Categories: blogueirosfutebol

Antes que o Galo vá pro brejo

Qual entre nós não conhece a expressão popular: “a vaca foi pro brejo”. Sua origem tem referência aos tempos difíceis da seca nordestina, quando o gado (não o Galo) vai em direção aos brejos em busca de água. Pode atolar e morrer no terreno pantanoso. E, para piorar, se na hora a onça for beber água.

Esse início de temporada horrorosa para o nosso time do coração, afetou a crença do mais otimista Atleticano. Encontrei na quinta e sexta-feira muitos Torcedores combalidos e desesperançosos de alguma mudança de rumo.

Alguns, entre os quais me incluo, decepcionados com a falsa impressão de mudança que vinha sendo sinalizada nos primeiros dias de janeiro.

Após o encerramento do Brasileiro, com o Galo tendo sido ameaçado até pelo Z4, o presidente se valeu de várias entrevistas e admitiu erros que não seriam repetidos.

Anunciou a volta para o Mineirão, que – aparentemente – agrada a maioria dos Torcedores e iniciou uma purificação no elenco. Jogadores criticados começaram a ser dispensados.

Algumas poucas novidades e, sistemática e pretensiosamente, alguns nomes sendo especulados. Se deu a falsa impressão de novos rumos. O treinador, embora desconhecido – tanto por nome quanto pelo trabalho – criou uma expectativa de cobrar maior responsabilidade dos jogadores.

Medidas, como horário de alimentação, trajes e até o uso inadequado do celular, pareciam mostrar maior rigidez com o elenco.

Vencemos alguns jogos, dois deles beneficiados por erros de arbitragem, e outro numa goleada em cima do lanterna que atuou quase toda a partida com dez jogadores.

Daí começou a mostrar que não era bem assim. Empates em casa com times pequenos e até derrota no Mineirão. Goleada pela Sul-Americana, que não conseguimos reverter em Belo Horizonte.

Se no Mineiro, ocupando a quarta colocação graças aos pontos obtidos pelos erros dos juízes, na Copa do Brasil sofremos para classificar com um empate sem gols frente ao modesto Campinense. Daí veio o segundo compromisso com o desconhecido Afogados de Pernambuco.

O inacreditável e inaceitável aconteceu. O empate ridículo em dois gols levou a decisão para as penalidades. A incompetência e “pilhação” dos jogadores conduziu o time à desclassificação, depois de abrir dois a zero nas duas primeiras cobranças.

Desequilíbrio emocional evidente. Esse resultado está entre os três maiores vexames da nossa história. Rebaixamento, Afogados e Goleada num clássico.

Claro, como bem o disse o amiGalo Paulo Silva, quando a cabeça não funciona, os membros não respondem. Se a diretoria, que sequer acompanhou o time em Pernambuco, não está focada em cobrar dos profissionais responsabilidade o que podemos esperar?

Se somar o prejuízo que os erros e essas eliminações estão causando aos cofres Atleticanos, o futuro fica ainda mais temeroso.

Quantos milhões vamos deixar de arrecadar e quanto foi gasto com jogadores como Martinez, Hernandez, Bolt e outros do mesmo gênero? E os dois meses, já indo para o terceiro, sem o Galo Na Veia? Me sugere lembrar que são dois anos sem títulos, indo para o terceiro.

Ouvi relatos de pais e mães entristecidos ao ver suas crianças chorando pelas eliminações. Aqui mesmo teve quem contasse sobre seus filhos.

Já vi elenco muito mais fraco que esse, como numa época que tinha Márcio Araújo de ala direita, zaga com Daniel Marques, Lima e Marcos, fechando com Tiago Feltri do lado esquerdo.

Dali pra frente era Bilu, Danilinho, Marcelo Pelé e Marinho. E a Torcida comparecia e lotava o estádio, porque esses caras jogavam com amor, raça e determinação.

Fechando e de volta aos ensinamentos da roça: “quem engorda o porco é o olho do dono“. Se o presidente não está com tempo para dedicar ao Galo, melhor seria devolver o time ao Torcedor.

A direção está dissociada do sentimento do Torcedor que vem, aos poucos, abandonando essa paixão. Devolvam o nosso Galo. Esse negócio de tenente demitir general é quebra de hierarquia. General da banda Atleticana, somos nós os Torcedores.

Em tempo: noutros momentos, aqui hoje, comentaria a entrevista do presidente. Pude ver boa parte, quase toda, mas – sinceramente – ele “falou e falou”, como se rodasse a roda sem sair do lugar.

Nada de novo que em ocasiões anteriores, assume a culpa e ficamos na mesma. Simon também já se desculpou com o Galo, e daí? Criticar a grama do vizinho, ao meu entender, é jogar pra platéia. Tentar tirar o foco.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Excelente comentário Paulo Freire..
    Mas esse senhor que arrota arrogância, jamais vai abrir as contas.
    Daqui a alguns anos, quem sabe, saberemos. Ou não..
    Por hora, teremos que aturar esse câncer até o final do seu mandato.
    Oremos...

