Categories: blogueirosfutebol

A Massa exige reação dentro e fora do campo

Ainda entristecido com o desempenho do Galo, especialmente no Brasileirão, começo a semana tentando buscar forças e me reenergizar para a sequência da temporada. Minha relação com o nosso time do coração tem como principal característica a infinitude. Vale dizer, por mais que os resultados me deixem contrariado, nada irá abalar minha Atleticanidade e devoção para com o time em campo em todas as frentes que tiver envolvido.

Nessa minha convivência diária com o nosso Galo e suas derivações, notadamente a partir do momento que comecei a assinar esse espaço, tem sido – a cada novo dia – mais rica e gratificante. Os poucos e pequenos dissabores são resíduos que não conseguem contaminar e/ou manchar a satisfação de poder conduzir um espaço onde a prioridade é a opinião e o direito a voz e vez do Atleticano. Ainda que, eventualmente, com desconforto, tenha de agir com pulso para evitar a perda da nossa intenção primordial.

Sendo assim, evidentemente que é sabido que já vivi momentos de puro êxtase e outros de profunda depressão com o nosso Galo. Nem assinava este espaço, quando levantamos o título da Libertadores. Ano passado, aqui mesmo, comemoramos talvez o ano mais rico de nossas vidas. Brasileiro, Copa do Brasil, que seguiu aos primeiros tempos da atual temporada com a tal Supercopa e o terceiro Mineiro consecutivo.

Pois que agora, depois de cinco rodadas do Brasileiro, assistimos o Galo cair para a sexta colocação. E hoje, inevitavelmente, irá amargar a sétima posição na tabela de classificação. Avaí e Coritiba se enfrentam à noite, caso tenha um vencedor, vai ultrapassar e nos tirar essa posição. Se ocorrer empate, os paranaenses, com melhor saldo, deixa também o Galo para trás. Daí fico daqui, ainda a reclamar os empates com o Goiás, esse Coritiba e a derrota de sábado para o América. Todos esses resultados inesperados e que não estavam na conta de qualquer Torcedor.

Então o azedume é natural e as cobranças seguem no mesmo ritmo com todos. Desde a diretoria, departamento de futebol, técnico e elenco. Afinal, de quem tem essa responsabilidade. Claro que de todos, sem exclusão. Invertendo a pirâmide, se os jogadores querem evitar que esse mal estar contamine as arquibancadas e ao Atleticano em geral, devem – urgentemente – voltar a apresentar o mesmo futebol que recentemente fez o Galo campeoníssimo em tudo no Brasil.

Caso contrário, ainda de baixo pra cima, o treinador deverá cobrar do elenco. Senão, o diretor de futebol do treinador. Se ainda assim não acontecer, a instância final, a diretoria – através do presidente – chamar o diretor de futebol e exigir que a situação mude em campo. E o tempo urge contra nossos projetos e propósitos para a temporada de 2022. Quarta-feira (11) e sábado (14), temos Brasileiro; Libertadores nos próximos dias 19 e 25 e entre esses dois compromissos – no dia 22 – jogo de volta pela Copa do Brasil.

Não defendo, ainda, a troca do treinador. Até por falta de opção no mercado brasileiro. Porém, com todo respeito ao simpático Mohamed, é preciso que ele entenda melhor a saga Atleticana. Ele pode, ainda, desde que reveja seus conceitos e dogmas, mudar o enredo que está construindo. Sua performance, estática ao lado do gramado, não consegue fazer o time – diferente da nossa história – vibrar e reverter resultados dentro de campo. E é assim que nossa defesa, base das conquistas recentes, se tornou uma das mais vulneráveis do Brasileirão. Seis gols em cinco jogos, todos nas últimas três partidas. Estou referindo só ao BR.

Nossa espinha dorsal, o meio de campo é base para qualquer bom desempenho, mas os mesmos nomes não conseguem ser envolventes como foram no ano passado sob o comando de outro treinador. Lá na frente, o ataque massacrante – comandado por Hulk – igualmente não repete a performance daquelas grandes conquistas. Então me pergunto. Onde precisa ser resetado? Na beira do campo, claro!

