A que ponto chegamos! Não sou, pelo menos tento não ser, supersticioso e tampouco apelo para forças ocultas quando o assunto é futebol e o nosso time do coração. Entretanto, dois amiGalos – dando nomes: Otto Levy e Domingos Sávio –, vem inundando minha caixa de mensagens afirmando que o Galo só vai vencer no dia que eu me render ao padre José Torga Couto. Como sabem, professor de matemática dos meus tempos de colégio salesiano e disciplinário rigoroso naquela ocasião. O nome dele só veio a destaque nesse espaço quando contei que ele tinha mania de colocar aluno para fora da classe antes de a aula ter início. E justificava sentir que o estudante ia perturbar a lição. E passou a ser mencionado, especialmente pelos dois, entre outros frequentadores deste cantinho Atleticano.
Nunca apelo para a espiritualidade em assuntos pragmáticos como esse e na fezinha que faço nas loterias da caixa (não me arrisco nessa furada de bets), mas a situação anda muito desconfortável. Diante disso, tenso e aceitando qualquer desafio para tirar o Galo dessa condição, apelo ao padre Torga e seus anjos e santos da igreja católica. Igualmente a Deus e Jesus, bem como aos espíritos superiores do kardecismo. Ambos, Pai e Filho, entre os evangélicos. Na umbanda aos orixás. Também no candomblé aos ancestrais e divindades. Com isso num misto de humor e brincadeira com dúvida e temor pelo que pode nos esperar, rogo principalmente aos jogadores. Eu quero é raça do time todo. Comprometimento e que honrem essa camisa que representam dez milhões de Torcedores.
Hoje, pela péssima campanha que estão fazendo, vamos ter um – talvez o pior – entre os menores públicos na casa de shows dos dois principais acionistas da saf Atleticana. Tudo isso, resultado da pífia temporada, onde nos meteram nessa encrenca de eliminação da Copa do Brasil e a necessidade de vencer hoje para seguir na Copa Sul-americana. O outro brasileiro, FluC, foi eliminado ontem em casa. Como se não bastasse, estamos na 15ª e arriscada colocação no Campeonato Brasileiro. Agora, caros profissionais que consomem quase 30 milhões mensais de folha de pagamento, honradas pelos donos do clube, que contrataram acreditando no desempenho de cada anúncio comemorado. Só nos (lhes) restam um caminho. Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal. Convencer. Passar hoje pelo Bolívar e garantir vaga na semifinal em busca do título. E no BR, reação já!
Afirmo, sem medo de errar, se hoje não vencer no tempo normal – ainda que se classifique numa vergonhosa penalidade – no sábado o público será ainda menor. E não adianta essa promoção de compre um e leve dois. Torcedor, seja ele Atleticano ou não, se faz presente com time e elenco que honrem a camisa do clube. No nosso caso, em passado nem tão distante, éramos muito mais presentes que nos tempos atuais. Com formações modestas, onde o amor e o comprometimento eram muito superiores aos 1,8; 1,7 ou 1,6 milhão de salários mensais. Muitos desses que sequer brigam por vaga na titularidade. Acomodados! Pior, tanto conformados quanto diretores do Departamento de Futebol e os donos que acreditam (phode?) termos um elenco qualificado.
Pois que, no jogo de ida lá na casa do adversário de hoje, depois de abrir – sem mérito – dois a zero no primeiro tempo, o time voltou do intervalo como se tivesse comido uma feijoada naqueles 15 minutos de descanso. Logo no início, uma das síndromes que atormentam, tomamos um gol de bola alçada na área, similar a tantos outros em jogos nesta e na temporada passada. Depois, com um jogador a mais, encolheu e cedeu o empate. Foram necessários duas penalidades juvenis para ceder a oportunidade de voltar com a classificação encaminhada. Por sorte a primeira cobrança parou no travessão, senão poderíamos ter voltado para o jogo de hoje com a necessidade de vencer por dois gols de diferença. E, se perder a vaga, nem me arrisco a prever a reação da Massa.
Elenco melhor que o adversário temos, ninguém questiona, mas – tanto o Bolívar quanto outros times que enfrentamos – vem demonstrando muito mais vontade de vencer que o nosso Galo. Esse tem sido o nosso roteiro. Sampaoli tem a difícil missão de incendiar esse elenco. Precisa fazer o Lyanco entender que ele não é o Pit Bull que parte da Torcida homenageia. Esse era Pierre, que não enfeitava e não entrava na onda da provocação do adversário. E Donizete. Que dupla! Alonso necessita voltar a ser o capitão de 2021, Arana igualmente, Scarpa no meio onde é muito mais produtivo, Hulk acertar seus tiros certeiros ou mesmo aquelas cavadinhas mortais. Não quero o Galo só como retrato de parede em formações do passado, ainda tenho muito espaço para posters no meu atelier onde faço lives e redijo essa coluna diária e outros textos. Me ajuda aí quem possa nos proteger. Raça, raça, raça!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Estamos ainda no início de fevereiro, hoje faremos a primeira partida desse mês, mas a…
É histórico, mas nada é tão ruim que não possa piorar. Lá na cbf, onde…
O desenho está bem rascunhado, ainda que tenha suspeições de coisa mal feita. Faltando essas…
Não fosse aquela safadeza da arbitragem na quarta-feira, frente ao Palmeiras pelo Brasileiro, estaríamos comemorando…
Sem Lodi, Maycon, Dudu, Hulk e até os discutíveis Alonso e Bernard, o Galo viajou…
“E eu lhe direi quem tu és”. É um provérbio que me foi dito pela…
View Comments
Causa preguiça ler escritos mencionando esse "padre Torga", ainda que para descontrair o nebuloso, carregado, depauperado e denso ambiente que se verifica pelas nossos flancos. O negócio para o Galo é bater a meta de corte de 47 pontos. Esqueça o resto!
Retornando ao espaço democrático, depois de breve viagem, igualmente estou apelando para que TODOS os deuses e santos façam este time nosso jogar bola, o que não faz há tempos, embora acredite que saibam jogar, pois, do contrário, não teriam currículo minimamente indicador de que souberam tocar bem na bola algum dia, ainda que num clube mequetrefe.
Bom dia,
Já que é assim podemos então dizer que com na venda do Paulinho seus orixás também nos deixaram, levou tudo para tentar fazer ele jogar de novo.
Superstições por superstição, espero que alguém que frequente a Arena leve um saco de sal grosso e espalhe pelo gramado, no nosso caso um saco de 60kg.
Quanto ao jogo de hoje e nos demais acredito que o Sampaoli tem que mexer o doce, temperar esse time com um pouco de base e regar com bastante banco de reservas.
Assim eu iria de João Marcelo hoje (sei que não é base), colocaria pela esquerda o Bernard e na direita o Hulk, Scarpa centralizado, Fausto, Alan Franco e Menino (Preguiçoso) revezando com Igor Gomes(Faltoso) no segundo tempo, e Arana. Atrás 2 zagueiros, os disponíveis.
Não Esquecendo do Everson e o terço que depois que roubaram na Argentina o Galo ainda não ganhou mais, xô superstição.
Galo 3 X 0 e eu na do "Tanaka", só bebendo para acompanhar, podendo ser pouco (sem sofrimento) ou muito como de costume (com sofrimento).
Bom jogo a todos e haja fígado com esse Galo.
Boa tarde.
Sul-americana não se joga, se classifica.
Então vamos lá!
Melhor partida do Galão esse ano foi com o Flamengo lá.
Fico pensando, porque não jogar daquela forma em todos os jogos? Muita atenção e cautela.
Superstições à parte, caro Ávila, nosso Galão está necessitando de uma ajudinha do além. Não ganha de ninguém. Será que hoje seremos eliminados da Sul-americana? Torço com fé, mas, confesso-lhe, não tenho convicção alguma numa vitória. Essa incompetnte diretoria mandou o Cuca vazar, e contratou um zé-ninguém para treinar o Galo. Oxalá meu pessimismo seja vencido por uma convincente vitória.
Após este post , Galo 5 x 0
Bernard e Júnior Santos vão desencantar.
Eu acredito!!!!
Agora vai mesmo, com a benção do Pe Torga não tem adversário que segure o galão da massa. Estou torcendo para o Bernard fazer um a zero aos 49 do segundo tempo. Se não for sofrido, não é Atlético MG.
Rapaz, ore mais a Padre Torga... lembrei deste comentário na hora... kkk... Aqui é Gaaaaloooo!!!!
VTNC diretoria!
Ávila, Padre Torga virou figurinha carimbada neste espaço e a simples citação do famoso e atleticano (por aderência) clérigo é o melhor da resenha.
Só ele mesmo para nos tirar desta draga e nos livrar deste inferno que é o time nos dias de hoje. Será que estamos pagando penitência?
A dúvida é se ele sozinho vai dar conta de nos tirar desta lama, portando o apelo à todas as entidades citadas indiferente da religião é extremamente válida e salutar.
E de quebra que esta ajuda se estenda para o Brasileirão tb. Nunca precisamos tanto, como agora.
Muito tempo que não dou um pitaco na escalação kkkk então vamos lá, como o esquema é 3 zagueiros eu iria com Lyanco, Tressold, Vitor Hugo, ala direita Scarpa Volantes: Alexsander e Allan Franco, ala esquerda Arana ponta de lança Renier Atacantes Hulk e Bernard esse é meu time 2x0 gols de Hulk e Bernard