Depois de oito meses, some-se a isso o período de férias – embutido o passeio na Disney – e a reta final da temporada passada, quase um ano de pouco futebol, o Galo entra em campo hoje com algumas obrigações a cumprir. Longe de jogar nos ombros do novo treinador e até de jogadores que contribuíram para essa situação, diria que a classificação na Copa do Brasil nem passa perto dessa cobrança. Se acontecer, parabéns e o nosso reconhecimento, caso contrário – o mais provável – debite-se ao trabalho da comissão técnica anterior que não mostrou qualquer poder e interesse de mudar o roteiro.
Quanto à gestão Atleticana, que vem – merecidamente – recebendo críticas nesse espaço, diria que acordou e ouviu a voz das arquibancadas. Não só pelo novo treinador, que assumo não era meu sonho, mas por perceber e entender que o maior patrimônio do Galo é o Torcedor Atleticano. De nada adianta ter tanto poder econômico, se faz ouvido de mercador quando a Torcida – legitimamente – reclama pelo não cumprimento de promessas lançadas ao vento durante e pós as conquistas de 2021. Se a situação mudar de rumo – sonho de todo Atleticano – seguramente essa realidade também será outra no discurso da Massa.
Dito isso, sendo até repetitivo, está nas mãos do Sampaoli e nos pés dos jogadores – os escolhidos por ele para iniciar e eventualmente forem utilizados hoje – a oportunidade de mostrar a raça e a garra jogada pelo ralo nesse período que mencionei no início. Não precisa vencer, se ganhar não necessariamente a classificação, mas mostrar comprometimento e determinação dentro de campo. Nossa histórica, rica como poucos no futebol brasileiro e a mais bonita entre os mineiros, já mostrou e comprovou que a Massa sabe reconhecer o valor, independente de conquistas. Passamos décadas sem ganhar títulos importantes, por elencos fracos e no apito amigo e ações nefastas da cbf, nem por isso a Massa definhou. Ao contrário, se fortaleceu e levou o Galo a inúmeras reações dentro de campo.
Como o propósito do novo comandante é o de fazer os jogadores motivarem as arquibancadas, ao contrário do que vinha acontecendo e sem a resposta do elenco, prevejo dias melhores de agora em diante na relação time/Torcedor. E nada melhor, ainda que seja um sonho, a reversão da vantagem do lado de lá em favor do Galo. Seria o cenário ideal, mas – sem cobrança – se mostrar evolução e bom futebol, irão sinalizar mudança de comportamento. Sem a Massa, uma vez que o jogo será de torcida única, me apego em resultados recentes nas mesmas condições e favoráveis ao Galo. Foram alguns no tradicional Mineirão, palco do futebol mineiro que pertence ao Governo do Estado de Minas Gerais. Quase campo neutro não fosse a presença de torcida só de um clube.
Essa lamentável situação, que acontece em poucos estádios, se deve ao mau comportamento de torcida que vai ao estádio disposta a quebrar o patrimônio – público ou privado – já que o seu time não dispõe de casa própria. A história tem fatos que comprovam essa afirmação. O Atleticano, diferente, saiu do mesmo Mineirão perdendo título nacional e sendo rebaixado no Brasileirão, cantando e exaltando sua paixão pelo Clube Atlético Mineiro. Pois que, Atleticano – do berço ao caixão – sabe se comportar com a dignidade que a passagem por este plano espiritual sugere. Não é por acaso que até adversários reconhecem ser Deus Atleticano em vitórias com gols espíritas desde os tempos do consagrado Ubaldo com a camisa preta e branca.
Enfim, caríssimas e caríssimos Atleticanas(os), seja aquilo que lá de cima determinar e que será mostrado dentro de campo. O favorito e que tem até obrigação de passar de fase é o adversário, qualquer resultado diferente disso, poderá ser considerado surpreendente. Poderá não significa impossível, tão e apenas improvável. E como sabemos, o Galo não é só o time das grandes e épicas viradas, mas – como disse o narrador João Guilherme – “não é milagre é Clube Atlético Mineiro”. Se este for o desejo do Supremo Criador, que assim seja! Se for diferente, nem eu ou o Torcedor PO (puro de origem) deixaremos de ser Atleticanos. Afinal, aqui é Gaaalooo, po##@! Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, como todo casamento. Indissolúvel. Pra cima deles, Galo!
Em tempo: Hoje fazem 24 anos que as torres gêmeas (WTC) foram ao chão na região Manhattan em Nova Yorque.
*fotos: Pedro Souza/Atleticano
Pela primeira vez, em quase dez anos como blogueiro, vou postar o mesmo texto nos…
Menciono essa expressão no título, no sentido do mais puro sobre trabalho mal feito. Bagunça!…
Se empatar, ao que penso, dançam ambos. Se houver um vencedor, samba o derrotado. O…
Muito mais que confiança no gramado, o Galo luta para retomar o reconhecimento do Torcedor…
Confesso não entender esse argentino. Embora não conviva com ele, minha idade já me proporcionou…
Assim como a maioria dos Atleticanos, o blogueiro também – ainda que tenha resistido muito…
View Comments
Guru, você cerrou as cortinas da postagem de hoje com uma referência à queda das torres gêmeas. Não existe ser humano na face da terra que não se recorda o instante e o local onde arregalou os olhos com aquelas cenas terríveis, apocalípticas. O mundo de ponta cabeças. E comigo não poderia ser diferente, embora o meu mundo já tivesse sido destroçado 04 anos antes, com a morte da minha inesquecível Fernandinha (05 anos) , numa cirurgia mal sucedida em hospital aí nas alterosas, para corrigir CIA/comunicação intraatrial (sopro) no coração. O tema é o Galo prestes a um enfrentamento e eu abusando do tangenciamento. Mas é a representação e a significância do Galo, avivada nesta clareira pelas suas postagens e dos demais amigalos que de algum modo reapruma a moldura do mundo na parede da cada um.
Eu só não acho legal falar que tal torcida é composto apenas de vândalos, tem que deixar claro que são alguns poucos torcedores, eu diria meia dúzia. Assim como eu acho que não foi a torcida do Atlético que promoveu aquela algazarra quando perdeu o título da Copa do Brasil no ano passado para o Flamidia. Foram alguns poucos vândalos travestidos de torcedores. E hoje que vença o melhor.
Guru, você cerrou as cortinas da postagem de hoje com uma referência à queda das torres gêmeas. Não existe ser humano na face da terra que não se recorda o instante e o local onde arregalou os olhos com aquelas cenas terríveis, apocalípticas. O mundo de ponta cabeças. E comigo não poderia ser diferente, embora o meu mundo já tivesse sido destroçado 04 anos antes, com a morte da minha inesquecível Fernandinha (05 anos) , numa cirurgia mal sucedida em hospital aí nas alterosas, para corrigir CIA/comunicação intraatrial (sopro) nocoração. O tema é o Galo prestes a um enfrentamento e eu abusando do tangenciamento. Mas é a representação e a significância do Galo, avivada nesta clareira pelas suas postagens e dos demais amigalos que de algum modo reapruma o quadro do mundo na parede da cada um.
Bom dia xará e amigalos! É isso aí Guru!!!!!!!!!! Esse Spa do Chinelinho acabou!!!! Esses caras com salário milionário tem que mostrar futebol!!!!!!! Acredito em MUDANÇA independentemente do resultado da partida de hoje. Esperamos um futebol diferente. GALO tem que mudar sua postura de time passivo para time agressivo. PRA CIMA DELES MEU GALÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bom dia MASSA!
Hoje não tem coré-coré, só me interessa um placar 9ALO 3 x 0 csa-MG. E tem mais, EU ACREDITO, tenho FÉ, e a minha não foge, tá garrada com o 9ALÃO DA MASSA.
Nobre Guru, além do Cuca e comisão, os jogadores tb são culpados por essa situação.
Querem melhorar a relação arquibancada/campo! Basta jogar com vontade, raça, amor e com certeza, como vc disse, iremos abraçar e carregar o time pelo inteiro.
Já fizemos isso com vários pernas-de-pau, imagina com um time de craques como esse!
BBBOOOORRRRAAAAAAA 9999AAAAALLLLLLLÔOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!
Tenho certeza que foi uma semana intensa de trabalho, agora vamos ver o que esse elenco pode oferecer...
Tomara que seja uma virada de chave uma grande vitória e a sonhada classificação!!
Tomara que dê bom, o que tinha que ser feito foi feito agora é torcer, torcer e torcer!!
Galooooooooooooooooooooooooo!!
Pra cima deles, Galo, somos o time da virada, o time VINGADOR (time do amor é o vasco). Penso que hj veremos o Atlético brigando, ai estilo de seu treinador, é difícil demais reverter o resultado do primeiro jogo, mas não tem nada perdido, vamos pra cima, 2 a 0 contra é nossa senha pra falar com Deus, como diz o insuperável Fred Paiva. Certamente estará de volta o esquema de 3 zagueiros fazendo a saída, Saravia vai fazer falta como zagueiro do lado direito, acho que Sampaoli pode escalar Franco ou Menino fazendo o zagueiro direito, porque Natanael é fraco marcando e apoiando. Arana deve jogar na segunda linha, pelo menos qdo tivermos a bola. Estou ansioso e curioso pra ver como nosso time será escalado. Apesar da dificuldade, acordei confiante, tô achando que o Galo vai calar o salão de festas novamente. GALO SEMPRE! SAN
Salve Massa e Guru
Título mais que apropriado hoje Ávila.
A expectativa é vermos hoje em campo um futebol diferente e melhor do praticado nos últimos 8 meses. E não será difícil, pois neste período não jogamos nada.
Se estamos esperando coisa diferente, não se assustem e principalmente não critiquem, se El Carecone entrar com uma escalação maluca, afinal ele veio pra isto mesmo, tirar o pessoal da zona de conforto e fazer algo diferente. Não foi isto que cobramos do Lucas Gonçalves no último jogo?
Na defesa e no meio, diante das poucas alternativas, não acredito em muita mexida, mas no ataque?
Veja quantas opções temos: Hulk, Cuello, Renier, Ronny, Dudu, Jr. Santos, Biel. São 7 opções para apenas 2 ou 3 vagas, dependendo do esquema de jogo. Qual time no Brasil além do Flamerda tem esta fartura?
E nem citei, Isaac, João Marcelo e até Cadu
Enfim, se a classificação não vier, que venha pelo menos a constatação daquilo que o título da postagem hoje sugere.
#VAI PRA CIMA DELES GALOOO!!!!!
Em qualquer circunstância, hoje é torcer muito pelo nosso Galo, com a ajuda de Deus e para que o apito não nos prejudique, sendo minimamente justo! Aqui é Galo enquanto vivermos!
Bom dia, prezados Atleticanos
É difícil, mas não impossível. Jogador cascudo não liga pra torcida adversária. Tanto é verdade que a Massa gritou, incentivou e mesmo assim, perdemos em casa. Pode acontecer também com eles, por que não?
Três dúvidas básicas:
a) Lyanco joga? Se sim, melhora muito este sistema defensivo nada confiável.
b) Por falar nisso, como Sampaoli montou o sistema defensivo? Ele é conhecido por mandar o time pro ataque de forma kamikaze.
c) Ok que precisamos atacar, devido à vantagem de 2 gols deles. Mas, será que vamos neutralizar contra ataques? As respostas não são nada fáceis.
É torcer e acreditar. Nossos jogadores vão entrar focados e tomara que também estejam com a “cabeça no lugar”, sem pontapés, com técnica, raça e determinados a calar o Mineirão mais 01vez.
Aaahh, se eles deixarem ir pros pênaltis, a tendência é se lascarem. Fooorça Gaallôô!!