Dias atrás nessa nossa resenha aqui no blog, comentamos sobre uma perceptível mudança na confiança do Torcedor com os rumos do Galo. Na ocasião e posteriormente, foram mencionadas as manifestações do vice-presidente e do diretor de futebol – Lásaro Cândido e Rui Costa – sobre perspectivas para o futuro do nosso time. Ainda que sutilmente, foi também dito que chegou à Cidade do Galo um novo diretor para as categorias de base.
Pois bem, nosso amiGalo Marcelo Alvarenga, que por um bom tempo colaborou com este blog e que, na condição de repórter fotográfico acompanha intensamente o dia a dia no CT, traz sua visão, testemunho e uma grande dose de entusiasmo para dividir com o leitor. Sigamos:
“Em um mundo onde, dizem, temos de ver o copo ou meio cheio ou meio vazio, optei por vê-lo transbordando. Digo isso porque, não sendo esse o seu caso, torcedor, melhor parar a sua leitura por aqui, pois as linhas abaixo estão repletas de um otimismo com o futuro das categorias de base do Galo.
Júnior Chávare chegou para comandar o que antes vinha sem comando, com a passagem catastrófica de André Figueiredo pela Cidade do Galo. Não é segredo para ninguém, que o ex-dirigente, além de não entender muito de futebol, era arrogante e muitas vezes autoritário, fazendo com que perdêssemos inúmeras promessas antes que pudessem estourar. Desastre total, e um aparelhamento e sucateamento das categorias inferiores que têm nos custado caro.
A ideia atual é exatamente o contrário. Conhecendo a metodologia de trabalho pretendida, é nítido o entendimento do novo diretor sobre a transição entre a base e o profissional. A criação de uma equipe de transição mostra bem isso. Não uma equipe de aspirantes, aonde os clubes encostam as contratações mal sucedidas.
Uma equipe que tenha como função abrigar os atletas que, sem idade para o sub-20, mas com potencial para o profissional, possam ter oportunidade de jogar e se acostumar com o ritmo diferenciado. É simples, porém inovador em um clube onde, não estando pronto aos 20 anos, os atletas se viam obrigados a procurar novos ares em clubes pequenos ou do exterior (vide Bruno Henrique, atual capitão do Palmeiras).
Além da equipe de transição, o Galo volta a ter um time trabalhando forte na captação dos atletas, seja com empresários ou observadores. A ideia é que quanto mais talento tenha a oportunidade de captar, maior será a quantidade de jogadores a serem aproveitados. Não é apenas quantidade, pois os elencos da base sempre estiveram cheios. É apenas uma qualificação, para que a taxa de aproveitamento no profissional possa ser superior.
Enfim, ainda que com pouco tempo de trabalho, temos alguém no comando da nossa base que realmente parece saber o que faz, o que convenhamos, já é um grande avanço em relação ao que tínhamos antes. Que o Júnior tenha muita sorte, que a nossa base passe a formar atletas ao invés de conquistar troféus e que em breve, possamos ter de novo um time repleto de garotos feitos em casa, porque é assim que gostamos de ver nosso elenco.
Abraços,
Marcelo Alvarenga”
*fotos: 1) arquivo pessoal; 2) Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
O Atlético está em processo de transformação e eu acredito muito num futuro próximo de glórias.
Gostaria de aproveitar e pedir a você , Eduardo, que encaminhe à Diretoria uma reivindicação de vários torcedores quanto a unificação de Títulos do Atlético e também de outros clubes brasileiros que conquistaram competições oficiais da CBF e da antiga CBD.
Competições como a Taça dos Campeões em 1978, Copa dos Campeões em 1937, que vencemos, além da Copa dos Campeões que foi disputada nos anos de 2000 (Palmeiras), 2001 (Flamengo) e 2002 (Payssandu) e a Supercopa do Brasil, vencida pelo Grêmio em 1990 e Corinthians em 1991.
Assim como foram unificados os títulos da Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa, tenho a plena convicção de Justiça em pedir a unificação desses títulos, que correspondem a pelo menos uma Copa do Brasil ou Supercopa do Brasil, pois na época em que foram disputados tinham imenso valor, assim como aqueles que foram unificados.
Peço que analise com carinho e me dê um retorno, pois venho cobrando isso há muito tempo da diretoria do Galo, através das redes sociais e ninguém me deu sequer uma resposta.
Forte abraço!
Complementando essa mensagem, a unificação dos títulos pode ser estendida à CONMEBOL, em relação à Copa Conmebol, que com toda certeza é a mesma competição da Copa Sulamericana de hoje.
Olha o que causa espanto no Galo é contratar um volante como reforço é preterir o reforço escalando ze Wellisson, Jair e ate Lucas Candido em detrimento desse contratado. Algo de muito estranho nessa situação. Será que o contratado é inferior a Lucas Candido e ao Jair?? Francamente a gente esperava uma contratação para chegar e jogar. Se for contratar para ser reserva de Jair e Lucas Candido nao precisava fazer
O cara acabou de chegar e você já quer escalá-lo sem nenhum entrosamento com o time. Isso me causa espanto.
Bom dia!
Como não ser "derrotista" se entra ano e saí ano e ninguém, eu disse ninguém, consegue acertar o sistema defensivo desse time? Que treinamento é esse desses dias que o time conseguiu levar 5 gols em duas partidas contra times insignificantes e o ataque praticamente inoperante? Isso é uma vergonha!!!
Antes que os profetas do apocalipse se desesperem, treino eh treino, jogo eh jogo. Lamentar derrota pro micróbio verde, em treino, eh muito eh derrotismo. O resultado não quer dizer absolutamente nada. Tbm pensaria assim se tivéssemos vencido o treino por 8 a 0. Sigo confiante. SAN
Olha o que causa espanto no Galo é contratar um volante como reforço é preterir o reforço escalando ze Wellisson, Jair e ate Lucas Candido em detrimento desse contratado. Algo de muito estranho nessa situação. Será que o contratado é inferior a Lucas Candido e ao Jair?? Francamente a gente esperava uma contratação para chegar e jogar. Se for contratar para ser reserva de Jair e Lucas Candido nao precisava fazer
Boa tarde xará e amigalos desconfiados!
E não e que essa DEFESA DE PENEIRA do GALO conseguiu levar 3 do Mequinha no jogo treino! Já disse e vou repetir: Este elenco do GALO não sabe fazer marcação no campo do adversário. Rodrigo Santana teve tempo pra treinar isso e parece que não adiantou....Que venha o segundo semestre......
Aí Marcelinho! Não sei se vossa teleobjetiva é uma cannon f4,mas torço que ela capte uma grande colheita provinda da nossa base no time principal. O estrago na base foi grande e não será em um/dois anos que este estrago, que durou 10,dará os frutos esperados. Vai levar tempo, muito mais do q a gente imagina! Foram três gestões,com diferentes mandatários q proporcionaram este estrago e o resultado está aí escancarado, nossa base não revela nada e quando revela, quem chegar primeiro,leva. Citastes o Bruno Henrique,este e mais alguns, são nomes q sabemos, e os outros q nem chance na peneirada tiveram? O buraco é mais fundo do q possamos imaginar,mas o mais importante é q buscaram profissional q em uma semana identificou o q muitos fizeram vistas grossas ou sabe-se lá o q ofuscava as vistas deles. Torço p q o Chávare tenha sucesso com um pensamento apenas,q se repita o q ocorreu em 76. CAM sem grana p investir,como dizem estar hj, formou um timaço com jovens advindos da base sem gastar nada,eram nossos.Este time venceu 24 jogos e empatou 5, em 29 jogos pelo Mineiro de 76,sem contar vários torneios no exterior,foi vive CAMpeão BR invicto e serviu base para para a conquista do HexaCAMpeonato em 83. Este é meu maior sonho,ver meu/nosso GALO ?% genuíno daqui a algum tempo e torço p que as lentes de sua câmera capturem este momento q será mágico,mas até lá,aja paciência e muito,mas muito trabalho mesmo! Abs irmão...SAN
JOSÉ ROBERTO ,
se me permite : destaque para o treinador , que era
do juvenil e , quando efetivado no profissional , levou
TODO o elenco pra cima .
Meudeusdoceu ! , efetivou uns 15 no time de cima e
hoje não se consegue 01 sequer .
E onde está o reconhecimento do clube e da torcida
para com aquele que montou , a custo zero , um dos
maiores esquadrões de nossa história ?
BARBATANA , um dos grandes do futebol !!!!!
Parabéns por lembrar do lendário Barbatana, montou o melhor time de futebol do Brasil.
Bons tempos José,bons tempos! Não tínhamos a estrutura de hoje,jogadores dividiam espaço com os associados da Vila Olimpica,qdo não tinham de pegar ônibus e procurar campos para realizarem os treinos. Porém, o craque que era comprometido com o Clube brotava no várzea,e outro q não deve ser esquecido é o Zé das Camisas. Que olhar afinado ele tinha para ver garotos bons de bola nas peladas dos raspados, o fazia pq era bom. Neste time o criador foi o Barbatana,que passou p o Procópio, depois Carlos Alberto Silva e por fim Mussula. Grande esquadrão q não jogava p menos de 100 mil Atleticanos. A festa era grande,com sol na cara e tudo mais. Grandes tardes,grande time. Será q veremos outros iguais,torço p q sim,torço apenas. SAN
Boa Tarde,
Espero realmente que nossa base retorne para os trilhos, neste momento o trem está desgovernado e fora dos trilhos.
Gostaria de questionar algumas atitudes tomadas por treinadores e até diretores com relação a aproveitamento de jogadores da base.
Vemos uma tolerância enorme e uma série de oportunidades dadas a jogadores contratados que nem são do Galo, exemplo: Nathan, Vinícius, Bolt.
E não vejo as mesmas oportunidades dadas aos garotos da base, como: Vinícius e o Neto, sempre vem com a mesma ladainha, não queimar ou não estar preparado, só citei estes dois porque o pouco que jogaram demonstraram muito mais qualidade do que os que mencionei anteriormente.
Realmente outros talvez necessitem de serem emprestados ou mesmo estar na categoria que esta sendo criada.
Espero que as boas impressões e observações do Marcelo Alvarenga se tornem numa realidade.
Era o que sempre precisamos! Incrível como se, não fosse o Rui Costa, o incompetente Sette Camara estaria até hoje com Marques (sem qualificação pra ser o diretor de base), achando que importante pra revelar é ensinar o jogador a cantar o hino... é piada pronta!
Eu sou otimista, mas quero ver com meus próprios olhos. O Galo não revela NENHUM craque desde Cerezo e Reinaldo. Craque digo, a nível mundial, jogador de fazer história na Seleção, de rodar times de ponta da Europa sendo destaque. DESDE 1975.
Como assim? E o Bernard, Jemerson, Diego Alves, Bremmer, e alguns outros.
São poucos, mas tiveram alguns sim.
Boa Noite,
Só para lembrar, quem contratou o Rui Costa foi o Sette Camera.
bom dia Eduardo e massa e Marcelo alvarenga. o galo tem o melhor ct do Brasil mas compensação tem uma das piores bases do Brasil. uma vergonha. para k ter um ct melhor do Brasil sendo que a base demora 10 anos para revelar um jogador. não é possível que equipes fluminenc. vasco. mequinha. etc revela mais jogadores que o galo. aliás estes jogadores da base deve ter muitos padrinhos la dentro. só digo está base do galo é uma piada. acorda diretoria precisamos de profissionais não de amadores. vai galooo.
Também me encontro em fase otimista. O trabalho feito até aqui por Rui e Chávare, é de excelência. Claramente ambos entendem do assunto. Sigamos fazendo nosso papel dentro do campo e AJUDANDO o GALO a vencer partidas e títulos. SAN