Para quem tem saudade do futebol varzeano, estamos repletos de situações que relembram aos tempos românticos do amadorismo. Falo sério, embora possa parecer ironia, mas tanto a cbf quanto a conmebol tem nos presenteado com situações que sugerem relembrar de tempos já vividos. Quando o futebol brasileiro, sul-americano e mundial não arrecadava tanto dinheiro quanto nos tempos recentes. Antes tivéssemos permanecido paralisados no tempo e no espaço.
Se o time do Galo tem viajado em aviões fretados, passa por situações constrangedoras e total falta de hospitalidade nos jogos em outras praças esportivas. Se antigamente juizinho que prejudicava o time tinha de sair do estádio escoltado, hoje esses caras saem pela porta da frente com ares de autoridade. Pior ainda, protegidos pelas entidades profissionais (cbf e conmebol) que permitem esses sujeitos amadores de apitar um jogo de futebol.
Ora, é preciso parar e reciclar tudo isso, não podemos mais – por exemplo (falo de Galo) – tolerar sujeitinhos como Claus e outros prejudicarem nosso time e as coisas seguirem sem uma reação enérgica. Esse moço, Daronco, irmãos Sampaio, Zé Pereira – como Wright, Simon, Aragão – deveriam prestar contas de seus erros que ocorreram e continuam ocorrendo em nome de eventuais equívocos. Ninguém erra ou errou tanto contra o Galo como esses e outros menos relevantes. Tinham de sair do estádio com escolta ou transformado (travestido) para evitar a reação legitima do enfurecido torcedor.
É molecagem o que esses traíras fazem e depois – impunemente – assumindo ou não o erro, seguirem sua vida normalmente como se tivessem imunidade para causar tanto prejuízo ao trabalho sério e jogar no lixo a lisura de um jogo ou campeonato. Ontem vi fragmentos da partida que o Huracán derrotou o famigerado Corinthians, e por algumas vezes o pé de um jogador levantado a meia altura foi paralisado como “pé alto”. Situação que, a meu juízo, passou despercebida propositalmente pelo juizinho e vargabundo na primeira rodada, determinando a derrota para o Grêmio. E a cbf ainda teve a cara de pau de isentar os dois responsáveis pela ação. Um gambá cheira o outro.
Some-se a essa indignação o que ocorreu com o Galo na partida pela Sul-americana lá no Peru. Assim como pela Copa do Brasil, na primeira fase da competição, os jogadores Atleticanos saíram do estádio sem tomar banho. Repetindo, embora ontem já tenha repercutido, faltou água no estádio peruano para o básico pós uma partida de futebol numa competição internacional. No caso doméstico, cbf, quando nosso time atuou com o Tocantinópolis essa mesma situação já causara desconforto. Fossem tão rigorosos como puniram o Galo sem público, organizadores e tribunais, os times tocantinense e peruano deveriam ser banidos das competições.
Afirmo, sem medo de errar, a cbf puniria exemplarmente se fosse contra times do eixo (Rio de Janeiro e São Paulo) – notadamente flamídia, Curintia. fluC, porcos – e a conmebol caso de argentinos os visitantes. É assim que funciona o esquema. Juízes duvidosos, organização das competições com times preferenciais aos títulos, tribunais seletivos a cada julgamento. Boris Casoy, um dos mais respeitados jornalistas de todos os tempos – hoje já octogenário – diria com ênfase “é uma vergonha”! Saudade do Partido Alto do inigualável Chico Buarque “pra correr atrás de bola e fugir da polícia. Um dia ainda sou notícia.” Essa gente não tem vergonha. Mataram o futebol raiz e implementaram normas do tudo é proibido, exceto juiz continuar errando – alguns deliberadamente – isso e aquilo e de acordo com a conveniência é permitido.
*imagens: arquivo do blog
Não me recordo, em muitas décadas de Atleticanidade, uma temporada com tantos jogos ruins como…
Envolvidos em três competições, sem poder priorizar qualquer delas, hoje na Venezuela temos pela frente…
O Atleticano vive nessa montanha russa. Ainda resenhando sobre a vitória de domingo – frente…
Sim, do lamaçal que estavam atirando e condenando a Massa. Foi um jogo de recuperação,…
Pelas projeções anteriores ao início do campeonato nacional, esperava (falo por mim e pelo sentimento…
Pois é, seja José ou doutor, o que o Atleticano pode esperar do time na…
View Comments
Por estas e outras que eu quero essa seleção da CBF se ferrando de verde, amarelo, azul ou qualquer outra cor!!!
CBF e seus braços aliados... um bando de canalhas e corruptos... uma milícia do futebol e nada menos que isso!!!
Como o blog "chicobuarcou", lembrei-me da frase principal de "Acorda Amor" que mostra, desde sempre, a total inversão de valores morais que permeia nossa sociedade: "Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão". Abraços!
Bom dia Avila. Bom dia a todos. Padre Torga indagaria do nobre bloqueiro? Qual a causa raiz do Problema? Os Clubes tem responsabilidade na manutenção desse sistema feudal e corrupto? Porque eles AINDA não criaram as Ligas de Clubes para organizar e gerir as competicoes???
Amigalo DS
Os clubes tem sim a parcela de culpa porque são eles que elegem os dirigentes de federações que são alinhados com a cambada da CBF e ai a CBF tb é alinhada com a CONMEBOL, ou seja, é um circulo vicioso.
Mas o problema se torna mais grave quando no arbitral da FMF os times do interior juntos tem mais peso do que o trio de times mais importantes e ai a coisa não muda.
É o cachorro correndo atrás do rabo