  • PAULO SILVA ,

    na sua primeira postagem eu o aplaudi ,
    principalmente na parte do quiabo com
    angu .

    Na segunda , mais aplausos , pois você
    relatou fielmente o que tínhamos na
    retaguarda do time .

    E , se me permite , na parte física tinha
    a arquibancada também , esperando a
    turma de degrau em degrau, subindo e
    descendo .

    Turma devidamente aquecida, o bom e
    velho coletivo...

    Ah! , não nos esqueçamos que no lugar
    do energético no vestiário, tínhamos as
    laranjas in natura , muito apreciada por
    todos

    Inclusive a fruta motivou a expressão
    muito usada pelo Jair Bala , " eu chupei
    laranja com o Pelé " que significava ter
    jogado com um craque na carreira .

    Eita ! que o futebol era bom demais da
    conta ...

  • O que assusta é a possibilidade de uma reeleição desse senhor. Isso é filme de terror, muito mais do que pesadelo. As séries de eliminações bizarras provocadas por uma diretoria que não entende absolutamente nada de futebol é VÁRZEA. O que aconteceu no futebol do CAM nesses dois anos é SURREAL. O CAM deve ao saudoso Eduardo Maluf a conquista de uma das maiores Libertadores da história e a maior de todas Copas do Brasil, a das viradas. E pensar que recusaram a volta de Dátolo, simbolo da raça atleticana, principal responsável pela conquista da Copa do Brasil 2014. Com ele no plantel certamente haveria mais raça e determinação, pois não se contetava apenas e suar a camisa, cobrava dos demais o tempo todo. Dez vezes um Dátolo e um Donizete em fim de carreira do que a maioria desses que aí estão. A atual gestão do CAM é um dos maiores desastres da história do clube. Com esse plantel não há Sampaoli que dê jeito. Digo isso há meses: com essa gestão à frente do futebol do Galo novos vexames virão. Falei isso no segundo semestre de 2019. Os caras não tem a mínima ideia de vestiário, não são do ramo. E mais, a responsabilidade maior não é do presidente, é daqueles que o elegeram. Mais vexames acontecerão, e com uma possível reeleição começará tudo de novo. Parabéns Conselho!!!

  • Parece que as maluquices do Sr. Sette ainda não acabaram. Depois da aventura de treinador da Venezuela, tudo indica que vem mais por aí.
    Em vez de fazer o simples e trazer Cuca ou Marcelo Oliveira. Estão noticiando negociação com Sampaoli.
    Escalação de time...
    Cruzeirar...
    Só maluquice.

  • Wellington, concordo, sempre pensei isso sobre futebol, se quem joga não quer nada, podem trazer o Guardiola, o Klopp, que não sairemos do buraco.

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Para mim, o Galo já está no brejo há muito tempo.
    A cada gestão apequenam o Galo.
    Um Clube que não vence um Brasileirão há quase 50 anos
    dizer o que?
    Para retomada e esperanças ao Torcedor, agora é hora de contratar um técnico de pulso e peito para mandar uns dez pernas de pau embora e contratar de três a quatro jogadores para ocuparem a titularidade.
    Mas o "seu 7" foca em treinadores tipo pau mandado.
    Abram alas para mais um Interino.
    Torcer para o Galo atualmente está brochante.
    Saudações Alvinegras,

  • O FDP do presidente deveria mostrar os números, se diz que o Galo está sendo bem gerido.

    Números de sócio torcedor, antes e depois dele.

    Números do pay-per-view, antes e depois dele.

    Números de bilheteria, antes e depois dele.

    Valores de vendas de jogadores x número de jogadores vendidos, antes e depois dele.

    Valores de vendas de camisas e produtos licenciados, antes e depois dele.

    Valores de premiação, antes e depois dele.

    E por fim, números absolutos da dívida, antes e depois dele.

    Não resta dúvidas que ele acabou com a esperança de todo torcedor, que esportivamente falando ele só trouxe humilhações e resultados pífios. Portanto só resta a parte econômica para justificar a tal austeridade. Eu duvido muito que realmente existam resultados econômicos satisfatórios, porque futebol se faz com futebol, quem vai comprar produtos, pay-per-view, ir ao estádio com um time que é um verdadeiro lixo, é um presidente escroto e arrogante?? Quero ver se o resultado econômico foi proporcional aos 3 anos de tristezas, decepções e raiva que esse desgraçado nos causou.

    Portanto Sette Câmara, seu merda, cadê os números da tal austeridade??
    Seja homem uma vez na vida e pare de se vitimizar, apresente resultados das suas escolhas.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

21 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!