Aproveitando essa sexta-feira, entre as partidas com Palmeiras e Paranaense – Libertadores e Brasileiro – trago uma resenha para o nosso bom debate. Tem tudo a ver com o Galo, mas é tema de fundamental importância para o futuro do futebol brasileiro. Os principais clubes do Brasil, reunindo representantes das séries A e B, vem e avançando para a formação da Liga para organizar os campeonatos nacionais.
Paralelo a buscar a unificação entre a Libra – Liga do Futebol Brasileiro – com a LFF – Liga Forte Futebol do Brasil – alguns temas seguem no vácuo dessa discussão. O tema principal dos encontros tem sido a divisão de receitas. Os percentuais não são tanto divergentes e não deverá ser empecilho para a pretendida revolução na organização das competições.
O prato principal dos encontros entre os filiados em cada uma das duas Ligas, evidentemente é receita orçamentária, tendo como tempero a organização das competições. Tira da cbf, que tem esse controle até 2025, toda a gestão sobre questões financeiras, tabelas e temas relacionado aos campeonatos. Sem dúvida que é um grande avanço, mas nas mãos de quem cairia essa organização?
E a grande questão, a meu juízo, é quem seria o responsável pela arbitragem. A cbf, por décadas, além do que sempre reclamo como as tabelas, decisões administrativas, stjd e o “apito amigo” – a mim – sempre deixou a desconfiança de favorecimento aos clubes do eixo RJ/SP, Já disse e reafirmo. Não tenho provas, mas tenho convicção dessa situação. Aragão, Wright, Simon e outros menos citados sempre me aguçaram nessa direção.
Pelas normas da FIFA, cada associação – como no caso da cbf – deve controlar a arbitragem. Vale dizer, essa tal Libra e a LFF, se avançarem na conquista da gestão administrativa e financeira desse bolão comercial de bilhões de dinheiro, terão de recorrer à cbf para a escala das arbitragens nos jogos.
Sou e assumo ser um reclamante do “apito amigo”, porém – reconheço – nunca gritamos antes daquelas situações absurdas com prejuízos incalculáveis de vitórias, títulos e receitas, antes do apito inicial de cada partida e de cada decisão. Nosso protesto só vem depois que esses caras nos vitimaram como nos anos 70, 80, 90 e mesmo depois da virada do milênio. Ano passado, depois de décadas de episódios dessa natureza, vivemos um período de normalidade, que culminou com as conquistas do Brasileiro e da Copa do Brasil.
Na atual temporada, com a nova gestão da cbf – contando com a dupla Edinaldo/Seneme – o caos voltou na arbitragem. O presidente ao convidar o ex-árbitro para comandar esse setor na entidade, prometeu uma “reestruturação drástica” e qualificar os profissionais do apito no Brasil. E o que estamos assistindo dispensa considerações. A maioria dos clubes reclamando da arbitragem e a comissão punindo – seletivamente – quando as queixas são de cariocas e paulistas.
No nosso caso, lembrando, desdenham e sonegam a liberação de áudios do VAR e ainda prestigiam árbitros algozes como Daronco, Claus, Sampaio e Luiz Flávio. Parece que quando a reclamação é do Galo, o sujeito recebe até promoção. Pois é, como ficará a arbitragem com a Liga? Vai depender da escala da cbf? E Seneme, que disse sobre erros “inaceitáveis” – que continuaram ocorrendo após essa sua manifestação – seguirá no comando desse caos que se instalou na arbitragem?
São muitas dúvidas que carrego no sofrido peito e coração Atleticano. Ficaremos expostos a árbitros amadores, que tem no apito seu complemento de renda. Ora, não e não! É fundamental a profissionalização da arbitragem, com relatório de desempenho, promoção e punição, se essa tal Liga quer mesmo vingar. A vassoura tem de passar nesse quadro, desde seus coordenadores até aquelas e aqueles que trabalham no gramado e no VAR. Punição sim aos maus profissionais.
É o mínimo que posso esperar dessa Libra e da LFF – sem desconsiderar os percentuais a serem distribuídos e a organização das competições – que se tenha apitadores imparciais em nome da lisura e da transparência no futebol brasileiro. Quem sabe assim, até a cbf – que ficaria responsável apenas pela seleção – volte a conquistar títulos. Essas comemorações foram pra bem longe, seguramente pelas injustiças cometidas pela instituição que ainda está gerindo o futebol nacional.
Moralidade, ainda que tardia!
*imagens: arquivo do blog
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Em que dia você nasceu ?
Pois saiba que , neste exato momento , o mundo começou a girar, claro que em torno de você mesmo , você que é a LUZ que brilha fulgurante , a aquecer o SABER dos novos tempos , tempos inebriantes !
É cada uma que eu só tenho a dizer :
É PRACABÁ !
Uma das grandes frustações do blogueiro foi de ñ ser árbitro de futebol. Entende muito. TÁ em tempo.
Pois é meu amigo temporão, Tihuana feelings:" olhando no olho posso(demos) viajar...falta em mim(nós) saber aceitar ...estamos(todos) em busca de um ponto final... prá poder(mos) chegar de uma só vez... quê vês... quê vês quando me vês... Quando (será) a mentira acabar...
Não atoa o tal petráglia é um dos contra essa tal libra,ffa e "us cambal"e ñ é difícil saber pq. A troco de uma mariola e dois cigarros yolanda -via fax-,venderam a alma ao coisa ruim_leia-se teixeira- e implodiram com o C13,passado um tempinho(ão) foi a vez da 1ª Liga q com o mesmo modus operand foi sacaneada da mesma forma q o seu antecessor. Triste saber q os "gravatas engomadas" q estão á frente do CAM encabeçam essa "nova/velha" tentativa de tomar das mãos da cbf os "novos,velhos" destinos do futebol tupiniquim. Ao q parece,mais uma vez, o trem já nasce morto pelo simples motivo q os de sempre não aceitam dividir seu gordo quinhão com NINGUÉM. Eis aí o motivo do poodle-mor do time da caveirinha do tapetim ser contra mais essa armação "limitada"_aos mesmos de sempre, diga-se_. Um dos quê implodiram o C13 e habita a série bbb q nem deveria ter voz neste tipo de franquia,torce p q esse trem saia do papel,pois de lambuja,ganharia o tão sonhado acesso sem precisar correr atrás dele,virada de mesa que chama. Qto a comissão de arbitragem, não se limita á só esses citados em vossa excelente coluna,tem mineiro q veste azú e até pouco tempo só fazia_faz_ ferrar com o GALO nesta currutela aí,basta pesquisar para constatar. Inclusive um é um dos responsáveis técnico pelo...isso mesmo q vc pensou, a fla...oooopppsss...famigerada ferramenta alcunhada de var. Ironia? Não! É piada mesmo.
Falando em piada' cadê a "galera" q qdo o time vinha passando o trator por cima de tudo e de todos,era uma festa danada em umas 10 lives diárias com aquele sorriso amarelo no rosto? Sumiram ou estão a matutar qual será o proximo item do patrimônio q será doado a preço de banana p sanear as dividas e continuar devendo o mesmo montate anterior. Bota a cara alemão (s) . Afinal o ano que vem o investimento (sic) vai ser muito maior,não sem antes vender vender vender vender ... prá sobreviver? Não! Prá "inrriquesser" us ôtro.
Saudações Atleticanas
Ficou claro que depois dos 2 a zero faltou pernas para MARIANO, JAIR, ZARACHO, KENO e HULK, principalmente esses. Faltaram os VELOCISTAS para o contra-ataque. Faltou confiança do CUCA nos reservas para fazer as substituições até os 10 minutos do segundo tempo. Mas, faltou ao GALO, depois dos 2 a zero, FAZER O JOGO BRIGADO QUE TODO TIME BRASILEIRO FAZ: CATIMBA, CAI CAI, BRIGUINHAS, CONFUSÃO COM O QUARTO ÁRBITRO, GANDULAS ATUANDO. É isso que vamos encontrar no campo dos verdes.
O agente de jogadores André Cury está pedindo o bloqueio de 64 milhões do dinheiro da venda do shopping. Os clubes de futebol de Minas e do país são ilhas de falcatruas e negociatas ilícitas. Se for aprofundar e investigar onde tem mais roubalheira talvez descubram que a arbitragem amadora é a parte menos corrupta de todo sistema que 3nvolve o futebol brasileiro. Mas tem gente inocente que acha só os árbitros que são desonestos. Hahaha
Então meu caro; isto aí é gorgeta; o fraquíssimo naX0000 Fernandez custará ao CAM no final do seu contrato a bagatela de 80 milhões de reais; irrecuperáveis! Salarinho mensal de 850 mil reais x 52 + 34.000.000 já incluso a multa pelo atraso de pagamento ao River; quem foi o pai da criança hein?
O TIME DO GALO ESTÁ VELHO , MÉDIA DE IDADE ALTA........
MAS , PORQUÊ ISSO OCORRE ??????? ...
PORQUE AS CATEGORIAS DE BASE , ONDE O GALO INVESTE MILHÕES NÃO CONSEGUE REVELAR NINGUÉM. (RUBENS É UMA EXCESSÃO).
ESSA CATEGORIA DE BASE DO ATLÉTICO É UMA DAS PIORES DO BRASIL , UMA IMORALIDADE , GASTA-SE DINHEIRO À TÔA ......
A BASE DO GALO É MAL ADMINISTRADA , UMA VERGONHA PARA QUEM TEM O MELHOR CT DO BRASIL.
JÁ DISSE E REPITO ::..............
""O GALO PRECISA FECHAR ESSA CATEGORIA DE BASE , DEMITIR TODO MUNDO E RECOMEÇAR DO ZERO""........
NÃO É POSSÍVEL QUE SE INVISTA TANTO , PARA NÃO REVELAR NINGUÉM .
Olá, tudo bem com todos? Então; até hoje lamentamos o placar injusto de quarta; o time fez um primeiro tempo espetacular, não fosse a tradicional incompetência do Keno pra finalizar e da mesma forma o Ademir, poderíamos ter tido melhor sorte; enfim, provamos que nosso time titular é melhor que os porcos; como não participei do blog ontém, talvez mais alguém tenha feito duas observações; o treinador acertou demais na escalação inicial, por mais óbvio que tenha sido, porém errou grosseiramente ao não perceber a queda de intensidade na marcação devido ao fortíssimo primeiro tempo,....pra finalizar, como é bom ver o time em campo sem aquele encosto do naX000000,.....
Bom dia !
Quem cala consente, quem não chora não mama Tem uma turma que não quer ouvir de arbitragem e querem o Galo fique manso , aceitando a tutela do eixo- principalmente imprensa RJ- SP e CBF. Tem uma turma baba ovo, aqui de MG , que fica mendigando alguma citação do Galo por essa gente.
Bom dia Eduardo! Vou repetir a cornetagem que fiz, em dois pontos:
1) Liga gerida pela LIBRA, tem que abrir o olho. Sveiter e Kleber Leite são Flamenguistas e com um passado de ações nebulosas. Desta forma muito cuidado com o que assinar.
2) Arbitragem comandada por ex-arbitos vai dar sempre nisso. Quem vai ser o próximo diretor?
Paulo César, Klauss, Daronco? Faça-me um favor! Porque não contratar alguém do mercado, com formação acadêmica?
E quiarta vamos buscar a classificação. Vai Galô!
Liga, CBF, Federações, VAR, STJD e congêneres, Analistas de Desempenho, Investidores, Empresários, SAF, Fisiologistas, Estrategistas, Treinadores, Armadores que Pisam na Área, FIFA, Conmebol, Redes de TV, blá, blá, blá... MAS EU SÓ QUERO VER UM JOGO DE BOLA, P***RR@!!!
TEOBALDO ,
exatamente !
Eu quero é bola rolando , pelamordedeus !