Categories: blogueirosfutebol

A retomada da maratona

Para quem, como nós Atleticanos, iniciamos o mês de maio preocupados com as oito partidas programadas vamos entrar em junho com maior tranquilidade. Apenas cinco somando o confronto de amanhã, sendo três pela Libertadores e uma pelo Brasileiro e outra pela Copa do Brasil. Os jogos em casa com Bahia e Grêmio, ainda frente ao Bragantino lá, todos foram adiados em função da situação no Rio Grande do Sul.

Nas partidas realizadas, ainda sem o resultado de amanhã e considerando que tivemos nossas duas únicas derrotas – ainda que em sequência – da era Milito, reputo como desempenho bom para o Galo. A única do Brasileirão, saímos atrás no placar em dois gols e chegamos a um heroico empate. Poderíamos até ter virado e voltado com os três pontos, concordo e ouvi muita reclamação neste sentido, mas – convenhamos – empate como visitante no BR é bom resultado.

Na decisão, em Recife, com o Sport – jogo fraco do nosso time e um juizinho bastante estranho – a derrota por um gol assegurou a classificação. Bom também! Ou vou ignorar o serviço da arbitragem e centrar fogo na fraca atuação do Galo? Ambas me incomodaram e, espero, não podem repetir. Amanhã, fechando a chave de grupos da Libertadores, temos tudo para assegurar o primeiro lugar do grupo G (de Galo). Vencemos fora o Rosário, contando com o fato de o time argentino – punido – não ter torcedor no jogo e perdemos para o Peñarol. Agora é vencer e vencer, ainda secando outros para obter vantagens do regulamento.

Nessas duas derrotas, ambas com atuação questionável do nosso time, algumas leituras o treinador e elenco precisam fazer. Se foram na casa do adversário, justificativa sempre plausível, não podem esconder a esterilidade do domínio no Uruguai. Tivemos 78% de posse de bola e não ameaçamos o goleiro do Peñarol. Inadmissível isso. E em Recife, embora o adversário surpreendesse – teve 51% de posse contra 49% nossa – aquele primeiro tempo foi acachapante. Era para ter chegado no intervalo com três ou até mais no lombo. Melhorou no segundo tempo, equilibrou o jogo, mas Bráulio e Traci – até que tentaram – mas seguraram o Galo e não conseguiram o gol que interessava ao adversário. Temos de superar nossas deficiências e essa arbitragem horrorosa (?) da cbf.

Pois bem, amanhã – creio – asseguramos a primeira colocação do nosso grupo. O adversário não aspira absolutamente mais nada na temporada internacional da Conmebol. Lanterna do grupo e sem chance até de um terceiro lugar que colocaria numa eventual possibilidade de entrar na Sul americana. Já o Galo, com um empate garante a primeira colocação, mas vencendo terá no mínimo a quarta melhor campanha da fase de grupos da Libertadores.

Sabemos que aos melhores colocados é dada a vantagem de decidir em casa. Podem chegar à nossa frente em caso de vitória nossa o Palmeiras, River Plate e Talleres. Pelo que estamos acompanhando, a lógica sugere ficarmos com a terceira melhor campanha, superando Talleres. Nada impede, entretanto, de durante a semana secar também Palmeiras e River. Riscos ainda existem, se perder para o Caracas amanhã, podemos até ficar sem a primeira colocação do nosso grupo. No caso de empate cair até para posições abaixo da quarta melhor campanha que ostentamos no momento. Fluminense, São Paulo, The Strongest, Junior Barranquilla, Botafogo, Bolívar, e os rivais uruguaios Peñarol e Nacional estarão todos secando o Galo. Pra cima deles, vencer e bem, afinal o saldo de gols pode definir colocação. Caixa para isso temos, mas depende do comportamento da equipe no gramado. A Torcida vai e em grande número. E lá, logo na primeira rodada, vencemos por 4 a 1.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde!

    Amanhã teremos oportunidade de ver mais uma vez o time do Milito em campo. Na fase do oba-oba, não dava nem para discutir o ‘melhor técnico do mundo’, capaz de colocar o Guardiola no chinelo. Mas agora a ficha vai caindo e é bom analisar o que pode estar por vir.

    Para mim, o ritmo que o Milito quer impor ao time do Galo combina é com o futebol europeu, onde os jogadores são mais jovens e abundantes. E o calendário menos caótico. Os times no Brasil, aparentemente, não conseguem manter esse ritmo durante toda a partida e, menos ainda, durante toda a temporada. Esse era o meu receio quando vi o começo fulminante do Galo na era Milito. A avaliar nos próximos jogos.

    E o pior, os nossos adversários entendendo a proposta de jogo do Galo, espelham esse comportamento, impondo um ritmo forte também, seja esperando a hora certa para dar o bote, como no caso do Peñarol, seja indo para cima porque precisa do resultado, como foi o Sport.

    Se o nosso time estiver em condições de disputar essa imposição, temos mais time que os dois adversários e, se fosse necessário, é provável que teríamos feito um esforço adicional para ganhar. Porém, parece que o ímpeto inicial está se arrefecendo, até porque manter um ritmo forte cobra o preço lá na frente. Vide o Sport que jogou tudo contra a gente e depois não aguentou manter o ritmo e foi ‘descansar’ no jogo contra o Fortaleza. Levou um sacode histórico.

    Concluindo, se o Milito conseguir manter o ritmo forte durante a temporada, seremos quase imbatíveis e favorito a tudo. E o Milito, um grande treinador. Agora, se o ritmo não puder ser mantido, na pior hipótese, instaura-se uma crise quando os resultados negativos forem se acumulando. Na melhor hipótese, vamos nos arrastar até o final do ano e conseguir uma vaga para Libertadores.

    Continuo torcendo para que o Milito consiga manter o ritmo forte do Galo e que tenhamos o que comemorar no final do ano. Agora, como mineiro, fico com os dois pés atrás esperando pelo que vai acontecer.

  • Bom dia amigalos,espero que o Milito não invente e escale o Time corretamente,contra o Sport errou feio na montagem da equipe, deixou o Galo totalmente exposto, classificação foi pura sorte

  • Bom dia Eduardo e Atleticanos! Ontem vi uma live do Beto Guerra, que tocou certeiro no problema do Galo: falta elenco para disputar três competições. O banco de reservas mostrou uma fraqueza absurda nos dois últimos jogos, deixando claro a deficiência técnica que existe no atual elenco. estive fora por um período e quando voltei e fui assistir o jogo do galo contra o Sport tive uma surpresa muito ruim e logo surgiu uma baita preocupação com o que o time atual pode conseguir de proveitoso neste ano. Foi um jogo terrível do Galo com péssima performance. Pelo que li na imprensa, o Atlético terá dois reforços agora no meio do ano: o Bernard e o Junior Alonso. Porém, entendo que o elenco precisa de mais um zagueiro, já que venderam o Jemerson, de um lateral esquerdo para ser reserva do Arana, de um atacante pelas pontas. Entendo que o meio campo precisa de um armador ofensivo e de um centro avante. não espero que a diretoria contrate tanto, até porque temos ainda uma dívida muito grande a ser liquidada. No entanto espero que a comissão técnica e a diretoria busquem as melhores opções para reforçar o elenco e tentar desenvolver tecnicamente os jogadores da base que detém esse potencial. Saudações Atleticanas.

  • Bom dia xará e amigalos!
    Vamos ver a atuação do time amanhã apesar da fragilidade do adversário. O que preocupa o atleticano é que quanto mais esse elenco do GALO tem tempo pra treinar pior é o desempenho em campo. Quando começou a Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão o time estava voando. Sigamos...

  • Bom dia!
    Algumas coisas que eu gostaria de pontuar:
    1) Fala se que o Galo não esteve bem diante do Sport porque Hulk não jogou, mas...diante do Penharol, quando o Galo teve mais de 70% de posse de bola, nosso craque esteve em campo e o nosso ataque foi um fiasco.
    2) Parece que está no dna do Galo que não sabe administrar vantagem. Tinha tudo pra sapecar o Sport mas entrou de "barriga cheia". Se tivesse de reverter vantagem, era bem possível que conseguisse, como vimos diante de curintias e flamerda.
    3) ah ..ta bom

  • Todo mundo falando maravilhas do técnico do Xipó que ontem tomou de 4 do Fortaleza. Cadê os bocudos? O fato é que o futebol, queiramos ou não, ainda é, não raramente, imprevisível. Pois é! Em relação ao nosso treinador, vou remar contra a maré, mas acho que até agora ele teve mais sorte do que juízo. O problema é que a sorte parece ter acabado. Outro fato: o nosso elenco é curto e precisamos de reforços. REFORÇOS, não apenas contratações. Bataglia na zaga já deu! Gostei do Rômulo contra o Xipó; acho que merece novas chances. Eu não investiria no Alonso. Na minha opinião, o que não tem a menor importância, é bananeira que já deu cacho. Mas como o Atlético não consegue se desvencilhar do passado, teremos (quer dizer, EU TEREI) que aguentar mais essa, juntamente como Bernar. Oxalá esteja eu errado. Abraços e uma ótima semana a todos os amiGalos.

    • Ojala. Eu também vejo necessidade de reforços. Muitos. Contratar mais um Palácios da vida (nada contra o jogador, só não veio disputar posição) não dá. Assim é melhor subir a base, igual o "Galo da Mata" disse outro dia.

  • Bom dia
    Amigos
    Fico por entender.
    Ontem o sport levou uma goleada do fortaleza.
    A pergunta é jogam só contra o galão ou o Galão que dá mole ?
    Tem que ter sofrimento
    Para frente Galão
    Abraço a todos

    • Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.
      Penso, e o eu penso e nada são a mesma coisa, que o GALO é muito superior ao time venezuelano. Assim também eu pensava em relação ao Peñarol e ao Sport. O problema não é contra quem o GALO joga, mas o fato de que o GALO joga mais contra si mesmo que contra seus adversários. Nesses mais de setenta anos de atleticanidade eu aprendi após um sem número de decepções que confiar no GALO e jogar na loteria é a mesma coisa. Ter esperança, sim. Confiar, não consigo mais. Principalmente quando observo que o GALO esteve treinando muito. Aí fica difícil até ter esperança. Aprendi, depois de um incontável número de decepções que o GALO é o único time do mundo que treina para piorar. E como piora. Ninguém é capaz de explicar uma coisa dessas. Para mim, soa como sobrenaturalidade.
      Admiro muito o espírito amável e solidário do GALO. Como é bom ver as nobres atitudes desse grandioso clube em prol dos menos favorecidos e atribulados. Mas, tem algo que também está acima do meu entendimento. Porquê o GALO tem que ser solidário dentro de campo em plena disputa de jogos e títulos? Me amedronto sempre que o GALO vai jogar contra times pequenos. Parece minhas netinhas brincando com seus pets. Tanto carinho. Tanto cuidado contra times inferiores principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade à beira de um rebaixamento ou coisa semelhante. Contra esses o GALO floresce com o mais legítimo espírito Robin Hudiano. Então, quando ele vai enfrentar um Caracas da vida, pior time da copa libertadores e lanterna do seu grupo, apagam-se todas as luzes de minha esperança e só me resta apelar para o terço desde a véspera e rezar até o jogo acabar. Nem consigo clamar para que o GALO jogue bola. Só jogue bola e nada mais.

  • Salve Massa e Guru

    Esterilidade do domínio, vc pôs o dedo na ferida nobre escriba.
    De que adianta ficar 78% com a posse de bola, se chutamos míseras 2 ou 3 vezes no gol?
    E ontem assistindo o jogo do cachorro de peruca (Sport) contra o Fortaleza, custo a crer que perdemos para este time, que só não tomou uma goleada de 6 a 8 porque o Leão do Pici nitidamente tirou o pé.
    A pior crítica que pode haver a Milito é dizer que o time dele lembrou o do Felipão e isto pra mim soa como uma ofensa, já que o dinossauro foi embora sem deixar saudades.
    Mas ao contrário do seu antecessor as más atuações foram enxergadas pelo técnico atual como deficiências do seu próprio time e não devido a qualidade do adversário como o ex técnico gostava de justificar.
    Enfim, amanhã boa oportunidade para a recuperação e que não só o resultados, mas principalmente a performance, das duas últimas partidas tenha sido um mero desvio de rota.

  • Bom dia!
    Vencer e bem o Caracas, também será bom pra autoestima da equipe. Pra frente Galo!!!

Recent Posts

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

6 horas ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

1 dia ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

2 dias ago

Próximo jogo no Independência

Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…

3 dias ago

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

4 dias ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!