A Torcida é a mesma, chata e exigente. A diretoria idem, que tem feito um bom trabalho. O comando do futebol e os jogadores são praticamente os mesmos, com vitórias e conquistas grandiosas e recentes. A única mudança foi o treinador, cabe então a ele – salvo flagrante e apurada imputação – reagir. E já à partir do meio dessa semana. Nem um empate será tolerado pela Massa, que sonha ainda com conquistas para essa temporada.

E não estou falando do torcedor modinha e/ou nutella – como queiram –, aquele que descobriu o Atlético a partir de 2013. Tampouco daqueles antigos, como eu, que embora tenham presenciado horrores com o nosso time, sempre se posicionaram numa defensiva crítica e contumaz. Os eternos insatisfeitos. Refiro a gente que viu ou ouviu o título de 1971, as sacanagens históricas como de 1977, 1980, 1981, 1999, 2012 e outras igualmente sob a égide de erros. Mas, que também assistiu times medíocres e as conquistas recentes do nosso Galo.

Pra cima deles, Galo! Aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Venho avisando desde o jogo contra o Internacional, lá atrás/ naquela época o futebol já estava ruim mas o valor individual dos jogadores ainda estava ganhando jogos. O que falei na época?
    "O primeiro sintoma de queda nos resultados é ver queda no futebol jogado".
    Não deu outra, com o tempo e com os outros times ficando mais organizados e nós mais desorganizados os resultados pararam de vir. Eu já sou #foraturco. Insistir no erro com esse cara vai custar a temporada e aos cofres combalidos do clube - quem viu o Galo Business Day e não desesperou é porque não entende nada de finanças e contabilidade.
    No melhor ano do clube, conseguimos ver a dívida crescer. Imagina não ganhar nada com um elenco caro?

    Complicado e desanimador esse início de ano.

  • ESSA HISTÓRIA DA VENDA DO SHOPPING DO GALO ESTÁ MUITO NEBULOSA.
    VENDER E CONTINUAR DEVENDO ??? AÍ NÃO DÁ.
    ESSAS DÍVIDAS DO GALO ESTÃO ALTAMENTE INFLADAS E SUPER ESTIMADAS POR JUROS ESCORCHANTES E ABUSIVOS.
    ""SÓ COMPENSA VENDER O SHOPPING POR 500 MILHÕES , SE FOR PARA QUITAR TODA A DÍVIDA"".
    OBS - TUDO SE VALORIZA NESSE MUNDO , MENOS O SHOPPING DO GALO.
    ATÉ O ESTÁDIO DO GALO ESTÃO FALANDO QUE VAI CUSTAR MAIS.
    MUITO ESTRANHO TUDO ISSO.

  • Jorge Nicola disse em sua coluna que o Turco está garantindo, entre outras coisas porque deixa o ambiente leve.

    Daí me lembrei dos perfis preferidos pelo Ricardo Guimarães e seus pares: aquela gente boa de prosa e ruim de serviço.

    A lista é infinita: Tite, Roger Machado, Zetti, Rui Costa, Rodrigo Santana, Gallo...

    Ocorre que futebol não é território para bonzinhos.
    Ou seja, se o Turco tem moral porque o ambiente é bom, já sabemos o final do filme: nada de títulos, elenco acomodado, mas todo mundo amigo e camarada.

    E, convenhamos, durou pouco a ajuda dos Menin, hein?! Um aninho, e já correram do barco?

  • Bom dia, Guru e Amigalos!

    Acho que não está na hora de se desesperar ainda! A maratona apenas começou e concordo que arrancamos mal, mas lembrem-se que é uma maratona!
    Em 2021, foi a mesma coisa! No meio do ano passado falei para uns flamenguistas que achava que o ano terminaria diferente porque tinha começado diferente. O Galo em vez de jogar bem em maio, acbou o ano voando e jogando muito!
    2022 começou diferente, com duas conquistas, uma delas em cima do Flamídia!
    Se quisermos ver o Galo grande teremos que ter paciência e deixar o Turco trabalhar! E se o trabalho dele só der resultado em 2023? Só saberemos se ele continuar trabalhando.
    Falar em Mancini, o herói do rebaixamento gremista, é demais!
    Concordo com o Paulo Roberto, que falou do Jair e do Zaracho!
    O Pardaoli não conseguiu fazer o Zaracho jogar, e o Turco também ainda não achou a posição do rapaz.
    O Nacho melhorou bastante, mas o Zaracho desapareceu! Ele precisa recuperar o futebol do Zaracho, caso contrário vai ficar muito ameaçado!
    Lembro-me da vitória de 3x0 sobre o River ano passado. Pra mim, o melhor jogo do Galo no ano! Receosos da ausência do Nacho, vimos o Zaracho dar conta do recado e o Savarino marcar gols!
    Elenco o time tem! Que o Turco encontre logo o caminho das vitórias!
    Vai pra cima deles GALOOOOOO!

  • Boa tarde.
    Neste ano o Atlético vendeu muitos jogadores importantes e praticamente não contratou ninguém, enfraquecendo o time.
    Já não temos suplentes que mudam jogos como no ano passado.
    o técnico também é mediano e não tem capacidade de treinar um time de ponta.
    Nas imagens dos treinamentos que são postadas, só vemos rodinha de bobo e nada mais.
    O time tem feito péssimas partidas e olha que ainda não enfrentamos ninguém.
    A continuar desse jeito, vamos lutar pela sulamericana e olhe lá.
    Abraços!

  • Esse papo de, vai trazer quem? Já encheu o saco depois que for eliminado de tudo é que vão querer mudar?

  • O Treinador Atleticano NÃO TÊM capacidade técnica para dirigir um time que conta com jogadores açima da média, isso é notório e está escancarado para todos verem!!!

    O "gente boa e simpático" Turco pode ser bom treinador para times medianos que não têm craques, joga na defesa com todos atrás da linha da bola e só no contra ataque!!!

    Bastou ele pegar um timaço como o nosso GALO e se perdeu completamente pois nunca teve tanto jogador bom para treinar, está perdido mas muito perdido mesmo!!!

    A solução é a troca imediata de treinador para que assim, o nosso CAM ainda tenha alguma chance de sucesso nas competições que está disputando, isso é um fato!!!

    OBS.: afirmação curta e grossa: - o jogador GODIN foi contratado para passar férias pagas no melhor CT das Américas!!!

  • Olá amigos da bola!

    Mancini chegou ontem, assumiu um time mediano, já organizou a equipe
    .
    Vitor Pereira chegou há pouco e já organizou o Corinthians!

    QUEM SABE SABE! QUEM NÃO SABE NÃO SABE!

    Mohamed chegou há 5 meses para um timaço pronto!

    Destruiu nosso super time, que piora a cada rodada, em todos os sentidos! Técnico, tático, físico, emocional.....

    Quem sabe sabe, quem não sabe não sabe! Simples assim!

    NÃO ADIANTA INSISTIR COM MOHAMED. Tendência piorar.

    Inteligente é procurar outro, enquanto há tempo.

  • Acho que o Cuca fez uma macumba no Galo, só pode!!
    Entra técnico e sai técnico o único que da certo é Cuca, mas ele é esquisito sempre ganha e depois pula fora.
    Mas que mandinga viu, tá osso arrumar um técnico que da certo no Galo sem ser o Cuca.

  • Após a derrota para o Bragantino, a maioria vai pedir a cabeça do técnico.
    Se este time enfrentar o Palmeiras, bem arrumado atrás, e jogando nos contra ataques, vem ai uns 5 a 0.
    Fora Turco !!! Já teve tempo demais e não mostrou nada.
    O ex vice presidente já está criticando também.

    • Desculpe Genivaldo,

      Mas o Palmeiras que vc está falando é o mesmo que está igual em 13° lugar do brasileirão, perdeu 1 partida dentro de casa para o Ceará, empatou com Goiás e Florminense, e só ganhou de time série D da liberta?
      O Galo está perdendo pra ele mesmo.

      • Concordo com você. Mas eu disse um Palmeiras "bem arrumado" e o técnico deles é estrategista. Vimos isto em 2021.

Recent Posts

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

4 horas ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

1 dia ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!