. Concordo que o Marcos Rocha é um grande lateral, o melhor do Brasil há alguns anos. Mas só pra lembrar um lateral melhor que ele, Paulo Roberto Costa, era mais completo.

  26. Bom dia Eduardo, eita bipolaridade, kkkkkk, o titulo mundial já é nosso, até ontem o time não inspirava confiança, diretoria sem planejamento, Roger fraco e um monte de derrotista aqui, eu continuo meu otimismo habitual, já vi muitas situações no GALO em que pensei, será que acabará? mas não, após cada queda voltava forte no apoio da nossa torcida, mas hoje para alguns o que vale é titulo, não que estejam errado, mas do outro lado há adversários que também os querem. Creio que faremos uma boa campanha nesse ano, na minha opinião hoje o elenco é mais equilibrado, só acho que ainda falta um zagueiro eu apostaria no Bruno Rodrigo, mas se não der vai de Santana mesmo. Quanto ao camisa 10, qual time no Brasil não o quer? Vamos com tudo, fazer uma boa partida contra o Vila e ir pra Argentina começar bem a Liberta nosso sonho de consumo e todos os outros times brasileiros, bom frisar. Saudações Alvinegras.

    1. Muito bom, Lugalo. Você hoje está light. Todo atleticano entre os mais antigos já teve esse temor em relação ao Galo mas, ninguém nunca desistiu e por isso ele é hoje esta potência. Tem defeitos como eu e você e todos os outros também têm e quando alguns colegas mostram esses defeitos eles estão apenas buscando as mesmas melhorias que nós queremos. Derrotismo é um conceito que não faz parte da vida atleticana. Um abraço e parabéns pelo bom tom. Vida que segue. Vida sem Galo não é vida.

  27. Caro Eduardo as coisas podem estar se ajustanto, mas para ficar completao mesmo falta um camisa 10 um armador clássico sera que só a diretoria que nao ve isso, como já falamos várias vezes desde a saída do R10 que estamos capenga nessa posição.

    1. Caro Fabricio, concordo com você, quase todos os times precisam de um 10 clássico hoje.
      Mas lhe peço, que cite nomes de qualidade, viáveis e dentro da realidade do Galo e do futebol brasileiro.
      Criticar a diretoria sentado em frente ao PC é fácil, tem que sugerir soluções. Eu não saberia indicar hoje um bom nome.
      PS.: Respeito sua opinião e comentário, só quero enriquecer o debate.

      1. Respeito sua opinião, mas vc acha que o galo nao teria condições de contratar o Tiago Neves, Jadson, Conca ou ter feito o que o Fluminense fez contratacem o Sornossa ano passado

        1. Teria. Mas dos 4 que você citou, aprovo somente Jadson e o Sornossa que é uma aposta e pode não dar tão certo assim. Pra mim Conca e Tiago Neves, estão no mesmo nível do Cazares, sinceramente.
          Tudo é questão de oportunidade de mercado, quando o Sornossa foi contratado, ainda tínhamos no elenco Dátolo e a grande esperança (que ainda existe) no ótimo futebol do Cazares, por isso não se pensava em outro 10.
          Quanto ao Jadson, imagino que o salário dele seja astronômico. Como se sabe, a folha salarial do Galo já não é baixa, então a diretoria também precisa pensar nas finanças.
          Enfim, ainda acho que o Cazares tem mais futebol que todos os citados por você, mas claro, sei que ele ainda não é de confiança. E pra finalizar, acho que o grupo já está fechado e o que nos resta agora é acreditar nesse ótimo elenco. O Galo não está atrás de ninguém com relação a nomes, confio muito nesse time treinado pelo Roger.

  28. Caro Eduardo as coisas podem estar se ajustanto para ficar completa mesmo falta é um camisa 10 um armador clássico sera que só a diretoria que nao ve isso, como já falamos várias vezes desde a saída do R10 que estamos capenga nessa posição.

    1. Verdade, Fabrício. Precisamos da tal cereja do bolo, um jogador para empolgar a massa para a Libertadores. Depois de pensar muito no assunto, penso que o único camisa 10 que se encaixaria neste perfil e que poderia ser “contratável” nas condições financeiras do Galo (que ninguém sabe bem quais são) é o D´Alessandro (pois parece que há algum problema envolvendo o Alex, ex-Inter, que ninguém quer).

      1. Não sei qual a situação do Tardelli, mas acho q ele juntamente com o Robinho fariam bem a armação das jogadas. Ele gosta da camisa 9, mas acho q a 10 cairia bem nele. Tem totais condições pra assumir essa posição. Vejam aí, por favor, a situação do Tardelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *