Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Alerta sobre a nova Liga e a arbitragem

 

 

Aproveitando essa sexta-feira, entre as partidas com Palmeiras e Paranaense – Libertadores e Brasileiro – trago uma resenha para o nosso bom debate. Tem tudo a ver com o Galo, mas é tema de fundamental importância para o futuro do futebol brasileiro. Os principais clubes do Brasil, reunindo representantes das séries A e B, vem e avançando para a formação da Liga para organizar os campeonatos nacionais.

Paralelo a buscar a unificação entre a Libra – Liga do Futebol Brasileiro – com a LFF – Liga Forte Futebol do Brasil – alguns temas seguem no vácuo dessa discussão. O tema principal dos encontros tem sido a divisão de receitas. Os percentuais não são tanto divergentes e não deverá ser empecilho para a pretendida revolução na organização das competições.

O prato principal dos encontros entre os filiados em cada uma das duas Ligas, evidentemente é receita orçamentária, tendo como tempero a organização das competições. Tira da cbf, que tem esse controle até 2025, toda a gestão sobre questões financeiras, tabelas e temas relacionado aos campeonatos. Sem dúvida que é um grande avanço, mas nas mãos de quem cairia essa organização?

E a grande questão, a meu juízo, é quem seria o responsável pela arbitragem. A cbf, por décadas, além do que sempre reclamo como as tabelas, decisões administrativas, stjd e o “apito amigo” – a mim – sempre deixou a desconfiança de favorecimento aos clubes do eixo RJ/SP, Já disse e reafirmo. Não tenho provas, mas tenho convicção dessa situação. Aragão, Wright, Simon e outros menos citados sempre me aguçaram nessa direção.

Pelas normas da FIFA, cada associação – como no caso da cbf – deve controlar a arbitragem. Vale dizer, essa tal Libra e a LFF, se avançarem na conquista da gestão administrativa e financeira desse bolão comercial de bilhões de dinheiro, terão de recorrer à cbf para a escala das arbitragens nos jogos.

Sou e assumo ser um reclamante do “apito amigo”, porém – reconheço – nunca gritamos antes daquelas situações absurdas com prejuízos incalculáveis de vitórias, títulos e receitas, antes do apito inicial de cada partida e de cada decisão. Nosso protesto só vem depois que esses caras nos vitimaram como nos anos 70, 80, 90 e mesmo depois da virada do milênio. Ano passado, depois de décadas de episódios dessa natureza, vivemos um período de normalidade, que culminou com as conquistas do Brasileiro e da Copa do Brasil.

Na atual temporada, com a nova gestão da cbf – contando com a dupla Edinaldo/Seneme – o caos voltou na arbitragem. O presidente ao convidar o ex-árbitro para comandar esse setor na entidade, prometeu uma “reestruturação drástica” e qualificar os profissionais do apito no Brasil. E o que estamos assistindo dispensa considerações. A maioria dos clubes reclamando da arbitragem e a comissão punindo – seletivamente – quando as queixas são de cariocas e paulistas.

 

No nosso caso, lembrando, desdenham e sonegam a liberação de áudios do VAR e ainda prestigiam árbitros algozes como Daronco, Claus, Sampaio e Luiz Flávio. Parece que quando a reclamação é do Galo, o sujeito recebe até promoção. Pois é, como ficará a arbitragem com a Liga? Vai depender da escala da cbf? E Seneme, que disse sobre erros “inaceitáveis” – que continuaram ocorrendo após essa sua manifestação – seguirá no comando desse caos que se instalou na arbitragem?

São muitas dúvidas que carrego no sofrido peito e coração Atleticano. Ficaremos expostos a árbitros amadores, que tem no apito seu complemento de renda. Ora, não e não! É fundamental a profissionalização da arbitragem, com relatório de desempenho, promoção e punição, se essa tal Liga quer mesmo vingar. A vassoura tem de passar nesse quadro, desde seus coordenadores até aquelas e aqueles que trabalham no gramado e no VAR. Punição sim aos maus profissionais.

É o mínimo que posso esperar dessa Libra e da LFF – sem desconsiderar os percentuais a serem distribuídos e a organização das competições – que se tenha apitadores imparciais em nome da lisura e da transparência no futebol brasileiro. Quem sabe assim, até a cbf – que ficaria responsável apenas pela seleção – volte a conquistar títulos. Essas comemorações foram pra bem longe, seguramente pelas injustiças cometidas pela instituição que ainda está gerindo o futebol nacional.

Moralidade, ainda que tardia!

*imagens: arquivo do blog

34 thoughts to “Alerta sobre a nova Liga e a arbitragem”

  1. Em que dia você nasceu ?

    Pois saiba que , neste exato momento , o mundo começou a girar, claro que em torno de você mesmo , você que é a LUZ que brilha fulgurante , a aquecer o SABER dos novos tempos , tempos inebriantes !

    É cada uma que eu só tenho a dizer :
    É PRACABÁ !

  2. Pois é meu amigo temporão, Tihuana feelings:” olhando no olho posso(demos) viajar…falta em mim(nós) saber aceitar …estamos(todos) em busca de um ponto final… prá poder(mos) chegar de uma só vez… quê vês… quê vês quando me vês… Quando (será) a mentira acabar…
    Não atoa o tal petráglia é um dos contra essa tal libra,ffa e “us cambal”e ñ é difícil saber pq. A troco de uma mariola e dois cigarros yolanda -via fax-,venderam a alma ao coisa ruim_leia-se teixeira- e implodiram com o C13,passado um tempinho(ão) foi a vez da 1ª Liga q com o mesmo modus operand foi sacaneada da mesma forma q o seu antecessor. Triste saber q os “gravatas engomadas” q estão á frente do CAM encabeçam essa “nova/velha” tentativa de tomar das mãos da cbf os “novos,velhos” destinos do futebol tupiniquim. Ao q parece,mais uma vez, o trem já nasce morto pelo simples motivo q os de sempre não aceitam dividir seu gordo quinhão com NINGUÉM. Eis aí o motivo do poodle-mor do time da caveirinha do tapetim ser contra mais essa armação “limitada”_aos mesmos de sempre, diga-se_. Um dos quê implodiram o C13 e habita a série bbb q nem deveria ter voz neste tipo de franquia,torce p q esse trem saia do papel,pois de lambuja,ganharia o tão sonhado acesso sem precisar correr atrás dele,virada de mesa que chama. Qto a comissão de arbitragem, não se limita á só esses citados em vossa excelente coluna,tem mineiro q veste azú e até pouco tempo só fazia_faz_ ferrar com o GALO nesta currutela aí,basta pesquisar para constatar. Inclusive um é um dos responsáveis técnico pelo…isso mesmo q vc pensou, a fla…oooopppsss…famigerada ferramenta alcunhada de var. Ironia? Não! É piada mesmo.
    Falando em piada’ cadê a “galera” q qdo o time vinha passando o trator por cima de tudo e de todos,era uma festa danada em umas 10 lives diárias com aquele sorriso amarelo no rosto? Sumiram ou estão a matutar qual será o proximo item do patrimônio q será doado a preço de banana p sanear as dividas e continuar devendo o mesmo montate anterior. Bota a cara alemão (s) . Afinal o ano que vem o investimento (sic) vai ser muito maior,não sem antes vender vender vender vender … prá sobreviver? Não! Prá “inrriquesser” us ôtro.
    Saudações Atleticanas

  3. Ficou claro que depois dos 2 a zero faltou pernas para MARIANO, JAIR, ZARACHO, KENO e HULK, principalmente esses. Faltaram os VELOCISTAS para o contra-ataque. Faltou confiança do CUCA nos reservas para fazer as substituições até os 10 minutos do segundo tempo. Mas, faltou ao GALO, depois dos 2 a zero, FAZER O JOGO BRIGADO QUE TODO TIME BRASILEIRO FAZ: CATIMBA, CAI CAI, BRIGUINHAS, CONFUSÃO COM O QUARTO ÁRBITRO, GANDULAS ATUANDO. É isso que vamos encontrar no campo dos verdes.

  4. O agente de jogadores André Cury está pedindo o bloqueio de 64 milhões do dinheiro da venda do shopping. Os clubes de futebol de Minas e do país são ilhas de falcatruas e negociatas ilícitas. Se for aprofundar e investigar onde tem mais roubalheira talvez descubram que a arbitragem amadora é a parte menos corrupta de todo sistema que 3nvolve o futebol brasileiro. Mas tem gente inocente que acha só os árbitros que são desonestos. Hahaha

    1. Então meu caro; isto aí é gorgeta; o fraquíssimo naX0000 Fernandez custará ao CAM no final do seu contrato a bagatela de 80 milhões de reais; irrecuperáveis! Salarinho mensal de 850 mil reais x 52 + 34.000.000 já incluso a multa pelo atraso de pagamento ao River; quem foi o pai da criança hein?

  5. O TIME DO GALO ESTÁ VELHO , MÉDIA DE IDADE ALTA……..
    MAS , PORQUÊ ISSO OCORRE ??????? …
    PORQUE AS CATEGORIAS DE BASE , ONDE O GALO INVESTE MILHÕES NÃO CONSEGUE REVELAR NINGUÉM. (RUBENS É UMA EXCESSÃO).
    ESSA CATEGORIA DE BASE DO ATLÉTICO É UMA DAS PIORES DO BRASIL , UMA IMORALIDADE , GASTA-SE DINHEIRO À TÔA ……
    A BASE DO GALO É MAL ADMINISTRADA , UMA VERGONHA PARA QUEM TEM O MELHOR CT DO BRASIL.
    JÁ DISSE E REPITO ::…………..
    “”O GALO PRECISA FECHAR ESSA CATEGORIA DE BASE , DEMITIR TODO MUNDO E RECOMEÇAR DO ZERO””……..
    NÃO É POSSÍVEL QUE SE INVISTA TANTO , PARA NÃO REVELAR NINGUÉM .

  6. Olá, tudo bem com todos? Então; até hoje lamentamos o placar injusto de quarta; o time fez um primeiro tempo espetacular, não fosse a tradicional incompetência do Keno pra finalizar e da mesma forma o Ademir, poderíamos ter tido melhor sorte; enfim, provamos que nosso time titular é melhor que os porcos; como não participei do blog ontém, talvez mais alguém tenha feito duas observações; o treinador acertou demais na escalação inicial, por mais óbvio que tenha sido, porém errou grosseiramente ao não perceber a queda de intensidade na marcação devido ao fortíssimo primeiro tempo,….pra finalizar, como é bom ver o time em campo sem aquele encosto do naX000000,…..

  7. Bom dia !
    Quem cala consente, quem não chora não mama Tem uma turma que não quer ouvir de arbitragem e querem o Galo fique manso , aceitando a tutela do eixo- principalmente imprensa RJ- SP e CBF. Tem uma turma baba ovo, aqui de MG , que fica mendigando alguma citação do Galo por essa gente.

  8. Bom dia Eduardo! Vou repetir a cornetagem que fiz, em dois pontos:
    1) Liga gerida pela LIBRA, tem que abrir o olho. Sveiter e Kleber Leite são Flamenguistas e com um passado de ações nebulosas. Desta forma muito cuidado com o que assinar.
    2) Arbitragem comandada por ex-arbitos vai dar sempre nisso. Quem vai ser o próximo diretor?
    Paulo César, Klauss, Daronco? Faça-me um favor! Porque não contratar alguém do mercado, com formação acadêmica?
    E quiarta vamos buscar a classificação. Vai Galô!

  9. Liga, CBF, Federações, VAR, STJD e congêneres, Analistas de Desempenho, Investidores, Empresários, SAF, Fisiologistas, Estrategistas, Treinadores, Armadores que Pisam na Área, FIFA, Conmebol, Redes de TV, blá, blá, blá… MAS EU SÓ QUERO VER UM JOGO DE BOLA, P***RR@!!!

  10. Eu vi o lance do segundo gol do Palestra postado por um torcedor no twitter .

    Foi simplesmente genial a cobrança do Scarpa para o Dudu , sincronia perfeita .

    O atacante estava posicionado FORA da grande área e começa a correr no exato momento em que o meia bate na bola , bem alta , para tirar a chance da defesa cortar o cruzamento .

    Daí , ela vai cair EXATAMENTE nos pés do Dudu que toca pro meio da pequena área .

    Será que o NACHO vai ver como se faz ?

    1. Não basta apenas ver, tem que ter capacidade pra fazer! Ele não possui, em incapaz pra qualquer agressividade como atleta profissional.

  11. Arbitragem continua sendo fator decisivo, não digo q acontece em todos os jogos, eles sabem como fazer, em certos jogos já liquidados ele fazem uma média assinalando alguns lances contra os queridinhos, da mesma forma q marcam outros para o times q estão disputando o campeonato sem ajuda, tudo para transparecer q os erros acontecem! Daí entra a TV p fazer a parte dela dizendo q é chororô que os erros acontecem pq arbitragem é ruim e tal. O modus operandi dessa quadrilha é esse. Eles sabem como fazer! SAN

  12. Bom dia Ávila, massa! Ontem na live do Galante quando enviei o super chat dizendo quem criticava mais o nacho no seu blog , estava referindo a minha pessoa que estou sempre cornetando ele nos comentários. Grande abraço ! FORA nacho kkkkkkk

      1. Eu acho ñ. Tenho certeza que sua frustação é ñ ser juiz de futebol. Mas ainda está em tempo Ávila. Você entende de mais de arbitragem,ainda mais contra é nós. Saudações atleticanas.

  13. Caros,

    Rolou VAIA no bom jg contra o bom porco, uma VAIAZINHA é verdade. Porém atleticanos RAIZ acharam exagerado e coisa e tal. A torcida atleticana p O RAIZ NÃO pode vaiar pq NUNCA vaiou ou pq o RAIZ acredita q NUNCA vaiou. NOTÍCIA FALSA! Os OLD MEN da outra FACÇÃO, a do futebol de antigamente, ENTENDIDOS, (como entendem esses CABÔCOS), sabem bem o qnt A Torcida atleticana era IMPIEDOSA com o REI DADÁ, e era pq ELE era um jogador RUIM, a bola dava no cara. FATO!…o próprio MARAVILHA sempre faz questão de frisar, nesse INCRÍVEL exemplo de superação pela JUSTA CRÍTICA. Se A Torcida dos 60/70 tivesse passado pano, O REI MARAVILHA não passaria de um FÁBIO GOMES, sem ca$ife porém, mas um INIMIGO do GOL.
    A VAIA é um crítica ao ESPETÁCULO e ao ator, direito de quem paga, pois tudo é NEGÓCIO, futebol é NEGÓCIO, o NOSSO GALO no meio disso tudo.
    GALO É GALO, futebol é ESPETÁCULO. Se não ñ seria dos negócios mais rentáveis do Monstro SIST envolvendo até SHOPPINGS CENTERS no BARATO no dos mts 2 mais em conta por aí. A pergunta. O atleticano q VAIOU vaiou o time, a atuação? Vaiou o q?! E se as substituições do MESTRE CUCA fossem feitas pelo Turcão da Massa? As vaias GENÉRICAS foram às substituições pq NÃO poderiam ser direcionadas a quem as fez. NÃO tem o mínimo sentido: CUCA já arrumou o time. FATO. O q leva à seguinte pergunta. O time é o mesmo do ano passado? Resposta: NÃO! Mesmo se os ATORES fossem o mesmo, o time seria outro.
    Do excelente futebol argentino tem um no NOSSO MEIO CAMPO q mais parece um nacho de ESPANTALHO ou um ator CANASTRÃO, mas nesse último quem encaixa melhor no papel é o NOSSO LATERAL flamenguista. O bom Chileno VARGAS é para jogos resolvidos, e ele tem excelente PERFORMANCE contra o verdadeiro ATHLETHIKO. Domingo é VARGAS + 10. NATHAN SILVA é um espanador inimigo de jogos MATA-MATA, ñ é para ele. Deixa ele na regularidade do Brasileiro, já q Cuca ama de paixão esse bom ENTREGADOR das bases.
    Falam de RECONSTRUÇÃO. Uma falácia. Negócio de reconstrução é lado de lá, coisa daS RAPOZETAS. Aqui no NOSSO GALO nós tamos é CONSTRUINDO (estádio pequeno, diga-se) e VENDENDO (a preço de meia pataca). Os MECENAS sabem o q tão fazendo, q Deus os ilumine e faça q eles recuperem o “tempo perdido” no NOSSO GALO. E parem de trocar VENEZUELANO por AMERICANO, ou muita FUMACINHA por nada, pq futebol do ADEMIR até agora… alguém viu?
    OBS 1.: tomara q o SUPER HERÓI largue a mão da animação de auditório e volte ao PROTAGONISMO! OBS 2.: OTÁVIO, q pode até ser um bom jogador ou vir a ser, parar de ATRAVESSAR bolas ali pela meiúca: muita e pouca ENTREGA: Jogador confuso. OBS 3.: REGRA de OURO > armar o ferrolho na CABEÇA de ÁREA e mediações, e não deixar a bola chegar para NOSSO GOLEIRÃO defender com as MÃOS. Com os pés ele é o MAIOR, dizem!
    NÃO PODE um clube como o NOSSO ter PRIORIDADES em competições, isso é coisa de CLUBE Tri BBB…NOSSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO dever SEMPRE ser PROTAGONISTA, entrar com os MELHORES em condições e botar prá FUDER!
    PRÁ CIMA do paraguaiense…essa a próxima BATALHA. CADA JOGO UMA DECISÃO. LUTAR pela Brasileirão, JG A JG recuperar o pts ENTREGUES! Quem não acredita q vá jogar totó ou futebol de BUTÃO!
    DEUS NO CÉU E GALO NA TERRA!

  14. BOM DIA A TODOS.
    NO BRASIL AS COISAS SÃO SEMPRE MAIS DIFÍCEIS , HÁ ANOS QUE VEJO FALAR NESSA LIGA , MAS NUNCA SAI DO PAPEL , DEVIDOS A INTERESSES VARIADOS E CONFLITANTES.
    VAMOS AO QUE INTERESSA QUE É O NOSSO GALO , AINDA VEJO MUITAS POSSIBILIDADES DE UMA ARRANCADA NESSE BRASILEIRÃO , AINDA TEMOS O SEGUNDO TURNO QUASE TODO PELA FRENTE , E SE O GALO CONSEGUIR TRÊS OU QUATRO VITÓRIAS SEGUIDAS , PODE EMBALAR RUMO AO TÍTULO , EVIDENTEMENTE CONTANDO COM ALGUNS TROPEÇOS DOS QUE ESTÃO À NOSSA FRENTE……….
    QUANTO À LIBERTADORES , APESAR DE VERGONHOSAMENTE O TIME CANSAR NO SEGUNDO TEMPO E CEDER O EMPATE , A DISPUTA ESTÁ ABERTA……..
    O PALMEIRAS DEVE PARTIR PARA O ATAQUE , NO ALIANZ PARQUE , DEIXANDO O JOGO ABERTO E COM GRANDES POSSIBILIDADES DE CONTRA ATAQUES PARA O GALO.
    O PROBLEMA É A NOSSA ZAGA QUE TEM FALHADO CONSTANTEMENTE………..
    O PREPARO FÍSICO DO GALO ESTÁ PÉSSIMO E TODO JOGO NO SEGUNDO TEMPO O TIME CANSA E ABRE O BICO.
    COMO A NOSSA BASE NÃO REVELA NINGUÉM O TIME VAI FICANDO ENVELHECIDO , COM MÉDIA DE IDADE MUITO ALTA………..
    FALANDO EM CATEGORIA DE BASE , TEMOS UMA EXCESSÃO , QUE É O RUBENS , ESSE SIM , PARECE QUE TEM MUITO FUTURO…….
    RUBENS TEM TÉCNICA , MUITA RAÇA , É VELOZ , MARCA BEM E PARTE PRÁ CIMA QUANDO VAI AO ATAQUE……..
    NÃO FOSSE ARANA , RUBENS SERIA TITULAR ABSOLUTO NESSE TIME………
    “”AGORA , É MUITO POUCO , PELO ENORME INVESTIMENTO QUE FAZ NAS CATEGORIAS DE BASE , O ATLÉTICO TINHA OBRIGAÇÃO DE REVELAR PELO MENOS UNS QUATRO RUBENS POR ANO””………..

  15. O Sr. Eduardo só fala de arbitragem, nada mais. Melhor focar no rendimento da equipe e nos resultados recentes, será de maior valia para o Galo.

    1. Por isso temos o livre arbítrio, entre os quais se inclui a leitura seletiva. Eu, faz tempos, só leio e acompanho o que me agrada. Por isso sou mais feliz. Siga esse caminho…
      Se fosse mais atento e perspicaz, como pretendeu nessa busca de holofote, teria percebido que a arbitragem é parte do tema. Parece que a paranóia está na contramão.

    2. Bom dia Lucas. Aqui o chororô é de lascar. A culpa da ruindade de Allan, a péssima fase do Arana, a”velocidade” do Nacho, é da arbitragem. E quando a pessoa fala que só lê o que lhe convém…………..
      Pergunto: essa pessoa escreve pra quem ler?
      Só para os que concordam com o chororô?

      1. Esse cantinho aqui não é lá muito democrático. Já fui, muitas vezes, vilipendiado por não concordar com a opinião do blogueiro, e de muitos comentários aqui postados. Desde que não se ofenda ninguém, o comentário deve ser permitido e aceito.

      2. Dentre a outras frustações do Ávila, a pior é de ñ ter sido juiz de futebol. Entende muito.,sentado no sofá e a favor do Atlético. Kkk. Vc é novo ainda tem tempo. Por FAVOR publique. Faz parte da brincadeira. São opiniões..

        1. Pelo que sugere outra é ser agredido e não reagir. Ok.
          Pq não manda seu CV e pede uma vaga de blogüeiro. Cada qual com suas frustrações. Não creio, como vc, que tenha acertado. Somos errantes!
          Quanto à publicar, é de livre arbítrio do blogüeiro, aprenda para sua futura pretensa missão. No meu caso, são raríssimos, mas ocorre de ir para a lixeira.

  16. Bom dia massa e Guru

    Em que pese a frustação por não termos ganho o jogo contra o Porco, mas parece unânime que finalmente o atleticano pode comemorar a melhor partida do clube neste ano.
    E quais foram os motivos para isto acontecer?
    As saídas de Nacho e Vargas, a oportunidade dada a Rubens, a recuperação de Keno e finalmente a escalação de Zaracho no seu devido lugar, foram para mim os motivos desta melhora, além claro de hoje termos um técnico que realmente conhece do riscado.
    Tivéssemos jogado metade do que jogamos contra Goiás, Meleca, Curitiba, São Paulo, Cuiabá, estaríamos hoje na ponta do brasileirão.
    Então que fique a lição: eh diretoria de vez em quando é bom ouvir a torcida e no caso do Turco, foi uma tremenda bola fora!

  17. Times se formam , tornam-se clubes,
    arrumam um trator com o amigo construtor para passar na várzea e nivelar o terreno para terem um campo pra jogar ;

    recorrem às rifas e às barraquinhas para levantarem dinheiro para comprar uniformes ;

    vão até o Coronel dono da fábrica para conseguirem uma taça para ser disputada no festival ;

    daí , vem um daqueles barrigudos que vivem no botequim tomando cerveja , os tais barnabés ( os antigos sabem quem são ) e propõem pra turma deixar que eles organizem o torneio , afinal eles têm experiência para lidar com bastidores e vai ser preciso conversar com as autoridades para não haver problemas com a prefeitura na liberação do terreno e na licença dos ambulantes .

    Pronto !
    A partir daí fica criada a estrutura do futebol brasileiro : começam a surgir as dificuldades para que as facilidades sejam “comercializadas” .

    E segue o jogo !

  18. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Sobre a LIGA DE FUTEBOL penso que ela será criada e pode contribuir para melhorar o nível do futebol brasileiro pela possibilidade de reorganização da estrutura que tem tudo para subir de patamar, como acontece na Europa…

    Sobre a PROFISSIONALIZAÇÃO DA ARBITRAGEM não tenho posição firmada sobre o tema e fica difícil opinar. Imagino se tal medida fosse implantada, os problemas de sempre continuarão ocorrendo, como o “apito amigo”, “a mão grande” e o chamado “erro de arbitragem”…

    A hipótese é que “profissionalização da arbitragem” não irá resolver os tais problemas, que são crônicos e recorrentes, pela existência de máfias que darão um jeito de driblar contramedidas de prevenção a “erros de arbitragem” para continuar agindo…

    A questão tende a se agravar mais (“erros de arbitragem”) na medida em que o futebol brasileiro foi inundado pelo mundo das apostas…

    E aí que mora o perigo da manipulação de resultados. Basta apenas ver e ouvir áudios de decisões polêmicas de certas arbitragens e VAR para sentir que a manipulação já pode estar ocorrendo de maneira escancarada, na cara dura e com chancelas de especialistas de plantão…

    A manipulação de resultados no futebol brasileiro é uma ameaça real que necessita da adoção de contramedidas de prevenção robustas para evitar que o problema não se agrave ainda mais…

    E aqui cabem duas perguntas:

    Fazer o quê?

    Investigações policiais sérias podem responder e ajudar a esclarecer isso, dado que a manipulação de resultados é criminosa, caso aconteça ou esteja acontecendo…

    Investigações policiais vão acontecer?

    Deveriam, inclusive por iniciativa dos clubes, pela CBF e pelo próprio Sindicato dos Árbitros a bem da própria classe que tem gente séria e honesta…

    Mas não acredito que alguém vá, por iniciativa, acionar e pedir investigação policial para apurar manipulação de resultados carinhosamente chamada de “erros de arbitragem” pelos interessados na maracutaia…

    EU NÃO ACREDITO!!!

    Então, como não existe manipulação de resultados no Brasil, dá-lhe “ERROS DE ARBITRAGEM” e vamo que vamo…

  19. Bom dia. Penso eu, que num negócio de milhões, termos amadores com poder de decisão é muito contraditório. A arbitragem precisa se profissionalizar. Os jogadores viraram trabalhadores exclusivos de seus times no século retrasado. São protagonistas. Técnicos e comissões idem. Precisam também, a meu ver, saírem da sombra dessa casa bandida e de outros empregos onde podem mais facilmente serem “pressionados”. Profissionais podem ser mais cobrados pelos seus empregadores e o próprio mercado vai selecionando os melhores, em tese. Mas essa situação atende bem à varios interesses, vide a emissora que mais lucrou direta e indiretamente com o futebol no país. Os mais contestados, envolvidos nas piores polémicas, têm espaço garantido lá. Klaus, Daronco, Sampaio e o outro Oliveira lá estarão daqui a algum tempo. Duvidam?
    Em tempo, peço desculpas pelos desaforos, palavrões e outros impropérios postados após o jogo de quarta. Excedi-me.

  20. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ampliando o tema, não acredito em mudança estrutural nenhuma. Como ensina o filósofo Lugalo: no Brasil, muda-se tudo, para continuar do jeito que estava. Todos sabemos que o ovo da serpente da estrutura feudal do futebol brasileiro são as Federações Estaduais, dominadas pelo patriarcado. Em Minas, temos um neto do interventor da década de 64, na Presidência da Federação. O surreal disto é que os clubes de maior torcida nos Estados reclamam de favorecimento que recebem da CBF e arbitragem aos clubes do eixo, mas se calam diante dos favorecimentos que recebem da Federação Mineira e arbitragem em nível estadual. Haverá simplesmente uma maquiagem, se essas Federações Estaduais continuarem existindo. Elas são o ovo da serpente. Quando o Vila Nova, tinha time, época do Isaac na zaga, já cansei de ver o Vila ser roubado no Mineirao. E ganhamos um título mineiro, na mão grande, com um gol impedido do Jô contra a Caldense. Mas, como ensina Lugalo, nós gostamos é de sofrer e torcer. Sigamos, nossa sina: torcendo e sofrendo!

  21. Bom dia. Como eubdisse aqui em outra oportunidade, seria interessante termos uma classificação dos árbitros . Arbitros seria A e arbitros serie B. A medida que cometessem erros perderiam pontos e ao final da temporada seriam rebaixados ou promovidos, com valores de remuneração de acordo c a série .
    Falando do galo, penso que o time melhorou consideravelmente, só não sabemos se teremos tempo p ajustar o que precisa. Muita burrice da diretoria a aposta em um técnico desconhecido por nós. Que amadorismo exemplar.

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Muito boa a live de ontem! Quanto ao texto de hoje, realmente o X da questão passa pela arbitragem . Deixar nas mãos dos malas, CBF e Cia. , é deixar a raposa tomar conta do galinheiro. A discussão de criar uma liga é muito boa, o diabo será a sua execução. Mas já é uma luz no fim do túnel!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Uma das frustações do bloqueio é ñ ter sido árbitro. Na minha opinião ainda tá em tempo. Entende de mais sentado ao sofá. Kkkk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *